A revoada

A revoada Gabriel García Márquez

Resenhas - A Revoada (O Enterro do Diabo)

carmen.fogaca 19/11/2023

A morte do doutor
Sempre que leio um Garbo eu me pego em um mundo de imaginação é muito realismo. São estórias que misturam o dia a dia dos lugares com uma fantasia sem precedentes . Não são fantasias do estilo de Games of Thrones mas a fantasia que cada um de nós vive todos os dias e nem percebe . Neste pequeno romance Garbo nos mostra a visão de 03 pessoas no ato final de um não querido da cidade e o porquê deste discorrer tão fatídico .
Mas um preferido para a conta .

"Aonde você vai Sam?" 28/09/2023

Estreia de um gênio
Esse é o primeiro romance do Gabo, e seu mundo já está quase todo aqui: Macondo, solidão, decrepitude, morte, memória, mágoa...

Só faltou seu singular erotismo, mas é bom ver as ideias pululando linha a linha...

P.S.: também queria ter visto a Mamãe Grande, mas isso já é problema do leitor, não do livro!

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Eu comprei pelo título
Esse ano eu resolvi ler o máximo possível do Gabo. Minha meta são 3 livros por mês. E em viagem eu sempre acho uma leitura muito fácil e gostosa. Portanto, mais uma vez não me decepcionei com o autor. Incrível a forma leve como ele trata de amor, de saudades e das escolhas de cada um.

Erica.Regiani 14/08/2023

??25/2023
Até agora o livro dele que menos gostei, e isso é raro quando se trata de Gabriel Garcia Marquez, o "Gabo". Talvez seja aquilo que eu já disse, "que alguns livros são como algumas pessoas...aparecem em momentos e épocas na nossa vida em que não estamos preparados para acolhê-las"

A revoada (la hojarasca, "folhadada" em espanhol) é seu primeiro romance, escrito aos 22 anos em 1959. Ambientado em Macondo, a cidade fictícia de seu livro mais célebre, Cem anos de solidão.

A narrativa começa com o velório do "diabo", que é um médico que nunca apresentou seu diploma e é detestado por todos na cidade.

A história é contada alternadamente por um coronel, sua filha Isabel e seu neto. Esse coronel o acolheu em sua casa durante 25 anos, sem nada cobrar e foi por recomendação do também Coronel, Aureliano Buendía (o personagem famoso de Cem anos de solidão).

Ao longo do livro vamos descobrindo o porquê dele ser tão detestado.

Fernanda 07/08/2023

Acompanhamos o velório de um homem solitário e odiado por todos do povoado que acreditam, finalmente, que justiça foi feita.
A história se passa durante o velório desse homem e é contada através da visão de cada uma das três personagens que compareceram a esse evento.

Por muitas vezes nos sentimos dentro da casa compartilhando o desconforto e angustias das personagens.
Livro muito bom.

Diogo Crema 04/07/2023

Macondo sobre outro olhar...
A Macondo sobre um outro olhar. É o primeiro livro do Gabo, publicado em 1955, onde temos o primeiro contato com a mística Macondo e já com citações ao Coronel Aureliano Buendía.

Este livro, trata- se do tempo e da solidão. Assuntos frequentes na obra do autor.

Acompanhamos o enterro de um médico, pelo olhar de um avô, uma filha e o neto...

NOTA 9,0/10

Guilherme Amin 22/06/2023

Livro mediano de um escritor brilhante
Ao concluir "A revoada", quarto livro de García Márquez que li, senti, desconcertado, que cheguei em meio a um acontecimento que já estava em curso e saí antes do seu final.

De fato, o autor nos priva da resolução de questões importantes que distribui ao longo da trama, sem uma justificativa interna coerente para as omissões.

O enredo, que em si não achei interessante, é prejudicado pela constante alternância de pontos de vista de cada narrador personagem. Como os acontecimentos não suscitam grande interesse, o vaivém de diferentes perspectivas sobre os mesmos fatos resulta numa leitura que rasteja em círculos, pedindo para ser apressada tanto quanto é confusa.

O que fez valer a pena foi desfrutar algumas passagens pontuais que são verdadeiramente estonteantes, fruto do talento do autor. E gostei de conhecer a origem de Macondo, povoado que depois foi cenário do romance mais célebre de García Márquez, "Cem anos de solidão".
Fabio 22/06/2023minha estante
Ótima resenha!

Guilherme Amin 22/06/2023minha estante
Obrigado, Fabio!

Ana Savagnago 14/06/2023

Gosto do quanto o autor nos prende em suas obras, mas este livro me decepcionou... porém não vou desistir! GGM continua sendo um dos meus escritos favoritos!

lAvia 06/06/2023

O enterro do diabo
Acho que o que há de mais interessante nessa história é entender um pouco de como ela contribuiu para o surgimento do que viria a ser a macondo que conhecemos em "cem anos de solidão" e alguns de seus personagens mais emblemáticos. aqui, eles não são exatamente os mesmos ? nem mesmo fazem parte da mesma família, os buendía ?, mas apresentam papéis semelhantes. num geral, é legal ver um pouco de como a obra prima do gabo surgiu, mas é uma história dispensável, ainda que boa.

Lurdes 08/04/2023

O odiado Doutor morre em uma quarta feira na cidade de Macondo.
Pela vontade dos habitantes, o Doutor não teria um enterro, por motivos que iremos conhecer no decorrer da narrativa.

Ocorre que o Coronel, que recebeu o Doutor em sua casa 25 anos atrás, munido de uma carta de recomendação escrita pelo Coronel Buendía, havia dado sua palavra que providenciaria um enterro digno no caso da morte do famigerado Doutor.

Você já deve ter achado os nomes Macondo e Buendía familiares.
Sim, eles voltarão a aparecer em Cem Anos de Solidão e em algumas outras narrativas do autor.

A Revoada, 1955, foi o romance de estreia de Gabo, mas Cem Anos de Solidão, lançado 12 anos depois, já estava sendo escrito.

A narrativa dos acontecimentos é feita, alternadamente, pelo Coronel, sua filha Isabel e seu neto.
Vamos conhecer como foi a chegada do estranho Doutor à cidade e suas interações com a família e com Meme, empregada da casa.

Acompanhamos o crescimento de Isabel, seu casamento, suas interações com a madrasta Adelaida, as estórias contadas por Meme sobre sua falecida mãe.

Recomendo como uma porta de entrada à literatura do autor e agradeço aos meus amigos que montaram um grupo para ler todas as obras de Gabo.

Com certeza será uma ótima experiência, ler e reler este autor fantástico.
Você já leu alguma obra do autor?

Errata. Eu havia trocado os nomes dos coronéis. Na verdade o Coronel Buendía é o autor da carta de recomendação. O Coronel que abriga o Doutor não é nomeado. Já fiz as correções no texto.

Regina 07/04/2023

Primeiro livro de Gabo
Primeiro livro de Gabriel Garcia Marques. Retrata Macondo por outra vertente. Um livro como sempre muito bem escrito e nos faz crer que Macondo já existia antes do livro Cem anos de solidão

JohnnyCamilo 19/03/2023

Uma viagem complexa nas origens de um ganhador do Nobel
Após ler O General em Seu Labirinto e um pouco de Cem Anos de Solidão e me apaixonar pela narrativa de Garcia Marquez, resolvi parar a história de Macondo e ler cronologicamente as obras do autor.
Resenhar A Revoada (O Enterro do Diabo) é bem mais complicado do que resenhar outros livros.
Isso porque temos um fio condutor (o enterro do Doutor, personagem odiado pelo vilarejo de Macondo), organizado pelo Coronel (movido por uma obrigação), e acompanhado (a contragosto) por sua filha e seu neto.
O livro é sobre Macondo e seus moradores? É sobre as mudanças e revoluções que levaram a cidade da simplicidade ao auge e à decadência em menos de uma geração?
É sobre a hojarasca, a folharada, a revoada humana que chega, transforma, constrói, destrói e vai embora, deixando apenas escombros e memórias para aqueles que ficam?
Talvez seja sobre tudo isso. Talvez seja tudo para além disso.
Talvez seja uma história sobre solidão e melancolia (temas recorrentes nas obras do autor). Mas também seja o conflito entre um niilismo pragmático e quase sociopata contra a fé: fé esta que mesmo desgastada age como fio condutor moral daquilo que é "certo", e aparece na forma de um dever a ser cumprido. E todos esses conflitos e sentimentos são mostrados de forma fragmentada na visão de cada um dos três personagens em destaque.
E acredito que justamente por isso A Revoada tenha uma avaliação média abaixo do que se espera do autor nesta rede social. Apesar se ser um livro curto, sua linguagem por vezes é metafórica demais, e longas frases com adjetivos pouco comuns podem interferir na naturalidade do fluxo da leitura.
Além disso a narrativa fragmentada deixa a história picada, cheia de indas e vindas com diferentes pontos de vista, e nada realmente é explicado ou introduzido. É como se o leitor realmente acompanhasse os pensamentos dos personagens in natura, sem aquela explicação mais profunda que faz sentido apenas para o leitor, e não ao personagem em si.
Mas mesmo com esses pontos a serem considerados, é inegável que a literatura de Gabriel Garcia Marquez está ali. Seu "escrever", seu estilo e sua sensibilidade característica se derramam a cada página, deixando bem claro para nós, que no presente já sabemos de toda sua obra, que o caminho para a ascenção de um dos maiores autores latinoamericanos já estava sendo solidamente pavimentado em seu primeiro livro.

Katia.Borges 11/03/2023

O Diabo ou apenas o que lhe pintam?
O prazer que sinto ao ler Gabriel Garcia Marques é sem igual.

Com "O enterro do Diabo" não foi diferente. A história que se passa em Macondo envolve quatro personagens principais: o doutor, o Coronel e sua filha e neto. O livro começa com os preparativos do enterro de um dos personagens e termina quando ele é enterrado. É manhã de quarta-feira, 12 de setembro de 1928.

Entre um acontecimento e outro se passam algumas horas, o suficiente para Gabo nos conduzir por um labirinto de perguntas acerca do tal defunto: quem é o morto? De onde veio? Por que toda Macondo o detesta? O que nele inspira piedade?

Através das lembranças que emergem da memória do Coronel e sua filha, e das percepções do neto sobre o acontecimento daquela manhã de quarta-feira, conhecemos o Diabo, com ele mantemos uma curiosa relação ora de asco, ora de pena, outras vezes de uma profunda identificação.
E, no entanto, terminamos o livro sem sequer conhecermos quem realmente é o defunto: será mesmo ele o Diabo?! Ou apenas o que lhe pintam?!

Pra variar, Gabo extraordinário.

??????????

#oenterrododiabo
#gabrielgarciamarquez
#literaturalatinoamericana
#macondo

dani 06/03/2023

Livro bom, aqui Gabo trás uma boa escrita a narração de um acontecimento no ponto de vista de três personagens. Achei genial o jeito que a história roda de uma maneira igual, porém com uma sensação de diferente. Já podemos ver aqui o talento que Gabo tem para a escrita.