A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se Mark Manson

Resenhas -

Mello 05/05/2020

Superficial e as vezes meio radical
No geral o livro faz análises bem superficiais sobre emoções e como lidar com situações desagradáveis. Alguns pontos chega a ser meio radical, quase cruzando a linha do se desligar emocionante. Talvez seja uma porta de entrada para reflexões mais básicas, mas de um modo geral não recomendo a leitura. Existem outros livros mais básicos que possuem conteúdo melhor.
Jeane 06/05/2020minha estante
Pensei a mesma coisa desse livro, Lud

Luana 16/04/2020

O nome foda-se na capa do livro não diz respeito a não ter sentimentos ou ser um tipo de psicopata, diz respeito a escolher suas prioridades escolher com o que você gastar o seu precioso tempo.
O autor nos mostra o quanto estamos constantemente em busca das coisas positivas, da felicidade e que tentamos ignorar as negativas, como se a vida fosse possível sem elas. Mas não é, então ele de certa forma criar uma nova forma de encararmos esses momentos. Não devemos correr, tudo em nossa vida é sobre resolver problemas, inclusive a felicidade que a gente tanto busca. Nossa infelicidade está ligado a problemas não solucionados, quando o autor coloca isso no livro percebo que não classifico como problemas, os problema simples como, estar sempre com meus pais ou pagar as contas ou ler um livro tudo é problema. Não só os barra pesadas. Ele fala sobre o problema da internet de vermos sempre pessoas felizes o tempo inteiro, e que isso faz com que a gente crie um círculo vicioso que consiste em sempre nos colocarmos pra baixo, se estamos ansioso ficamos ansioso por estarmos ansioso, ou triste por estarmos tristes o que gera uma geração doente psicologicamente. A tecnologia está nos prejudicando de certa forma nos conecta e nos separa ao mesmo tempo?.Ele sempre nos lembrar que devemos aceitar as dores as dificuldades pois elas existem independente, temos que aprender a lidar com as coisas negativas inevitáveis com nova perspectiva.
Esse livro de certa forma me lembra aqueles filmes de comédias do Estados Unidos, onde mostra a vida de alguém que da infância a adolescência teve uma vida meio cagada, e a partir de um acontecimento ele resolve que é hora de mudar. Mas sempre com aprendizados importantes ao decorrer da história. O livro filme é muito bom.

Stela 23/03/2021

Gostei muito de como o autor abordou que de sentimentos e experiências negativas podemos tirar algo positivo, uma vez que são destas que aprendemos lições valorosas.
Levei mais tempo do que prentendia para terminar a leitura justamente porque o livro exige pausas para reflexão.
Ótima leitura.

Daniel.Paulo 01/02/2021

"É muito mais util se presumir ignorante e limitado"
Sinceramente eu levei muito tempo para ler esse livro, não por ele não ser bom mas pelos ensinamentos serem tão complexos mas tão úteis que precisavam de uma segunda lida, sinto que ja fazia muito do que o livro abordava mas ter consiencia disso é algo libertador, não digo que ele tem toda a razão mas me parece que boa parte dela ele tem, mas resumindo em poucas plavras, esse livro é foda.

Luiza 24/09/2022

"...Abrir mão das coisas é tão libertador"
Livo de fácil leitura e compreensão aonde o autor passa ensinamentos e reflexões acumuladas ao longo de sua experiência de vida de maneira clara e objetiva.

A forma despreocupada e despojada na qual o livro foi escrito, passa a sensação de estarmos em uma espécie de diálogo informal com o autor facilitando a leitura.

Achei este livro extremamente importante, há lições nas quais devemos levar pra toda vida e aquelas nas quais são facilmente descartadas. A mensagem principal não é sobre ligar o 🤬 #$%!& e deixar de se importar, mas sim sobre atiçar uma reflexão interna sobre como viver a vida de maneira mais leve. Achei muito bom.

Arabe Sol 20/10/2021

Faz sentido
Não sou muita fã de livro de autoajuda maaaaas muito deste livro faz sentido e se bem aplicado deve gerar bom resultado.
Ja indiquei para algumas pessoas.
Eu acredito que vc vá tirar dele a lição que precisa para o atual momento que enfrenta.
Vale a leitura

Reginato 13/07/2022

Ligar o quê?
Será que este livro dá dicas genuínas de se expressa de uma forma que nos leva a refletir sobre hábitos que, às vezes, temos de nos importar demais com as coisas erradas (Será???).

Achei o livro cheio de coisas bestas... as pessoas tem que refletir e não pensar que um título de um livro irá fazer uma grande mudança... esse livro não é um auto ajuda... na frase: "se vc fizer o esforço invertido ela dá certo" ( tu acha isso mesmo? Pensa nisso... gasta mais do que você ganha para ver o resultado invertido kkk).

Muita besteira se fala... mas enfim... um bom filtro faz bem na sua leitura.

No texto os pensamentos como ?nada vai dar certo?, ?nem faça?, ?você não é especial?,  é uma ?estratégia? pra diminuir todo ego/vaidade e atingir o racionalismo.

Faça você mesmo uma reflexão sobre o conteúdo.
Fabianne 14/07/2022minha estante
Resumiu o que eu senti. Para mulheres ele é mais estranho ainda.

Marcelo1145 26/10/2020

Ignorar???
Se alguém acha que ligar o foda-se é simplesmente ignorar, está fora do seu estado normal de mentalidade. É preciso entender que o fodas é estar ligado ao que realmente vale a pena e que isso não te priva de frustrações. Vale a pena entender.

Ana 05/06/2021

Ótimo
Foi sem dúvidas um tapa na minha cara com tantas verdades?
Um livro sensacional, sem dúvidas vou ver novamente :)

Cantinho1 09/05/2020

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se
É a primeira vez que li um livro assim, foi um amigo meu que me indicou, confesso que achei que não ia terminar de ler, mas gostei muito dele, é como se os capítulos falassem comigo, como se cada situação eu me encaixasse, e isso fez com que eu entrasse mais em todo o livro.
Aprendi bastantes coisas com ele, que estou usando no dia-a-dia, é uma leitura leve, tranquila, vale muito a pena ler ele.

Maira 20/05/2020

Não é tudo isso...
Se você já teve a sua cota de dificuldades na vida e superou todas elas, poupe seu dinheiro você não precisa desse livro. Ok, não sou jovem, talvez por isso tenha achado esse livro mais do mesmo.
Pra mim entra na categoria de livro de auto ajuda que só ajuda quem escreveu! hahaha
Vitória 20/05/2020minha estante
Nunca concordei tanto com algo kkkkk. Até hoje não entendi o que as pessoas viram nesse livro pra endeusarem tanto.

Vinicius.Paiva 21/01/2022

Um soco no estômago dos otimistas e para os que não são?
Antes mesmo que você se deixe enganar pela capa do livro, o título por mais que chamativo e superficial, não quer trazer a ideia de que é para deixar de ligar para as coisas, mas simplesmente, ligar para o que realmente importa, isto é, não ligar para o que não vale a pena. Falo isso, pois ao me deparar com a obra de início, senti uma visão conformista e de certo modo, negativa do autor, mas ao ler o livro ao todo, tornei-me refém, já que, por sua vez, estou levando alguns conselhos para a vida.

O livro inteiro frisa em reforçar que você é responsável por todas suas escolhas durante a vida. Dito isso, ressignificar, parece-me a palavra correta para representar a obra, haja vista que durante a leitura, aprende-se que temos que dar valor para as coisas que realmente precisam, não para as coisas pequenas que acontecem em nosso cotidiano.

Ademais, você com certeza já escutou alguém lhe dizendo o quanto é único e especial, mas conforme vai lendo o livro, percebe-se que é realmente o contrário, isto é, por sermos humanos, somos imperfeitos, logo, todo mundo erra, passa por momentos ruins e que, por isso, ninguém é especial, sendo assim, temos que utilizar o sofrimento para seguir em frente.

Infelizmente, somos bombardeados por falsas felicidades o tempo todo na internet, através de imagens e vídeos em redes sociais, fazendo desta forma, nos sentirmos um lixo, visto que não nos encaixamos em determinados padrões ilusórios, os quais prezam por uma vida sempre alegre, perfeita e satisfatória.

Consequentemente, o sentimento de inferioridade começa a atacar nossa mente, levando a gente a acreditar que para sermos felizes, temos que buscar certos padrões idealizados por outras pessoas, até o momento em que conseguimos atingir e nos deparamos que é preciso de novos padrões de felicidade, isto é, tornando-se um verdadeiro ciclo sem fim, contemplado apenas de infelicidades e dolorosas frustrações.

Sabemos que temos um prazo de validade na terra, tendo isso em vista, escolher o que de fato iremos se importar e querer mudar, é algo válido a se levar em consideração, porém, muito difícil de se colocar em prática.

Por fim, é válido ressaltar que precisamos mudar a nossa noção de valores, já que dependendo de qual escolhemos, principalmente se for em parâmetros externos, a chance de se frustrar é muito grande. No entanto, quando seus valores são focados em você, a chance de ser bem realizado na vida é muito maior.

Boa leitura!!

qDarki 18/05/2021

Bom livro, mas poderia ser melhor.
O livro é basicamente um guia de não ligar para coisas inúteis, o livro conta "histórias" de amigos próximos do autor e suas atitudes, o livro não me marcou muito, mas vale a pena a leitura.

Roberta.Chamberlain 28/02/2022

Primeiro você age?
O livro me surpreendeu positivamente, imaginava que fosse péssimo e não aproveitaria nada dele, mas estava equivocada. Embora continue achando que não é o meu tipo de leitura, ele me fez perceber que não devemos basear nossas atitudes apenas pela motivação; as vezes a ação leva a motivação e inspiração. Tirando isso, as pessoas que o Mark cita ao longo do livro são bem interessantes.

?A morte assusta. É por isso que evitamos pensar nela, falar dela, às vezes até reconhecê-la, mesmo quando acontece com alguém próximo. Só que, de uma maneira bizarra e invertida, a morte é a luz pela qual a sombra de todo o significado da vida é mensurada. Sem a morte, nada teria importância, todas as experiências seriam arbitrárias, todas as medidas e todos os valores seriam reduzidos a zero num instante.? (Pág. 206)