Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Ronaldo.Rosa 14/01/2021

Com certeza excelente livro que nos mostra outros jeitos de viver a vida plenamente! Recomendo!

ekatherinah 27/01/2023

achei que o livro falaria mais sobre a filosofia ikigai em si, sobre reflexões e exercícios de autoconhecimento que ajudasse em começar a chegar nessa resposta. Mas a maior parte dele é focado em falar sobre outros aspectos que influenciam na longevidade propriamente dita e, associada a ela, um bem estar. Sobre filosofia ikigai em si é bem pouco. Acho que não prestei tanta atenção na introdução, porque demorei para perceber que o foco seria longevidade - que nunca foi meu motivo para a leitura do livro.

ainda assim foi uma boa leitura, com muitas sugestões e ideias de coisas a serem colocadas em prática de modo direto e sucinto. Peguei esse livro para completar o desafio de escolher um livro favorito de alguém que admiro no Caminho Bookverso.

Laura 30/07/2022

Leitura rápida e proveitosa!
Devorei o livro em um dia. A proposta temática é interessante, mas não espere nenhuma solução milagrosa ou instantânea para uma feliz longevidade. Os autores relatam diversos hábitos de comunidades japonesas para se manterem ativas e contentes por 90,100,110 anos ou mais, englobando: alimentação, exercícios físicos, espiritualidade, convívio social e demais fatores. É uma obra de grande utilidade e leveza. A escrita é fluída e, de certa forma, bastante simpática. Recomendo!

Natália Tomazeli 16/02/2019

Vida longa aos que leem esse livro!
"Não há nenhum segredo. O truque é simplesmente viver."

"Ele se deu conta de que uma pessoa sábia não deve ignorar os prazeres. Pode viver com eles, mas deve se manter o tempo inteiro consciente de quanto é fácil ser escravizado por eles."

Eu tive uma experiência bem pessoal com essa leitura, bem pessoal mesmo! Pra mim, mais do que um livro sobre como ter uma vida longa e feliz, foi um livro sobre como praticar hábitos de autocuidado e saúde mental. Com certeza, em relação aos conteúdos e informações, esse é um livro que pode não ser novidade para muita gente que já está habituada ao gênero, mas para mim, livros de "autoajuda" são novidade e tudo o que eu acabo lendo agora de início, é meio deslumbrante demais. Eu me descobri uma leitora que curte demais os livros do gênero e considero que "Ikigai" é um livro base (ou básico) para iniciar a leitura de livros de auto-ajuda, pois tem uma linguagem simples e uma dinâmica de narrativa muito envolvente. Eu acho que o livro não quis dar as respostas para tudo também, eles acabam dando uma pincelada mais no geralzão e se aprofundam nas temáticas chave, sem ficar massante, e também para que você possa usar o cérebro um pouco e tirar suas próprias conclusões, achar seus próprios caminhos.

Aqui na nossa cultura da América (inteira) temos uma relação muito conturbada com o envelhecimento. Achamos que é uma das piores coisas que poderia acontecer com a gente. Temos uma visão da velhice como sendo um período de impotência e incapacidade, onde o ser humano vira uma ameba sem função aparente. Invisibilizamos os idosos e colocamos eles numa caixinha onde eles não podem fazer muitas coisas só porque agora estão "velhos demais". Só que isso tudo diz muito mais sobre a gente do que sobre "ser velho" em si, e gosto muito sobre como esse livro vem para quebrar essas idéias consagradas na nossa cabeça, ao mesmo tempo que questiona nosso rumo ao mesmo caminho fadado ao caos e sofrimento da velhice americana.
Será que é necessário passar por isso mesmo ou isso foi construído socialmente aliado a vários vícios comportamentais que nos levarão a ruína, tanto novos quanto velhos? Será que é tudo "coisa de velho" mesmo, ou é nosso estilo de vida quando jovens que nos leva a esse destino? Será que estamos construindo uma velhice boa, ou estamos presos em um sistema onde somos guiados apenas por vontades alheias a nós? Estamos vivos para fazer o que nos faz sentir bem e em paz, ou para ficar reproduzindo hábitos porque "sempre foi assim mesmo"? Hábitos são necessidades ou é eu que tô achando necessário criar esse conceito para não ter que sair da minha "zona de conforto" que nem é tão confortável assim? São muitas perguntas bacanas que dá pra extrair dessa leitura, real!

E é claro que outro aspecto que eu amei muito nesse livro, foi a inserção da cultura japonesa de alguma maneira no enredo. Adoro quase tudo o que tem relação com o Japão, então gostei muito de ler sobre, apesar de ser uma visão de pessoas daqui do ocidente. Uma das melhores partes é quando eles estão em Ogimi, foi uma das que eu mais gostei, com certeza! As entrevistas, ahhhh!! (sem spoiler rsrs).

Não posso esquecer de falar sobre a parte da alimentação, que é um tiro na cara de todo mundo que mora aqui na América e acha que tá abalando, comendo essas porcarias de comidas industrializadas em TODA REFEIÇÃO! Eu adoro essa massagenzinha no ego de ler nos lugares e de "fontes confiáveis" algo que eu vivo jogado na cara de todo mundo, mais ninguém dá importância porque "ah eu não vivo sem meu queijinho" aham, tá... rsrsrsrs

"Em termos diários, descobriu-se que fazia parte da dieta dos centenários uma média de dezoito alimentos diferentes por dia, o que contrasta com a pobreza da nossa cultura do fast-food."
"Os nativos comem uma variedade de alimentos muito grande, sobre tudo de origem vegetal. A variedade parece ser bastante importante nesse ponto. Um estudo realizado com centenários de Okinawa revelou que eles consomem 206 alimentos diferentes de forma regular, incluindo especiarias."

As reflexões que esse livro traz de como a vida pode ser uma merda e de como ela pode ser tranquila e pacifica, somente mudando simples hábitos e evitando outros, foi o que mais mexeu comigo. Quero por em prática vários dos ensinamentos do livro, principalmente no que diz respeito ao "estado de fluir" e sobre como focar mais em uma atividade ao invés de fazer várias (mal feitas) ao mesmo tempo ou de maneira alternada. Enfim, acho que não vou ficar falando tanto, é um livro para se ler e ter uma experiência de aprendizado, ainda mais se você é super leigo no assunto, como eu!

"Ler é uma das atividades humanas durante a qual mais pessoas entram no estado de fluir todos os dias."

Fernanda 06/07/2021

Gostei muito do livro
Citações:

"Grandes elementos essenciais para a felicidade nesta vida são algo para fazer, algo para amar e algo pelo que ter esperança."

"As novas tecnologias só são boas se tivermos controle sobre elas."

"O segredo para uma vida longa é não se preocupar e ter um coração tranquilo."

"Concentra-se nas questões sobre as quais tem controle, sem se preocupar com aquilo que não pode controlar."

"Siga seu ikigai. Dentro de você há uma paixão, um talento único que dá sentido a seus dias e o estimula a dar o melhor de si até o fim."

hta 04/07/2020

Ok
No início do livro é tudo muito interessante, mas aí os autores entram em assuntos que não vai acrescentar nada, como ouvi em aúdio book foi bem rápido, mas tiveram partes chatas que eu coloquei na velocidade 2 só pra acabar rápido. Eu entendi o objetivo da obra e foi bem ok, mas poderia ter sido mais objetivo, de certa forma atingiu o objetivo e me trouxe uma reflexão.

Milena 16/10/2020

Sou uma aficionada da cultura oriental, sempre fui admiradora do estilo de vida, filosofias e espiritualidade. Leitura inspiradora.

Raul 22/01/2023

Esse foi um dos poucos livros que conseguiu me ajudar a mudar minha forma de ver a vida, os idosos, a forma como criar o ikigai são muito bons.

Mariana 23/12/2022

Sinceramente e formalmente não acretido que minha mente tenha conhecimento de palavras o suficiente para descrever este livro.

Lindo, prazeroso de ler, você consegue adquirir um conhecimento tão bom com esse livro, a sabedoria dele é linda.

Com vários momentos no qual me sentir confortável a busca do meu Ikigai, me sinto feliz e harmoniosa, quando li a última página não queria terminar de ler.

Obrigada:
Héctor Gercía é Francesc Miralles??
Podem ter certeza que terei meu Ikigai forte, e comprirei minha missão.

Flávia 30/08/2021

Encontre seu Ikigai
Em dois cursos que fiz, ambos quando falaram de longevidade mencionaram esse livro.
Ikigai significa ?razão de ser?, a intersecção da paixão, vocação, profissão e missão da sua vida.
Esse é o nome dado ao grande segredo da longevidade dos japoneses, em especial aos que vivem na ilha de Okinawa.
Um conjunto de coisas, que fazem com que essas pessoas sejam as que mais atinjam idades centenárias. Evitar o sedentarismo, manter-se ocupadas, comer 80% (sempre terminar uma refeição com um pouco de fome), ter grandes e bons amigos, são alguns dos pontos levantados pelos entrevistados.
Outro ponto importante, é descobrir atividades que se atinja o tão famoso ?Flow? - fluir com as tarefas - O prazer, o deleite, da atividade e do processo em que estamos totalmente imersos na vida.
Existem 7 maneiras de entrar em Flow:
1. Saber o que fazer
2. Saber como fazer
3. Saber quão bem se está fazendo
4. Saber aonde ir
5. Ter desafios ambiciosos
6. Utilizar seus melhores recursos pessoais
7. Estar livre de distrações
Antes mesmo dessa palavra entrar na vida das pessoas, eu já sentia essa facilidade de entrar em Flow, o que sempre chamei de foco, quando faço coisas que eu gosto, como estudar, ler, treinar, ensinar e achar a melhor solução para as pessoas que atendo.
Lendo esse livro compreendi a fundo o meu processo de Flow.
Fluir com seu projeto, seja ele qual for é dar vazão ao seu Ikigai.
Concentrar-se em uma única atividade, talvez seja a condição mais importante para o Flow. Pessoas multitarefas, jamais chegam a este estado da arte.
Uma vez que tenha encontrado seu próprio Ikigai , trate de segui-lo e alimenta-lo todos os dias para dar sentido a sua existência.
?Se cair 6 vezes, levante sete?
Ditado Japonês
Um livro indiscritível, com dicas para vida, e ao meu ver o mais difícil é seguir não tendo grandes preocupações, entender que se você consegue resolver ótimo, caso contrário, paciência. Não perder noites de sono com o que não consegue controlar.
Tenho muito a aprender nesta área. Leiam esse livro!!!!???
#ikigai #bibliotecaparticularfláviaschütz #amoler #books #bookstagram #leitura #refrescaracabeça #longevidade #

Gabi Santos 25/10/2021

Reaprendendo a viver..
O IKIGAI pode ser descrito com uma atividade que reúna o que amamos com o que a sociedade pode estar precisando e pode nos pagar para fazer e aquilo em que somos bons fazendo. É o alinhamento da nossa missão, vocação, paixão e profissão, de acordo com o diagrama de Marc Winn. O IKIGAI é mais do que uma profissão ou um propósito, ele é um modo de vida que vai desde você dormir as horas que seu corpo precisa e manter uma alimentação balanceada, até manter seu corpo ativo e praticar meditações. Viver de acordo com o seu IKIGAI muitas vezes é reaprender a viver, saindo um pouco dos excessos que a vida de hoje possui para a simplicidade de cultivar poucas e boas amizades.

Bel 26/03/2023

Vi muitos comentários criticando o livro por não entregar o ikigai, mas isso é muito íntimo para se querer receber pronto numa leitura de um livro. O ikigai nada mais é do que o motivo para acordar todas as manhãs e viver aquele dia. Perceba que eu digo viver. Bem diferente de apenas existir com fazemos na maioria das vezes. Leitura fluida, acolhedora e inspiradora.
lore 31/03/2023minha estante
simm, o ikigai é uma coisa super pessoal, não tem como um livro te dar isso em uma bandeja

Raquel 30/08/2021

Bom, o livro não é um manual pra que vc consiga encontrar o seu ikigai. Nem foca nessa busca. É mais um dossiê sobre pessoas centenárias e o que elas têm a dizer sobre o alcance de sua longevidade. E isso, é claro... é muito relativo.
Algumas partes foram interessantes, uns conceitos diferentes..mas eu esperava algo mais profundo. E o livro é bem razoável. 80% do que estava escrito eu já sabia, de alguma forma ou de outro jeito.