A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se Mark Manson

Resenhas -

MitMit 08/08/2020

Amei
Muito obrigada , esse livro me ensinou muitas coisas , apaixonada por esse livro.

CDL 03/11/2022

Vale a leitura!
O título não tem muita relação com o conteúdo do livro, o autor apresenta por meio de suas experiências de vida uma maneira de encarar a vida de forma mais leve, dando foco para os valores pessoais que norteiam a nossa vida.
Jonatas 08/11/2022minha estante
Esse é o famoso click bait

Méry 10/06/2020

O começo é difícil de gostar, mas depois acaba ficando interessante e conseguindo adequar as situações na nossa própria vida/rotina!

@lusantana.psi 30/08/2020

Preciso aprender a apertar esse botão.
Mark Manson definitivamente não veio para agradar, mas para questionar alguns paradigmas elementares relacionados à felicidade.
Na verdade, ele chega enfiando o pé na peito, aconselhando o leitor a nem tentar, afirmando que ter necessidades e expectativas demais faz mal para a saúde mental, que precisamos aprender a nos sentir confortáveis com o fracasso e a lidar com a maior e mais impactante realidade da nossa existência, a inevitabilidade da própria morte.
         Parece pesado, mas não é. Ele trata tudo com muita leveza, piadas e palavrões, muitos palavrões.
         É um livro que cumpre ao que se propôs, incomodar, te tirar minimamente de dentro da caixinha. Você não se sentirá compreendido, mas confrontado.
Ele adverte, o mundo não foi feito para te agradar e você não é especial, aliás, a maioria de nós somos medíocres mesmo. Nem toda adversidade é injustiça, nem todo inconveniente é ofensa pessoal e nem toda divergência, traição.
Nas palavras do autor, seu livro é um guia para o sofrimento, que ensina a sofrer da melhor forma, com mais significado, mais compaixão e mais humildade.
Sem nenhuma dose de romantismo, resume que felicidade nada mais é do que resolver problemas.
          A reflexão acaba nos levando a entrar em contato com o que realmente importa, quais são nossos reais valores, em consonância com nossa identidade.
Qual a dor você quer na vida? Com o que escolhe, de fato, se importar?
E a partir desse insight pessoal a respeito do que realmente importa, exercite a arte de ligar o foda-se.
Gostei! : )

Heloiza 13/06/2020

Não é um daqueles livros de auto ajuda que irá sugerir encontrar seu propósito ou se sentir especial. Com uma linguagem bem direta, por algumas pessoas considerada até bruta, o autor propõe uma tomada para si da responsabilidade e refletir sobre as prioridades na vida.

Zaqueu 20/03/2020

Verdade nua e crua.
Já tinha lido mais de duas vezes esse livro e pra quem não leu ainda,leia. Autor mostra pra gente o quão errado é a gente tentar agradar os outros, buscar auto ajuda barata e viver em um mundo de ilusão. Merdas acontecem e problemas temos todos dias. A pergunta é qual problema você está disposto a se dedicar e resolver?

Pedro Igor 09/01/2018

Esse livro é o remédio que eu precisava para curar minha ansiedade.
Não consegue fazer aquela mina que você está apaixonado se apaixonar por você, por que ela te acha um banana? Você tem que entender que não tem como ser importante e tranformador para algumas pessoas sem ser uma piada e um constrangimento para outras. Ou seja, não se importe com o que ela acha de você, pois provavelmente ela te acha irritante, burro, feio e liso. O segredo é perceber que essa busca incessante por ela é uma má decisão, e é justamente do que esse livro trata, ele é um manual de como tomar decisões em sua vida, e que manual! Ele lhe mostra que quando o botão foda-se não está acionado, quando se importar com tudo e todos, você passa a viver como se tivesse o direito inalienável de se sentir confortável e feliz o tempo todo, como se tudo tivesse a obrigação de ser exatamente do jeito que você quer. Isso é uma doença e vai te comer vivo. Toda adversidade será vista como injustiça; todo desafio, como fracasso; todo incoveniente, como ofensa pessoal; toda divergência, como traição. Vai viver confinado a um inferno de mesquinhez dentro de sua cabeça, ardendo em presunção e arrogância, preso em seu Círculo Vicioso Infernal, em constante movimento mas sem chegar a lugar algum. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento. Evitar dificuldade é uma dificuldade.

O autor ensina a ligar o foda-se para tudo que dispensável em sua vida, para guardar suas preocupações para as coisas que realmente importam. Ou seja, a ideia não é fugir das merdas, e sim, descobrir com qual tipo de merda você prefere lidar.

Esse livro é uma terapia, pois vai de encontro com todas as minhas ansiedades, me fazendo perceber quão inútil é sofrer pelas mesmas. Sem dúvida um dos melhores achados do ano.
@ale_raposo 09/01/2018minha estante
To amando esse livre!To me sentindo até mais leve!

Pedro Igor 09/01/2018minha estante
Ele é maravilhoso, e ainda mais a escrita debochada do autor, usando de artifícios cômicos deixa o livro ainda agradável de ler. Me surpreendeu realmente o livro. Agora entendo o sucesso que ele tá fazendo.

Scarlety.Ellen 07/03/2018minha estante
"Esse livro é o remédio que eu precisava para curar minha ansiedade." me descreveu, apenas

Yasmin 18/01/2021

Repetitivo
Um livro de auto ajuda até que interessante, com algumas partes engraçadas porém bastante repetitivo.

Dani 30/06/2021

Entendo pq esses livros fazem sucesso, a premissa é boa e bastante motivacional, mas a única forma que consigo descrevê-lo quando me perguntam sobre é: macho palestrinha te dizendo como se sentir com base nas experiências mais tragicômicas possíveis.
Narah 30/06/2021minha estante
Minha irmã disse o mesmo sobre ele e o livro era meu mas já desisti de ler

#ssara 15/01/2021

O mundo não é perfeito, sua vida não é perfeita, altos e baixos fazem parte da existência humana.
Pare de querer viver o que o sistema lhe impõe como o certo... sentimentos ruins fazem parte da vida, pare de se preocupar em só agradar... aprendi a dizer NÃO, daí comecei a sentir e entender e o significado de ser livre.
Tem um trecho na página 30 que diz: "A ideia é que você tenha uma vida mais leve apesar dos fardos que carrega, que conviva melhor com seus maiores medos e ria das lágrimas enquanto chora."
Na mesma página, parágrafo seguinte diz: " Este livro não vai ensiná-lo a subir na vida ou alcançar seus objetivos, e sim a errar e perder sem se destruir por isso. Vai ensiná-lo a fazer um inventário de sua vida, identificar os itens mais importantes e então eliminar todo o resto. Vai ensiná-lo a fechar os olhos e confiar que é possível escorregar e não sofrer nada grave. Vai ensiná-lo a direcionar sua atenção para evitar desperdiçá-la. Vai ensiná-la a nem tentar."

Cirlei oliveira 03/05/2020

Razoável
Achei muitas coisas legais e úteis.
Para mim foi uma leitura maçante. Demorei muito para lêr.

"Todos vamos morrer, todos nós. Que circo! Só isso deveria nos fazer amar uns aos outros, mas não. Ficamos apavorados e somos esmagados pela trivialidades da vida; somos consumidos pelo nada."

jeje 01/03/2022

INCRÍVEL
eu com certeza estarei lendo esse livro de novo, abriu minha mente para tantas coisas, coisas simples que eu nunca tinha nem parado para pensar
Cris 01/03/2022minha estante
EXATAMENTE ISSO. Esse livro é demais. ?

Guilherme Rodrigues 01/03/2020

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se
Eu esperava mais. No começo, o autor vai dando o foda-se em tudo. Depois, melhora. Há umas boas sacadas, mas nada de muito grandioso. Mesmo assim, acho que é uma leitura válida. Pode servir para você. Podemos aprender algo com ele.

Alan Proença 22/02/2023

A sútil arte de ligar o f*da-se
Mark nós leva em uma narrativa descontraída e cheia de palavrões - eu não vejo problema, mas alguns podem não gostar -, abordando um tema bastante interessante, tocando em feridas como, escolha suas dificuldades e dores - as mais importantes - e para o restante ligue o ?F?.

No capítulo seguinte, o autor afirma que a vida é uma eterna resolução de problemas, e não há nada de errado nisso, pois, você deve escolher quais problemas quer resolver e ao fazer isso você ficará feliz.
Em certo trecho do livro ele traz um exemplo bastante interessante da academia, você se escreve e começa a fazer exercícios para resolver um problema de saúde, porém, todavia, você está criando outros problemas, a partir daquele momento você terá que acordar mais cedo, vai ter que tomar banho para ir trabalhar, readequar a agenda da semana, entre outras coisas. Ou seja, você resolve problemas e cria outras a partir desta resolução.

Ainda, outra questão interessante do livro é ?quais batalhas você está disposto a lutar??, não adianta apaixonar-se pelo resultado, pois, antes de atingi-lo você passará pelo processo, e todos sabem que o processo não é fácil, então, escolha bem as batalhas que quer enfrentar.
Dessa forma, analise os parâmetros e valores que você dá para os seus problemas, a depender de como você leva as coisas os seus problemas podem ser diferentes, menores do que você imagina e irrelevantes. O problema tem o tamanho e importância que você lhe dá!

Em dado momento do livro, o autor trata das oportunidades da vida, e como somos condicionados a ?querer sempre mais?. E nem sempre ?querer mais e mais? é saudável, pois, na maioria das vezes - seja em relacionamos, amizades, empregos, dinheiro e amigos - você será superficial, não aprofundando da maneira necessária os seus relacionamentos, não obtendo o melhor de cada situação.

O livro divide opiniões, há quem goste do estilo Mark descontraído, linguagem simples e vulgar. Por outro lado, algumas pessoas não gostam do linguajar ?sujo? empregado no livro, e muitos reclamam que o autor não se aprofunda nos temas abordados nos capítulos. Na minha opinião esse não é o foco do livro.

Estou lendo pela segunda vez, e posso afirmar que gosto muito do livro. Nessa releitura do texto consegui absorver novos ensinamentos e conceitos sobre a ?sútil arte de ligar o f#oda-se?.

Camila 04/03/2020

Um livro ao contrário
Pelo que pude entender antes de ler o livro ele não se intitula como auto ajuda. Entretanto não é bem assim e essa categoria de livros não é minha favorita.
Muito provavelmente isso influenciou o fato de eu levar tanto tempo para conseguir terminar o livro. Realmente não sou adapta a essa temática.

Eu concordei em alguns momentos e discordei em outros. Senti que basicamente a mensagem é de que não somos tão especiais e diferentes como pensamos. Nossa vida não está no centro do universo. E até nossos problemas são comuns.

Eu realmente não sou a pessoa mais adequada para avaliar o livro. Portanto caso esse seja um tema que lhe agrade, vá sem medo e tire suas próprias conclusões. Acredito que será uma boa leitura.