Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Carla.Parreira 17/11/2023

Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz. (Héctor García & Francesc Miralles). Melhores trechos: "...Qual é o segredo de uma existência longa e feliz? Enquanto explorávamos esse conceito, descobrimos que em Okinawa existe um povoado específico, em uma área rural de três mil habitantes ao norte da ilha, com o maior índice de longevidade do mundo, razão pela qual recebe o apelido de 'a aldeia dos centenários'... Um grande número de japoneses nunca se 'aposenta', mas sim segue trabalhando naquilo de que gosta, a menos que a saúde não permita... Seu sangue apresenta um nível mais baixo de radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento celular, graças à cultura do chá e ao costume de se alimentar apenas até saciar 80% do estômago. A menopausa é muito mais suave e, de maneira geral, homens e mulheres mantêm um nível elevado de hormônios sexuais até idades muito avançadas... Assim como a falta de exercício físico deteriora o corpo e afeta a disposição, a falta de exercício mental também repercute de forma negativa no indivíduo, provocando a perda de neurônios e conexões neurais e, em consequência, a diminuição da capacidade reativa... A maioria dos problemas de saúde é causada pelo estresse... Quando não somos de fato desafiados, nós nos entediamos e acrescentamos complexidade à tarefa para nos manter entretidos. Nossa habilidade de converter uma tarefa cotidiana em microfluir, em algo que possamos aproveitar, é essencial para sermos 'felizes', já que todos precisamos fazer tarefas rotineiras..."

Gláucia 14/09/2021

Apesar de esperar um "passo a passo" para encontrar o Ikigai, adorei que não há isso, porque não tem como fazer um "passo a passo" de algo que é relativo, o que importa para mim pode não ser o mesmo que importa para você.
A longevidade é o assunto mais recorrente no livro; e ler os depoimentos dos centenários me encantou, não por eles viverem tanto mas sim pela simplicidade. Viver um dia por vez, fazendo o seu melhor no momento, no seu ritmo e não numa frenesi que a sociedade "impôs".

Loh Valente 19/05/2023

Gostei muito, muito interessante
Gostei muito desse livro. Comecei a ler por curiosidade, já que o título me chamou atenção, e achei muito interessante.
Uma leitura boa e fluída. Trouxe várias informações interessantes sobre como as pessoas que viveram até seus cento e poucos anos chegaram nessa idade. O que faziam, o que comiam e como era seu estilo de vida.
Além disso trouxe informações de outros lugares e outras pessoas, além dos japoneses e asiáticos.
Gostei muito.

Naty 16/03/2020

Interessante
Livro bom, temática diferente e muito útil, com paciência da pra pôr em prática o que foi dito

Joaquim 26/01/2021

Que livro!!!
Gostei tanto que comecei ele hoje e terminei hoje mesmo rsrs. Sem dúvidas, é um divisor de águas. Entrou pro rol dos melhores que já na vida. Recomendo MUITO!!!

Carol 28/08/2022

"Precisamos estar conscientes de que tudo o que temos e todas as pessoas que amamos desaparecerão em algum momento. Isso é algo que devemos ter em mente, mas sem nos tornarmos pessimistas. Ter consciência da impermanência das coisas não deve nos entristecer, mas sim nos estimular a amar o presente e os que estão à nossa volta."

Priscila 27/11/2022

Interessante
Peguei esse livro totalmente pelo acaso. Mas foi uma boa leitura e muito fácil, fluída também.
Os autores contam as histórias, hábitos e estilo de vida de alguns centenários, e através disso, buscam entender o que leva a uma vida mais longeva e feliz.

Malu 09/04/2020

Ikigai
Em tempos de quarentena, leitura sóbria e necessária. Os japoneses, como sempre, sábios e dando um banho de serenidade nos ocidentais.
Livro simples e cativante.

Aline330 27/04/2020

Leitura rápida. Achei que poderia ter focado mais no propósito do livro, que é o ikigai.

Luciane 03/01/2022

Livro rápido para ler, sobre maneiras de obter longevidade, onde os autores pesquisaram na localidade de Okinawa, no Japão, lugar esse considerado uma das zonas azuis.

Mips 13/03/2022

Da série livros que podem mudar vidas
Maravilhoso, uma leitura rápida e deliciosa. Fala sobre como sermos mais saudáveis, demonstra o que centenários de um povoado do Japão fazem para viverem muito e bem. Ressalta muito a questão de viver no presente, estar presente em cada momento. Gostei muito, um livro que vai muito de encontro ao que acredito, embora nem tudo pratique, mas esse livro també me deu motivação para isso. Aprendi coisas muito interessantes que podem ajudar a impulsionar uma mudança.

Nicole514 27/05/2024

Encontre seu Ikigai
Uma leitura bem leve e com diversos exemplos de como encontrar o propósito de vida nas coisas pequenas. Precisamos olhar com delicadeza pra nossa vida, é aquela historia de romantizar as atividades banais de dia-a-dia.

leandrosg.bezerra 24/07/2022

Nada de novo
O livro é até bem escrito, mas não traz nada realmente novo à tona, pois parece compilar conceitos abordados por outros livros, mas sem a mesmo profundidade que os originais.
Mesmo assim você encontrará dicas úteis, que estão inclusive resumidas ao final do livro, recomendo que leia esse resumo para avaliar se quer lê-lo por inteiro

atila zeferino 31/07/2020

Uma excelente leitura.
O livro é excelente, trata não só dos hábitos japoneses, como de várias técnicas semelhante à psicanálise. O leitor que procura uma linguagem acessível e um conteúdo organizado sistematicamente ficará satisfeito com esta Obra.

Como já, dito por vários Leitores, é um livro para ler várias vezes, em fases distintas de nossas vidas. Pessoas curiosas, também, irão gostar, com gostos a pesquisas complementares de assuntos pincelados no livro.

Enfim, o livro realmente traz atividades comportamentais que podem nos dá uma vida feliz e longa.

Algo que eu já tinha comigo, é que realmente precisamos de ter sempre algo a fazer, objetivos, trabalho. Todavia, na leitura do livro aprendi que não basta executar meramente uma atividade, a mesma deve ter um propósito maior, uma finalidade maior, que não seja "passar " o tempo. Um propósito de vida é importante para todos.

E este livro, irá ajudar, tanto àqueles que já encontraram, bem como os que estão a procura, atrelado a conhecimentos como logoterapia e terapia Morita

Laura 30/07/2022

Leitura rápida e proveitosa!
Devorei o livro em um dia. A proposta temática é interessante, mas não espere nenhuma solução milagrosa ou instantânea para uma feliz longevidade. Os autores relatam diversos hábitos de comunidades japonesas para se manterem ativas e contentes por 90,100,110 anos ou mais, englobando: alimentação, exercícios físicos, espiritualidade, convívio social e demais fatores. É uma obra de grande utilidade e leveza. A escrita é fluída e, de certa forma, bastante simpática. Recomendo!