Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Giu 15/03/2022

Que leitura gostosa!
Se vc assistiu o filme, esqueça-o e apenas leia!
Desde o início é uma leitura que prende, li praticamente em 2 dias e não conseguia largar sem ser obrigada. E por isso listarei brevemente abaixo os motivos de recomendar esta belíssima obra para aqueles que ainda não leram e mal sabem o que estão perdendo:

- A construção da trama;
- Os personagens bem desenvolvidos (inclusive os secundários!!);
- As entrelinhas;
- Ponto de vista de outros personagens;
- Os diálogos (alguns deixam a gente istérica com migalhas (amei));
- As cenas, toda a problemática, solução e acontecimentos que não estão no filme e que fazem total diferença;
- O enemies to lovers mais clássico e de respeito que eu já vi (o jeito que eles se alfinetam é diferente!);
- O fim com o total de 0 defeitos;
- Capítulos curtos;
- Escrita extremamente envolvente.

Minhas considerações

Confesso que fui com 0 expectativas pois li "Persuasão" da mesma autora e não senti tanta afinidade, PORÉM, esse livro foi incrível e entrega tudo sem prometer nada!

Como eu já tinha visto o filme, esperava algo bem parecido mas sabemos que é sempre aquela mesma história de " o livro é sempre melhor que o filme" e nesse caso tenho o *dever* de ser repetitiva e dizer que SIM, o livro tem 1000 vezes mais desenvolvimento, detalhes, cenas e diálogos que me deixaram apaixonada!!!

O desenvolvimento de tudo é bem mais trabalhado, botando todos os pingos nos i's sem deixar brecha alguma e assim acompanhamos toda a "construção" de um sentimento sincero e nobre dentro de cada personagem (alguns não nobres e vergonhosos também kkkk).
Amei as discussões entre os protagonistas, a parte da problemática bem mais detalhada e os Tios da Lizzy ?.

****Spoilers a partir daqui*****
Não sei quem era mais descarada, a Senhora Bennet ou sua filha Lydia, apesar de algumas coisas serem explicadas pelos costumes da época achei ambas sem noção, é de deixar indignada!

Vivi pra ler sobre a Caroline estar com ciúmes e tentando de todas as formas desabonar tudo sobre a Lizzy, eu ri!

A primeira visita de Lizzy a Pemberley é uma das melhores partes, sem dúvida! (O Darcy sendo decente e tratando os tios dela bem >>>>>).

Toda a estória ao redor de Jane e Bingley é bem mais detalhada e conseguimos entender melhor como ambos se sentiram e/ou foram levados a uma separação injusta.

O jeito como tudo acontece e transforma os sentimentos de Lizzy e Darcy é perfeito, o quanto os dois na verdade se dão bem é visível e esquenta o coração.

Apesar de não ter uma cena de beijo ou coisa do tipo (por conta da época em que se passa a história e em que o livro foi escrito), o amor entre os personagens fica evidente. Acho que isso é de grande valia hoje em dia, mostra que vai muito além de toque físico e envolve muito mais coisas como admiração, respeito, honra, atitudes e ações (coisas que as pessoas precisam relembrar).

Enfim, 5 estrelas e favoritado.
Maíra 15/03/2022minha estante
Deu até vontade de ler! Confesso que achei o filme muito superficial e até então, jamais pensaria em ler o livro, não fosse pelo seu comentário.

Giu 15/03/2022minha estante
Fiquei até sem graça! Obrigada pelo comentário, fico muito feliz de ter despertado seu interesse. O filme nunca foi um dos meus preferidos pois o tal "amor" deles surge meio que do nada e como disse, fui sem expectativa. Recomendo tu tentar a leitura e por favor depois vir me contar o que achou! ??

Maíra 15/03/2022minha estante
Vai ficar no meu radar, com certeza. Também achei que no filme, o relacionamento surge do nada e não acho que deu match entre os atores.

Bruna Suelen 20/03/2022minha estante
Amo

cnovais 16/04/2020

DE CLÁSSICOS ASSIM QUERO DISTÂNCIA!
Resumindo a ópera, o livro é sobre:

casamento, falso moralismo, dinheiro, hipocrisia, fofoca, casamento, fofoca, casamento, fofoca, falso moralismo, casamento, fofoca, hipocrisia, dinheiro, fofoca, casamento (repita isso mais 100x para 61 capítulos e 304 páginas).

Tenho é nojo! Sei do contexto histórico, sua importância e blá blá blá mas não me convence, não me desce. QUE ÓDIO!

E que final lixo foi esse ???????
Meu Deus, é tão horroroso assim?! Estou começando a ler agora esse livro -.-

Sophia 16/04/2020minha estante
Entendo seu ponto. Meio que imaginei que seria algo assim, já que é um livro tão velho.
Vamos ver até onde eu aguento, hahaha!

Conto sim! Obrigada!

dani 11/07/2023

Gosto muito do filme e queria ler o livro mas tinha medo de, por ser um clássico, eu achar a história meio arrastada e a leitura difícil de entender. Mas, apesar de ter uma parte do livro que achei um pouco ?encheção de linguiça?, eu me surpreendi pq realmente gostei!!

A Elizabeth e o Darcy são perfeitos demais, a Jane e o senhor Bingley são uns fofos e o resto dos personagens? tão ali né. Gostei dos tios da Lizzie, o pai dela é legal também, mas a Lydia e a mãe dela são insuportáveis!!!!! Meu deus duas chatas. E outro chato também é o primo delas, o senhor Collins.

Gostei muito do livro, pena que a lizzie e o darcy demoram muuuito pra ficar juntos. Tirando isso, foi uma leitura bem legal e divertida, eu gostei.
Eulália Vitória 11/07/2023minha estante
Concordo com você em tudo!? A Lydia, a mãe e o primo são um saco!

dani 13/07/2023minha estante
os piores personagens, junto com o chato do Wickham

RUDY 12/10/2021

Análise crítica e do autora
Falar que é um clássico nem se faz necessário, concordam?

O que me surpreendeu foram os diálogos e embates entre as personagens principais, que trouxeram a leitura um tom mais leve, hilário e um embate ácido, mostrando a real personalidade deles e mostrando que apesar de aparentemente nada terem em comum, acabam descobrindo o amor.

Ele é arrogante, ela cabeça dura. E aos poucos eles vão se transformando, se amoldando e amadurecendo de uma forma inexplicável e inusitada, nem eles mesmos percebem o que está acontecendo.

A escrita da autora é fenomenal. Descreve e envolve tanto com sua escrita que é possível sentir cada angústia, cada palavra e atitude interpretada da forma errada, até chegarmos enfim a todo desfecho e redenção da história. É um retrato fiel de todo sentimento que nos envolve de forma arrebatadora.

Devo dizer que o início foi um tanto tumultuado, pelo menos para mim. É que são muitas personagens, tudo bem descritivo e ainda a linguagem que apesar de fluída, é um tanto formal e é preciso se adaptar.

Mais do que recomendado, principalmente por não se fazer necessário trechos de colóquios amorosos e descrições minuciosas sobre o relaciomento afetivo, achei genial!

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2021/10/resenha-46-orgulho-e-preconceito-jane.html
Angela Cunha 13/10/2021minha estante
Uma vergonha Rudy, eu ter esse livro na estante há tempos e nunca o ter lido rs
Pois é, eu ando numa vibe de leituras pesadas nos últimos anos, mas preciso urgente partir para um clássico, até por ter sido um que me fez amar as letras.
Vou ler, só não sei quando ainda rs
O filme já cansei de ver!!!
beijo

Michelle 13/10/2021minha estante
já li duas vezes e pretendo ler mais,
um clássico atemporal

lu 23/05/2020

Perfeito. Jane Austen fez um romance belíssimo que me rendeu muitas emoções.
Bárbara Paradiso 23/05/2020minha estante
Jane é uma escritora maravilhosa! ??

lu 23/05/2020minha estante
????

Jana 18/01/2022

Relendo...
Depois que pega o ritmo e se apega aos personagens, a leitura fica mais fluida.

Confesso que anos depois ainda me surpreendo como esse povo vive só de bailes, chás, visitas e escrever cartas kkkkk mas a história de amor é tão boa que me faz até revisitar meus próprios sentimentos.
akame7 18/01/2022minha estante
a declaração do Darcy.... queria tanto um assim na minha vida

Izabela.Fabro 18/01/2022minha estante
Eu amo esse livro

Tita 30/04/2020

Primeiros Clássico
Esse foi o meu primeiro clássico. No princípio um pouco difícil de entender. Mas no decorrer da história fui me apaixonando pelos personagens. Fico me perguntando; por que não li esse livro antes?
Bruna.Liandra 30/04/2020minha estante
Mr Darcy ??

Tita 01/05/2020minha estante
???

Ananca.Maia 23/02/2018

Dificil de ler este livro
Bom primeiramente tenho que ressaltar que demorei muito pra ler este livro.
Por apenas 1 motivo e este é que a linguagem do livro é tão estranha e desconhecida a forma como se falava antigamente é diferente então eu li o livro mais devagar para poder entender o que se passava no livro entender o que eles estavam falando.
Li o livro pois adorei o filme e amei o livro o livro é diferente é envolvente vc quer saber o que se passa com o Sr Darcy.
A hisória se passa de uma familia grande onde o sonho da mãe de 5 meninas é que todas sejam bem casadas. Isso passa a se realizar quando um homem rico e bem generoso e humilde chega a cidade etoda a familia entra em alvoroço.
A mãe das meninas é muito imprudente, ignorante etc.. por muitas vezes envergonha as filhas mais velha.
mas enfim o livro é maravilhoso a história é super envolvente.
Recomendo tanto ler o livro como assistir ao filme.
Rê Bastos 20/04/2018minha estante
Tive a mesma dificuldade e fico muito feliz por não ter desistido, que livro maravilhoso!

Tayna 03/09/2022

Meu livro favorito da vida
Já li várias vezes e ele continua sendo o meu favorito. A leitura pode ser um pouco difícil, mas vale cada esforço e cada palavra difícil. Vê o Darcy se apaixonar pela Elizabeth é incrível, ele lutando contra seus preconceitos e seu orgulho mostra o quanto o amor vence tudo. Darcy é o famoso chuta pobre, mas sou apaixonada por esse homem. Leiam essa obra de arte da Jane Austen, vocês não irão se arrepender.
Eleonora 15/09/2022minha estante
KKKKKKKK Concordo, Darcy meu amorzinho

Thayna70 31/12/2020

Minha querida Lizzy,
Eu amei tanto Elizabeth que apenas concordava com tudo que ela dizia, incluindo a primeira impressão ao Sr. Darcy e já viu logo dizendo que dessa água não beberia porém no fim do livro já estava mergulhada hahahaha

Jane Austen é realmente incrível, não acredito que demorei tanto para cair em sua escrita.
Thayna70 31/12/2020minha estante
*fui

Nath Cantini 09/08/2023

0 defeitos!
Que livro perfeito!!
Altas críticas sociais, reflexões sobre preconceito, orgulho elevado e mudanças de comportamento, e claro, um enemy to lovers que a gente ama.

Eu ri tanto com esse livro! Os personagens irritantes conseguem ser mais irritantes aqui do que no filme. A alma impertinente da Lizzy é maravilhosa e é incrível ver a sua evolução e sua mudança de opinião quanto ao Sr. Darcy.

Apenas leiam! Eu queria não ter demorando tanto pra ler. É muito bem escrito, divertido e cheio de trechos que te fazem refletir.
priscila.marques 10/08/2023minha estante
Uma das melhores leituras da vida! ??
A Jane Austen tem uma forma tão inteligente de contar uma história, sem contar as virtudes que sempre são abordadas por meio das personagens dela.

Lilian 14/06/2020

Um clássico
O clássico de Jane Austen, como já havia ouvido falar, contém muitos personagens, com famílias de numerosos filhos, e em principal da família Bennet.

Se não está acostumado com a escrita da autora, tenha paciência nos primeiros capítulos, pois trata-se de uma linguagem mais formal, e com certeza, uma dica para não se perder com os vários personagens descritos, vale ter uma árvore genealógica do livro em mãos, lhe garanto que servirá como base, e após se familiarizar, a leitura será facilitada.

Me encantei, pois por se tratar de um romance de época, temos outras visões, de como os assuntos eram tratados antigamente, e como o orgulho e preconceito se destacavam dentre cada um, a diferença de classes, e a importância do casamento naquela época.
Nati 29/08/2023minha estante
Só queria ter visto essa resenha antes de ter começado a ler. ? A dica da árvore genealógica ??
Agora estou no final e ainda me perdendo nos personagens kkkkkk

Antonia.Gabriella 30/10/2020

Me apaixonei!
O livro que eu achei que não fosse gostar, por causa do início, mas não exagero quando digo que terminei ele completamente apaixonada e querendo um Darcy na minha vida?.
Aguardando 30/10/2020minha estante
Meu livro favorito ???

Lavínia 02/06/2024

O que dizer de Lizzy e Sr. Darcy? Meu Deus, como essa história me encantou do início ao fim. Esse clima de enemies to lovers me pega muito, e a forma como eles se apaixonaram inconscientemente foi lindo de se ler.
De longe o melhor livro que já li em toda a minha vida, não vou superar nunca!!!!!
Lexylexylexy 03/06/2024minha estante
Que coisa mais linda!!! ???? tive o mesmo sentimento quando finalizei essa história. É hora de ver o filme ?