Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Jamile31 11/12/2022

ORGULHO E PRECONCEITO
É um livro muito bom que retrata realmente um enemies to lovers kkkkkkkk
Sr Darcy e Elizabeth são um casal que depois de muito desentendimento ficaram fofos e engraçados. Achei meio xôxa a declaração do Darcy, mas me fez dar um surtinho, então valeukkkkkkk.

ac. 07/12/2022

lizzy tem a chave do meu coração!!
não tinha uma relação muito boa com esse livro antes, já tentei ler ele umas três vezes, mas dessa vez consegui terminar (quase depois de uns 2 meses ou mais).
acredito que a leitura não tenha sido muito fluída por causa do vocabulário, até porque ele foi escrito no século XIX, por isso, é bom ler com um dicionário do lado.
enquanto a história, de grosso modo, considero boa, quase ótima. a escrita da jane austen é bastante envolvente e consegue te fazer se apaixonar pelos personagens. recomendo imensamente.

Nae. 23/09/2022

Sobre Orgulho e Preconceito:
(Resenha de um livro que já li a muito tempo)

Uma resenha polêmica com uma nota polêmica...

Comprei este livro a anos atrás, eu tinha por volta de 12 ou 13 anos e, obviamente, com esta idade eu o li. Provavelmente não foi em uma época, talvez eu ainda não tivesse maturidade para uma leitura tão complicada (considero complicada por ser uma escrita antiga, explicarei mais logo logo) e por isso foi algo completamente arrastado, a partir de um certo ponto do livro eu nem li mais direito, só fui passando o olho para terminar rápido e partir para outra coisa ou sei lá. Lembro de ficar muito confusa lendo por ter palavras que eu não entendia e considerar o estilo de escrita da autora massante.

Não foi uma experiência muito legal, repetindo, talvez (com certeza) eu li com a idade errada. Mas, sinceramente? eu não tenho a mínima vontade de reler, talvez justamente por isso ou só por achar que não faz meu estilo de livro. Não sei. Enfim, entendo porque tem pessoas que ama fervorosamente, é um clássico e respeito isso. Mesmo não tendo tido uma experiência legal, recomendo para qualquer pessoa que queira ler/se interesse.

Sarinha 21/09/2022

Adorável
Adentrar nesse mundo criado por Jane Austen que se passa na Inglaterra do século XVIII, nos faz refletir sobre o patriarcado. O mais interessante é saber que a autora mais do que ninguém sabia do que estava falando porque viveu esse período. Além de refletir sobre mudanças conquistadas através de muita luta e ver como a autora criou personagens contrários à costumes da época, pude sentir o amor da época, tudo era tão diferente de como é hoje, tinha uma certa inocência, é um lindo romance! Muitos casais, muitas histórias, muitos sentimentos são abordados aqui, é falado também sobre classes sociais, a perfeição que a mulher precisava ter e até hoje ainda é muito cobrada, e outros assuntos importantes. Por ser fã de romance romântico e por vários assuntos abordados, adorei a leitura!

Eleonora 15/09/2022

Pftooooo
Perfeitoo, maravilhoso, um dos livros favoritos da vidaaaaaa.
Elisabeth e Darcy são perfeitos, a Jane Benett é incrível, o Sr.Bennet também é "O" PAIZÃO, todas as atitudes dele acho q foram plenamente justificadas.
Todas as personagens são muito bem construídas, seja para o bem ou para o mal. Jane Austen tem uma escrita boa e uma criatividade de se admirar, pretendo ler vários outros livros dela.

!!!!!!!!!PARTE COM SPOILERRR!!!!!!

Lydia não tem muitos escrúpulos, ela deveria observar mais, mesmo tendo 15 anos ela pode muito bem ter noção de suas atitudes, mas em contrapartida também entendo o q o status de casamento no século 18 pode significar. Talvez em nossa época a "Sra.Wickham" nn se visse obrigada a se casar, mesmo assim ela ainda tem o benefício da escolha, ainda existe um sim e um não.
Também não acho justo como ela agiu com as irmãs assim q se casou, ela deveria ter compaixão como a Jane, ou talvez como a Elisabeth q msm depois de ter se casado com o Sr.Darcy continuou a enviar dinheiro para Lydia.

Amanda 14/09/2022

Orgulho e preconceito
A história de Orgulho e preconceito gira em torno das cinco irmãs Bennet, filhas de um pai excêntrico e uma mãe pouco sensata. A história se passa em meados dos século XVIII.

Sempre tive muita dificuldade em ler clássicos, por conta de escrita rebuscada e lenta, mas a história desse livro é incrível, e me prendeu do início ao fim.

Claro que por ser um livro clássico, sua escrita é mais lenta, mas o romance é perfeito, tem um pouco de "enemies tô lovers" e é muito fofo.

Tayna 03/09/2022

Meu livro favorito da vida
Já li várias vezes e ele continua sendo o meu favorito. A leitura pode ser um pouco difícil, mas vale cada esforço e cada palavra difícil. Vê o Darcy se apaixonar pela Elizabeth é incrível, ele lutando contra seus preconceitos e seu orgulho mostra o quanto o amor vence tudo. Darcy é o famoso chuta pobre, mas sou apaixonada por esse homem. Leiam essa obra de arte da Jane Austen, vocês não irão se arrepender.
Eleonora 15/09/2022minha estante
KKKKKKKK Concordo, Darcy meu amorzinho

amarogusta 14/08/2022

como nick diz em gone girl: blessed be jane austen
Honestamente, não esperava grandes coisas de um romance de época cuja fama eu conheci através de comentários sobre um filme de aparente contemplação romântica e satisfação do desejo ideal de um relacionamento que nasce do desprezo. Obviamente, não poderia estar mais redondamente enganado.

Existia, na minha cabeça, um ideal de submissão histórica cuja supressão não permitia quaisquer manifestações de insubordinação que não as guerras armadas, sendo essas as únicas representantes de estados sociais e econômicos. Austen desmistificou diversas coisas na minha cabeça, principalmente a possibilidade de explicitar e criticar citricamente um sistema de classes e ironizar sobre tudo o que tinha o direito de julgar cômico e digno de escárnio. Elizabeth é sua manifestação, e talvez possa ainda indicar uma possível esperança quanto à realidade.

As personagens, que não Elizabeth e Sr. Darcy, se mantém numa só ideia de si mesmos desde o começo da narrativa (seu pai e sua ironia, mãe e falta de noção, ou a amabilidade incondicional da irmã), que não poucas surpresas sobre o caráter de algumas que não mencionarei para que não seja taxado com desprezo por estragar tamanha incredulidade, como a que tive lendo esses momentos de tensão. Disse a alguns amigos que me perguntaram sobre o livro que gostava muito de como as máscaras sociais e quaisquer interações que as personagens tinham eram completamente cercadas por esse apelo de educação e boas maneiras, ainda que não passassem disso: máscaras.

O romance romântico da trama serve apenas como o veículo ideal da autora de tratar assuntos como os do título e os supracitados. Existem, claro, problemáticas que eu me disponho a não tratar, mas acho suficiente mencioná-las, como a ideia de mudar alguém, expectativas e ideias preconceituosos (em ambos os sentidos: da época e moderno) e a decisão da autora em dizer superficialmente sobre o que alguns diálogos se trataram ao invés de os evidenciar detalhadamente.

Assim, devo levar minha crítica à edição da Principis que, só de mencionar o nome dessa editora deveria ser o suficiente para não recomendá-las, me chateou muito, tendo DIVERSOS problemas de digitação, impressão e edição do texto propriamente dito.

Thais Lutz 08/08/2022

Refaço as palavras que escrevi no meu histórico de leitura: Finalmente terminei! Eu gostei do livro, de ver como era a sociedade naquela época, mas é um livro extremamente cansativo, uma leitura arrastada por conta dos diálogos e palavras tão formais (pra quem não é acostumado a ler clássicos, como eu, foi um processo difícil). É um livro que eu, provavelmente, recusaria para uma releitura, com poucos personagens cativantes.

sarahz_ 31/07/2022

Faltava pouquíssimas páginas e esses dois sequer tinham ficado noivos, tava entrando em desespero .. No começo achei o livro chato, mas no decorrer da história foi ficando mais fluída. Gostei bastante da escrita da Jane Austen, pretendo ler mais obras da autora em breve. :)

Dayane Nunes 07/07/2022

Surpreendente
O tipo de leitura que se você não desiste no começo, quando chego na última página sente gratidão pela persistência.

Para mim a melhor história de Jane Austen (até agora).

Biað· 29/06/2022

Orgulho e preconceito.
Essa leitura foi espetacular!, de verdade. Acho que esse foi provavelmente meu primeiro clássico clássico, romance de época com uma linguagem mais formal. Justamente por ser mais formal, demorei mais do que o costume para ler, o que me irritou um pouco (Só tirei meia estrela da nota por isso rss)
Esse romance me prendeu muito, me sentia dentro do livro, sentia o que a Lizzy sentia e vivia na mesma época que ela, por minutos que sejam. Vi a relação dela e do Darcy mudar de pouco a pouco, fiquei com ódio desses dois orgulhosos muitas vezes, mas também dei gritinhos de felicidade pelas declarações lindas e quis chorar por saber que provavelmente isso nunca vá acontecer comigo.
O romance é incrível, acho que esse livro deve ser o rei do enemies to lovers KKKKK juro impecável. Eles realmente se odiavam no começo.
Queria dar uma ênfase no quando amei a amizade entre Lizzy e Jane, o quão pura é a relação entre irmãs e o quão incrível as duas são, juntas e separadas. Me identifiquei um pouco com cada uma.
Livro incrível, só faltou um beijinho entre Darcy
e Lizzy ??

Lolla 04/04/2022

Clássico é clássico né
História perfeita!! Já tinha visto o filme, mas nunca tinha pego pra ler a história, e me encantou da mesma forma que o livro, amei demais!!
O primeiro enemies to lovers gente, que casal lindo e maravilhoso, tudo q eu queria era um Darcy na vida né
Todos os personagens são tão bem desenvolvidos, todos tem seus lados bons e ruins, e o nome orgulho e preconceito é perfeito pra esse livro.
Amei o final, o meio e o começo kkkkk pretendo reler!