Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Kathyne.Campos 17/05/2021

Gratidão
Esse livro apesar de curto, é realmente muito bom. Ele ensina como valorizar o agora, fazer coisas que gostamos e como se cuidar pode melhorar nossa vida, e fazer envelhecermos com qualidade de uma forma saudável e feliz. Recomendo muito a leitura, e é bem simples de ler...

sevennationarmy 18/11/2020

Interessante mas também poderia ser melhor.
O livro conta bem a história da longevidade de anciãos orientais, essa parte é bem interessante. Porém, o livro promete te ajudar a encontrar seu ikigai e no fim não cumpre isso. Ainda assim é bom de ler e te desperta para diversas situações tóxicas que fazemos com nós mesmos.

Bruna2049 18/01/2023

Livro para relaxar a mente, nos trazer de volta ao centro e valorizar aquilo que importa. Leitura leve, deixa o coração quentinho e com motivação para melhorar. Gostei especialmente do capítulo V, em que o autor fala sobre o poder do "Flow" (fluir). Recomendo a leitura.

Daniela551 17/12/2022

O tanto que esse livro é aclamado me fez esperar MUITO mais do que ele realmente entrega!
Se você leu qualquer livro de auto ajuda, por mais ruim que ele tenha sido, não perca seu tempo com esse. É a mesma receita de bolo de todos os livros: produtividade tóxica com uma pitada de exercício e meditação...
Fala sobre encontrar o seu ikigai (propósito de vida), mas não explica claramente como fazer isso.
O único diferencial é contar alguns aspectos da cultura japonesa.
Mas nossa, que livro sem graça.

Priscila 27/11/2022

Interessante
Peguei esse livro totalmente pelo acaso. Mas foi uma boa leitura e muito fácil, fluída também.
Os autores contam as histórias, hábitos e estilo de vida de alguns centenários, e através disso, buscam entender o que leva a uma vida mais longeva e feliz.

Carla 06/09/2021

Essa foi uma das melhores leituras que tive esse ano. Para um ansioso,os ensinamentos passados aqui foi um acolhimento,me senti abraçada. A partir de hoje tentarei aplicar as 10 leis do Ikigai que são:
1.Manter-se ativo mesmo que se aposente,pois assim você não correrá o risco de perder o sentido da vida.
2. Tenha calma,quando deixamos a urgência para trás,o tempo é a vida adquirem um novo significado.
3. Não comer até se encher,os japoneses têm o conceito de que para uma vida longa menos é mais.
4. Rodeie-se de bonas amigos.
5. Faça uma manutenção diária da sua saúde,se exercite.
6. Sorria,mesmo que as coisas não vão bem,não podemos esquecer o privilégio que é estar aqui num mundo cheio de oportunidades.
7. Reconecte-se com a natureza,precisamos voltar regularmente a ela para recarregar as baterias da alma.(amei esse!)
8. Agradeça.
9. Viva o momento. Não fica se lamentando pelo passado e temeroso com o futuro. Tudo o que você você é o dia de hoje,então faça seu melhor para que mereça ser lembrado.
10. Siga seu Ikigai. Dentro de você há uma paixão,um talento único,e se ainda não o encontrou,se comprometa em encontrá-lo.
Gratidão!!!

Carol 28/08/2022

"Precisamos estar conscientes de que tudo o que temos e todas as pessoas que amamos desaparecerão em algum momento. Isso é algo que devemos ter em mente, mas sem nos tornarmos pessimistas. Ter consciência da impermanência das coisas não deve nos entristecer, mas sim nos estimular a amar o presente e os que estão à nossa volta."

Ayumi.kimura 17/06/2021

É um presente
Apesar de curto, nos traz grandes ensinamentos, baseado na cultura japonesa, no zen budismo e no povo de Okinawa.

Joaquim 26/01/2021

Que livro!!!
Gostei tanto que comecei ele hoje e terminei hoje mesmo rsrs. Sem dúvidas, é um divisor de águas. Entrou pro rol dos melhores que já na vida. Recomendo MUITO!!!

Tiago.Zulian 05/06/2023

O segredo da Vida longeva
Esse livro mostra todos os segredos de Ikigai, a filosofia japonesa que está por trás dos habitantes de Okinawa, região com as pessoas mais longevas do mundo.

Loh Valente 19/05/2023

Gostei muito, muito interessante
Gostei muito desse livro. Comecei a ler por curiosidade, já que o título me chamou atenção, e achei muito interessante.
Uma leitura boa e fluída. Trouxe várias informações interessantes sobre como as pessoas que viveram até seus cento e poucos anos chegaram nessa idade. O que faziam, o que comiam e como era seu estilo de vida.
Além disso trouxe informações de outros lugares e outras pessoas, além dos japoneses e asiáticos.
Gostei muito.

Gláucia 14/09/2021

Apesar de esperar um "passo a passo" para encontrar o Ikigai, adorei que não há isso, porque não tem como fazer um "passo a passo" de algo que é relativo, o que importa para mim pode não ser o mesmo que importa para você.
A longevidade é o assunto mais recorrente no livro; e ler os depoimentos dos centenários me encantou, não por eles viverem tanto mas sim pela simplicidade. Viver um dia por vez, fazendo o seu melhor no momento, no seu ritmo e não numa frenesi que a sociedade "impôs".

Aline 27/08/2020

Ótimo!
Não sei se esse livro se encaixa na classificação de auto-ajuda, porém COM TODA CERTEZA ele vai te ajudar muito e te fazer repensar seu estilo de vida.
Além de conter uma riqueza enorme de conhecimento, nos leva a refletir bastante sobre tudo em nossa vida e com a sabedoria dos japoneses. Que povo sábio!! Eis aí um povo que sabe viver em todos os sentidos! Ah, se o mundo todo vivesse segundo a sabedoria japonesa!

stelindner 13/02/2022

Livro bom, fácil de ler, segue a mesma forma de escrita de livros para ?melhorar e mudar a sua vida?

Gostei muito das partes que retratam a realidade das colônias centenárias e as dicas dos velhinhos ??

Algumas dicas gerais boas.

Malu 09/04/2020

Ikigai
Em tempos de quarentena, leitura sóbria e necessária. Os japoneses, como sempre, sábios e dando um banho de serenidade nos ocidentais.
Livro simples e cativante.