Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Isabella 09/12/2022

Não espere que o livro lhe dê uma resposta pronta sobre o IKIGAI... você vai ter que ir à procura do seu próprio...
O livro vai dar um "norte" para encontrar o IKIGAI. Que pode ser encontrado em várias coisas e nas mais simples do nosso dia a dia. Há IKIGAI na comida, na caminhada matinal, no exercício físico, no tempo livre e até no trabalho.
A princípio achei que o livro estava falando e focando bastante no assunto longevidade.
Mas é sobre isso também e está literalmente escrito na capa do livro.
Foi uma boa leitura!

TauLima 06/08/2022

AMEI
Tive que ler esse livro por causa da faculdade e no início achei que ia ser chato mas me surpreendeu demais o quanto é uma leitura muito fluída. Amei cada ensinamento que o livro passa, adorei saber o quanto tem pessoas com idades avançadas mas que estão muito muito muito bem e fazendo coisas simples e que nem exigem muito dinheiro ou muito esforço. Pretendo ler esse livro mais uma vez e tentar seguir cada coisa nele. Recomendo demais.

Kelly 29/02/2020

Livro de prateleira
Sabe aquele livro que você precisa ler, guardar e ler novamente? É um livro pra vida toda. Eu já achava incrível certas culturas japonesas, mas ler o livro fiquei encantada com os hábito, rotinas e felicidades dos ?centenários?! Nas primeiras páginas já adotei alguns hábitos para minha vida!

Bruno Henrique 18/03/2020

Um livro bom
Trás informações bastante interessantes sobre estilo de vida e alguns são possíveis de se aplicar no dia-a-dia ocidental.

Rosana Miyata 02/04/2020

Muito explicativo!
Adorei o livro! Linguagen simples, leitura fluida, com bastante dicas, muitas explicações e exemplos, tem até uns exercícios de yoga e outras técnicas, com o passo a passo e os desenhos. Recomendo!

lut 07/04/2020

"Apenas o que é imperfeito, efêmero e incompleto tem verdadeira beleza, uma vez que, assim, se assemelha à natureza."
É um livro muito bonitinho, tem várias passagens que eu marquei justamente por serem "jargões" legais, principalmente os provérbios japoneses
"“Nanakorobi yaoki, 七転び八起き,”
“Se cair sete vezes, levante-se oito.".

Achei ok, ele tenta contar sobre mecanismos dos centenários de uma província japonesa conhecida justamente pelo seu alto índice de longevidade em viverem de forma plena e feliz. O livro é curtinho e tem umas partes repetitivas mas vale a pena.

oiesteph 27/09/2022

O Ikigai está escondido em nós
IKIGAI apresenta diversas maneiras de como ter uma vida prolongada e plena conforme os hábitos orientais. O livro me fez pensar muito sobre o meu verdadeiro propósito (ikigai) e prioridades. Ele mostrou que é possível, sim, ter uma vida longa e feliz, basta sabermos o que realmente importa para nós. Com isso em mente, fica mais fácil tomarmos as decisões certas e termos um direcionamento na vida.

Thaís 11/12/2022

Descubra sua vocação
Encontre aquilo que você faz bem e que te deixa feliz em fazer. Repita essa tarefa e será mais feliz ainda. Parece simples, mas não é. Fazer o que se gosta com prazer, ser grato e não se deixar levar por vícios, sejam eles grandes ou pequenos, é um dos caminhos para a vida longa e próspera, só para parafrasear uma série famosa. Reconhecer seus limites e ter o domínio das suas decisões é extremamente importante. Mas nem todos são capazes de encontrar e é por isso que os amigos são tão importantes. Uma sequência de sugestões que parecem simples, mas nos esquecemos na correria do dia a dia. Às vezes é hora de colocar o pé no freio e recalcular a rota.

Margallyne 22/07/2020

Uma leitura interessante, com algumas informações relevantes para seu auto cuidado.

Nelita 31/08/2020

O cotidiano de uns servindo como dica pra outros
Ikigai é uma palavra que poderia ser resumida com o termo propósito. Não, não marquei como spoiler porque a primeira frase passa muito longe disso. No livro, os autores foram em Okinawa, uma ilha ao sul do Japão e relataram diversas características do dia a dia dos japoneses que formam uma das populações mais longevas do mundo. Livro para ler e reler de tempos em tempos, como fonte de consulta e inspiração.

fvieira 08/09/2020

Esperava mais
Esperava mais, o Autor relata de forma documental sua viagem e como ele notou e associou as praticas de ikigai, não consegui visualizar muito dos principios em pratica

linne 11/10/2020

Todos deveriam ler!
Um livro que traz muita paz e inspiração.Sinto-me grata por ter aprendido tantas lições importantes.

Michel.Granato 12/10/2020

Razoável
Esperava mais profundidades. Acabou abordando mais sobre os temas periféricos

Carolina Vieira 19/09/2022

Me surpreendeu
Esse livro me surpreendeu muito de forma positiva! Eu não estava esperando muito, mas uma conhecida começou a falar de Ikigai e como eu não entendia nada sobre o assunto, resolvi começar por esse livro.
Eu amei, vai muito além do significado de Ikigai, eu terminei o livro muito inspirada a mudar várias coisas na minha vida.
Amei e lerei novamente!

Lommy 16/08/2022

Devagar
Finalmente acabei a leitura e o que extraí desse livro me fez refletir sobre o que realmente importa.
A leitura foi fluida (demorada pois estava de ressaca literária) e muito boa.