O Poder

O Poder Naomi Alderman

Resenhas - O Poder

Ni 27/07/2022

Uma leitura conflitante
Antes de iniciar a leitura, eu acreditava que o livro levava o título de O Poder por retratar o início dos poderes especiais das mulheres, porém, quase no meio, eu fui percebendo que se trata de todos os significados da palavra “poder”, como o poder de persuasão, o poder de influência e o poder de destruição da pessoa mais forte sobre o mais fraco. Com o passar da estória, é possível perceber o tamanho da destruição e da mudança que uma única pessoa é capaz de realizar quando possui poder nas próprias mãos.

No começo, a leitura vai ocorrendo de forma agradável. As mulheres começam a entender o que está acontecendo com o próprio corpo e, aos poucos, começam as violências. É de forma bem sutil. Uma briga aqui, outra ali até eu não aguentar mais. Vai piorando a cada página virada. Demorei muito para terminar o livro pois a violência estava intragável. Não foi somente a violência física. A psicológica foi bem pior.

Eu teria gostado um pouco mais se fosse uma leitura mais leve intercalando com situações positivas. Cheguei a ficar cansada no meio do livro depois de tanta negatividade, porém eu acredito que assim foi escrito para mostrar, de um ponto de vista diferente, o que as mulheres passam hoje em várias partes do nosso mundo.

Flora.Lorena 28/06/2022

Esperava mais
Não gostei muito da narrativa, não é o tipo de leitura me prende, fui até o final para ver se algo surpreendia mas não.

Mandytsu 27/06/2022

Que reviravolta
Uma distopia interessante, pesada, não é uma leitura gostosinha e agradável; ela intriga, incomoda, te bota pra pensar... em vários momentos pensavaa mas que absurdo, nunca que isso.... parava... pensava, e me dava conta que em lugares do mundo, algo assim ainda acontece, só que com gêneros invertidos.
Houveram trechos que não foram tão interessantes, mas o livro como um todo, é muito bom

Danilo.Andrade 25/05/2022

Não gostei do livro, talvez não foi o momento certo pra fazer a leitura. No começo até que gostei mas com passar das páginas fui achando a história confusa e em certos pontos meio parada. Pretendo do futuro fazer uma releitura pra ver se muda minha opinião.

Roberto.Vasconcelos 15/05/2022

Para o poder , não importa quem o controla
Uma leitura muito interessante, não tinha muitas expectativas mas gostei bastante.
A historia aborda a forma como o poder troca de mãos e como isso muda a natureza do indivíduo e da sociedade no geral. O fanatismo religioso è uma coisa muito crível em situações em que coisas inacreditáveis ocorrem, quando não há explicação óbvia as pessoas se voltam a deus ou ao sobrenatural. Fiquei impressionado em como retrata bem como e fácil manipular pessoas abaladas e como o ser humano e uma criatura brutal, gênero pouco importa , aqueles com maior capacidade sempre vão menosprezar e alienar aqueles que consideram inferiores. Uma história bem contada e que choca um pouco saber que provávelmente as coisas seguiriam esse rumo se algo assim realmente acontecesse.

Karol 30/04/2022

Um livro denso e inteligente, que retrata uma nova sociedade, um certo dia, as mulheres descobrem que tem um poder, e com isso todo o patriarcado desmorona.

books7 18/04/2022

É preciso atenção pra entender as críticas
Eu li outras resenhas e eu percebi que algumas pessoas não entenderam o que a autora tava querendo transmitir com esse livro. Não é um livro fácil e tranquilo de ler, ele é escrito de uma forma pra gerar incômodo. Uma distopia onde é abordado o feminismo radical o surgimento de um matriarcado, onde o jogo se inverte e podemos ver coisas que acontecem no dia-a-dia da nossa sociedade causadas por um grupo diferente, as mulheres. A autora escreveu esse livro com um dos objetivos sendo o leitor pensar "que absurdo" e em seguida parar e pensar novamente "mas isso já tá acontecendo". Também achei muito perspicaz algumas pequenas alfinetadas da autora com "gênero de literário masculino" e um homem publicar um livro com nome de mulher para ser aceito pelos leitores, até os grandes incômodos como um homem só podendo sair de casa com a autorização de uma mulher que seja sua tutora. Outra coisa que eu vi que muitos não entenderam foi a questão religiosa, acontece que na nossa sociedade muitos homens utilizam a justificativa de que a Bíblia diz que uma mulher tem que se submissa à um homem para nos menosprezar, então a autora usou dessa cartada da religião para também inverter o jogo, como ela poderia escrever sobre uma sociedade completamente feminista com uma base religiosa fomentada por homens? Enfim um livro sensacional até a última frase.

odetobooks 11/04/2022

? o poder
Ler esse livro foi uma experiência muito louca principalmente porque eu não sou acostumada/não gosto muito de distopia, mas até que ele me surpreendeu de algum modo porque de todas as coisas doidas acontecendo ao mesmo tempo fazem com que a gente queira ler cada vez mais pra tentar entender o que tá rolando (acabou que no final não entendi nada porque ficou em aberto?? e a tal guerra que tanto falaram q ia rolar, não rolou). Em muitas partes falam de Deus e umas questões complexas de religião que me deixaram muito confusa, aí abandonei ele um tempo.
Num total é um livro bom e de certo modo irônico, principalmente nas cartas no final. Porém as questões de feminismo também acabaram meio perdidas e confusas.

Nathy 11/04/2022

Uma distopia radical colocando todo o poder nas mãos das mulheres, poder de eletrocutar as pessoas.

Em um futuro distópico, as adolescente começam a desenvolver uma ?trama? na clavícula que dá o poder de eletrocutar alguém. Quando elas descobrem que podem despertar esse poder também em mulheres mais velhas, em pouco tempo todas no mundo começam a usar a trama, invertendo os papéis de poder com os homens. Em muitos países uma guerra civil se instaura, cultos femininos surgem, uma religião transformada, uma ditadura radical, exércitos de mulheres e isso é só o começo.

Eu AMEI a premissa e gostei de mais da leitura! As personagens expressam bem várias partes do mundo machista e fazem a crítica chegar em quem tá lendo.

A autora inverte radicalmente os papéis impostos pela sociedade, principalmente em países EXTREMAMENTE machista, que ainda fazem tráfico de mulheres e que elas quase não tem direitos. Realmente não é um romance feminista, até porque essa relação desbalanceada não é o que o feminismo propõe. É uma narrativa extremista de como seria se fosse tudo ao contrário.
O mais genial é que a autora não inventa coisas extraordinárias, ela se baseia no mundo de hoje para trazer essa ficção especulativa.

A parte do poder não é muito explicada, mas também não achei que era sobre isso, e sim sobre as consequências e acarretamentos dessa mudança. Vi muita gente reclamando que a autora não mergulha mais nisso, mas pra mim foi mais de ?aceitar que é assim e vamos ver no que dá?.

O livro é narrado em diferentes pontos de vistas que acabam se encontrando uma hora ou outra, tendo um ponto de vista masculino também, de um jornalista documentando o que está acontecendo no mundo.

Eu me diverti bastante lendo por ser uma leitura rápida e ter passagens absurdas, mas também muito pensativa, pois expõe explicitamente os problemas da nossa sociedade atual.

??Alerta de gatilhos!!!!!! Pesquisem antes de ler!

Lalamoedo 08/04/2022

Chocada (em todos os sentidos)
Esse livro me trouxe misto de experiências mto grande.
Primeiro eu li a sinopse e pensei ?nossa q premissa maneira, deve ser uma distopia boa?
Depois disso eu comecei a ler e tava achando mais do mesmo.
Daqui a pouco começaram a ser abortados assuntos de uma forma diferente
E no final eu fiquei apaixonada pelo livro.

Esse livro mostrou com todas as letras que essa visão q mtas pessoas tem adquirido por conta do feminismo de que ?um mundo governado por mulheres seria mto melhor e evoluído? é totalmente errônea.
Pq independente do sexo q esta por cima, nós continuaremos sendo seres humanos que gostam de tirar vantagem dos mais fracos.
Para que exista uma mudança, é necessário um entendimento da história (para q ela n se repita) e uma modificação extrema na nossa forma de agir, deixando ganância e mesquinharias para trás.
Eu estou extremamente feliz de finalmente terem abordado esse assunto da forma q eu encaro.
Fora as citações bíblicas impecáveis e colocadas de forma incrível para serem paralelos com a realidade atual de mtos falsos profetas.

Enfim, estou simplesmente apaixonada
LEIAM

alice1579 31/03/2022

??????
Fiquei muito interessada em ? O Poder? quando soube que a obra foi eleita uma das 10 melhores do ano de 2017 (eleição feita pelo The New York Times). A leitura vale super a pena, aborda uma pauta importante pra sociedade em geral, e ainda mostra relíquias interessantíssimas sobre o assunto!

Larissa 23/03/2022

Distopia
Não leio muitos livros do gênero, mas gostei da temática e no caos demonstrado no livro. A autora sustentou suas ideias no livro, e explicou bem como chegaria a esse caos, é um livro que nos faz refletir, mas em alguns momentos achei confuso.

zunflower 24/02/2022

não me cativou muito
Eu não sei se minhas expectativas foram muito altas, ou o livro realmente foi decepcionante.
Eu gostei no geral, mas só consegui me apegar a Roxy, e só gostava do pov dela kkkkkkkkkkkkkkkkk. Não sei o que ficou faltando... De verdade! Parece que o livro não teve final, precisa de mais umas 150 páginas para fazer sentido tudo o que li.
Gostei das páginas finais, com as cartas e o sarcasmo nelas.

Kevin 16/02/2022

Escrita meio confusa
A autora faz um trabalho incrível no desenvolvimento de mundo e de alguns personagens, Roxy, Margot, Allie... Até Tunde se torna interessante no final.
As tramas se desenvolvendo e culminando em todo um estado novo, as descrições cruas de tudo de ruim que acontece, mas o decorrer de tudo, muitas vezes é confuso.
A escrita dela inicia se propondo a contar a história a partir de pontos de vista, mas logo existem pontos de vista dentro dos pontos de vista, existem personagens compartilhando o mesmo momento através de olhares diferentes e não existe anúncio pra isso, não existe um aviso claro, simplesmente de uma linha pra outro o interlocutor muda e você tem que parar, reler e perceber o que está acontecendo... Não fosse essa bagunça que acontece algumas vezes seria um livro TOTALMENTE incrível.

Gabi 27/01/2022

Bom lembrar que não é um livro feminista
A premissa da história é muito boa, meninas descobrem que possuem uma ?trama? (que é o poder) e podem fazer com que mulheres mais velhas também ativem esse poder. Cada capítulo mostra o ponto de vista de um personagem.

É um livro político, com retrato de abuso sexual de ambos os sexos, manipulação da mídia, machismo, corrupção, e não é um livro feminista, quero deixar claro. A visão que foi passada é totalmente radical de que se mulheres estiverem no poder serão loucas que irão sair por aí matando homens a troco de nada, por isso não gostei muito. Os diálogos são muito bons, bem crus, e prendem bastante, mas só fui engatar na leitura lá pela metade do livro. O final achei que deixou a desejar, fiquei esperando respostas.