A Menina que Roubava Livros

Resenhas - A Menina que Roubava Livros

Já li. Muito bom! Tem o filme tb

Excelente, resenha, Igor

.Igor 15/04/2024minha estante
Muuuito obrigado, Vanessa! Nunca assisti ao filme baseado nesse livro, e acho que vou demorar a fazer isso: a leitura foi muito boa mas o trauma foi pesado, o filme vai acabar me derrubando do mesmo jeito kkkkkk

Vanessa 15/04/2024minha estante
Li esse livro antes de assistir o filme e confesso que, durante a leitura, imaginei os personagens bem diferentes dos que vi na telilha.

Eloiza 02/10/2021

Triste, mas tão doce
Não sei como descrever esse livro.
Mas, de uma coisa, eu sei. Foi uma leitura triste, e doce ao mesmo tempo. Como isso é possível?
Annaly 02/10/2021minha estante
esse livro? só quem já leu sabe, é de uma extrema tristeza e ao mesmo tempo é extremamente adorável

Abibliodaminhavida 02/10/2021minha estante
Eu amo demais esse livro. Um dos meus favoritos ?

Helen 02/10/2021minha estante
Ele é tão perfeito, está no meu top 3 de favoritos da vida, só lendo pra entender a profundidade.????

Eloiza 02/10/2021minha estante
Sim, eu amei muito ele. Foi o segundo livro que me fez chorar na vida.

Gaby Branda 07/11/2012

Eu vou te falar uma verdade sobre A Menina Que Roubava Livros
Sem spoilers, claro.

O negócio sobre esse livro é o seguinte.
Eu abandonei A Menina Que Roubava Livros duas vezes. Na terceira vez que o peguei para ler, eu me determinei a ir até o fim, transformei aquilo em uma questão de honra.

Bom, fui lendo. E até mais da metade, tudo o que eu sentia era uma raivinha, falava mal dele onde eu ia. Eu dizia "mas não acontece nada nesse bendito livro, por que é que todo mundo acha esse negócio tão sensacional?". Continuei lendo. E tudo aquilo que acontecia parecia volátil para mim, não permanecia, não me marcava.

Até que chegaram as últimas páginas. As últimas benditas cem páginas. Foi neste instante que eu vi o quanto o autor tinha me enganado. Até ali, ele me fez acreditar, enquanto eu percorria as trezentas e oitenta páginas anteriores, que não havia nada acontecendo, que aquilo não passava de uma historinha sobre uma menina alemã, mais uma história sobre a Alemanha antissemita.

Mas aí, quando o final do livro começa a se aproximar é que você se dá conta do quanto está apegado àqueles personagens, do quanto você se importa com eles. Eu estava mergulhada na história até os cabelos!

E olha, vou confessar. Eu chorei com o final. Chorei muito.
Não é o melhor livro que eu li, mas é um dos bons finais que encontrei. E só por ele vale passar pela obra toda.

Por isso, te indico. Mas te adianto, persista. Seja guerreiro. Há motivos para ele ter 6494 registros de abandonos no Skoob. Enfrente com coragem as metáforas do tipo "Gritinhos de suor ondulavam em suas axilas", como bem pontuou o Fei_Ma em sua resenha (http://www.skoob.com.br/estante/resenhas/18739/page:7). E talvez você tenha uma experiência agradável de leitura.

Sem mais.
Aline Stechitti 26/12/2012minha estante
Nossa, vc retratou exatamente o q eu estou sentindo ao ler o livro esses dias. Estou um pouco mais da metade e não consegui me prender ao livro, to pensando "Que tem demais nisso?", mas tb não quero parar. Agora com sua resenha fiquei doida pra chegar logo no fim!

Leo Lopes 15/01/2013minha estante
Eu amei o livro.. Quando comecei a ler ele estava em uma faze de não ter nada disponível na estante então embarquei na leitura com vontade. Confesso que o inicio do livro é completamente confuso, e no decorrer da história ela parece não fixar em canto nenhum, apesar do autor conseguir ganhar minha curiosidade. Chorei litros no final, e passei a considerar o livro um dos meus prediletos.

Rafa P. 27/08/2013

Instigante e encantador !!!
Este livro conta a história da pequena Liesel e de sua jornada por um mundo estranho, no qual ela não compreende. Embora com apenas 11 anos, ela carrega uma bagagem emocional pesada e difícil de assimilar, estando em um dos momentos mais difíceis de sua vida,senão o mais difícil, onde tudo que até então conhecia e lhe dava algum conforto, é retirado da sua vida de forma drástica e radical.
O universo abordado no livro me fascina. Os acontecimentos que envolvem esse período vergonhoso e que manchou para sempre a história da humanidade, desperta diversos sentimentos e reações na maioria das pessoas. Quando digo que me fascina, não quero dizer no sentido cruel que permeava aquele contexto, mas sim a bondade que sobrevivia diante de tanta maldade, de pessoas que se sensibilizavam com o sofrimento dos demais e acreditavam em um futuro menos sombrio e mais iluminado.
Essa história me surpreendeu de inúmeras maneiras. Primeiro por mostrar uma nova ótica dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, envolvendo a Alemanha nazista, responsável pela morte de milhões de judeus, partindo do ponto de vista de uma garota alemã. A narrativa ser realizada por ninguém menos que a morte, o que foi simplesmente genial da parte do autor, trazer um personagem tão indesejado para uma trama na qual ela estaria presente de forma abstrata e a introdução do amor que a personagem desenvolve pelos livros. Esse último elemento, foi algo desenvolvido de maneira tão natural, que os fatos decorrentes desta relação convence o leitor de modo coerente e que funciona muito bem na narrativa.
O ritmo, embora arrastado e melancólico em alguns pontos, jamais se mostra desinteressante, pois cada momento da história se constrói através de pequenos detalhes, conduzindo o leitor a uma empatia imensa por todos os personagens e pelo destino de cada um.
É um livro, instigante , criativo, emocionante... sem palavras para o meu sentimento por ele.
E logo após a leitura, eu fui rapidamente ver o trailer e fiquei muito satisfeita e encantada pela escolha do elenco. Acredito que o filme ira funcionar muito bem, assim como o livro.
Renata CCS 24/10/2013minha estante
Um belo e comovente livro, cheio de mensagens de otimismo, força e reflexão.

Glenda 15/02/2014minha estante
"A menina que rouba livros é um daqueles livros que você jamais esquecerá e sempre que lembrar, lhe trará sentimentos de nostalgia, alegria, tristeza e também frustração. " EXATAMENTE! Li há sete anos e sempre me sinto assim quando penso nesse livro. Mas a "alegria" é simplesmente por ter tido o prazer de ter lido um romance tão bom. Porque o sentimento predominante mesmo a respeito da história é de tristeza. É realmente uma leitura bem densa. Precisei de um tempinho pra conseguir passar pra outra.

Amei sua resenha!

Fabio 06/07/2014minha estante
Li o livro pouco antes de sair nos cinemas.
Confesso que no final foi impossível conter as lagrimas. Eu sabia que o livro flertava com o melodrama e confesso que já estava preparado, mas o que mais me comoveu foi o fantástico exercício de narrativa que o autor usou justificando a escolha da Morte para narrar aquela estoria.

Parei a leitura e comecei a elogiar o autor em voz alta. Realmente é um daqueles livros inesquecíveis.

Jéfani. 22/06/2021

É um bom livro.Porém, em algumas partes a leitura vai ficando chata, o que me fez dar uma pausa, várias vezes.
Juú *-* 22/06/2021minha estante
Eu não consegui ler exatamente por isso ... Muito cansativo a narrativa. Acabei desistindo de ler

Jéfani. 22/06/2021minha estante
Sim.custei terminar, achei muito chato para tantas páginas, sem necessidade de tanto, a leitura não flui. Porém gostei do final.

Geisa.Ribeiro 02/07/2021minha estante
Eu só concluí depois da terceira tentativa, porque não consigo não terminar, mas depois q terminei até gostei... porém tenho q concordar q a leitura é tediosa na maioria do tempo.

Tafny 17/07/2021

Perfeito!?
Esse livro se tornou um dos melhores que já li esse ano. Os personagens são perfeitos, a história é maravilhosa! Mas vai ter horas que tu irá chorar feito condenado, pois quando a morte conta uma história, você tem que parar para ler.
elle carmo 17/07/2021minha estante
favorito ??

Brê 17/07/2021minha estante
Meu favorito da vidaaaa ???

Tafny 18/07/2021minha estante
Se tornou o meu também!??

Madu 15/09/2021

a menina que roubava livros
não sou tão boa com resenhas, mas vou deixar aqui o que eu achei.

confesso que o começo do livro foi muito confuso, mas continuei até que peguei interesse na leitura.
o livro em si não me prendeu tanto, tanto que eu demorei muito mais do que o normal para terminar de ler; mas por mais que não tenha me prendido, não é daqueles que te faz parar de ler.
eu gostei sim da história, achei que não é uma das melhores, mas ainda sim muito boa.
o livro me fez chorar um pouco, mas não aquele mar igual de "a culpa é das estrelas" KKKKKKKKKK
enfim, recomendo.
jAlia372 15/09/2021minha estante
nossa desde janeiro q tô lendo esse livro, não consigo terminar e ate queria pq todo mundo fala que a história é boa, mas nao me prende

tata 15/09/2021minha estante
esse livro é maravilhoso s2

thays_version 15/09/2021minha estante
É triste pensar q não chorei em ?A culpa é das estrelas?

Liedsonrm 28/09/2021

Pra mudar algo, reconstrui-lo, você precisa destrui-lo primeiro. E esse livro me destruiu, assim como me mudou. A palavra tem poderes, eu aprendi em Harry Potter, e A Menina que Roubava Livros nos prova isso. Um livro de palavras, em todos os sentidos dessa frase.
natiibonatto 28/09/2021minha estante
aí meu deus, quero muitoo ler agora!!!

Liedsonrm 28/09/2021minha estante
É muito bom, e o fato da morte ser a narradora deixa bem mais legal.

Henrique santana 28/09/2021minha estante
Amo este livro!
Quero reler ele quando tiver oportunidade.

Thay Freitas 02/09/2013

Encantador *-*
Primeiramente, só uma ressalva: Peço que quem desistiu ou ainda está lendo, não deixe de terminar. É preciso "resistência", porque cá entre nós - eu sei que o começo dele não é lá essas coisas -. Existe uma pitada de monotonia, é cansativo, confesso. (Muitos verão isso).
Só continuei mesmo porque estava curiosa por conhecer a história da Roubadora de livros. E mesmo sendo muito confuso de antemão, continuei pra que hoje eu pudesse perceber que ele melhora muito do meio para o final. É uma história de superação e amor muito envolvente. Por isso é um livro que eu o SUPER recomendo.

Poucas vezes em minha vida eu li um livro tão excitante. Que história linda! Linda e triste.
Linda porque fica tão explicito um ponto super marcante da história: Mudanças adaptação superação amizade amor.
E tão triste ao mesmo tempo. Que povo sofrido esse povo que presenciou a II Guerra Mundial.
Particularmente, odeio história! E na escola vi tudo isso de forma muito superficial. Com o livro, o autor conseguiu nos mostrar o outro lado das coisas. Nos passou tudo de forma tão fatídica e curiosa. Por vezes, custei a acreditar que em algum lugar desse mundo, em tempos remotos (ou não), muita gente sofreu, muita gente se foi, tudo por poder. O poder que custou à morte um trabalho desenfreado. E muitas vezes de acolhimento a uma grande parcela de gente inocente.

Como existe gente desumana! E embora o autor colocasse a guerra como um dos pontos fortes do livro, a ressalva que é dada a historia de Liesel, dá toda uma pintada de beleza aos desfechos do mesmo. Porque em meio aos ataques, holocaustos, é perceptível os pontos bonitos e positivos da história. Foi contada de uma forma tão forte, tão compreensível. Quando terminei, a primeira coisa que eu disse foi que eu amo a morte (risos). Quisera, Senhor. Que a morte seja sempre acolhedora e bondosa dessa forma. - Que narrativa! Quanta criatividade do autor.

Fiquei tão perplexa com a trajetória de Liesel, poucas vezes veremos crianças tão fortes, isso é muito claro. Que superação, que garra, que força, que amor.
É um misto de sensações, ora eu estava feliz, ora triste, ora com dó, ora surpresa... Acredito que o autor jogou em Liesel todas as características possíveis para nos mostrar o quanto reclamamos de tudo o tempo inteiro e por tão pouco, porque daí simplesmente aparece uma criança que perdeu tudo na vida e ainda assim encontra a felicidade, a força pra continuar, a esperança mesmo em meio a todo tormento. É surpreendente, mesmo resumindo a natureza da menina de uma forma tão ingênua.

Como são bem colocadas as partes em que fica claro o poder das palavras, tudo que elas podem fazer, o que elas podem curar, o que elas podem reaproximar, o que elas podem resolver e proporcionar. A magia dos livros, a ideia da persistência... Como um livro pode influenciar tanto a vida de alguém.
Lembrar da morte de Rudy Steiner é lembrar da frase: Que tal um beijo, Saumensch?. É bastante ruim sentir a sensação de Liesel frente a isso, (lembrar do que poderia ter sido e não foi). Com isso podemos ver quanta coisa a gente deixa pra trás por simples medo de arriscar. E cenas como essas nos instigam a aprender que o que há para ser feito - pelo amor de Deus - que seja feito HOJE.

É de saborear cada detalhe. Obra muito bem feita. É cativante. É revigorante.
Para quem não leu, boa leitura. Poucas vezes verão deleite maior.
Ana Carolina 05/09/2013minha estante
Adorei a resenha! Recomendo a você o livro "O Sobreviente" de Aleksander Henryk Laks. Ele é um judeu sobrevivente da 2ª Guerra. No livro ele conta os momentos que ele passou nos campos de concentração e tudo que aconteceu com sua família. A leitura é extremamente simples, até meio fria, mas o que vale pra mim, é a essência do livro.
"Parce uma lembrança que sai das brumas do tempo; um fantasma que desenha suas confusas formas sobre as paredes do esquecimento. Não é um livro de História; muito menos uma antologia de "estórias". Não é uma crônica do Holocausto, nem um relato completo da tragédia do povo judeu. É apenas o resumo de uma vida resgatada das garras frias da crueldade, do sadismo e da estupidez humana."
Enfim, fica a dica. É um livro incrível! Tive, inclusive, a grande oportunidade de assistir a palestra do autor uma vez. Vale muito a pena.

Rê Inácio 07/02/2014minha estante
Assino embaixo!
E além disso, te agradeço pela força. Sem ela eu garanto a você que teria desistido nos primeiros capítulos. Que bom que você não deixou! O quanto ganhei e aprendi com isso!
A história dessa garota me ensinou a viver. A viver com as palavras.

É de saborear cada detalhe.(2)

Leticia @leticiageek 06/06/2014minha estante
Só tenho uma palavra pra descrever esse livro: DIVINO.
uma amiga minha tinha me recomendado ele e resolvi ler. É uma historia triste mas ao mesmo tempo é um livro maravilhoso. Ótima leitura.

Marlonbsan 29/06/2021

A Menina Que Roubava Livros
Entre 1939 a 1943, acompanhamos a história de Liesel Meminger, que foi enviada por sua mãe para o subúrbio de uma cidade alemã, onde irá morar com um casal que a adotou. A partir daí começa sua saga como roubadora de livros.

O livro é narrado em terceira pessoa por um personagem específico e acompanhamos o que acontece com Liesel, a linguagem do livro, apesar de simples, tem seus momentos de rebuscamento e densidade considerável, os capítulos e transições são curtas, há muitas páginas em branco, o que colabora com a fluidez do livro.

Toda ambientação do livro e contexto histórico utilizado é interessante, a vida de Liesel e o seu dia a dia, além de toda a questão cultural da época, já que gosto de ler livros sobre o período e entender mais sobre. E é interessante também como o autor utilizou tudo isso para amarrar a sua história. Além de expor a importância dos livros e de ler.

Mas algo que me incomodou durante a leitura foram alguns aspectos narrativos. Tem um fator fantasioso de como a terceira pessoa é usada que não conseguiu me prender, ainda mais por conta do contexto que é passado a história, que foi algo real. E também, algumas informações sobre o que vai acontecer são dadas antes, praticamente um spoiler consciente, mas que fez não me aproximar dos personagens, já que sabia o que ia acontecer com eles.

O livro apresenta uma boa dose de sensibilidade ao tratar a relação de Liesel com as pessoas ao seu redor e todo o sentimento envolvido, entendo os motivos das pessoas lerem e se emocionarem com esse livro. Assim como entendo aqueles que deixaram de lê-lo, já que a narrativa inicial é um pouco confusa e arrastada, mas depois a história engrena. No geral, gostei da leitura, mas não conseguiu me prender a atenção.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan
Vanna.Fernandes 09/07/2021minha estante
Quero ler!

Marlonbsan 09/07/2021minha estante
Ah leia sim ?

Vanna.Fernandes 11/07/2021minha estante
Ah sim,obrigado.

bia_zouzaaa 11/07/2021

Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.
Rir, sofrir, chorei, amei, favoritado com 5 estrelas.
O livro "A menina que roubava livros", de Markus Zusak, se passa na Segunda Guerra Mundial falando sobre a vida de uma típica garota da época que desenvolveu a sua própria perspectiva, essa garota se chama Liesel Meninger.
A Morte narra a história toda (Sim, a Morte), ela acompanha toda a história dessa garota incrível e ladra de livros.
A vida da Liesel não foi fácil, mas sempre teve pessoas que deixou bem mas agradável, como Rudy (melhor amigo), Hans (pai de criação) e Max (o judeu).
Esse livro me deixou sem palavras e ele não agrada todos os leitores, mas acho que todos deviam ler ele.
ninha 11/07/2021minha estante
Eu adorei a morte contando a história. Por mais morbido que possa parecer !!!?

bia_zouzaaa 11/07/2021minha estante
Kakakakaka eu também gostei muito

biathomas 17/07/2021minha estante
Qual é a classificação indicativa??

Danni 19/07/2011

A Sacudiadora de palavras-"quando a morte conta uma historia voce deve parar para ler"
Quando comecei a ler esse livro, quase desisti, o começo é frustante, chato e confuso, fica bom msm na metade do livro assim que o Max entra na historia de Liesel...o mais encantador na historia é o Rudy, o melhor amigo ou talvez namorado, ah e o beijo que ele sempre pedia ...

O livro é narrado pela Morte, mas nem sentir que era a morte ^^

parecia outra pessoa bem mais intima...

Antes de ler o livro já odiava o Führer, depois do livro odeio maissss.

o final é triste, muito triste,mas não vou contar...leiam pra saber....

Uma nota: Os seres humanos me assombram !

Recomendoo *.*
Andrea 21/07/2011minha estante
Acho que sou a única que ama esse livro do começo ao fim! :)

Juliana Gomes 29/07/2011minha estante
eu abandonei esse livro por esses motivos que v0cê falou,achei o começo chato e frustante,mas pelo o que estou lendo aqui o livro é bom mesmo dessa vez vou ler até o fim.

Aline 04/03/2013minha estante
O melhor livro que li 2010, quando vejo esse livro em alguma estante na parte de 'abandonei', fico frustada!!

Patricia 24/01/2014

Maravilhoso!
Este foi um livro que em muito me surpreendeu, a partir da primeira página.

Com uma forma poética de narrar, o autor, através do personagem "morte", faz com que acompanhemos a vida de Liesel, a doce e forte protagonista deste livro.

Não há muito o que dizer, sem acabar tornando esta resenha em um spoiler. Apenas recomendo, e muito, que se deixe encantar – e se emocionar! – com essa história maravilhosa e sensível.
@cita_dor 19/06/2015minha estante
E a mesma narradora quase me fez chorar ao final!

Patricia 19/06/2015minha estante
Eu chorei litros! rsrsrs A história é linda, né?

@cita_dor 19/06/2015minha estante
rsrsrs...
Certamente!
Um misto de inocência, perversidade e sagacidade que rondam os anos mais tenebrosos e duvidosos da vida de uma garota e seu amigo!
É perfeito!

LucasDonato 29/08/2021minha estante
perfeito?

nana 29/08/2021minha estante
chorei rios com essa leitura

Rosana 29/08/2021minha estante
Chorei no final..muito emocionante. Do começo ao fim .

Eduarda Stitch 21/06/2021

A menina que roubava livros...
Esse foi o livro que me introduziu o habito da leitura,não foi o primeiro que li mas foi o primeiro que me deixou com vontade de quero mais,o amor pelos livros da personagem principal e seu prazer em ler me deixou muito intrigada,eu só queria entender o porque dela fazer de tudo e um pouco mais só pra conseguir ler.O seu amor era tanto que me contagiou.
Eu super entendo quem abandona o livro mas eu garanto que se você conseguir chegar ate o final é impossível não gostar,ou você abandona ou ama esse livro ainda não conheci alguém q terminou e não gostou,então experimente sem medo e sem expectativas,tire suas próprias conclusões,tem grandes chances de não funcionar pra você mas também a chances de mudar a sua vida como mudou a minha.
Patrícia 21/06/2021minha estante
Que linda resenha??Considero o um clássico do nosso tempo. Lembro que li assim que foi lançado no Brasil e, desde então, permanece entre meus favoritos da vida.

Eduarda Stitch 21/06/2021minha estante
Li no final do ano 2019 pra 2020 e depois dele nunca mais parei de ler kkkk