Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Mari 24/05/2021

Ótimo
Embora a leitura seja difícil no começo, é fácil de se acostumar. É muito interessante ver como eram as relações da época. A história em si é ótima e a evolução entre Elizabeth e Darcy é muito bem feita.

Isis.Piasson 18/05/2021

O que dizer dessa época que muita das mães só pensavam em casamento? Gostei muito da história

Sam 17/05/2021

Leitura eufórica e cativante
Elizabeth trouxe diversos questionamentos que atualmente são pautas muito discutidas mas que na época ainda eram tabus. Ver o desenrolar do romance entre Darcy e Elizabeth é eufórico e cativante. Quem é que não passou um nervoso com as arrogâncias de Darcy mas também se derreteu com as declarações do mesmo? Orgulho e Preconceito não é só um romance, mas um livro que expõe o cenário em que uma mulher do século XIX era submetida por apenas ser uma mulher e como uma jovem dentre todas essas limitações e julgamentos, lutou por suas vontades e amores.

Ana 14/05/2021

Uma aula de história, literatura, sociologia e muito mais
A linguagem mais formal do livro com certeza me tirou da minha zona de conforto no início. Na primeira vez que comecei a história, achei desgastante, arrastada e não dei continuidade. Na segunda, a mesma coisa. Já na terceira, depois de passar pelo comecinho (já conhecido rs) e me acostumar melhor com a linguagem dos diálogos, me encantei pela escrita da autora. Ao mesmo tempo que é leve, cada frase tem uma imensa carga de significados. São diálogos muito bem construídos, que valem cada minuto da sua atenção pela belíssima expressividade de cada um. Pra mim, foi interessantíssimo explorar essa escrita diferente, esse enredo de época, essas relações sociais cheias de semelhanças e diferenças com as de hoje, esses costumes, esses modos, sinto que tudo foi uma aula de literatura, história, filosofia e sociologia. Não dou 5 estrelas por ter achado o começo bem fatigante (tanto que só fui pegar o ritmo na terceira tentativa), mas com certeza valeu a pena. Superou minhas expectativas.

Dandara63 02/05/2021

Demorei para engatar na leitura. A linguagem complicada me cansou, mas acabei acostumando. Me confundi bastante com tanta gente, também.

Além disso, achei legal toda a parte sobre Orgulho e Preconceito. A desconstrução deles, as mudanças. Achei muito legal.

O romance, por parte do Darcy, achei maravilhoso justamente por quanto ele teve que se desconstruir e refletir para se permitir. Por parte da Elizabeth, achei bem mais ou menos, não dá muito a impressão de que ela ama ele.

Já sabia que o livro não teria nenhuma cena de beijo nem nada assim, mas foi surpreendente não ter nada que realmente me fizesse sentir lendo um romance. Nem uma declaração de amor ardente, um toque, sei lá. Mas, entendo completamente que é por causa da época que o livro foi escrito.

@estantedamolina 24/04/2021

Começou devagar mas o final ganhou todo meu coração.
A escrita é um pouco cansativa mas ja era de se esperar isso de um romance clássico.
Ja quero conhecer outras obras da Jane Austen

Santos 24/04/2021

Achei o inicio da historia bem cansativo, mas do meio pro final ficou mais interessante e mais facil de ler.
Uma linguagem mais dificil do que eu to acostumada, ent pode ser por isso q achei dificil de ler, mas contextualizando toda a historia eu gostei bastante, a Elizabeth e otima e gotei bastante.

Lele 22/04/2021

"Orgulho e Preconceito"
Eu amo esse livro, foi meu primeiro contato com história de época, primeiro com o filme, agora com o livro.
Ver as relações da época, a importância do casamento, principalmente por uma mulher que não herdava nada, um legado patriarcal e machista... Como a classe econômica era vista e imposta. Mas o amor foi trabalhado muito bem, mostrando toda a cultura da época...
Eu recomendo muito esse livro, mas tem que ter paciência com a escrita referente a época da história, é bem mais formal.

Helena Solo 21/04/2021

Delicado, sutil e lindo
Meu terceiro romance de época lido na vida e eu amei! Eu tenho uma conexão e carinho muito forte com o filme e o livro só me fez amar mais a história.
Ele é interessante e te prende de um jeito diferente dos outros livros, pq não eh que a Jane Austen termina o capítulo com algo emocionante, mas ela escreve os eventos com uma delicadeza que vc quer saber o que vai acontecer.

Pra quem já leu Julia Quinn e quer ler esse livro: não vá achando que é a mesma escrita e a mesma vibe pq não eh! A escrita é completamente diferente, tendo um vocabulário da época mesmo e o romance é desenvolvido pelos detalhes, nas falas e nos olhares, delicado. Mas mesmo assim acho que vc vai amar o livro.

Com certeza vou ler mais livros da Jane Austen

Giovanna.Pereti 19/04/2021

Encantador
É um livro que cativa desde o início, disso pode ter certeza. Não é algo repleto de plot twist ou algo parecido, pelo contrário, ele mantém uma linha narrativa, trazendo as novidades e mudanças aos poucos.

Creio que retrata muito da época, por ser algo mais pacato, vivido na área ?rural? da Inglaterra etc etc. Há também espaço para a critica tanto ao modo com que cada classe se portava quanto na forma com que elas se relacionavam entre si.

?(...) a cada dia vejo confirmada a minha crença na inconsistência de todos os caracteres humanos e na pouca confiança que se pode depositar nas aparências do mérito ou do bom senso.?

Rafinha 03/04/2021

É tudo que dizem! ?
Eu mergulhei nessa leitura com a expectativa alta, e ele não decepcionou. Foi meu primeiro livro da Jane Austen, amei a escrita da autora e a forma como ela descreve cada acontecimento. Amei o envolvimento dos personagens e o desenvolvimento dos mesmos. Esse livro é ótimo, leve, e te faz torcer pelos casais até o final! ?

Ester8 23/03/2021

Perfeito
Aaah eu já tinha lido uma vez em 2019 e esse ano decidi ler de novo porque senti falta do Darcy e da Lizzy ??

Lalu 21/03/2021

Muuuuuito bom! A história te prende, e é como se você estivesse realmente vivendo na pele da Elizabeth. Uma leitura leve, e super clássica. Amei demais!