O Poder

O Poder Naomi Alderman

Resenhas - O Poder

Fernanda.Avila 10/01/2021

Eletrizante
Esse livro é muito sensacional. Uma distopia que trabalha a ideia de um futuro em que as mulheres têm um poder extraordinário de dar descargas elétricas nas pessoas. Nesse mundo as mulheres estão no controle. Mas o livro conta o processo que aconteceu até culminar nessa sociedade. No entanto, o que mais chama atenção é que ao longo do livro a gente se depara com situações absurdas que parecem tão desumanas e bizarras, porém quando você repensa se dá conta de que: Peraí, isso acontece em alguns lugares do mundo, só que com as mulheres... Pois é, esse livro faz a gente refletir sobre tantas coisas, por exemplo, sobre como algumas coisas nos chamam ainda mais a atenção se a gente simplesmente inverter a posição. Nos faz perceber como estamos acostumados com determinadas situações que jamais deveríamos estar.
Adorei o livro:
- porque é uma história excelente; - porque o final é a cereja do bolo e eu amo um livro fechado com chave de ouro;
- e porque eu ganhei de presente da minha pessoa preferida no mundo, que me apoia em tudo, até nas leituras.

Maria 24/11/2020

Na real que eu nem conclui minhas interpretações sobre esse livro, escolhi o momento errado pra ler. Provavelmente lerei ele em um futuro talvez breve talvez distante.
Eu não sei dizer porque mas eu gostei.

A troca de emails entre a autora e o pseudônimo dela: genial.

Flora.Lorena 28/06/2022

Esperava mais
Não gostei muito da narrativa, não é o tipo de leitura me prende, fui até o final para ver se algo surpreendia mas não.

Deborah 03/02/2020

Política e gênero
Um livro muito político e extremamente necessário!
Política, violência, vingança, revoltas.
O livro nos faz refletir mais sobre a realidade das mulheres e o quanto somos contidas no nosso dia a dia pelo medo da violência, que as vezes nem pensamos conscientemente, mas q está ali, na nossa forma de andar a noite, nos assedios constantes, nas situações em locais de trabalho e (polêmico) até na religiosidade.
Através da narrativa de vários personagens a autora relata uma revolução feminina após as mulheres adquirirem o poder de dar descargas elétricas.
Em alguns momentos causa grande alívio, em outros aflito.
O final é estonteante! Com uma influência gritante da Atwood, nos faz repensar toda a história e as premissas de gênero que nos são contadas ao longo da vida.

Lila 06/08/2022

Coisa linda! Recomendo esse livro DEMAIS.

?Uma onda no oceano se sente muito poderosa, mas só dura um instante, o sol seca as poças e a água vai embora. Depois você acha que talvez aquilo nunca tenha acontecido. Com a gente foi assim. A única onda que muda tudo é o tsunami. Você tem que demolir as casas e arrasar a cidade se quiser ter certeza de que ninguém vai te esquecer.?

Mariana.RAgis 08/06/2021

A construção da distopia
Ao contrário de algumas distopias de sucesso, o livro traz o nascimento de uma sociedade matriarcal, marcando a construção da mitologia/crença, alteração do poder estatal e das relações sociais.
Algumas partes não são tão cativantes quanto outras? Sim, mas todos os parágrafos desse livro são importantes!

Nani 11/06/2021

se você começa esse livro sem saber de nada sobre, o início pode ser um pouco confuso, ai até você entender o que ta acontecendo sobre o que é e quem são os personagens ja foi metade do livro, até a narrativa fica um pouco lenta pela forma como os acontecimentos na maioria são subentendidos, mas é uma boa história e você consegue torcer pra todos personagens (os que narram) mesmo que entrem em conflito entre si, adorei a forma como a religião não é deixada de lado como nunca foi em nenhum momento da humanidade, e como também o lado da fé irracional, e até os momentos mais crueis que foram apenas consequências das vez vivencias, é o tipo de distopia que por mais que choque em que você pensa como que se chegou a determinadas situações mas que quando o poder estava do outro lado acontecia o mesmo, assim como é dito no livro

Beatriz.Ferraz 16/05/2021

Não rolou
Tentei ao máximo. Consegui chegar até mais que a metade, mas simplesmente não funcionou comigo. Uma história interessante na teoria e que tem capacidade de prender a atenção de muitas pessoas.

Zaka 08/02/2021

Quaaaase um favorito
Não tenho muito a dizer, apenas que estava amando o livro até chegar no final que, infelizmente, não me agradou. Me pareceu apressado e com uma conclusão meio mais ou menos.
Consigo ver quem ama o final, mas não foi pra mim.

Fabi 06/12/2020

Não sei não tenho muito o que dizer desse livro sei lá só sei lá realmente não tenho nenhuma opinião sobre ele foi simplesmente neutro não me empolguei com a história mas também não achei ruim foi literalmente neutro

Livy 05/07/2021

O Poder, o início da mudança
Instagram @livy.mundodolivro

Em um futuro próximo, as mulheres desenvolvem um estranho poder: elas se tornam capazes de eletrocutar outras pessoas, infligindo dores terríveis ... e até a morte. De repente, os homens se dão conta de que não estão mais no controle do mundo.

Eleito um dos 10 melhores livros de 2017 pelo The New York Times e comparado a O Conto da Aia e Jogos Vorazes, me despertou muita curiosidade, porque amo Distopias!

Imagine que, do nada, mulheres pelo mundo todo estão descobrindo um poder adormecido, conseguindo eletrocutar pessoas e objetos, tomando as rédeas de seu destino. Muitas, antes oprimidas por homens, em diversas situações de submissão, descobrem que têm uma força que pode libertá-las. Outras simplesmente se divertem com a descoberta. Em todo o mundo, revoltas começam a acontecer, grandes protestos, rebeliões, tomadas de poder e liderança. Mulheres oprimindo os homens, caçando, escravizando. Nesse meio, temos várias personagens e seus pontos de vista se desenrolando: uma deputada, uma filha de mafioso, uma garota fugindo do passado e virando uma grande líder religiosa, um aspirante à repórter, etc.

Em pouco tempo a situação vai saindo do controle. Não posso contar muito, mas Naomi Aldernan criou uma Distopia cheia de críticas. Achei interessante que usou a forma como as mulheres lidam com o poder, como uma crítica ao que o homem têm feito há tanto tempo ao longo da História com o poder em mãos. Traz muita reflexão sobre machismo e feminismo. 🔞 É pesado, reflexivo, com cenas explícitas de tortura, sexo, e outras situações. Algumas cenas me incomodaram. Mas é claro que essa é a intenção da autora.

Naomi escreveu uma trama nua e crua, construiu muito bem toda a questão política, religiosa e os conflitos. A narrativa dela é bem característica e diferente, demorei um pouco para me adaptar. O legal que no livro é um homem que escreveu toda a história, depois de séculos da descoberta do Poder e o final foi um tapa na cara! Meu porém é que achei o livro confuso no início e a todo momento estava esperando por algo que parecia não acontecer. Sinto que faltou algo para que eu amasse, mas é genial.

site: https://www.instagram.com/livy.mundodolivro

Victoria.Emanuelli 07/08/2022

Ler esse livro foi igual a comer um tijolo
Toda a ideia desse livro já é incomum pois vivemos numa sociedade patriarcal e quando lemos algo contrário disso já achamos estranho mas esse livro superou tudo.
Muitas vezes me senti muito desconfortável de imaginar tudo aquilo,tanta crueldade e ganância. A realidade e a história do livro se misturam muitas vezes na minha leitura, eu me sentia assustada por imaginar isso acontecendo de verdade mas também estava tão dentro do livros que não imaginava nada diferente.
Digerir esse livro é algo difícil, é trabalhoso e demorado mas sinto que expandiu meus horizontes.

Paulinha 16/04/2020

Nesse distopia, as mulheres começam a ter poderes que envolve eletricidade e elas começam a tomar o poder então passam a proteger as pessoas, tomar cargos de alto poder entre outros.
O incrível desse livro é que as mulheres sendo mais ?forte ?que os homens passam a intimida-los, assediar, agredir sexualmente, fisicamente e verbalmente. Então, é muito bom p refletir que n é algo sexual e sim ter o poder p realizar ! De possuir a força física ou moral para realizar aquele ato.

A única coisa que não me agradou foi que focou muito na parte religiosa mas mesmo assim continua um livro muito bom para refletir !