O Poder

O Poder Naomi Alderman

Resenhas - O Poder

Racestari 07/08/2023

Bom, mas...
O livro vai muito bem ao dar uma perspectiva sobre o que aconteceria caso as mulheres passassem a ter primazia em nossa sociedade. Entendo que é a violência sim que as alija de quase tudo. Entretanto elas se tornam insanas, como se não merecessem, e o final fica bem bobinho, fraco em argumentos.

Paulinha 02/08/2023

O mundo está ao contrário
Eu nem sei dizer se gostei do livro ou não.
O mundo está ao contrário, totalmente ao inverso e um cara resolve escrever um livro de ficção sobre e evolução e o que pode ter acontecido, e qui mostra claramente a situação inversa, ele tentando mostrar que o patriarcado poderia ser melhor, que a história foi escrita por mulheres e que portanto coisas podem ter sido omitidas e a Naomi sugere que ele publique o livro com nome de mulher. Esse final é bom só nesse sentido, eles invertem a situação. Colocam os homens em pele de mulher para tentar mostrar como é 5000 mil anos de patriarcado.

Mas a história em si deixa um pouco a desejar, tipo, muitos homens querendo manter o patriarcado a todo custo, muita cena violenta. A roxy sendo a pessoa mais forte jamais deveria ter passado pelo que passou, imagina..

Essa parte é muito absurda.

Enfim, quem está querendo ler pensando que é uma obra feminista, não leia, não é, não vale a pena.

É uma distopia patriarcal, que mostra mulheres ganhando poderes e tentando mudar o mundo com mais violência.

ThayAvalon 01/08/2023

Esse livro pode parecer um tanto confuso no início mas basicamente é um evento que aconteceu no passado ( que seria o agora o nosso presente ) contado a milênios no futuro. Quando as mulheres ganharam poder de eletrocutar as pessoas . E aí algumas se vingaram ,outras se libertaram, mas foram traídas pelas próprias mulheres a que se juntaram, outras por companheiros homens que confiaram, nem todos os homens são ruins aqui. Nem todas as mulheres souberam fazer bom uso do poder. O livro e muito bem escrito tem todo um contexto religioso e político por trás , o feminismo é bem distendido, mulheres se unindo para libertar outras mulheres de opressão. Não assisti a série que lançou esse mês porém me incomoda o fato de ... As mulheres so foram ouvidas e alcançaram cargos porque tinham um poder além da explicação, e não digo que elas foram Respeitadas porque houve guerra e houve tentativa de extermínio mais ódio ainda foi jogado sobre elas , pois elas eram temidas e não respeitadas. E isso me incomodou, a mulher sempre ter que ser algo extraordinário além do imaginário para ser alguma coisa.

Dougnuz 28/07/2023

Tão eletrizante que chega a um curto circuito
Quando comprei esse livro eu não fazia ideia de que uma adaptação estava em desenvolvimento, e quando saiu a divulgação da séria no streaming eu fiquei mais instigado a ler. Sim, uma leitura super necessária.

A completa semelhança com o mundo real (claro, com os "papéis" trocados) que é praticamente uma aula/um desenho didático do que acontece e está acontecendo no mundo. SE FAZ NECESSÁRIO RESPIRAR E REFLETIR O GERAL DESSA OBRA. Um livro emocionante, personagens incríveis e de nuances fascinantes, cada acontecimento foi me deixando tão sem folego que eu precisava saber o que aconteceria em seguida.

(em seguida eu assisti a adaptação de mesmo nome no amazon prime e gostei bastante)

AmandaRabelom 20/07/2023

Para mim esse livro cumpre o que propoe: é uam distopia, um livro feito para nos incomodar com possibilidades de um futuro não tão bonito. O livro realmente te deixa desconfortável, é para ser assim. Traz muitas críticas e reflexões que as vezes podemos deixar passar se focados nos quem e quando. Recomendo a leitura, achei importante, mas não me diverti lendo, definitivamente. Mas tenho certeza também de como é bem escrito e inteligente, e consegui ver uma parte do valor dele. Terminei desejando poder discutir esse livro, pq com certeza não é um livro para se terminar e guardar de volta na estante.

Guilherme 14/07/2023

Um livro com uma premissa intrigante...
O conceito do livro é bem interessante e intrigante, embora trabalhe mais com gêneros binários. Gosto como o livro usa bastante o conceito de religião e como as pessoas podem ser facilmente manipuladas por ela. Muito da ficção do livro se assemelha à nossa realidade atual. Gostei de alguns personagens, mas senti que alguns deles não receberam muito desenvolvimento. O final do livro também é muito intrigante e deixado para interpretação do leitor. No geral, foi uma boa leitura, apenas um pouco cansativa. Foi bem interessante imaginar como seria se a sociedade de repente se tornasse matriarcal. Será que seria igual ou diferente do mundo atual?

MariLMoon 11/07/2023

Gostei do livro, mas achei que fico ponta solta ainda.
Gostei da forma como foi escrita, ficou bem rápida a leitura.

Zoi puxado 05/07/2023

Estranho, sem fim e n entendi o final
Livro meio estranho e perdido, parece desenvolver algm coisa mas no final n tem nada. N entendi coisa nenhuma e q danado era aquela voz, algm explica? Pq n teve final???? Scrr, n recomendo

lucasandrade 20/06/2023

Não curti o final
Fiquei no clímax pelo desenrolar dos fatos e aguardando um final, acho que mais épico ou mais sombrio e ele não veio... fiquei frustrado com isso... fora que foi um final muito "rápido", muito abrupto.

Victoria.Muniz 06/06/2023

O livro se perdeu muito, no início eu gostei, fiquei empolgada com os personagens, mas depois foi ficando muito confuso, ainda não entendi o final, ficou muito aberto. O que antes tava sendo fácil de ler e fluido, se tornou cansativo. Demorei muito para ler por ter se tornado tedioso.

telecuteco 03/06/2023

Abrir os olhos, impactante
Intrigante do começo ao fim. O fato de mostrar um mundo onde os homens seriam considerados o "sexo frágil" é incrível. Sou suspeito para falar pois sou um grande fã de distopias, mas não tem como não exaltar o trabalho da Naomi neste livro. A maneira como ela aborda é tão realista, é assustadora, chocante. Você pode até ficar horrorizado com algumas partes da leitura, mas ao ler irá ver que tudo isso acontece nos dia de hoje com milhares de mulheres.
É um triste abrir de olhos.
E o final é de uma maravilha estrondosa, a conversa entre Neil e a própria Naomi foi uma jogada de mestre.

Jess 02/06/2023

Decepcionante
Vou primeiramente contar a minha breve trajetória com essa história antes de esclarecer uns pontos do porquê eu dei a nota que dei. Eu cheguei nesse livro pela série, por uma das atrizes que está participando do elenco ser uma que eu gosto do trabalho e acompanho nas redes, e assim que vi um novo projeto que ela participaria, logo engajei em conhecer a série em si. Cheguei no livro, e achei que fosse ser mais interessante ler o livro primeiro, um costume que já tenho.

Ah, que decisão ruim. Mas enfim, vamos ao que interessa.

A premissa é boa, sinceramente. Eu li O Conto da Aia, e realmente esses temas mais agressivos chamam a minha atenção, e não foi diferente aqui, por mais que possa ter um tema meio batido ou sei lá, se for bem construído acaba sendo muito interessante. Não foi o caso aqui.

Resumindo essa ópera, acompanhamos uma realidade onde as meninas adolescentes passam a desenvolver um poder que as poria acima dos homens, podendo reverter a forma que a sociedade está construída com base em quem possui o maior poder físico entre os dois gêneros. Sendo assim, mulheres do mundo todo passam a tomar lugares e espaços antes ocupados por homens, seja por boa vontade ou pela violência.

De todas as personagens que a gente acompanha como protagonistas, eu vou dar um crédito maior pra Allie e pra Roxy, só. As duas eu até gostei do histórico e das personalidades dela, a de líder fanática de uma seita religiosa e da mulher durona e fisicamente forte apesar do poder que elas possuem. De resto, a Margot é uma chata e a Jos suuuper apagada, e o Tunde nem se fala.

O livro dá sempre o cenário do começo de toda essa confusão, como as pessoas começam a lidar com essa nova construção social, esse novo poder matriarcal, e sempre dá a entender que estamos a 7 anos de algo muito grande acontecer. Cria-se a cada capítulo um grande suspense toda uma atmosfera... só pro capítulo acabar e trocar o assunto totalmente. O livro inteiro parece um cenário bastante anticlimático.

Uma coisa que me incomodou desde os princípios do livro é como o Tunde conseguia tanto espaço de fala e de documentar as revoltas femininas mesmo nos países onde as mulheres realmente se revoltavam, e matavam e explodiam qualquer homem sem muita espera. A vida dele era quase sempre conveniente demais, principalmente o final que ele teve.

Em resumo, se a gente espremer o conteúdo do livro, vão sair várias tentativas de crítica social, uma imagem de mulheres que se resumem a serem surtadas às vezes sem motivo, muita violência gratuita e cenas de muito sexo sem muito propósito também. A Naomi tinha uma ideia de ouro nas mãos, e ela não parece escrever tão mal, até porque ela tem uma linguagem que é compreensível pra todo mundo, só que a execução foi bastante torta na minha visão. Sinceramente eu tive um certo problema em conseguir terminar, e ainda o final é simplesmente terrível, deprimente, não te dá resposta nenhuma sobre nada; quando a gente acha que o pipoco vai estourar e o mundo explodir... nada acontece.

Eu dificilmente reclamo tanto de um livro, procuro realmente tentar achar o que ele tem de positivo e como a história me impactou. Aqui, dá pra ver um trato de estudo psicológico de como as pessoas quando recebem um poder muito grande não sabem lidar muito bem com isso; vemos que o fanatismo de qualquer espécie (nesse caso o religioso) é extremamente perigoso, e que também extremos e desequilíbrios podem acontecer e serem desastrosos. É um universo interessante, mas essa história não deu certo, e talvez eu demore um pouco até ler outro livro da autora.

Criis.Souza 31/05/2023

Sensacional!!!
A autora teve a manha para fazer esse livro! Muito bem escrito e com uma história envolvente o livro comenta o início de uma revolução na sociedade onde as mulheres são mais fortes que os homens e estes são sujeitos a o que, nós mulheres, passamos diariamente. Vale muito a leitura!