A revoada

A revoada Gabriel García Márquez

Resenhas - A Revoada (O Enterro do Diabo)

Satou 23/01/2023

acho que não sei uma nota maior, pois apesar do livro ser muitíssimo bem escrito, bem detalhado e interessante, o fato dele ser escrito em português coloquial e ter a história narrada por personagens diferentes que trocam toda hora e as vezes no meio voltam ao passado para contar uma memória me deixaram confuso e eu não pude aproveitar tanto o livro. apesar disso, a história eh bem interessante e legal de se acompanhar!

Leila 09/01/2023

E eis que começamos agora em janeiro de 2023, euzinha e mais uns amigos, a ler Gabo, e o pontapé inicial foi seu primeiro romance, A revoada (o enterro do diabo) e aqui já temos fatos e personagens que veremos depois em Cem anos de solidão. Se você já leu Cem anos irá identificar fácil, caso não tenha lido ainda, fica a dica para fazer uma leitura atenta que depois esses personagens serão retratados em Cem anos e outros livros também. Muito massa esse universo Macondo que Gabriel Garcia Marquez criou e o leitor acaba mergulhado. Em A revoada o livro não tem realismo mágico e sim um dia a dia de uma cidadezinha mexeriqueira e rancorosa, teremos a história de um "Doutor" persona non-grata na cidade que morre e precisa ser enterrado, mas como não era bem quisto, muita gente queria ver o negócio feder rsrsrs, o plot central é até simples, contado por uma família, tendo como narradores avô, mãe e filho (três gerações, podemos dizer). No fritar dos ovos podemos dizer que o livro fala de mágoas arraigadas mas também de solidão e esquisitice, escolhas que fazemos na vida e que carregamos para o resto de nossos dias. Um livro curto e que achei uma boa introdução para a obra do autor. Enfim, não é nenhuma obra-prima, mas já conta o talento que Gabo era. Animada para ler e reler outras obras do autor. Simbora!

louisevfh 22/11/2022

não rolou
não deu pra mim. amo gabo, amo macondo, mas abandonei a revoada. não sei se foi o momento da minha vida que tentei ler, mas a narração é confusa e é fácil perder a linha de raciocínio.

Marina 16/11/2022

O primeiro livro escrito pelo Gabriel García Marquez e já é muito bom! Aqui nos é apresentada Macondo (a cidade fictícia na qual se passa sua obra prima, Cem Anos de Solidão). Esse livro parece um anúncio de Cem Anos, também tratando sobre a solidão, com personagens intrigantes e três pontos de vista diferentes sobre o mesmo acontecimento.
Eu estava sem conseguir ler direito nos últimos dias, mas peguei esse livro e fluiu demais a leitura.

Marcelo.Castro 28/10/2022

A revoada
Um "pequeno" romance de Marquez, mas que sintetiza bem o estilo característico do autor. A mudança do foco narrativo e na linha do tempo são fundamentais para a evolução da história e a construção da mítica nela envolvida. Excelente leitura.

Zelinha.Rossi 02/10/2022

O primeiro livro de Gabo nos leva a uma Macondo já existente (mas muito diferente da que encontramos em Cem anos de solidão). É impossível não ter uma enorme expectativa na obra desde suas primeiras páginas. Mas é a primeira obra, que deixa seus pontos a desejar - especialmente as muitas questões que se mantiveram não respondidas.

Marlon.Abel 24/09/2022

"Meme sorriu. Seu sorriso era triste e taciturno, como se não fosse o resultado de um sentimento atual, mas como se o tivesse guardado na gaveta e só tirasse nos momentos indispensáveis, mas usando-o sem nenhuma propriedade, como se o uso pouco frequente do sorriso lhe houvesse feito esquecer a maneira normal de utilizá-lo."

blacktonks 10/09/2022

Esse livro é acima de tudo sobre solidão.
Decidi que iria maratonar Gabriel Garcia Márquez depois de uma tarde que senti saudade dele. Já tinha lido "Do amor e outros demônios" e "As aventuras de Miguel Líttin clandestino no Chile", obras que não são as suas mais famosas, mas que são ótimas e que vez ou outra me fazem ir até a estante, pegar o exemplar e reler algumas partes... sou fissurada na escrita desse homem. Então, pensei "por que não começar do começo?" e aqui estou eu em uma jornada pelas histórias do Gabo e iniciando com a sua primeira publicação: A Revoada (ou o enterro do diabo).

Em um resumo, a história narra a preparação para um enterro de um homem odiado por toda a cidadezinha da qual vivia (Macondo, também cenário do clássico "Cem anos de solidão") narrado sob três perspectivas: do Coronel (aparentemente a única pessoa que ainda se importava com ele o suficiente para que se fizesse o enterro), a sua filha Isabel, Chabela para os íntimos, e o filho de Isabel, uma criança de pouco mais de 10 anos. No entanto, embora pareça que o protagonista do livro seja o homem odiado do qual conhecemos apenas pelo nome de doutor, o grande astro do livro na verdade é a solidão.

A solidão em "A Revoada" está impregnada em cada linha, é tão exposta que por vezes nem a notamos quando focados no drama e curiosidade sobre os personagens (dramas esses que muitas vezes nem tivemos respostas). É a solidão dentro de um casamento confuso e turvo, a solidão de um velho coronel que perdeu tudo na guerra e que precisou deixar sua terra e tornar refugiado em uma cidadezinha no meio do nada se apoiando em baús velhos cheios de tralhas dos antepassados na ilusão de trazer consigo tudo que precisou deixar para trás, a solidão das descobertas do fim da infância e início da juventude, a solidão de um homem odiado que já estava tão sozinho dentro de si que se fez ser odiado e a solidão da própria Macondo que parece ter sido esquecida por tudo, inclusive pela modernidade que avançava no solo latino naqueles tempos, e que só espera o vento final para ser varrida totalmente a sua existência.

As descrições desoladoras é algo típico do Gabo que ele faz tão bem e os diálogos são sempre muito interessantes, mas senti falta por mais informação e as vezes me perdi nas trocas de ponto de vista. No todo, o livro de estreia de Gabriel, escrito no auge dos seus 28 anos, já mostrava seu talento como um dos autores mais consagrados do mundo.
Daniel 10/09/2022minha estante
Ótima resenha! Fiquei com muita vontade de conhecer esse autor. Confesso que tenho alguns livros deles na minha estante esperando a minha leitura. Acho que vou passá-los na frente da fila. ??

blacktonks 10/09/2022minha estante
Oi Daniel, espero que vc goste de ler o Gabo e que sua experiência seja tão boa quanto a minha

dani ð 31/08/2022

uma leitura envolvente... mas com questões em aberto
Gabo é um gênio. a forma como literaliza a solidão, o marasmo e o calor de um povoado solitário é espetacular. no entanto, apesar da leitura ser muito envolvente, acredito que alguns mistérios inseridos no livro não foram respondidas (ou me passaram despercebido). por isso as 4 estrelas.

mariiendes 11/08/2022

Não foi dessa vez Gabo
Primeira obra do autor, e também minha primeira experiência com o mesmo, apesar de ser reconhecido por sua escrita, quase abandonei o livro. Por vezes me perdi na leitura e algumas vezes até desconhecia o narrador, porém continuei por curiosidade que mesmo com o esclarecimento de alguns fatos não me surpreendeu em nada. Um livro fatídico e sem emoção, que pode até ser de um reconhecido autor, mas sem duvidas não deve ter sido um dos melhores.

Thaisa 19/07/2022

O primeiro romance de Gabo é bom - até certo ponto...
No romance de estreia de Gabriel García Márquez, acompanhamos um velho coronel, sua filha Isabel e seu jovem neto desafiando o povo da cidade de Macondo (lugar onde também se passa seu romance mais famoso, "Cem Anos de Solidão"): há muitas décadas, os habitantes buscaram ajuda de um médico local que negou atendimento e, desde então, todos odiaram o doutor. Mas o coronel, que tinha uma proximidade com o médico, resolve cumprir a promessa que fez à ele em vida - dar-lhe um enterro decente. Só que é claro que a cidade não fica nem um pouco contente com isso, tentando, de todas as formas, evitar o funeral, além de demonstrarem rancor pelas gerações dessa família.
Essa simples narrativa é mostrada do ponto de vista dos três protagonistas; através de seus pensamentos, conheceremos mais das suas histórias, decepções, alegrias, percepções, vontades, medos, relacionamentos e conexões com as pessoas de Macondo.
O conceito, como um todo, é bem interessante, já que temos diferentes personagens de uma mesma família sendo hostilizados por toda essa pequena cidade; além disso, a narrativa é fluida, é intrigante e a decisão de mostrar uma mesma história de múltiplos pontos de vista é acertada - particularmente, eu gostei bastante dos capítulos narrados por Isabel.
No entanto, preciso ser justa e também apontar aquilo que não só não funcionou pra mim, mas fez com que a novela perdesse força, na minha opinião: depois da metade da história, não existe mais grandes desenvolvimentos, os protagonistas passam a repetir as mesmas reflexões, os outros personagens deixam de contribuir para a história, e a sensação de estarmos presos em uma trama que dura bem mais do que deveria faz com que tudo que foi envolvente até o momento se transforme em ideias que apenas são reforçadas dezenas de vezes até o final.
Gostei de "A Revoada"? Por um tempo, sim. E acho que é uma boa leitura; porém, conforme avançava na narrativa, percebia que o seu conceito era bem mais atrativo do que a forma com que ele foi executado...

lorena 12/07/2022

tem muito livro que eu acabo não absorvendo quase nada do conteúdo do texto porque eu me distraio com a estrutura, cadência, estilo e etc., mas com o gabriel garcia marquez é o contrário: eu geralmente fico tão encantada com a história em si que eu acabo prestando pouca atenção à forma do texto. só nesse que eu senti mais óbvia a influência do modernismo no estilo do texto, e eu acho que era o gabo jovem adulto ainda tentando encontrar o tom próprio