O Poder

O Poder Naomi Alderman

Resenhas - O Poder

Mel 13/12/2022

Eu sabia que seria um favorito antes de ler. E estava certa.
É surpreendente. Só tirei meia estrela pq demorei pra ler o início, msm achando interessante, mas peguei o fio no meio e foi fantástico.
Gosto da escrita, de como os pontos de vistas das personagens se encontram pela história.
Tem algumas cenas pesadas de violência, como estupr*, que não estão jogadas a toa no livro, mas expressam bem a dinâmica de poder.
Tb vi umas críticas sobre como a religião é abordada, mas eu sinceramente achei genial demonstrar essa relação entre ela e a influência capaz de ser transformada em controle.
O final desse livro é uma loucura, plot interessante dms. Enfim, amei ter lido, valeu mt a pena.

Clara.Rocha 06/12/2022

Que livro sensacional, incrível. A história descreve MUITAS cenas muito pesadas, mas mesmo assim me senti muito bem lendo, uma forma de reparação histórica (mesmo que de uma forma bem ruim:v).
Livros de distopia normalmente me fazem pensar bastante e com esse não foi diferente, a pesar de eu ter demorado pra terminar ele (por motivos de ressaca literária), não teve um só dia que eu não pensasse em pelo menos um ponto relacionado a esse livro.
Simplesmente perfeito

Andrieli34 29/11/2022

Que leitura!!! Um mundo tão diferente mas ao mesmo tempo tão parecido com o que vivemos hoje em dia. E QUE FINAL

KRYS NUNYS 28/11/2022

PIOR LIVRO QUE JA li...
*É UMA BLASFEMIA COMPARAR ESSE LIVRO COM "JOGOS VORAZES"*...BEM COMECEI MUITO ANIMADA. A PREMICIA DO LIVRO É BOA. MAS A EXECUÇÃO FOI HORRENDA. A ESCRITA É ARRASTADA. NÃO TEM NENHUM PLOT. NÃO ME IMPORTEI COM NENHUM PERSONAGEM, POIS NENHUM É CARISMÁTICO. POR MIM PODIAM TER MORRIDO TODOS. A AUTORA TINHA UMA IDEIA MARAVILHOSA, MAS A EXECUÇÃO COMPLETAMENTE PERDIDA. ACHO QUE NEM ELA SABIA O QUE ESTAVA ESCREVENDO E DO FOI JOGANDO, ACONTECIMENTOS E PERSONAGENS QUE NO FINAL NÃO FIZERAM DIFERENÇA NENHUMA.

Dai Solyom 05/11/2022

Não tem a voracidade da Katniss, nem a sagacidade de June
Quando eu soube do que se tratava essa obra eu fiquei muitíssimo empolgada em iniciar a leitura.

Durante as pesquisas muitos elogios e prêmios conceituados para a autora.

Mas nem sempre o livro mais comentado é o melhor.

Infelizmente, para mim, esse é o caso de O PODER.

Não me levem a mal, a história é interessante, e tinha tudo, absolutamente tudo para dar certo, porém passou da curva e se perdeu catastroficamente.

Personagens vazios e fúteis, eu não consegui simpatizar com nenhum deles, nem torcer por qualquer ação ao longo da história. Até mesmo as vítimas, não rolou nenhuma empatia.

Eu sei que se trata de uma metáfora, e eu sei qual foi a mensagem que a autora quis passar, mas sinto que ela tinha uma obra de artes na mão, e por preguiça ou falta de entusiasmo deixou a história morrer mesmo antes de começar.

Vi que muitas pessoas reclamaram da forma que a religião é utilizada no enredo, particularmente não me incomodou. O que me incomodou foi a falta de informações e a impessoalidade gigantesca com todos os personagens.

Então não, não e não. Essa história não tem nenhuma June ou Katniss, tem personagens ocos com uma narrativa apelativa para tentar te mostrar como as coisas poderiam ser.

Priscila 02/10/2022

Proposta interessante, desenvolvimento detestável.
A escrita deixa a desejar. A autora parece indecisa ou preguiçosa em vários momentos, deixando o texto prolixo. Ela também se demora mais do que o necessário em pequenos acontecimentos durante a história, enquanto o final é um tanto corrido. Logo, ela poderia ter distribuído melhor os acontecimentos.

A premissa do livro é interessante e ela consegue apresentar como as relações de poder podem ser estabelicidas de maneira efetiva. Mas, a leitura é arrastada e não acho que foi tão bem desenvolvida. O final foi apressado e deixou a desejar. Não gostei da inserção de "fragmentos históricos", eles ficaram soltos no livro, não foram bem desenvolvidos e não fizeram muito sentido. Eu gostei do uso de metalinguagem, honestamente, a parte dos emails foi a que eu mais gostei.

Durante a leitura, fiquei confusa sobre qual mensagem ela realmente queria passar. Ao mesmo tempo que ela busca iluminar a violência que é o sistema patriarcal/machista, ela contrapõe com um sistema femista, onde as mulheres perpetuam o mesmo tipo de violência que sofriam; destaca no texto que todos possuem essas características negativas e problemáticas; apenas apresenta detalhes em cenas sexuais quando é com o protagonista masculino ou quando são cenas de estupro cometidos por mulheres; apresenta as mulheres como seres maldosos e lunáticos em diversos momentos, é difícil achar uma figura feminina de destaque que seja decente... Entendo ela querer refletir os acontecimentos atuais de maneira oposta, mas acho que ela se perdeu um pouco na hora de apresentar isso.

Os personagens são questionáveis e não consegui me importar com eles profundamente. O protagonismo é dividido, majoritariamente, entre quatro personagens distintos que se entrelaçam em algum momento. E os pontos de vistas são um pouco embolados, já que mesmo que o capítulo seja sobre um personagem, nem sempre ele domina o ponto de vista deste, dividindo com personagens secundários. Encontramos nos personagens irracionalidade, fanatismo, muita maldade e frieza. As relações entre os personagens são bastante frias também.

A forma que a autora abordou o abuso sexual e a submissão sexual é extremamente desconfortável de ler. Esse é um assunto recorrente e descrito de uma maneira repulsiva. Ela conectou a submissão sexual com abuso de poder como algo que flerta com o prazer diversas vezes. E também descreveu cenas de estupro ? aviso de gatilho.

É um livro pesado, difícil e um tanto chato. Eu gostaria que ela tivesse desenvolvido essa proposta de uma outra forma. Foi uma leitura decepcionante.

Gabriela - @livrosdegab 28/09/2022

Esse livro dá muita margem pra textão mas eu vou me contentar em citar a melhor coisa que encontrei nele: as analogias da distopia de um mundo controlado por mulheres com o mundo que vivemos hoje.
Foi bem louco ficar agoniada com tanta crueldade contra os homens e logo perceber que coisas muito parecidas acontecem frequentemente com as mulheres na vida real.
"A voz diz: lembre o que Tatiana diz. Não precisamos perguntar o que eles fariam se estivessem no controle. A gente já viu. É pior do que isso."

Paula 18/08/2022

Minha impressão
Foi uma montanha russa de emoções.....teve momentos empolgantes, momentos de enjôo por conta da violência,tive estranhamento com a escrita por as vezes achar que tá mal escrito

Erica 14/08/2022

Livro estranho...
A forma é muito boa, bem fluido, com capítulos curtos e boa divisão.
Não sei dizer se gostei da história, mas definitivamente não gostei da parte "metalinguagem" no começo e no final. Sorte que ela é bem curta.

Mapa de personagens:
. Allie, a americana adotada pelos Montgomery-Taylor
. Roxy, a britânica que perdeu a mãe, filha de Bernie e irmã de Rick, Terry e Darrell
. Margot, prefeita, mãe de Jocelyn e Maddy e esposa de Bobby
. Tunde, o repórter
. Daniel, governador nos EUA
. Tatiana Boskalev, presidente de Bessapara

. Naomi e Neil, os autores

Victoria.Emanuelli 07/08/2022

Ler esse livro foi igual a comer um tijolo
Toda a ideia desse livro já é incomum pois vivemos numa sociedade patriarcal e quando lemos algo contrário disso já achamos estranho mas esse livro superou tudo.
Muitas vezes me senti muito desconfortável de imaginar tudo aquilo,tanta crueldade e ganância. A realidade e a história do livro se misturam muitas vezes na minha leitura, eu me sentia assustada por imaginar isso acontecendo de verdade mas também estava tão dentro do livros que não imaginava nada diferente.
Digerir esse livro é algo difícil, é trabalhoso e demorado mas sinto que expandiu meus horizontes.

Lila 06/08/2022

Coisa linda! Recomendo esse livro DEMAIS.

?Uma onda no oceano se sente muito poderosa, mas só dura um instante, o sol seca as poças e a água vai embora. Depois você acha que talvez aquilo nunca tenha acontecido. Com a gente foi assim. A única onda que muda tudo é o tsunami. Você tem que demolir as casas e arrasar a cidade se quiser ter certeza de que ninguém vai te esquecer.?

Raysa 06/08/2022

A história é contada do ponto de vista de diferentes personagens, os capítulos alternam entre eles. Em determinado momento tudo se conecta. Sinceramente achei um pouco confuso, provavelmente eu não tenho conhecimento suficiente para entender. Foi uma leitura válida, porém não me prendeu e não me conectei aos personagens. Tem cenas fortes, não recomendo a leitura para adolescentes.

Alana_Gomes 04/08/2022

Quando um lado tem mais poder o outro é oprimido
Adoro como esse livro trata não apenas da questão que seria a mais importante para a história, o poder que as mulheres desenvolvem. Mas também discute pontos muito importantes na nossa sociedade, como religião e política. E como tudo isso seria afetado se as mulheres fossem historicamente "superiores" aos homens de alguma forma.

Giovanna 30/07/2022

perfeitooo
até no prefácio ce fica confusa, mas cada vez mais ele te cativa até a última linha. Tem MUITOS gatilhos e cenas bem pesadas mas sinto que todas as cenas difíceis de ler foram muito necessárias, elas chamam pra realidade da coisa.