Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

leandrosg.bezerra 24/07/2022

Nada de novo
O livro é até bem escrito, mas não traz nada realmente novo à tona, pois parece compilar conceitos abordados por outros livros, mas sem a mesmo profundidade que os originais.
Mesmo assim você encontrará dicas úteis, que estão inclusive resumidas ao final do livro, recomendo que leia esse resumo para avaliar se quer lê-lo por inteiro

leblanc.magno 31/07/2023

IKIGAI ??
O ikigai é um termo japonês que pode ser traduzido como "a razão de ser" ou "a razão de viver". Segundo a cultura japonesa, todos possuem um ikigai, um propósito que dá sentido à existência e proporciona alegria e plenitude. Os autores abordam essa filosofia ancestral, revelando os cinco passos essenciais para encontrar o próprio ikigai e viver com mais felicidade.

O livro é estruturado de forma clara e cativante, e apresenta relatos de pessoas reais que encontraram seus ikigai, o que torna a leitura ainda mais inspiradora e tangível. Os autores descrevem a importância de descobrir nossas paixões, talentos, valores e o que o mundo precisa, e como encontrar o ponto de interseção entre esses elementos.

Um aspecto notável do livro é sua conexão com a cultura japonesa e sua visão sobre a felicidade. Os autores exploram os costumes e hábitos dos habitantes de Okinawa, uma região no Japão conhecida pela longevidade e pela alta proporção de pessoas felizes e satisfeitas. Através de histórias e exemplos, eles nos mostram como os japoneses valorizam o presente, o trabalho árduo, a comunidade e o equilíbrio entre corpo e mente, fundamentos essenciais para uma vida plena.

Além disso, "Ikigai" oferece insights práticos e exercícios que ajudam o leitor a refletir sobre seus próprios valores e interesses, orientando-os na busca pelo propósito de vida. Os autores incentivam a incorporação de pequenas mudanças diárias em direção ao ikigai, mostrando que não se trata de uma busca exaustiva, mas sim de uma jornada gradual e gratificante.

O livro não apenas proporciona um profundo senso de reflexão pessoal, mas também ensina valiosas lições sobre como viver de forma mais consciente e autêntica. Com uma linguagem acessível e exemplos envolventes, "Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz" é uma leitura enriquecedora que pode ajudar qualquer pessoa a encontrar sua razão de ser e desfrutar de uma vida mais significativa e realizada.

atila zeferino 31/07/2020

Uma excelente leitura.
O livro é excelente, trata não só dos hábitos japoneses, como de várias técnicas semelhante à psicanálise. O leitor que procura uma linguagem acessível e um conteúdo organizado sistematicamente ficará satisfeito com esta Obra.

Como já, dito por vários Leitores, é um livro para ler várias vezes, em fases distintas de nossas vidas. Pessoas curiosas, também, irão gostar, com gostos a pesquisas complementares de assuntos pincelados no livro.

Enfim, o livro realmente traz atividades comportamentais que podem nos dá uma vida feliz e longa.

Algo que eu já tinha comigo, é que realmente precisamos de ter sempre algo a fazer, objetivos, trabalho. Todavia, na leitura do livro aprendi que não basta executar meramente uma atividade, a mesma deve ter um propósito maior, uma finalidade maior, que não seja "passar " o tempo. Um propósito de vida é importante para todos.

E este livro, irá ajudar, tanto àqueles que já encontraram, bem como os que estão a procura, atrelado a conhecimentos como logoterapia e terapia Morita

Isadora 23/04/2020

Ikigai
Livro bom, com bastante informações interessantes, uma leitura gostosa e rápida.

Raoni 19/04/2020

Poderia ser menor
Leitura fácil, mas poderia ter começado nos últimos capítulos

julia bertani 27/10/2023

Livro bom
O livro é muito bom e tem dicas muito boas sobre saúde, mas acho que eu gostaria que fosse mais focado em ikigai e menos sobre como ser um super centenário!
Mas é bem escrito, uma leitura leve e tem bons exemplos.

Flávia 30/08/2021

Encontre seu Ikigai
Em dois cursos que fiz, ambos quando falaram de longevidade mencionaram esse livro.
Ikigai significa ?razão de ser?, a intersecção da paixão, vocação, profissão e missão da sua vida.
Esse é o nome dado ao grande segredo da longevidade dos japoneses, em especial aos que vivem na ilha de Okinawa.
Um conjunto de coisas, que fazem com que essas pessoas sejam as que mais atinjam idades centenárias. Evitar o sedentarismo, manter-se ocupadas, comer 80% (sempre terminar uma refeição com um pouco de fome), ter grandes e bons amigos, são alguns dos pontos levantados pelos entrevistados.
Outro ponto importante, é descobrir atividades que se atinja o tão famoso ?Flow? - fluir com as tarefas - O prazer, o deleite, da atividade e do processo em que estamos totalmente imersos na vida.
Existem 7 maneiras de entrar em Flow:
1. Saber o que fazer
2. Saber como fazer
3. Saber quão bem se está fazendo
4. Saber aonde ir
5. Ter desafios ambiciosos
6. Utilizar seus melhores recursos pessoais
7. Estar livre de distrações
Antes mesmo dessa palavra entrar na vida das pessoas, eu já sentia essa facilidade de entrar em Flow, o que sempre chamei de foco, quando faço coisas que eu gosto, como estudar, ler, treinar, ensinar e achar a melhor solução para as pessoas que atendo.
Lendo esse livro compreendi a fundo o meu processo de Flow.
Fluir com seu projeto, seja ele qual for é dar vazão ao seu Ikigai.
Concentrar-se em uma única atividade, talvez seja a condição mais importante para o Flow. Pessoas multitarefas, jamais chegam a este estado da arte.
Uma vez que tenha encontrado seu próprio Ikigai , trate de segui-lo e alimenta-lo todos os dias para dar sentido a sua existência.
?Se cair 6 vezes, levante sete?
Ditado Japonês
Um livro indiscritível, com dicas para vida, e ao meu ver o mais difícil é seguir não tendo grandes preocupações, entender que se você consegue resolver ótimo, caso contrário, paciência. Não perder noites de sono com o que não consegue controlar.
Tenho muito a aprender nesta área. Leiam esse livro!!!!???
#ikigai #bibliotecaparticularfláviaschütz #amoler #books #bookstagram #leitura #refrescaracabeça #longevidade #

Milena 16/10/2020

Sou uma aficionada da cultura oriental, sempre fui admiradora do estilo de vida, filosofias e espiritualidade. Leitura inspiradora.

Yuri181 12/11/2020

Ikigai
Adorei o livro, ao fim da leitura você se sente mais vivo e capaz de aproveitar mais o agora. Através do ensinamentos praticados pelos japoneses, o livro nós mostra formas como você pode ter uma vida mais tranquila e longeva.
Vale a pena relê o livro ao decorrer do ano, afim de sempre ter em mente que seu corpo e sua vida é o seu maior patrimônio.

Nicole514 27/05/2024

Encontre seu Ikigai
Uma leitura bem leve e com diversos exemplos de como encontrar o propósito de vida nas coisas pequenas. Precisamos olhar com delicadeza pra nossa vida, é aquela historia de romantizar as atividades banais de dia-a-dia.

indyr 07/03/2024

Notas de rodapé
Esse livro foi um respiro!

Eu decidi por ler/ouvir a versão em áudio e isso me fez focar e relaxar. Prestar atenção nos detalhes e esquecer o mundo lá fora, coisas que não precisavam da minha atenção no momento.

Fez eu refletir sobre muitas coisas, mas principalmente com relação a minha ansiedade. O mundo vai continuar aí, as coisas vão continuar, inclusive os problemas que não tem solução. E nessa perspectiva, faz muito sentido concentrar as energias no que realmente importa para mim e para as pessoas que amo.

O capítulo 9 foi o que mais me marcou. E tirei de lá algo que quero levar comigo sempre: a oração de Reinhold Niebuhr:
'Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para mudar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras'.

A vida é constante e impermanente, por si só já vemos que não há como ter controle. Então porque não posso só relaxar? Viver e fazer o que eu tiver de fazer? Soltar esse cabresto invisível que seguro com tanta força e flutuar nas suas ondas para que me leve aonde quer que eu deveria estar?

Ao que me parece, a solução é ter fé e deixar rolar. Aproveitar o aqui e agora, por ser único, por ser um presente.

Jarbas15 06/01/2024

Simples e preciso
O livro fala sobre uma vila no Japão onde as pessoas tem facilidade em chegar aos 100 anos. Um resumo de tudo, para você ter uma vida longa: Pratique exercícios, coma pouco e saudável, esteja rodeado de amigos e tenha um propósito para acordar de manha (trabalho que goste ou hobbies) e pronto. Acho que algumas partes como ensinar movimentos do Tai chi chuan por escrito pareceu que foi apenas para encher linguiça. Mas no todo vale a pena, principalmente para sedentários ou idosos.

Gabi Santos 25/10/2021

Reaprendendo a viver..
O IKIGAI pode ser descrito com uma atividade que reúna o que amamos com o que a sociedade pode estar precisando e pode nos pagar para fazer e aquilo em que somos bons fazendo. É o alinhamento da nossa missão, vocação, paixão e profissão, de acordo com o diagrama de Marc Winn. O IKIGAI é mais do que uma profissão ou um propósito, ele é um modo de vida que vai desde você dormir as horas que seu corpo precisa e manter uma alimentação balanceada, até manter seu corpo ativo e praticar meditações. Viver de acordo com o seu IKIGAI muitas vezes é reaprender a viver, saindo um pouco dos excessos que a vida de hoje possui para a simplicidade de cultivar poucas e boas amizades.

lut 07/04/2020

"Apenas o que é imperfeito, efêmero e incompleto tem verdadeira beleza, uma vez que, assim, se assemelha à natureza."
É um livro muito bonitinho, tem várias passagens que eu marquei justamente por serem "jargões" legais, principalmente os provérbios japoneses
"“Nanakorobi yaoki, 七転び八起き,”
“Se cair sete vezes, levante-se oito.".

Achei ok, ele tenta contar sobre mecanismos dos centenários de uma província japonesa conhecida justamente pelo seu alto índice de longevidade em viverem de forma plena e feliz. O livro é curtinho e tem umas partes repetitivas mas vale a pena.

linne 11/10/2020

Todos deveriam ler!
Um livro que traz muita paz e inspiração.Sinto-me grata por ter aprendido tantas lições importantes.