O Poder

O Poder Naomi Alderman

Resenhas - O Poder

gleice 30/05/2023

A autora mostra, em uma visão crítica, a forma como o poder corrompe as pessoas. É interessante observar como Alderman colocou o poder nas três personagens mulheres: no submundo da máfia, na política e na religião e como se deu o impacto na sociedade. A narrativa da história começa 10 anos antes do grande acontecimento, quando as transformações e as mudanças que o poder exerce vão acontecer na vida da população.

Paty Gazza 30/05/2023

Não fede nem cheira
Achei interessante a autora ter criado um mundo onde as mulheres têm poder sobre os homens (e bem satisfatório ver algumas delas se vingando de seus algozes, confesso), mas no fim das contas a mensagem que fica é a de que o poder corrompe e uma estrutura desse tipo vai sempre ser desbalanceada, causando verdadeiros horrores aos subjugados - ou seja, nada de novo no front.

Isabela354 21/05/2023

Eu definitivamente não esperava por isso
Eu geralmente não faço resenha dos livros, mas esse daqui tem que ser comentado. Ele é uma mistura de A Rainha Vermelha com O Conto da Aia, e eu não sei se essa mistura ficou muito boa. Somos apresentados a um universo distópico em que as mulheres tem o poder de emitir raios, o que faz com que se tornem poderosas e os atuais papeis da nossa sociedade se "invertam". Até aí, nada muito inovador, exatamente por parecer com outras histórias existentes. Li o livro todo com a expectativa da reviravolta, do acontecimento que faria tudo virar de ponta cabeça, mas isso simplesmente não aconteceu em momento algum?

Eu achei a escrita boa e sinceramente estava ansiosa para o momento em que tudo convirgiria, mas o livro acaba de um jeito que te deixa olhando pro nada e pensando "tá, e dai?". Não é o livro mais criativo do mundo, nem o que teve o melhor desfecho. Eu esperava mais. Ele cumpre o propósito de te fazer refletir sobre construção de genero, igualdade social e conflitos humanos, mas do meu ponto de vista, essa reflexão é conduzida por uma perspectiva errônea, até mesmo superficial.

Dou 3,5 estrelas para o livro por ter gostado dos personagens e da premissa, o desenvolvimento do livro foi bacana. Mas o final não foi nada além de broxante, e achei aquela "conversa" entre os autores no final bem desnecessária, o livro só ficou pior com aquilo.

Ler O Conto da Aia e em sequência Os Testamentos, da Margaret Atwood vai causar um efeito semelhante, e muito melhor, em comparação ao que a autora desse livro tinha a intenção de criar.

graziiffraga 17/05/2023

Mais um livro que cumpre nada
A proposta em si é muito boa, mas nossa tem tanta coisa pra criticar... esse livro não cumpriu nada do que prometeu, com personagens abordadas tão rápido que nem dá tempo de se apegar nem nada.

depois, me pareceu um livro com um muito fanatismo religioso? polêmico mas sei lá não saquei por que falar tanto sobre como essa conexão foi feita com a possibilidade de mulheres terem superpoderes. além disso, os assuntos pareceram bem escritos por uma feminista branca (o que a autora é) kkkk é bem específico, mas senti falta de ler mais sobre outras culturas além dos EUA e ver como isso afeta fora daquele território de uma forma mais aprofundada.

tisdamnlake 30/04/2023

A própria ideia de que vc tem que escolher já é um problema
"não existe atalho. nem pra compreensão nem para o conhecimento. não dá pra colocar uma pessoa numa caixa."

a leitura é nem nem. nem arrastada, nem rápida. nem ruim, nem boa. nem empolgante, nem entediante. nem entrega o que promete, nem é a pior leitura de todas. o livro tem uns pontos altos, mas honestamente fica por isso mesmo. achei as histórias meio sem meio e fim. não sei se existe uma continuação mas a sensação que fica é de que vai ter visto que termina meio sem pé nem cabeça.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 27/04/2023

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
O Poder é um livro que sempre me despertou interesse. Agora com a adaptação no Prime Video, eu finalmente li e digo que é uma experiência interessante.

Em um futuro próximo, as mulheres desenvolvem o estranho poder de eletrocutar pessoas e isso faz com que toda a sociedade mude. Aqui vamos acompanhar bem de perto cinco mulheres com esse poder. A história é contada como se fosse o rascunho de livro sobre como tudo começou, contando também com ilustrações.

A escrita da Naomi é bem fácil e direta, sem muita enrolação. Os capítulos são relativamente curtos e cada um deles foca em um personagem, o que deixa a leitura bem dinâmica. O espaço de tempo é de dez anos, e nesse meio tempo vemos como a sociedade se adapta a essa nova realidade.

Não é difícil perceber o quanto os homens temem ser "inferiores" em qualquer âmbito em relação às mulheres. Esse receio de mudança não está muito distante da nossa sociedade atual. O desenvolvimento das protagonistas é completamente baseado em vivências anteriores e o ambiente que estão. Inclusive eu gostei bastante de como a autora, ao longo do livro, conseguiu conectar às cinco.

Por mais que eu tenha gostado da história, achei que a autora exagerou um pouco em alguns pontos, como o fanatismo religioso e conflitos externos como os EUA. Outro ponto que também não curti foi na reta final, o comportamento de algumas mulheres que claramente foram inspirados no comportamento masculino. Não sei se ela fez isso de propósito, mas achei um pouco desnecessário.

No geral, foi uma leitura bem interessante e muito fora da minha zona de conforto. Agora, só me resta conferir a adaptação e espero que goste também.

site: https://www.instagram.com/p/Cqqz2Yzv9uv/

Anna486 26/04/2023

Olha? esse livro foi BEM difícil pra mim?
Juro que tentei gostar e entender a mensagem da autora? que é basicamente ?o poder corrompe?, ?o ser humano é muito complexo pra ser definido como bom/ruim só por seu gênero? e etc?
Mas ASSIM, achei a autora problematica em diversas colocações e muitas vezes parecia um livro feito pra criticar o feminismo? sem falar que as cenas me deixavam simplesmente em choque com a violência gráfica sem propósito? enfim?

Gizah Castro 23/04/2023

Não é apenas um livro, é um tapa na cara pela realidade
É um livro que vai te deixar desconfortável pelo fato de que ele vai trazer verdades que nós mulheres às vezes nem temos a noção de que passamos diariamente, de como nossa sociedade é tóxica, cruel e inconsequente com o tratamento destinado as mulheres. Chorei, gritei, tive vontade de arrancar os meus cabelos, pois é muito desesperador ler os acontecimentos. É um livro que vai se evoluindo em uma linha de crescimento constante, te deixando ansiosa e ciente que alguma merda muito grande vai acontecer. O Poder nos mostra como seria se do poder e o controle passasse do masculino para o feminino, quais seriam as consequências e como isso vai afetar e modificar sociedade. As mulheres não têm medo mais, elas não precisam, o poder desenvolvido pela trama, um novo órgão, dá a todas as mulheres a capacidade de gerar energia, eletricidade e assim, a ferro e fogo o mundo passa a temer o gênero que tanto tentaram dizimar e controlar pelos séculos.

Ane 22/04/2023

Fiquei completamente imersa na história. O ponto em que o quando finalmente o oprimido ganha poder e torna-se o opressor gera um imenso debate.

ClaudiaRWagner 12/04/2023

O Poder
Demorei mais do que devia para ler, distopia muito interessante que deixa a gente confusa e pensativa.

José Leandro 12/04/2023

Um livro difícil e necessário...
... fiquei tão mergulhado na trama que tive a impressão de que a história não tinha acabado. Não é uma leitura agradável, mas sim um convite à reflexão sobre vários aspectos da nossa sociedade extremamente machista e patriarcal. Os paralelos traçados são excelentes e em muitos pontos me senti incomodado por ser homem e saber que muito do relatado acontece na vida real só que ao contrário.
Precisei ler várias resenhas para chegar a uma conclusão sobre o final, é uma leitura densa e que precisa ser encarada de peito aberto, então só recomendo que leia se estiver pronto pra isso.

Agnie 01/04/2023

Esse parecia um livro que eu gostaria muito, mas como eu ja tinha visto algumas resenhas indicando o contrário eu li ja sem muitas espectativas. Eu não diria que é ruim, mas não era exatamente o que eu esperava. Ou muito do meu gosto.

Eu gosto da premissa, que foi provavelmente o fator que me fez ler até o final. O estilo de escrita de contar mais do que mostrar, o tom distante e o ritmo acelerado me remeteram um pouco a um documentário ou algo assim, o que não é ruim (eu ate acho que combina bastante com o que o livro propõe), mas fez com que eu tivesse dificuldade de me envolver com a coisa toda.

Os personagens são interessantes, mas eu não me apeguei a nenhum deles. E até a metade do livro eu tive muita dificuldade pra diferenciar um do outro. Cada vez que tocava de ponto de vista eu demorava pra entender de qual storyline se tratava pra logo mudar de novo. Me fazendo sair do clima com frequência demais.

Eu gostei de alguns dos temas, de outros eu odiei, mas no geral eu fiquei indiferente e só queria acabar logo com a leitura para me livrar.

Gabi Rosemberg 29/03/2023

A forma do poder é sempre a mesma
Naomi foi perfeita ao simular um livro escrito por um homem sobre os tempos que antecederam o ?reinado? das mulheres. Eu achei que o livro traz muita violência, mas entendi que o ponto da autora é justamente esse: a forma do poder é sempre a mesma, independente do gênero! Será? Como mulher gostaria de acreditar em um cenário alternativo!

Thayane Andrade 28/03/2023

Tinha achado a premissa bem interessante, mas acabou que me decepcionei com esse livro. Não gostei muito em como foi desenrolando a história, não achei os personagens cativantes, não me importei com nenhum. A leitura eu achei muito arrastada. Não foi o que eu esperava.
Gabi Rosemberg 29/03/2023minha estante
Concordo muito! E tbm não gostei das mulheres serem tão abusivas com o poder! Não acho que seria assim

Thayane Andrade 29/03/2023minha estante
Pois é, achei exagerado!

Kazane 25/03/2023

Vai virar série na Amazon Prime e estreia no final de março
Eu não lembrei de registrar esse livro até que vi na Amazon que vai virar série. Quando vi a descrição da série ele me veio à cabeça como se tivesse acabado de ler. Lembro de ficar tensa o tempo todo, rezando paras coisas terminarem bem. É um livro onde fica claro como as mulheres se constroem e são construídas desde cedo. É uma história que deixa evidente que os homens temem a força feminina quando ela não é usada para o bem deles. Contudo, também é um livro sobre família, e de como os homens podem ser importantes para potencializar a força feminina, enquanto aliados. Foi uma boa leitura!