Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Priscila 18/02/2024

O livro abordar costumes japoneses para uma vida longa. São boas dicas, porém bem superficiais. É interessante ler sobre práticas de pessoas centenárias e são simples para serem colocadas no cotidiano.

Enio Myrddin 16/07/2020

Achei a obra superficial ao tratar do que se propõe. O próprio tema do título parece ser perdido de vista em vários momentos. Não adentra a cultura ou modo de vida japonesa como o título sugere, talvez até pelo fato de os autores serem estrangeiros. Mas no todo não é um livro ruim.

Gabriela.Pereira 17/03/2023

Muitos aprendizados
Foi uma leitura bem leve e fluida, ao longo dos capítulos são explicados alguns hábitos dos japoneses que trazem um maior bem estar e longevidade, também mostra como eles interpretam alguns eventos de uma maneira bem diferente da que fazemos aqui no ocidente. Eu gostei do livro, tem muita coisa que dá pra colocar em prática no dia a dia.

Claudia 08/12/2023

Uma razão para viver bem
Não sabia que existia uma cidade no Japão onde os moradores acima de 100 anos viviam tão bem e ainda com tanto propósito. Quando pensamos em saúde, milhares de coisas aparecem, desde procedimentos a dietas malucas. Mas o simples se apresenta neste livro. Amei cada capítulo me colocou em um alerta. A busca para uma vida com propósito e um ikigai estabelecido é o segredo. Um livro sobre como viver melhor.

Juliana.Karol 24/03/2021

Aqui, agora
Gosto muito de pensar nessa obra como o filme "A viagem de Chihiro", além disso, é interessante observar que o diretor da animação é citado no livro. No entanto, o importante aqui é perceber como a animação mexe com quem a assiste, os detalhes como o céu, a comida, o ato de limpar o chão, tudo isso é feito muito atentamente e feito de modo que é possível sentir prazer ao assistir a esses momentos. Na obra, as ações que são executadas sempre carregam uma leveza e excessiva concentração, é exatamente essa a mensagem do livro, descubra o seu propósito de vida, faça as coisas com calma, medite, alimente-se bem, reúna-se com amigos, viva o aqui e o agora e não apenas com o objetivo de atingir a longevidade mas também como forma de se mostrar grato pela vida e ciente de que esse momento só existe agora. O estoicismo também é citado dentro do livro, acho que é importante não ter tantas expectativas acerca do futuro, mas eu acredito que seja importante buscar por mais e também sentir, afinal, somos humanos.
Foi um bom livro, recomendo!

Diego.Guerra 21/05/2021

Entrei em flow
Conhecer-se, conhecer o caminho para prosperidade, seja ela financeira, qualidade de vida, saúde, paz de espírito.. a busca pelo ikigai lhe permitirá encontrar encontrar seu equilíbrio entre resultado e paz.. Encontrar-se em flow foi uma das descobertas mais fantásticas que fiz após essa leitura, encontrar prazer naquilo que te passar perder a noção do tempo.

Espero que esta leitura te ajude nesta jornada.

Pri Paiva 06/08/2022

O povo de Okinawa sabe das coisas.
O livro é inspirador e motivador.

Nos faz refletir sobre as prioridades que temos na vida e a forma como enxergamos nossos objetivos.

Cuidar de todos os detalhes, faz com que tenhamos uma vida mais plena.

Os japoneses de Okinawa são evoluídos em muitos sentidos. A maior parte das pessoas mais velhas do mundo estão em Okinawa e isso não é à toa.

Adorei a leitura. É um ótimo livro para desenvolvimento pessoal.

Vale muito a leitura! Super indico.

Júlia 04/11/2022

Mais um livro livro de autoajuda
É só mais um livro de autoajuda que se pretende diferente dos demais mas que é igualmente tóxico? nunca se aposente? Tenha dois empregos? Não seja frágil? Complicado

Bruno.Saraiva 25/12/2020

Descubra seu ikigai
Ikigai - O segredo dos japoneses para uma vida longa e feliz.

Neste livro é explicado a importância de descobrirmos nosso IKIGAI, ou seja, uma junção do que eu AMO, do que sou BOM, do que o MUNDO PRECISA e pelo que posso SER PAGO.
A junção destes quatro campos, círculos, nos leva a encontrar nosso ikigai, no que somos bons ou um sentido para viver.
Interessante esse conceito, gostei.
Minha 33° leitura e última de 2020.

#ikigai #livroikigai

Karina Paidosz 26/06/2021

Achei extremamente necessário.
Adorei as histórias dos centenários e o que fazem para ter uma vida tão plena e saudável.

Deu uma vontade de conhecer esse povo e suas formas de convívio. Acho pouco provável uma comunidade com a forma que hoje convivemos por aqui.

Tem muitos ensinamentos que já quero colocar em prática.

Gostei também das citações de escritores que já li e gostei.

sevennationarmy 18/11/2020

Interessante mas também poderia ser melhor.
O livro conta bem a história da longevidade de anciãos orientais, essa parte é bem interessante. Porém, o livro promete te ajudar a encontrar seu ikigai e no fim não cumpre isso. Ainda assim é bom de ler e te desperta para diversas situações tóxicas que fazemos com nós mesmos.

Bruna2049 18/01/2023

Livro para relaxar a mente, nos trazer de volta ao centro e valorizar aquilo que importa. Leitura leve, deixa o coração quentinho e com motivação para melhorar. Gostei especialmente do capítulo V, em que o autor fala sobre o poder do "Flow" (fluir). Recomendo a leitura.

@gabgarcez 01/09/2020

Agradável
A leitura do livro é agradável, achei ele um pouco raso, mas com certeza tem conceitos interessantes.

Geysa 20/12/2020

Nos tempos atuais, as pessoas acabam gerando complexidades em suas próprias vidas e muitas vezes acabam confundindo a verdadeira felicidade com prazeres momentâneos. E se deparar com exemplos como dos japoneses, nos faz refletir de que não se precisa de muita coisa para ser feliz. A felicidade se encontra nas coisas mais simples da vida.

Kathyne.Campos 17/05/2021

Gratidão
Esse livro apesar de curto, é realmente muito bom. Ele ensina como valorizar o agora, fazer coisas que gostamos e como se cuidar pode melhorar nossa vida, e fazer envelhecermos com qualidade de uma forma saudável e feliz. Recomendo muito a leitura, e é bem simples de ler...