A revoada

A revoada Gabriel García Márquez

Resenhas - A Revoada (O Enterro do Diabo)

Gabi 12/09/2021

O livro de estreia
No primeiro livro de Gabo já somos apresentados a Macondo - cidade célebre de 100 anos de solidão - num enterro contato pelo coronel, sua filha e seu neto, cada um pelo seu ponto de vista e baseado nas experiências passadas com o morto.

Mayara945 21/07/2021

Quarta-feira em Macondo. Um bom dia para enterrar o diabo
Um livro que demonstra a precoce genialidade de Gabo. Primeiro romance do autor, escrito quando ele tinha 22 anos de idade, nos apresenta o memorável povoado de Macondo - famoso cenário de Cem anos de solidão, seu livro de maior sucesso.

Lemos a história que começa na casa do homem tido como o diabo e que acaba de ser encontrado morto. Presentes para enterrar o doutor (assim como é chamado no livro), temos pai, filha e neto, contra todas as expectativas do povoado, que ansiava ver o diabo apodrecer.

Tudo nos é contado a partir dos três pontos de vista: do coronel, sua filha Isabel e o menino. Aos poucos vamos desvendando o mistério do livro: quem é esse médico, odiado pelo povo, e quem são esses personagens disposto a dar um enterro digno ao diabo, mesmo contra a vontade dos habitantes de Macondo.

É o quarto livro do autor que leio, e sem dúvidas, depois do Cem anos de solidão, meu favorito de Gabo.
Everton Vidal 24/07/2021minha estante
Que massa!

Marcos Ogre 12/07/2021

A revoada, de Gabriel García Márquez
Se um autor começa com uma obra desta magnitude, como se surpreender com suas conquistas fantásticas?

A revoada (Ou La hojarasca, no original) é o romance de estreia de Gabriel García Márquez (Gabo, para os mais íntimos). Lançado em 55, o livro narra, através de três perspectivas diferentes, os dilemas de uma família encarregada de realizar o enterro de um homem maldito, odiado por seus vizinhos.

Ambientada em Macondo (sim, aquela mesma (?) Macondo de Cem anos de solidão), A revoada é o primeiro contato com o incrível povoado de García Márquez. Numa história muito mais curta, Gabo realiza uma estreia genial, com uma narração inteligentíssima, de notável beleza e com a leveza que apenas ele consegue promover em seus textos. Contando uma história triste através de diferentes perspectivas, que eventualmente sequer seguem uma linha cronológica concisa, o autor apresenta uma situação inicial extremamente estranha, mas que, no decorrer de sua narrativa, vai se desvelando.

Devo dizer que, já com muitas expectativas, adorei esse livro. Por ser um dos meus autores favoritos, é muito bom ver como, aos 22 anos (quase minha idade neste momento), o escritor colombiano já dominava a arte de narrar, desenhando sua história com os traços de um artista nato. É um ótimo livro para ter uma primeira experiência com o autor, além de uma escolha bem interessante após se aventurar pela clássica narrativa dos Buendía.

Talvanes.Faustino 22/06/2021

Primeira contato com Macondo
En La Hojarasca tenemos el primer contacto con la ciudad de Macondo. El sitio que donde las cosas eran tan nuevas que teníamos de apontar con el dedo. Esta ideia que puedo clasificarla de "inocente" no existe en neste que es el libro que Gabo estrenó su jornada literária.

Macondo es un sitio donde el odio y la dolor a hundido su garras de acero. El contiene partes muy fuertes que nos marcan en el alma.

Isabellecavalcanti 30/05/2021

Comecei esse livro muito empolgada, porque além de ser de Gabriel Garcia Márquez, é situado na cidade fictícia de Macondo, mesma cidade de Cem Anos de Solidão, porém confesso que estou bastante decepcionada, o livro é morno, nada demais acontece e o principal acontecimento fica sem explicação.

Irina.Alfonso 19/04/2021

A Revoada - Resenha
Um livro que aborda sobre a morte e a solidão. Ele é bem denso, pesado, ruminante. O interessante é perceber que, logo em seu livro de estréia, Gabo já introduziu a cidade de Macondo e importantes fatos e personagens da sua obra prima que é Cem Anos de Solidão.

Lendo no mato 13/04/2021

Primeira visita a Macondo.
Mais um do Gabriel Garcia Marquez! Mais um presente de natal que ganhei. ?

Esse é o terceiro livro dele que leio e cada vez mais me deslumbro com sua escrita. A revoada é o primeiro livro escrito pelo Gabriel Garcia Marquez. Nele o autor já dava sinais do grande escritor que viria a se transformar. ?

Em A revoada o autor faz sua primeira visita Macondo, cidade fictícia que viria a ganhar fama no seu livro mais badalado, Cem anos de solidão (que lerei em breve ??). O livro conta a história do enterro de um cidadão muito do 'malquisto' por toda a cidade. E a história da cidade, assim como desse cidadão singular, é contada por três personagens, pai, filha e neto, os únicos corajosos o suficiente para participar de tal evento.

É um livro muito gostoso de ler. Difícil ver autor brincar com as palavras tão impecavelmente como o Gabriel Garcia Marquez. ? Não é desses livros que vai mudar sua vida e toda essa dramaticidade, mas é um bom livro que dá alegria de ler. Acho que o livro fala muito sobre a 'verdade', sobre julgamentos precipitados e esse tipo de coisa.

Joelcio Ormond 04/04/2021

Transcrição poética da realidade
Utilizando as palavras do próprio autor, “A revoada” é, realmente, a transposição poética da realidade. Gabriel García Márquez torna os procedimentos necessários a um sepultamento um acontecimento, em torno do qual toda uma complexidade de fatos se interligam para se chegar nessa união entre início e fim.

A estrutura do texto intercala os pontos de vista de três personagens, por vezes em um mesmo momento da narrativa, tanto que o autor liga essas partes por meio repetição dos diálogos (em pontos de vista distintos) que acontecem nas cenas.

Os conflitos internos dos personagens é muito bem trabalhado, o que faz dar plausibilidade, tendo em vista que transporta o leitor para o lugar no personagem, questionando como agir na situação em questão. Por outro lado, parece ter algo de “incrível” a forma como se desenrola e aí parece tudo entrar em contradição, como se fosse inacreditável o que acontece, mas fosse possível de acontecer.

A parte “poética” fica por conta das descrições das cenas. Não porque fique com excessos de descrições ou adjetivações exageradas, mas porque em algumas descrições, às vezes de algo que parecia pesado, o autor consegue dar um ar de leveza e, de fato, poético.

Por fim, até o fato de se deixar inúmeros pontos sem conclusão/elucidação contribuem para minha opinião sobre o livro, talvez mais uma contradição, de querer que continuasse, mas que também está ótimo do jeito que ficou.

Mairton.Rodrigues 28/03/2021

Depois do fim
Gael mostrava ao que veio no seu primeiro livro, uma história que transita entre os pontos de vistas dos personagens e os anos que permeiam a vida do ?diabo?.

Juliano.Ramos 25/03/2021

Dentro da literatura fantástica do Garcia Marques, esse livro que é um quebra cabeça, aos poucos vai se montando, coisas inverossímeis acontecem e são tão reais que vc sabe que existiu. Um livro brilhante.

Ana - @edicaodebolso 23/03/2021

A Revoada
Engana-se quem pensa que a inesquecível Macondo foi criada em Cem anos de solidão para ser palco da saga da família Buendia.

Macondo marca presença desde o primeiro romance do autor, publicado em 1955 e loucamente bombardeado pelos críticos, acredite se quiser, teve editor que sugeriu que Gabriel Garcia Marquez nem perdesse seu tempo com a escrita ( e que sorte a nossa que ele não acatou essa recomendação, hein?)

A revoada é livro para ler em um dia se você quiser, a história em si são de poucas horas, mas com vários flashbacks do passado.

A sensação que tive é que a ironia começa pelo título e chamada do livro. Um homem tão ruim que em sua morte ninguém nem mesmo queria se dar ao trabalho de enterrá-lo. Odiado por todo o povoado, porém não conhecido por ninguém.
Através de memórias você irá se recordar da vida desse pobre infeliz, cabe ao leitor julgar se ele é mesmo essa terrível figura que todos falam ou se simplesmente um incompreendido e solitário ser.

Sobre a escrita, senti bastante diferença entre esse e livros mais atuais de García Marquez. O tão marcante realismo mágico quase não aparece, mas o toque poético já se faz presente neste primeiro romance do autor.

MIRANDA 26/02/2021

Gabriel e sua eterna Macondo ....
"Tempo, tempo, tempo, tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo, tempo, tempo, tempo"
( Caetano )
palavra para o livro = JASMIM

Hemilly | @pastelescritor_ 19/02/2021

De volta a Macondo...
Conheci o Gabo através de uma Leitura Coletiva sobre O Amor nos Tempos do Cólera, me encantei pela escrita e pelas histórias. Em A Revoada eu tive uma experiência totalmente nova e percebi que a Macondo que eu conhecia já deu as caras no primeiro romance do autor. Não foi uma das narrativas mais fáceis do mundo, entretanto faz um belíssimo caminho entregando a morte de um personagem não tão carismático através do ponto de vista de três personagens com opiniões bem fortes.