O Poder

O Poder Naomi Alderman

Resenhas - O Poder

Livy 05/07/2021

O Poder, o início da mudança
Instagram @livy.mundodolivro

Em um futuro próximo, as mulheres desenvolvem um estranho poder: elas se tornam capazes de eletrocutar outras pessoas, infligindo dores terríveis ... e até a morte. De repente, os homens se dão conta de que não estão mais no controle do mundo.

Eleito um dos 10 melhores livros de 2017 pelo The New York Times e comparado a O Conto da Aia e Jogos Vorazes, me despertou muita curiosidade, porque amo Distopias!

Imagine que, do nada, mulheres pelo mundo todo estão descobrindo um poder adormecido, conseguindo eletrocutar pessoas e objetos, tomando as rédeas de seu destino. Muitas, antes oprimidas por homens, em diversas situações de submissão, descobrem que têm uma força que pode libertá-las. Outras simplesmente se divertem com a descoberta. Em todo o mundo, revoltas começam a acontecer, grandes protestos, rebeliões, tomadas de poder e liderança. Mulheres oprimindo os homens, caçando, escravizando. Nesse meio, temos várias personagens e seus pontos de vista se desenrolando: uma deputada, uma filha de mafioso, uma garota fugindo do passado e virando uma grande líder religiosa, um aspirante à repórter, etc.

Em pouco tempo a situação vai saindo do controle. Não posso contar muito, mas Naomi Aldernan criou uma Distopia cheia de críticas. Achei interessante que usou a forma como as mulheres lidam com o poder, como uma crítica ao que o homem têm feito há tanto tempo ao longo da História com o poder em mãos. Traz muita reflexão sobre machismo e feminismo. 🔞 É pesado, reflexivo, com cenas explícitas de tortura, sexo, e outras situações. Algumas cenas me incomodaram. Mas é claro que essa é a intenção da autora.

Naomi escreveu uma trama nua e crua, construiu muito bem toda a questão política, religiosa e os conflitos. A narrativa dela é bem característica e diferente, demorei um pouco para me adaptar. O legal que no livro é um homem que escreveu toda a história, depois de séculos da descoberta do Poder e o final foi um tapa na cara! Meu porém é que achei o livro confuso no início e a todo momento estava esperando por algo que parecia não acontecer. Sinto que faltou algo para que eu amasse, mas é genial.

site: https://www.instagram.com/livy.mundodolivro

Ana Maria 28/11/2021

Estupro masculino!?
A premissa do livre não é tão original assim, numa inversão de papéis onde as mulheres, inicialmente as jovens, adquirem um aparato que emite eletricidade, que desenvolveu na clavícula, efeito de gases tóxicos do tempo da segunda guerra. Ok, não colou a tal anomalia, só em mulheres. Ficou bem mal explicado, como uma informação sem importância. Mas o efeito que causa nas personagens principais, sua gradual ascensão ao poder nos quais se inserem: Política, religião, máfia; e como aos poucos elas, e claro; as demais mulheres, tornam-se violentas e praticam os mesmos atos que condenavam nos homens; nos dá o tom do que realmente está sendo tratado aqui. Homens são violentos, mas perpetuaram um sistema que os beneficia devido a força, coerção. Ao invertermos esse poderio físico, dando -o as mulheres, elas serão melhores? Finalmente o mundo vai ser mais pacífico, inclusivo, sem distinções de classe? O que a história nos mostra?

Minha Velha Estante 10/03/2021

Já vai um bom tempo que eu não lia uma distopia tão original e impactante como O Poder. com um forte manifesto feminista, a história vai muito além disso e nos mostra um mundo onde o poder dita as regras e comanda a alma humana. Me diz se isso não é uma verdadeira distopia do mundo em que vivemos.

“Ensinaram a vocês que vocês não são puras, não são sagradas, que seu corpo é impuro e jamais poderia abrigar o divino. Ensinaram vocês a desprezar tudo o que são e a ter um único desejo, o de ser homem. Mas o que ensinaram a vocês são mentiras“.

Em O Poder, meninas adolescentes desenvolver um poder: a trama, o que lhes dá a capacidade de eletrocutar pessoas, causando dor e morte. Com o tempo, elas descobrem que são capazes de despertar esse mesmo poder em mulheres mais velhas. Assim, a balança do poder começa a se inverter e as mulheres assumem a liderança. Em um contexto machista e de patriarcado, idêntico ao que vivemos, as mulheres passam a comandar os governos, os exércitos e, inclusive, a religião, quando Deus passa a ser enxergado como uma figura feminina. E o que acontece com os homens? Então, querida leitora, a eles é relegado o papel de sexo frágil, aquele que é usado quando necessário e depois descartado, inclusive com relatos de estupros coletivos.

E é aí que está a grande sacada da história! A autora não faz uma simples apologia às mulheres no poder, ela mostra todos os riscos e possibilidades de ter um poder absoluto na mão de um único grupo, mesmo que sejam mulheres. Ressaltando que, por traz do gênero, existe a natureza humana com suas falhas de caráter e confirmando a antiga frase de Lord Acton:

"O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus."

A mensagem do livro é um verdadeiro dedo na ferida. Naomi escancara que o poder corrompe qualquer um que o detenha e que, homens ou mulheres, são capazes de cometer atrocidades quando a ambição fala mais alto.

Lamentavelmente, a autora se perde em alguns momentos, tornando a história longa além do necessário e repetitiva, como se estivesse querendo convencer o leitor de situações que ele já acredita. O que, ainda assim, não tira a qualidade do texto quando comparado à riqueza das críticas apresentadas.

Preferi não falar sobre os personagens porque, na minha opinião, o personagem principal da história é o poder. É ele quem comanda e dita as situações e atitudes dos personagens secundários da história.

Se você é apaixonado por distopia, como eu, e quer ler algo que te tire da zona de conforto e desperte em você muitos questionamentos interessantes, O Poder é a leitura certa.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2020/12/o-poder-naomi-alderman.html?m=1

lairah 02/03/2023

Uma narrativa que vai reverberar por muito tempo em mim

Ler O poder foi uma experiência complexa pra mim porque o livro perpassa por diversas temáticas tanto a nível micro quanto macro, como: religião, fanatismo, economia e política... Tudo isso dentro de um mundo onde as estruturas de poder foram modificadas. Mas será que a forma de exercer esse poder mudou?

A autora acertou muito ao trazer personagens com vozes ativas que possuem diferentes perspectivas e formas de reagir a essas mudanças no mundo e eu gostei ainda mais da maneira que ela os conectou ao longo da narrativa (especialmente no final).
O único ponto que me deixou "ablublé" das ideias foi a forma como a Naomi escolheu retratar alguns acontecimentos em países do oriente reforçando essa ideia de "superioridade norte americana", como se eles fossem mais civilizados, organizados e o patriarcado se manifestasse de forma menos danosa ou violenta no ocidente.

Apesar disso eu realmente curti muito a leitura. A escrita da Naomi é muito boa, a construção das personagens e a linha de acontecimentos é incrível na maior parte do tempo. Recomendo que todos leiam

Zaka 08/02/2021

Quaaaase um favorito
Não tenho muito a dizer, apenas que estava amando o livro até chegar no final que, infelizmente, não me agradou. Me pareceu apressado e com uma conclusão meio mais ou menos.
Consigo ver quem ama o final, mas não foi pra mim.

Anna486 26/04/2023

Olha? esse livro foi BEM difícil pra mim?
Juro que tentei gostar e entender a mensagem da autora? que é basicamente ?o poder corrompe?, ?o ser humano é muito complexo pra ser definido como bom/ruim só por seu gênero? e etc?
Mas ASSIM, achei a autora problematica em diversas colocações e muitas vezes parecia um livro feito pra criticar o feminismo? sem falar que as cenas me deixavam simplesmente em choque com a violência gráfica sem propósito? enfim?

graziiffraga 17/05/2023

Mais um livro que cumpre nada
A proposta em si é muito boa, mas nossa tem tanta coisa pra criticar... esse livro não cumpriu nada do que prometeu, com personagens abordadas tão rápido que nem dá tempo de se apegar nem nada.

depois, me pareceu um livro com um muito fanatismo religioso? polêmico mas sei lá não saquei por que falar tanto sobre como essa conexão foi feita com a possibilidade de mulheres terem superpoderes. além disso, os assuntos pareceram bem escritos por uma feminista branca (o que a autora é) kkkk é bem específico, mas senti falta de ler mais sobre outras culturas além dos EUA e ver como isso afeta fora daquele território de uma forma mais aprofundada.

Paulinha 16/04/2020

Nesse distopia, as mulheres começam a ter poderes que envolve eletricidade e elas começam a tomar o poder então passam a proteger as pessoas, tomar cargos de alto poder entre outros.
O incrível desse livro é que as mulheres sendo mais ?forte ?que os homens passam a intimida-los, assediar, agredir sexualmente, fisicamente e verbalmente. Então, é muito bom p refletir que n é algo sexual e sim ter o poder p realizar ! De possuir a força física ou moral para realizar aquele ato.

A única coisa que não me agradou foi que focou muito na parte religiosa mas mesmo assim continua um livro muito bom para refletir !

Nani 11/06/2021

se você começa esse livro sem saber de nada sobre, o início pode ser um pouco confuso, ai até você entender o que ta acontecendo sobre o que é e quem são os personagens ja foi metade do livro, até a narrativa fica um pouco lenta pela forma como os acontecimentos na maioria são subentendidos, mas é uma boa história e você consegue torcer pra todos personagens (os que narram) mesmo que entrem em conflito entre si, adorei a forma como a religião não é deixada de lado como nunca foi em nenhum momento da humanidade, e como também o lado da fé irracional, e até os momentos mais crueis que foram apenas consequências das vez vivencias, é o tipo de distopia que por mais que choque em que você pensa como que se chegou a determinadas situações mas que quando o poder estava do outro lado acontecia o mesmo, assim como é dito no livro

Ceci 06/09/2020

Interessante...
Achei uma perspectiva interessante e extremamente agonizante...o poder corrompe todo tido de ser humano, não importa o gênero, a sociedade sempre buscará um grupo para oprimir e submeter aos seus desejos mais desprezíveis. É uma visão bem negativa da nossa sociedade mas é bem realística no final do dia infelizmente. Não gostei tanto dos vários narradores porque impediu o meu envolvimento com os personagens, acho que esse livro é muito mais uma sequência de ?fatos? como em um livro de História e acaba não focando muito no desenvolvimento dos personagens principais, pelo menos foi o que eu senti, não me senti apegada por nenhum dos personagens. Poderia ter sido melhor porém vale a pena a leitura pelo tópico curioso, mas achei um pouco exagerado a quantidade de cenas explícitas de abuso sexual e coisas desse tipo...

__cabrera 27/09/2020

Empolgante
Este livro foi uma linda surpresa! Primeiro achei que ia passar raiva. E realmente passei. haah A narrativa de Naomi é carregada de detalhes e dá uma noção do ambiente dos acontecimentos com muita clareza. Ela separa o livro em capítulos e cada um deles é o ponto de vista de um dos personagens. Além disso, existe uma contagem regressiva que começa 10 anos antes de acontecimento histórico mundial.

São quatro personagens principais: 3 mulheres e um homem. A história se passa em um tempo futuro onde as mulheres desenvolvem poderes. Estes poderes acabam apavorando os governantes e principalmente os homens. Por quê? Porque elas conseguem dar choques.

A partir disto as relações de poder entre gênero começam a se inverter, o que deixa os homens bem apavorados e insatisfeitos. O tempo inteiro a autora coloca exemplos que são facilmente identificados pelas mulheres como momentos de medo e pavor, caso tu esteja sozinha, mas que deixam de ser perigosos para nós e passam a apavorar os homens.

Eu sei que lá pela metade eu já tava com pena deles. E só então me dei conta do quanto a nossa realidade é triste e opressora. O livro é um choque de realidade que vai te tirando da ficção e trazendo pro mundo real de maneira suave e assustadora. Demorei um pouco para terminar este livro, mas foi porque não gosto muito dessa narrativa quebrada, onde cada capítulo é de um personagem. Um motivo bem pessoal, mesmo. Mas ele é maravilhoso. Recomendo! O próximo da lista de leita é o Vox que também já me disseram que vou passar raiva! haha Mas daí conto para vocês aqui.