Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Jucyane1 20/03/2022

Eu não acredito que só amei esse livro depois de uma releitura
Achei pontos que foram mais claros agora do que na primeira leitura. E o romance ficou ainda mais interessante na segunda leitura.

Giu 15/03/2022

Que leitura gostosa!
Se vc assistiu o filme, esqueça-o e apenas leia!
Desde o início é uma leitura que prende, li praticamente em 2 dias e não conseguia largar sem ser obrigada. E por isso listarei brevemente abaixo os motivos de recomendar esta belíssima obra para aqueles que ainda não leram e mal sabem o que estão perdendo:

- A construção da trama;
- Os personagens bem desenvolvidos (inclusive os secundários!!);
- As entrelinhas;
- Ponto de vista de outros personagens;
- Os diálogos (alguns deixam a gente istérica com migalhas (amei));
- As cenas, toda a problemática, solução e acontecimentos que não estão no filme e que fazem total diferença;
- O enemies to lovers mais clássico e de respeito que eu já vi (o jeito que eles se alfinetam é diferente!);
- O fim com o total de 0 defeitos;
- Capítulos curtos;
- Escrita extremamente envolvente.

Minhas considerações

Confesso que fui com 0 expectativas pois li "Persuasão" da mesma autora e não senti tanta afinidade, PORÉM, esse livro foi incrível e entrega tudo sem prometer nada!

Como eu já tinha visto o filme, esperava algo bem parecido mas sabemos que é sempre aquela mesma história de " o livro é sempre melhor que o filme" e nesse caso tenho o *dever* de ser repetitiva e dizer que SIM, o livro tem 1000 vezes mais desenvolvimento, detalhes, cenas e diálogos que me deixaram apaixonada!!!

O desenvolvimento de tudo é bem mais trabalhado, botando todos os pingos nos i's sem deixar brecha alguma e assim acompanhamos toda a "construção" de um sentimento sincero e nobre dentro de cada personagem (alguns não nobres e vergonhosos também kkkk).
Amei as discussões entre os protagonistas, a parte da problemática bem mais detalhada e os Tios da Lizzy ?.

****Spoilers a partir daqui*****
Não sei quem era mais descarada, a Senhora Bennet ou sua filha Lydia, apesar de algumas coisas serem explicadas pelos costumes da época achei ambas sem noção, é de deixar indignada!

Vivi pra ler sobre a Caroline estar com ciúmes e tentando de todas as formas desabonar tudo sobre a Lizzy, eu ri!

A primeira visita de Lizzy a Pemberley é uma das melhores partes, sem dúvida! (O Darcy sendo decente e tratando os tios dela bem >>>>>).

Toda a estória ao redor de Jane e Bingley é bem mais detalhada e conseguimos entender melhor como ambos se sentiram e/ou foram levados a uma separação injusta.

O jeito como tudo acontece e transforma os sentimentos de Lizzy e Darcy é perfeito, o quanto os dois na verdade se dão bem é visível e esquenta o coração.

Apesar de não ter uma cena de beijo ou coisa do tipo (por conta da época em que se passa a história e em que o livro foi escrito), o amor entre os personagens fica evidente. Acho que isso é de grande valia hoje em dia, mostra que vai muito além de toque físico e envolve muito mais coisas como admiração, respeito, honra, atitudes e ações (coisas que as pessoas precisam relembrar).

Enfim, 5 estrelas e favoritado.
Maíra 15/03/2022minha estante
Deu até vontade de ler! Confesso que achei o filme muito superficial e até então, jamais pensaria em ler o livro, não fosse pelo seu comentário.

Giu 15/03/2022minha estante
Fiquei até sem graça! Obrigada pelo comentário, fico muito feliz de ter despertado seu interesse. O filme nunca foi um dos meus preferidos pois o tal "amor" deles surge meio que do nada e como disse, fui sem expectativa. Recomendo tu tentar a leitura e por favor depois vir me contar o que achou! ??

Maíra 15/03/2022minha estante
Vai ficar no meu radar, com certeza. Também achei que no filme, o relacionamento surge do nada e não acho que deu match entre os atores.

Bruna Suelen 20/03/2022minha estante
Amo

Vitoria 11/03/2022

Um dos melhores livros que li. Simplesmente amei, a história foi bem desenrolada, com vários altos e baixos. Um romance de época, que discorre como eram os costumes e como o casamento era importante e bem visto. Adorei como a autora desenvolveu a história e os personagens, após se habituar com as palavras "difíceis" é um livro que te prende até o final. Recomendo muito.

Jennifer 02/03/2022

Não prometeu nada, e entregou tudo
Como um romance de época, é natural que o livro tenha uma leitura um pouco mais arrastada, é que as coisas demorem mais a acontecer, mas esses aspectos já eram esperados quando iniciei a leitura, sendo esse o único ponto negativo.

Orgulho e Preconceito vai retratar a situação de família Bennet no século 19, com 5 filhas e nenhuma delas ainda casada, os pais possuem a preocupação de perderem seus bens por não possuírem nenhum filho homem, ou genro.

A narrativa é focada na visão de Elizabeth a segunda mais velha da família. Uma mulher que chama atenção não apenas pela beleza, mas principalmente por sua personalidade forte e indiferença à necessidade de encontrar um marido, já que esse é o objetivo da maioria da meninas, na época.

Lentamente vamos conhecendo os personagens e sendo cativados por uns, e criando ranço de outros. O livro trás risos, aperto no coração e grandes surpresas. Recomendo a leitura.

suzana.elisa.9 21/02/2022

Gostei muito da leitura, já tinha ouvido alguns comentários, mas não o suficiente para tirar as surpresas e percepções que a gente vai tendo durante a leitura.

A escrita usa bastante linguagem formal, principalmente nas falas dos personagens.

Conta com a transcrição de algumas cartas trocadas entre os personagens e principalmente uma descrição dos sentimentos e percepções dos personagens, o que faz a gente vivenciar ainda mais a história, mesmo esta se passando em uma época tão diferente da nossa. Isto evidência que nossos sentimentos (orgulho, preconceito e vaidade) acontecem de semelhante forma, mesmo em situações históricas diferentes.

Ju Zerbinatto 10/02/2022

No geral gostei bastante de ?Orgulho e Preconceito? foge muito do que estou acostumado ler por mais que eu ame ler romance, estou acostumado com a escrita do Nicholas Sparks e da Colleen Hoover. Contudo é um romance de época com uma história muito interessante. Muitos personagens com nomes bem difíceis rs mas dei uma chance pra saber o que iria acontecer com os personagens Darcy me surpreendeu muito, Elizabeth é como se fosse uma personagem de 2021 achei incrível como é fácil se identificar com ela. Jane é um cristalzinho, o tipo de personagem que você sente intimidade. Eu amei o desfecho da história. Jane Austen obrigado por um romance de época com uma história tão envolvente.

Gihh 31/01/2022

Demorou, mas me prendeu.
Por ser um clássico comecei com o preconceito que me cansaria rápido e acabaria abandonando por ter uma linguagem um pouco rebuscada, no começo essa impressões continuaram até me prender com a trama começar a me afeiçoar aos personagens, passei muita raiva com a Senhorita Bingley e me tive uma relação de amor e ódio com senhor Darcy assim como Elizabeth, assim entrando para junto como um de meus favoritos.

Rayanne 23/01/2022

Perfeito ?
A história de orgulho e preconceito gira em torno das cinco irmãs bennet ,que viviam na área rural da Inglaterra do século XVIII .aborda a questão da sucessão da família sem herdeiros homens dentro de uma sociedade patriarcal ,onde o casamento era fundamental para as mulheres .assim. quando um homem rico e solteiro se muda para os arredores ,a vida pacata da família entra em abolição .

Luana.Souza 19/01/2022

Um grande clássico bem levinho
Eu já havia assistido ao filme várias vezes, já sabia o que me esperava, mas como sempre: o livro é um milhão de vezes melhor do que o filme, no livro me deliciei com cenas maravilhosas que não encontramos no filme. Pra quem gosta de romances demorados e leves, lhes indico este: muitas emoções e surpresas. Descobri que há pessoas que não gostam dele por motivos bobos, esquecendo a época e por quem foi escrito. Sobre a edição que tenho encontrei alguns erros gramaticais (nada que não desse a entender a história) mas o romance valeu a pena ?

P.S. a linguagem é um pouco difícil no começo, mas depois a gente acostuma, leia com calma ?

Jana 18/01/2022

Relendo...
Depois que pega o ritmo e se apega aos personagens, a leitura fica mais fluida.

Confesso que anos depois ainda me surpreendo como esse povo vive só de bailes, chás, visitas e escrever cartas kkkkk mas a história de amor é tão boa que me faz até revisitar meus próprios sentimentos.
akame7 18/01/2022minha estante
a declaração do Darcy.... queria tanto um assim na minha vida

Izabela.Fabro 18/01/2022minha estante
Eu amo esse livro

Juliana.Benedet 07/01/2022

Orgulho e preconceito
Em Orgulho e preconceito nos deparamos com uma época bem tradicional, recheada de bons costumes e tudo mais que corresponde a época.
Fomos apresentados a diferentes famílias, com diferentes personalidades, que nos acompanharam no desenrolar da história, no nascimento e florescimento do amor entre os protagonistas.
Leitura muito boa, realmente um clássico, que nos faz querer ter vivido junto à história.

Neiane.Brito 02/01/2022

"Me diga com quem tu andas e eu direi quem tu és"
Resolvi escrever este título, pois condiz muito com diversas partes do livro.. Aliás, muitas coisas retratadas na sociedade em volta da família Bennet e da própria família ainda são vistas nos dias de hoje em certos casos.

O livro fala muito da questão familiar e de como as relações na época tinham impacto na reputação da família e sobretudo no casamento das filhas.

Mostra também a questão da sucessão e da sociedade patriarcal, onde a mulher apenas estava destinada a tarefas doméstica e ao casamento, a educação das mesmas tinha um quê de atributos especificamente femininos.

Orgulho quase todos os personagens tinham e preconceito também, principalmente em relação as classes sociais e as influências que as amizades trariam.

O romance entre Lizzy e Darcy já estava me matando, estava ansiosa para que ambos percebessem a paixão que crescia..

Enfim, gostei muito ??

Hérica 22/12/2021

A história é interessante e leve, embora tenha achado o livro bem morno e pouco cativante, o modo de escrever da autora é fluido e facilita a leitura

Detalhe para os erros de escrita da versão vendida pela editora Principis, não sei como tiveram coragem de colocar no mercado, uma falta de respeito imensa com o leitor

Sarah 18/12/2021

Maravilhoso
História, enredo, personagens... tudo perfeitamente trabalhado
O desenvolver e a maneira como os detalhes são revelados dão um drama essencial pro livro
O mais legal é como a paixão e desejo dos personagens são explorados pela autora sem cenas de beijo e etc, mas sem deixar faltar nada
Recomendo 100%