A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros Markus Zusak

Resenhas - A Menina que Roubava Livros

Kleber 21/04/2022

O Meu Significado de Livro Favorito!
Eu costumava ficar sem resposta quando alguém me perguntava "Qual é o seu livro favorito?". Não entendia como era possível escolher um, li ótimos livros ao longo da minha vida, mas eu não conseguia definir específicamente o "um", era inconcebível tal escolha. E agora, de repente, essa pergunta ganha uma resposta, pois eu finalmente entendi o significado de "meu livro favorito" a cada página que eu lia de "A Menina que Roubava livros".

Nunca ri e chorei tanto enquanto lia algo como desta vez, pela primeira vez aconteceu de eu senti dor de cabeça de tanto gargalhar com o sarcasmo presente do narrador, dos personagens, da história, e chorar compulsivamente pela dor ali ao mesmo tempo descrita, ao ponto de muitas vezes eu precisar parar por está quase sufocado por tantas lágrimas.

A história se passa no final da década de 30 para o início da década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, é lá conheceremos o mundo de Leisel Meminger e boa parte da sua juventude, suas vitórias, suas perdas, e claro a paixão pelos livros e o poder das palavras. Eu poderia escrever uma resenha para cada um dos personagens deste livro (e eles mereceriam), porque a maioria deles você carregará por muito tempo, mas para não deixar essa resenha maior do que ela já está, vou me conter e apenas citar que Rosa e Hans Hubermann, a família Steiner em especial Rudy, Ilsa Hermann, Frau Holtzapfel e Max mudarão completamente sua forma de encarar a vida, cada um a sua maneira.

Este livro abordará a visão da guerra de muitos modos e por muitos olhares, tudo é muito bem desenvolvido, tudo é muito bem detalhado, um pequeno spoiler (perdoe-me por tal), porém é um aspecto que achei incrível, o narrador. A escolha do autor em colocar a Morte como narradora, e a forma como isto se desenvolve ao longo da trama é algo divino, quase incompreensível de tão perfeito, ela dá o tom ao livro, sabe oscilar entre a piadinha, o sarcasmo e a ironia maldosa, até o uso do eufemismo na hora de contar o falecimento de alguém, tudo é bem feito, com respeito, tristeza e alegria, facilitando na hora da imersão do leitor.

Este livro não retrata um final feliz, longe disso, não é um conto de fadas, não leia se espera um romance com "e eles viveram felizes para sempre". A Menina que Roubava Livros é uma história sobre vida, e como toda vida, ela tem momentos de rara felicidade, como também dores que jamais será esquecidas. É um livro de intensidade! E esteja preparado para ser intensamente feliz e triste enquanto o ler.
É cativante! Encantador! Inefável! E ainda que consiga chegar ao livro sem apego dele, duvido que ousarás dizer que não é um livro que mereça ser lido.
Para mim foi uma experiência sem igual ou como eu disse, me trouxe o verdadeiro significado do que é um Livro Favorito!
Mariana 21/04/2022minha estante
?????????
Arrasou!!! Adorei a resenha, esse livro é uma obra Magnífica, não dá pra lê-lo e permanecer do mesmo modo. Parabéns pela conclusão e por por o coração na leitura.

Kleber 21/04/2022minha estante
Mari, esse livro realmente é significativo pra mim!

Mariana 21/04/2022minha estante
Que máximo!!?

Giovanni.Ariel 21/04/2022minha estante
Uuuhhh. Vou subir ele nas minhas prioridades de leitura.

Kleber 21/04/2022minha estante
Suba Giovanni, acredito de verdade que não se arrependerá...

Michela Wakami 08/07/2020

Amei a história, amei os protagonistas, mas não amei a escrita do autor.
A história em si é maravilhosa, mas na minha opinião foi mal construída e confusa em algumas partes, deixando a leitura arrastada.
Mas mesmo assim, indico a leitura, pois ela tem muito a nos ensinar.
JurúMontalvao 20/03/2022minha estante
?eu curti mt essa leitura

Vanessa 20/03/2022minha estante
Um dos meus favoritos. A escrita em alguns momentos realmente confunde. Os personagens são maravilhosos; Liesel, Rudy, Hans, Rosa ???

Ester448 20/03/2022minha estante
Amo ??

Michela Wakami 20/03/2022minha estante
A história é maravilhosa mesmo, meninas.???

Roberta 20/03/2022minha estante
Concordo

bquintans 23/02/2023minha estante
faz uns anos que eu li esse livro é nunca superei esse final ????

LaAsa13 23/02/2023minha estante
Ent mnnn, o casal mais perfeitinho!!!

mgabcastro0 23/02/2023minha estante
quero muitoo ler esse

LaAsa13 23/02/2023minha estante
morri de preguiça no inicio hehehe

Julia1814 02/03/2023minha estante
Na minha cabeça os dois ficaram juntos no final e ninguém pode mudar a minha imaginação:(

Bibi 25/03/2022

Seus cretinos encantadores!
O que se fala depois de um livro desses? Bem, nas palavras de la sabia muerte "os seres humanos me assustam" MUITO de verdade. É uma leitura que traz uma importância tão brutalmente sensível, verdadeira, realista e certa de um dos períodos históricos mais lastimáveis da história humana que me transformou em uma série de sentimentos ilegíveis.
É Interessante pois é possível entender um lado dessa era de guerra e genocidio e principalmente a força de alcance das palavras. Sejam elas transformadas em armas para coverter discursos elaborados em verdades absolutas ou a simplesmente confortar almas, confortar corações inquietos. A roubadora de livros era hábil nisso, Liesel amava e odiava as palavras mas as disseminava transformando-as em mágica como uma habilidade nata, sem nem perceber.
Como faço pra lê livro

Tem que comprar

Bibi 26/03/2022minha estante
Você pode comprar, mas tem disponível na internet também em e-book!!

Brigada minha linda

Elizangela.Farias 26/03/2022minha estante
Tenho que sair do aplicativo

Layla.Ribeiro 03/11/2015

O livro conta a historia de Liesel Meminger que viveu durante a segunda guerra mundial na Alemanha Nazista, com a mãe comunista persiguida pelo regime Liesel é obrigada a viver em um outra familia na qual acolhe a garota, juntamente com uma a tragédia ela se interessa pelos livros e graças a dedicaçao do pai de criaçao que ela encontra nessa nova familia ela aprender a ler e se apaixona por livros. Assim como eu, recomendo esse livro para pessoas que são apaixonadas por ler, então todas do grupo, se tiver algum tempinho recomendo a vocês, a historia é narrada pela a Morte, isso mesmo e achei isso muito original no livro, e me deixou muito curiosa rsrsrs, outro fator que achei interessante é que ela é contada a partir de uma criança alemã, diferente de o menino do pijama listrado que ja li , é mostrado a parte pobre da nação nazista a que tanto se gloriavam pela raça perfeita na qual nota-se que os proprios personagens questionam isso, que o nazismo foi proveitoso mais para os que tinham dinheiro, enfim, como podem perceber, gostei muito muito do livro e claro ele é muito emocionante.
Débora 05/11/2015minha estante

Layla.Ribeiro 07/11/2015minha estante
???

Débora 07/11/2015minha estante
uai ? meu comentário n foi? eu até esqueci o q falei, acho q foi concordando q esse livro é recomendado pra quem ama ler, e dizendo q "A sombra do Vento " tbm é uma homenagem para leitores... muito bom

Layla.Ribeiro 09/11/2015minha estante
Vou colocar esse em minha lista

Débora 10/11/2015minha estante
:D n vai se arrepender

Lucas Felicio 30/05/2012

No inicio estava gostando, mas quando cheguei mais ou menos na página 15 o livro começou a ficar chato, e então abandonei-o.
Ju 04/06/2012minha estante
Pois é, este livro é para pessoas que saibam ler, que consigam entender uma história tão emocionante e real, e pelo visto, você não é uma dessas pessoas não? :S

Luciana Rosa 07/06/2012minha estante
Lucas concordo plenamente com você... nunca li um livro tão chato até hoje, não é questão de saber ler ou ter sensibilidade para isso, mas de opinião e o respeito aos gostos cabem em todos os lugares, por isso vamos respeitar o gosto literário de cada um.

Renato Alves 19/06/2012minha estante
"No início estava gostando..."

Você leu 15 páginas de um livro que tem 500. Você nem saiu do início, amigo. haha

Aline L Ramalho 27/06/2012minha estante
Nossa Lucas...Tinha que deixar um comentário aqui, porque pra quem leu e não gostou, beleza, é problema da pessoa. Mas você não saiu da página 15, não tem a minima ideia do que acontece na história e ainda crítica o livro.
Acho que você deveria ler outra vez e fazer a próxima crítica em base do que acontece na página 16...

Lucas Felicio 04/09/2015minha estante
KKKKKKKKKK, não acredito que um dia fiz esse resenha!

Bruna Martins 17/02/2016

[Estante Predileta] A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS – MARKUS ZUSAK
Romance/Drama || 480 páginas || Editora Intrínseca || Classificação: 5/5 ♥ Favorito

A comovente história de Liesel se passa na Alemanha nazista e começa a ser narrada em um trem, a caminho de Munique, onde ela e o irmão mais novo serão adotados. Ainda no trajeto, a pequena garota é surpreendida pela repentina morte do irmão. A viagem é então interrompida para um breve enterro.

Ainda muito abalada e assustada pela intensidade e rapidez com que tudo aconteceu, Leisel, sem motivo aparente, tem sua atenção direcionada a um pequeno livro que o coveiro deixa cair (“O Manual do Coveiro”) e, embora não saiba ler, ela o captura e guarda entre seus pertences. Logo segue viagem, agora apenas acompanhada pela mãe.

(…) ela sentira um desejo repentino de lê-lo, que nem sequer tentara entender. Qualquer que fosse a razão, sua ânsia de ler aquele livro era tão intensa quanto qualquer ser humano de dez anos seria capaz de vivenciar. Página 60.

Os pais adotivos, Rosa e Hans, já estão a sua espera quando a garota finalmente chega a Munique. Tudo é novo e estranho, mas Leisel aceita seu destino sem questionamentos.

Rosa é uma mulher durona, mal-humorada e um tanto rude. A casa é humilde, a comida escassa e ela faz alguns bicos como passadeira para ajudar no sustento.

Hans, por sua vez, tem um coração bondoso e espalha gentileza por onde passa. Trabalha como pintor, toca acordeão lindamente nas horas livres e é, desde logo, muito amável com Leisel.

Há também o vizinho e colega de classe Rudy, um garotinho arteiro, energético e muito divertido, com quem ela irá manter uma bela amizade.

Com o passar do tempo, a menina finalmente se sente mais a vontade com toda essa situação. Hans, a quem agora ela chama de pai, consola seus pesadelos, toca inúmeras canções e a ensina a ler. Juntos, no porão, eles improvisam uma sala de aula, com abecedário e frases bonitas. “O Manual do Coveiro” é o primeiro livro que leem juntos.

A garota, apaixonada por literatura, em algumas outras oportunidades “pega” livros pra si. Ela também conhece e visita com frequência a deslumbrante biblioteca da mulher do prefeito, a quem entrega roupas passadas periodicamente.

“Havia toda sorte de estilos e letras diferentes nas lombadas dos livros, pretos, vermelhos, cinzentos, de toda cor. Era uma das coisas mais lindas que Liesel Meminger já tinha visto.” Página 123.

Apimentando um pouco mais a historia da garota, surge em sua vida Max, um rapaz judeu, filho de um ex-colega de seu pai. Ele se esconde no porão de sua casa e também lhe ensina muito sobre o poder das palavras. Juntos, eles compartilham o amor pelas mais diferentes histórias.

Em uma trama muito real, triste e tocante que narra bem mais do que a Alemanha nazista, mas como lidar com perdas, sofrimentos e imprevistos da vida, a autora me ganhou desde as primeiras páginas. É muito fácil se apaixonar pela pequena garota e seu fascínio por livros.

O enfoque histórico dado à obra é muito inteligente e interessante, pois nos da varias óticas sobre o nazismo. De um lado, temos o medo do povo alemão acuado diante das imposições do governo, de outro, as impressões de um judeu que sente na pele toda a raiva, preconceito e perseguição próprios dessa época.

Uma peculiaridade que, pra mim, também fez toda a diferença, é o narrador oculto da historia, que a partir de três encontros com Liesel, nos mostra como seus caminhos se cruzaram. Essa escolha por um narrador misterioso (ao final da obra revelado) foi ao mesmo tempo extravagante e inovadora, dando um toque de originalidade ao livro.

Concluo dizendo que “A menina que roubava livros” foi uma leitura muito tocante e prazerosa. Os temas explorados são um convite à reflexão e mexem com os mais profundos sentimentos do leitor. Trata-se de uma historia fictícia sobre assuntos reais e dolorosos como dor, perdas, sobrevivência, perseguição racial, nazismo, pobreza, abandono, solidão e, principalmente, a importância das palavras e da literatura em si na vida das pessoas.

site: http://estantepredileta.com.br/2015/10/02/resenha-a-menina-que-roubava-livros-markus-zusak/?preview_id=475
Viviane Grano 19/02/2016minha estante
Não sei vc, mas eu acredito que as pessoas precisam ter maturidade pra ler determinados livros. Esse eu li há uns 10 anos. Eu devia ter uns 19/20 anos. Foi uma leitura que não fluiu bem, mas gostei da história. Acredito que hj eu teria outra visão do livro. :D

Bruna Martins 19/02/2016minha estante
Eu acredito muito nisso!!! Muito mesmo!! Acho que existem livros específicos para cada faixa etária ou período da vida da pessoa! Eu já sofri com isso uma vez, li Brida de Paulo Coelho aos 15 anos e não entendi...achei ruim até...voltei a ver aos 25 e não acreditava no talento que não tinha reparado antes! Eu acho que esse livro, em especial, por se tratar de nazismo e ter uma parte histórica forte, pede uma maturidade do leitor... :)

Heme @viajanteleitora 21/02/2016minha estante
Amo esse livro e super concordo com vocês! Tentei ler ele aos 10 ou 11 anos e não consegui de forma alguma, ele foi pra lista dos que eu não queria ler nunca mais. Depois o filme foi lançado e eu fui por pressão de amigos e acabei amando e, depois disso não consegui deixar de ler o livro. Li, me emocionei demais e entrou pra lista dos livros que quero ler mais quantas vezes for possível ?

Bruna Martins 22/02/2016minha estante
Que legal...sorte que vc resolveu retomar esse livro! São poucos os autores que não consegui ler de verdade...muitos deles vieram a fazer mt mais sentido depois de um tempo ou em outra etapa da minha vida...e essa tb é uma das belezas da literatura: encontrar o livro certo pra cada momento!

Heme @viajanteleitora 23/02/2016minha estante
Eu também tenho poucos que não consegui ler. Infelizmente por tempos o Zusak esteve na lista hehe E é bem verdade isso de encontrar os livros certos!

Cris 05/11/2010

"Que tal um beijo, Saumensch?" ♥
Um livro simplesmente perfeito. De uma genialidade, comoção e emoção incríveis, indescritíveis, que surpreende você de uma tal maneira que te deixa sem fala, sem saber o que dizer. Você abre a boca, tenta dizer algo, e nada. As palavras tropeçam no caminho e não conseguem sair, tamanho o choque e a incredulidade. Repetindo, um livro que me deixou e deixa qualquer um sem palavras, sem reação. Afinal, A Menina Que Roubava Livros dispensa comentários, só lendo para entender e concordar com o que estamos dizendo.
Assim que li o capítulo 'O Fim do Mundo (Parte I)', entrei em completo desespero. Comecei a chorar compulsiva e incontrolavelmente. Tive que parar de ler por um tempo, pois não conseguia continuar, a dor era muito forte. Esperei até que eu me recompusesse, e continuei. Nesse intervalo de tempo, me fiz uma pergunta: quanta dor e sofrimento um ser humano consegue suportar, antes que entre em colapso? Só uma pessoa consegue responder a esta pergunta, com total exatidão e precisão dos fatos. Ela não é bem uma pessoa, na verdade. Você deve saber de quem eu estou falando. Sim, é ela mesmo. A Morte. E ela responde a esta pergunta neste livro, contando a vida de uma menina de quase onze anos chamada Liesel Meminger. Durante quatro anos presenciamos a visão da Morte para uma personagem fantástica, genial e sensacional. Depois, só resta o gostinho de "quero mais".
Já estou extremamente triste só de pensar que durante muito tempo eu ficarei longe de personagens como a Liesel, o Rudy, Hans e Rosa Hubermann, Max Vanderburg, Ilsa Hermann, Frau Holtzapfel... Ai, a tristeza me consome. Ficarei assim até que eu possa lê-lo de novo, e isso parece estar muito longe de acontecer.
Enfim, recomendo mil esse livro, ele é fantástico. Acho que agora posso dizer que, se não é o melhor livro que já li, é o segundo melhor, com certeza. Ele ficará para sempre em minha memória, nunca mais o esquecerei. Markus Zusak, meus parabéns, você ganhou mais uma fã para o resto de minha vida! ♥
Vou ler hein, amor? s2

Cris 24/04/2013minha estante
Pois leia, mulher s2 AGORA. Ordeno-te! ahauhauhua

Naty 24/04/2013minha estante
huahsuahsuahsuahsuahs' sua quenga. -q vou aceitar, my lady t-t *humilhada.

Cris 24/04/2013minha estante
Lady t-t Fez eu me lembrar, caralho, tô chegando nessa parte.

Naty 24/04/2013minha estante
Nem me lembre também, Cersei filha da puta.

fani 02/08/2012

A menina que roubava livros, mas não sabia ler.
Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito. {Liesel Meminger}

Alemanha nazista. Esse “simples” cenário já me deixou empolgada para ler “A Menina Que Roubava Livros”. Em meio a bombardeios, desfiles de judeus e discursos do Fhuer, uma garotinha descobre sua paixão por livros e mostrando seu talento para furta-los mesmo sem saber ler ainda. Essa é a menina que roubava livros.

Liesel é o nome da nossa querida e ilustre ladra que é forçada a abandonar tudo o que conhece e se mudar para uma nova cidade, uma nova casa e novos pais. A narradora e ninguém mais ninguém menos que Dona Morte que se encontra três vezes com Liesel e se apaixona por ela e por sua historia. Tanto é que se vê na obrigação de contá-la. O fato é que um dia todos nós seremos visitados por ela, mas ter a sua historia contada por ela... É um privilegio e tem que valer a pena.

Por mais que pareça/seja “tedioso” ler esse livro persista até o fim. As lições que se aprende simples frases que mudam o seu dia, para não dizer a sua vida faz tudo valer apena.

Afinal, quando a Morte conta uma história você deve parar para ler.
Cesar 28/07/2012minha estante
Boa Resenha..mas não me contive em abrir um sorriso quando você mencionaou "tedioso" .. Li esse livro e em momento algum encontrei uma gota de tédio.. mas cada cabeça é um mundo..

fani 29/07/2012minha estante
Cesar

Eu não acho tedioso apenas um pouco parado. É justamente por causa disso muitas pessoas podem acha-lo cansativo e etc. Foi isso que quis dizer e é por isso que está entre aspas.

Enfim... É um dos melhores livros que já li. Obrigado por comentar.

Bruna 07/10/2012minha estante
eu amei lê- lo, pois trata-se da alemanha nazista, e acho que nao foi tedioso.

fani 02/12/2012minha estante
Meu Deus quanto polemica. kkkk

Patcha 28/11/2021minha estante
Também achei o livro bem tedioso. Quase abandonei a leitura algumas vezes, e nem achei que o final compensou. Mas não é de um todo ruim. Sua resenha foi bem justa.

Paulo Santos 02/05/2020

As palavras salvam
Esse livro me ajudou a entender a importância das palavras na minha vida. Mais do que servirem de distração, elas salvam. Obrigado Liesel por me ensinar isso da melhor maneira!
Gii chagas 02/05/2020minha estante
Choro só de pensar!

Dani 02/05/2020minha estante
Me deu vontade de ler esse livro

Mitch | Não sou crítico literário 02/05/2020minha estante
Achei que não iria chorar por causa de nenhum outro livro. Ledo engano.

Paulo Santos 02/05/2020minha estante
Recomendo muito a leitura e releitura. Também chorei ao chegar nas últimas páginas.

Gii chagas 02/05/2020minha estante
Chorei do início ao final kkkkkk

Eloiza 02/10/2021

Triste, mas tão doce
Não sei como descrever esse livro.
Mas, de uma coisa, eu sei. Foi uma leitura triste, e doce ao mesmo tempo. Como isso é possível?
Annaly 02/10/2021minha estante
esse livro? só quem já leu sabe, é de uma extrema tristeza e ao mesmo tempo é extremamente adorável

Abibliodaminhavida 02/10/2021minha estante
Eu amo demais esse livro. Um dos meus favoritos ?

Helen 02/10/2021minha estante
Ele é tão perfeito, está no meu top 3 de favoritos da vida, só lendo pra entender a profundidade.????

Eloiza 02/10/2021minha estante
Sim, eu amei muito ele. Foi o segundo livro que me fez chorar na vida.

Yasmin 16/01/2022

EMOÇÕES
Uau... Essa foi minha reação quando acabei o livro. Em geral o livro conta a história de uma garotinha que roubava livros, um garoto com cabelos cor de limão (amarelo), um judeu, um irmão morto, uma mãe "comunista", pais adotivos, e claro, Hitler. Durante toda a leitura você se sente como se tivesse andando numa montanha russa, consegue sentir quase tudo que a garota sentiu, você chora de escorrer o nariz, rir tão alto que assusta até os vizinhos ao lado, se sente triste, confusa, e tem medo do que pode vim na próxima página. Esse é um dos livros sem dúvida que uma pessoa deveria ler antes de morrer (caso você tenha uma lista). Eu não sabia que precisava tanto dessa leitura até lê-la. Não se sabe ao certo se é fato ou ficção, mas comenta-se, como registrado por Zvi Kolitz no livro "dirige-se a Deus" que foram encontrados os seguintes dizeres em um porão onde um grupo de judeus teria ficado escondido durante toda a Segunda Guerra Mundial: "creio no sol, mesmo que ele não brilhe. Creio no amor, mesmo que eu não o sinta. Creio em Deus, mesmo quando ele se cala".
Davi Oliveira 16/01/2022minha estante
E a pria morte contaria a história de quem está lendo este livro. Tendeu a piadinha?

Davi Oliveira 16/01/2022minha estante
*própria

Lena 16/01/2022minha estante
Amei demais sua resenha

lismi 16/01/2022minha estante
Simmmm, esse livro é perfeito

Luaa_ 19/11/2021

Queridinho!
(2018/2022)
Acho que todo leitor tem aquele livro que ele se apega, aquele livro que ele nutre um carinho especial... A menina que roubava livros é esse livro para mim, eu simplesmente amo tudo nele!
A peculiaridade da narrativa me prendeu de uma forma extraordinária, a história é tão forte e emocionante que quando você percebe já estar vivendo-a como se fosse um filme, os personagens são únicos e cativantes e o final te tira do eixo de forma impactante.... isso, acho que essa é a palavra: IMPACTANTE!
Se você ainda não leu esse livro, por favor, siga esse conselho: "Quando a morte conta uma história, você tem que parar pra ouvi-la." ?
Bruna 14/01/2022minha estante
Qual é a classificação desse lua

Luaa_ 14/01/2022minha estante
Esse livro é PERFEITO! A classificação original dele é de 10 anos. A narração dele é perfeita e a história é super emocionante.

Bruna 14/01/2022minha estante
Estou muita ansiosa pra ver

roberta950 22/01/2022minha estante
esse livro é incrível

manu :) 14/02/2022

Quando a morte conta uma história, você deve parar de ler.
Realmente uma experiência única, confesso que terminei o livro chorando dms. Essa história é simplesmente perfeita, a narrativa é incrível, no final q vc vai percebendo mesmo q é a "morte" que esta contanto a história fica mais incrível ainda. E aborda assuntos muito interresante. A leitura valeu cada minuto!
Angela Terencio 14/02/2022minha estante
Todos deveriam ter essa essa experiência literária! Esse livro é show!!!

manu :) 14/02/2022minha estante
simm!!

ttyswift 14/02/2022minha estante
quero ler socorrooo

manu :) 14/02/2022minha estante
vc n vai se arrepender amg

Glaucio.Oliveira 20/05/2012

Tédio total.
Peguei esse livro na biblioteca em 2010 quando cursava o terceiro ano do Ensino Médio.
Muita gente me recomendou, e disse que era ótimo...
Acho que estavam tirando uma com minha cara, só pode.
Esse é o único livro que não consegui ler mais que umas 20 páginas aproximadamente. É MUITO chato.
E olha que li quase metade de Administrando em Tempos de Grandes Mudanças, que é bem tenso.

Não leiam.
Só quem não está conseguindo dormir, e precisa de um incentivo.
Rafaelle 21/05/2012minha estante
Li este livro em questão de horas, e pelo contrário, ele me tirou o sono.

Glaucio.Oliveira 22/05/2012minha estante
Pois é, cada um é de um jeito. Não foi o tipo de narrativa que me agradou. Nem um pouquinho.
Mas há muita gente que amou.

Lualuana 06/07/2012minha estante
Pensava que somente eu não havia gostado do livro. Leitura monótona, e só me prendeu a atenção no meio do livro. Me senti na obrigação de terminá-lo, afinal havia ganho de presente. A personagem principal acaba por nos conquistar, mas não recomendaria esse livro.

Aline Stechitti 12/09/2013minha estante
Até hoje eu não entendo a adoração por esse livro, um porre danado