A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros Markus Zusak

Resenhas - A Menina que Roubava Livros

Laianne0 19/01/2024

Meu Deus, que livro intenso.
Nunca tinha assistido o filme nem lido o livro, porque não tinha tanto interesse.... Mas, de um tempo para cá me deu uma vontade imensa de lê-lo, e meu Deus, não me arrependo nadinha, ele é pesado, as palavras saem como uma lâmina afiada, e teve partes que foi impossível não derramar uma lágrima.... Sinto, que eu deveria ter lido esse livro bem antes.... Super recomendo.
ifskimbrly 19/01/2024minha estante
terminei ele em lágrimas tbm

Laianne0 19/01/2024minha estante
Ainda me encontro no chão haha.

liaentrelivros 19/01/2024minha estante
E o filme é igualmente lindo! ??

LaraTavares 19/01/2024minha estante
Amo esse

Edilaine.Adenaldo 19/01/2024minha estante
Li ano passado, em uma chácara, no interior do MT. Terminei de madrugada, sob uma luz fraca, aos prantos. Lembro que queria ter alguém pra dividir a dor...

luiza2427 19/01/2024minha estante
Nunca li o livro, mas já assisti o filme e pelo que vi é bem pesado mesmo

Amabile.Debortoli 21/02/2020

passou de chato a um livro que desejo ter na minha estante
suzy.nobre 21/02/2020minha estante
Eu amei esse livro!

Thati 21/02/2020minha estante
Qual é o segredo? P mim ainda é chato?

@_paralivreando_ 21/02/2020minha estante
Eu não achei chato esse livro não... ele é real e triste... tvz seja chato pq ele é real

Thati 21/02/2020minha estante
Eu adorei o filme mas o livro achei a escrita maçante.

Amabile.Debortoli 21/02/2020minha estante
acho q não tem segredo, o negócio é ir lendo que quando tu vê tu ja ta presa

Amabile.Debortoli 21/02/2020minha estante
pelo menos comigo foi assim. li os primeiros capitulos e achei q iria abandonar e qnd vi ja tava devorando tudo de uma vez

Isabela Cordeiro Pântano 07/11/2022

O início
Foi esse livro que me fez adentrar no mundo da leitura e por essa razão é tão especial para mim.
Já amei muitos livros e histórias, mas esse sempre será o meu xodó ??
Tem um lugar especial no meu coração
Para mim, merece 6 estrelas
Amo e recomendo
Tenho um carinho muito grande
Caio 07/11/2022minha estante
O primeiro a gente nunca esquece. Livraço!

Isabela Cordeiro Pântano 07/11/2022minha estante
Caio, sim. É um livro que eu tenho um carinho grande. É uma história incrível que vale muito a pena ser lida

Caio 07/11/2022minha estante
Eu já li e concordo muito com você.

Isabela Cordeiro Pântano 07/11/2022minha estante
Caso queira, recomendo Eu Sou Mensageiro do mesmo autor da Menina que Roubava Livros. SENSACIONAL também.

Isabela Cordeiro Pântano 07/11/2022minha estante
De fato, o primeiro a gente não esquece. Para mim, os livros marcam nossa vida, alguns pelo menos, de acordo com o momento da vida. Outro que para mim é especial é Amigo Imaginário. Um terror/suspense totalmente fora da minha zona de conforto, pois me tirou de uma ressaca literária brava. Fiquei meses sem ler nada. E quando voltei, descobri essa história num IG e entrou no meu coração ? capítulos curtos de umas cinco ou seis páginas, onde mostra o amor de uma mãe por seu filho e o protagonista é simplesmente uma fofura.

Caio 08/11/2022minha estante
Ja li o eu sou mensageiro. Quanto ao Amigo imaginário. Sugestão anotada. Obrigado.

Rosangela Max 27/06/2022

Foi a melhor representação de amor mostrada em um livro.
Este livro ficou parado na minha estante durante anos. Sempre colocava no topo minha lista, mas, por algum motivo, ia adiando a leitura.
Acredito que a melhor forma de ler um livro é esperar a história ?nos chamar?. O momento deste chegou e a experiência foi incrível!
Cada leitura de não-ficção que fiz sobre a Segunda Guerra e sobre o Holocausto contribuíram para isso, pois pude desfrutar ainda mais desta história, reconhecendo cada nuance que o autor deu ao escrevê-la.
Foi diferente de tudo que eu li sobre o tema. Mostra situações de sofrimento, miséria, violência e morte, como os outros livros já mostraram. Afinal, com um tema como esse, não teria como fugir disso. Mas também mostra situações de compaixão, empatia, gratidão, solidariedade, inocência e amor.
Aliás, o amor é o ingrediente principal aqui. Sendo representado lindamente pelo amor aos livros e como eles podem nos salvar e também de amor cristão, como mostrou a Liesel, o Hans e a Rosa, amando ao próximo como a si mesmo.
Sem dúvida mereceu 5 estrelas e entrou para a lista dos meus favoritos.
Leitura super recomendada.
Priscila 27/06/2022minha estante
Sou louca pra ler a muito tempo. Adorei a resenha. Só reforçou. ?

Rosangela Max 27/06/2022minha estante
Obrigada! ?

Janaina 27/06/2022minha estante
Resenha linda???????. O livro realmente é tudo isso. Me deu até vontade de reler

Thin 28/06/2022minha estante
Eu amo esse livro de um tanto que nem sei dizer ?

Douglas Finger 28/06/2022minha estante
Fiquei com mta vontade de ler!

Sandro 29/06/2022minha estante
Um dos melhores livros que já li... o capítulo do bombardeio foi lido em lágrimas.

mari 14/07/2021

Extremamente tocante
Sei que esse livro é famoso por ser abandonado, mas... dá uma chance. Uma chance de verdade; não desista nas primeiras páginas.
Sim, o começo é arrastado. Mas, por favor, persista nesta história, da mesma forma que Liesel persiste na felicidade a pesar de todas as dificuldades de sua vida. A narrativa pode parecer muito poética ou monótona no começo, mas aos poucos vai se desenvolvendo, e quando você menos espera... uma chuva de emoções! É impossível não se apaixonar pelos personagens ao longo da história, todos deixam uma linda lição.
Vale muito a pena!!
E prepare seus lencinhos.?
ll.morais 14/07/2021minha estante
feliz de ter passado essa resenha sua p mim. tenho esse livro, mas nunca tive interesse de começar e você me deu um incentivo, vou ler!

mari 14/07/2021minha estante
Saber que 1 pessoa se interessou por esse livro incrível, pela minha resenha, é muito gratificante!! Leia, tem grandes chances de você gostar?

Miryan Jussara 14/07/2021minha estante
Li c uma caixa de lenços ???

Chelsea.Archer 15/07/2021minha estante
Eu amei esse livro. Tocou meu coração.

mari 16/07/2021minha estante
@Miryan Jussara eu também; e não restou um lenço na caixa! ?

mari 16/07/2021minha estante
@Chelsea.Archer É tão emocionante! Também tocou o meu?

Wilza.Alves 17/08/2020

Quando a morte conta uma história, você DEVE parar para ler!
Sem palavras para descrever esse livro. Ter utilizado a morte como narradora foi brilhante, Markus Zusak nos apresenta personagens maravilhosos, o que destrói ainda mais o coração do leitor, apenas leiam.
João Denis 17/08/2020minha estante
Saudades desse livro, tenho que achar um tempinho pra reler ele.

Wilza.Alves 17/08/2020minha estante
É maravilhoso, que livro... Um dos melhores que li esse ano.

Thaís 17/08/2020minha estante
Que feliz que tu gostou. Eu amo! ?? A releitura é certa!

Wilza.Alves 17/08/2020minha estante
Maravilhoso, eu vou reler, sem dúvida

Tales Martinelli 17/08/2020minha estante
Até me deu vontade de ler!!

Wilza.Alves 18/08/2020minha estante
Eu recomendo mt a leitura, um dos melhores livros que li esse ano.

Fabi.Almeida 21/07/2020

O pior livro do mundo
Tem como dar 0 estrelas para A menina que roubava livros. Pior livro da vidaaa...
mary 21/07/2020minha estante
MDs como assim, moça!!???!! Lê de novo akakakakakak

Fabi.Almeida 21/07/2020minha estante
Menina, tenho um ódio desse livro rsrs.

mary 21/07/2020minha estante
kKKAKAKAKAKAKKAKAKA

Ana r 22/07/2020minha estante
vixi kkkkkk to na duvida se leio

Fabi.Almeida 25/07/2020minha estante
Anna, muita gente ama. Eu odiei, mas tô pensando em reler, vai que na época eu estava meio sem paciência né kkk. Eu o li em 2014

williamsa 30/07/2020minha estante
Gente...

Valfloripa 22/07/2011

O diário da Morte!
A menina que roubava Livros, em 480 páginas de muitas emoções, ambientado num período histórico da humanidade, nesse cenário em pleno século XX, entre 1939 e 1943 durante a Segunda Guerra Mundial.
Utilizando um belíssimo recorte histórico temporal para contar essa história, a escolha da narradora foi excepcional; não poderia ter sido outra que não fosse a própria “MORTE”, presente em vários lugares e fundamental em muitos momentos, é magnífico ter uma história narrada sobre o prisma da Morte.
Além do núcleo que envolve a nossa personagem principal, encontramos em algumas páginas citações de outros personagens e objetos como livros que através da suas próprias histórias, irão ajudar a descrever e contar o que significar estar inserido num cenário como esse chamado GUERRA..
Lesse Owens, afro americano participou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936.
Auschwitz-Birkenau campos de concentração localizados no Sul da Polônia.
Dicionário e Tesouro Duden Completo.
Mauthausen-Cusen foi um complexo de campos de concentração construídos pelos nazistas na Áustria.
O Carregador de Sonho.
Dachau campo de concentração construído em 1933 pelos nazistas em uma antiga fabrica de pólvora próxima à cidade de Dachau, cerca de cinco quilômetros ao norte de Munique, no sul da Alemanha.
O Dar de Ombros.
A Sacudidora de Palavras. (Pequena coletânea de pensamentos para Liesel Meminger)
O livrinho Preto de Ilsa Hermann.
Chuveiro após chuveiro; O resto – criança, velhos, doentes que compunha a grande maioria, era enviada diretamente para uma das quatro câmaras de gás de Auschwitz, que podiam comportar milhares de pessoas ao mesmo tempo. Para evitar o pânico, informava-se às vítimas que receberiam ali uma ducha e um tratamento desinfetante. A câmara de gás inclusive tinha tubulações para duchas, embora nunca tivessem sido conectadas com o serviço de água.
Um pai amoroso, que desde o primeiro momento Liesel gostou e uma mãe fechada, mas que ao longo da história a narradora vai descrevê-la de uma forma especial.
Rudy Steiner um amigo para sempre um grande amor; Max Vandenurg a grande surpresa de inimigo passou a ser um membro da família, que de uma forma muito delicada conquistou a todos na casa de Hans Hubermann.
É realmente uma história linda e complexa recheado de amor, superação, compromisso, dedicação e para encerrar gostaria de deixar uma citação da narradora:
Diário da Morte: 1942.
Foi um ano para ficar na história, como Guerra do Afeganistão (1979) ou a Batalha de Crécy (1346), para citar apenas alguns. Esqueça a foice, diabos, eu precisava era de uma vassoura ou um rodo. É precisava de umas férias.

Nayara 24/07/2011minha estante
Achei esse livro sensacional!!!!

Valfloripa 24/07/2011minha estante
É Nayara, em muito momento ao ler esse livro, parava e tentava refletir ou pelo menos entender o que significar estar naquele cenário, na verdade isso é impossível descrever ...

Juninho 27/07/2011minha estante
Eu gostei muito desse livro, da pra passar horas e horas refletindo sobre ele, curti muito sua resenha, já faz algum tempo que o lí e ler a sua resenha, me fez vir a tona todas as emoções que senti ao ler o livro, o final com a citação da morte foi bem legal, e realista, valeu....

Valfloripa 29/07/2011minha estante
Juninho, essa leitura posso lhe dizer, valeu cada minuto gasto, e a cada resenha descubro em mim, sentidos que ao longo de todas as páginas fica muito presente...
Valeu meu grande amigo..

geovane 16/11/2012minha estante
quando eu li este livro, eu fiquei impressionado!!!

Valfloripa 16/11/2012minha estante
Geovane,meu querido boa tarde!
Essa obra é realmente para mim, nota 10.
Tanto é que agora eu tenho o livro e casa.
Beijos e volte sempre...

Natali 24/01/2013

Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler...
... Principalmente quando essa história envolve uma jovem que viveu em meio ao caos da era nazista, sendo deixada aos cuidados de um pintor e de uma dona de casa rabugenta.
Quando Liesel Meminger chegou à casa dos Hubermann, seu único pertence era um livro, O manual do coveiro. Ele foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos anos seguintes. E foram estes livros que nortearam sua vida, em uma época em que a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte.

Incrível é poder encontrar em um livro tantos personagens envolventes além da protagonista Liesel Meminger, como Hans e Rosa Hubermann, Max Vandenburg e Rudy Steiner.

A história de Liesel provou à Morte que a existência humana vale a pena, assim como provou à mim o quão maravilhoso é poder encontrar um livro que contenha dor e poesia ao mesmo tempo, sendo penoso e divertido do início ao fim!

É por isso tudo que a própria Morte não resistiu em contar essa história cativante!... E é pelo mesmo motivo que esse é um dos meus livros prediletos!
Jana 24/01/2013minha estante
Ainda não li, mas vou ler!

Natali 24/01/2013minha estante
Jana, demorou! rsrsrss

Ingrid 25/01/2013minha estante
Lê logo Jana! É muito bom!

Vanderwelton 27/01/2013minha estante
eu amor...parece que vou ler muitos de seus livros mesmo hein!!!!!hehehe
bjus meu amor!!!

Natali 28/01/2013minha estante
Essa é leitura obrigatória!!!! rsrsrs

Paulo Santos 02/05/2020

As palavras salvam
Esse livro me ajudou a entender a importância das palavras na minha vida. Mais do que servirem de distração, elas salvam. Obrigado Liesel por me ensinar isso da melhor maneira!
Gii chagas 02/05/2020minha estante
Choro só de pensar!

Dani 02/05/2020minha estante
Me deu vontade de ler esse livro

Mitch | Não sou crítico literário 02/05/2020minha estante
Achei que não iria chorar por causa de nenhum outro livro. Ledo engano.

Paulo Santos 02/05/2020minha estante
Recomendo muito a leitura e releitura. Também chorei ao chegar nas últimas páginas.

Gii chagas 02/05/2020minha estante
Chorei do início ao final kkkkkk

Anellym_07 22/10/2021

Um choque de realidade
Essa com certeza foi minha melhor leitura na vida, todos os detalhes, narração da Morte e todos os cuidados pra tratar um assunto tão difícil me fizeram apaixonar nessa obra aqui, recomendo muito mesmo pra quem gosta de histórias assim...Prepare os lenços e seu psicológico, vc vai precisar...
Graziela109 22/10/2021minha estante
O final até hj me dx triste

Anellym_07 22/10/2021minha estante
depressão pura

Bea 24/10/2021minha estante
Quero tanto ler esse livroo

Anellym_07 25/10/2021minha estante
leia! prepare o emocional kkkkkkkkkkkkkk mas leia

Bea 25/10/2021minha estante
Vou ler sim!

Bibi 25/03/2022

Seus cretinos encantadores!
O que se fala depois de um livro desses? Bem, nas palavras de la sabia muerte "os seres humanos me assustam" MUITO de verdade. É uma leitura que traz uma importância tão brutalmente sensível, verdadeira, realista e certa de um dos períodos históricos mais lastimáveis da história humana que me transformou em uma série de sentimentos ilegíveis.
É Interessante pois é possível entender um lado dessa era de guerra e genocidio e principalmente a força de alcance das palavras. Sejam elas transformadas em armas para coverter discursos elaborados em verdades absolutas ou a simplesmente confortar almas, confortar corações inquietos. A roubadora de livros era hábil nisso, Liesel amava e odiava as palavras mas as disseminava transformando-as em mágica como uma habilidade nata, sem nem perceber.
Como faço pra lê livro

Tem que comprar

Bibi 26/03/2022minha estante
Você pode comprar, mas tem disponível na internet também em e-book!!

Brigada minha linda

Elizangela.Farias 26/03/2022minha estante
Tenho que sair do aplicativo

Michela Wakami 08/07/2020

Amei a história, amei os protagonistas, mas não amei a escrita do autor.
A história em si é maravilhosa, mas na minha opinião foi mal construída e confusa em algumas partes, deixando a leitura arrastada.
Mas mesmo assim, indico a leitura, pois ela tem muito a nos ensinar.
JurúMontalvao 20/03/2022minha estante
?eu curti mt essa leitura

Vanessa 20/03/2022minha estante
Um dos meus favoritos. A escrita em alguns momentos realmente confunde. Os personagens são maravilhosos; Liesel, Rudy, Hans, Rosa ???

Ester448 20/03/2022minha estante
Amo ??

Michela Wakami 20/03/2022minha estante
A história é maravilhosa mesmo, meninas.???

Roberta 20/03/2022minha estante
Concordo

Bruna Martins 17/02/2016

[Estante Predileta] A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS – MARKUS ZUSAK
Romance/Drama || 480 páginas || Editora Intrínseca || Classificação: 5/5 ♥ Favorito

A comovente história de Liesel se passa na Alemanha nazista e começa a ser narrada em um trem, a caminho de Munique, onde ela e o irmão mais novo serão adotados. Ainda no trajeto, a pequena garota é surpreendida pela repentina morte do irmão. A viagem é então interrompida para um breve enterro.

Ainda muito abalada e assustada pela intensidade e rapidez com que tudo aconteceu, Leisel, sem motivo aparente, tem sua atenção direcionada a um pequeno livro que o coveiro deixa cair (“O Manual do Coveiro”) e, embora não saiba ler, ela o captura e guarda entre seus pertences. Logo segue viagem, agora apenas acompanhada pela mãe.

(…) ela sentira um desejo repentino de lê-lo, que nem sequer tentara entender. Qualquer que fosse a razão, sua ânsia de ler aquele livro era tão intensa quanto qualquer ser humano de dez anos seria capaz de vivenciar. Página 60.

Os pais adotivos, Rosa e Hans, já estão a sua espera quando a garota finalmente chega a Munique. Tudo é novo e estranho, mas Leisel aceita seu destino sem questionamentos.

Rosa é uma mulher durona, mal-humorada e um tanto rude. A casa é humilde, a comida escassa e ela faz alguns bicos como passadeira para ajudar no sustento.

Hans, por sua vez, tem um coração bondoso e espalha gentileza por onde passa. Trabalha como pintor, toca acordeão lindamente nas horas livres e é, desde logo, muito amável com Leisel.

Há também o vizinho e colega de classe Rudy, um garotinho arteiro, energético e muito divertido, com quem ela irá manter uma bela amizade.

Com o passar do tempo, a menina finalmente se sente mais a vontade com toda essa situação. Hans, a quem agora ela chama de pai, consola seus pesadelos, toca inúmeras canções e a ensina a ler. Juntos, no porão, eles improvisam uma sala de aula, com abecedário e frases bonitas. “O Manual do Coveiro” é o primeiro livro que leem juntos.

A garota, apaixonada por literatura, em algumas outras oportunidades “pega” livros pra si. Ela também conhece e visita com frequência a deslumbrante biblioteca da mulher do prefeito, a quem entrega roupas passadas periodicamente.

“Havia toda sorte de estilos e letras diferentes nas lombadas dos livros, pretos, vermelhos, cinzentos, de toda cor. Era uma das coisas mais lindas que Liesel Meminger já tinha visto.” Página 123.

Apimentando um pouco mais a historia da garota, surge em sua vida Max, um rapaz judeu, filho de um ex-colega de seu pai. Ele se esconde no porão de sua casa e também lhe ensina muito sobre o poder das palavras. Juntos, eles compartilham o amor pelas mais diferentes histórias.

Em uma trama muito real, triste e tocante que narra bem mais do que a Alemanha nazista, mas como lidar com perdas, sofrimentos e imprevistos da vida, a autora me ganhou desde as primeiras páginas. É muito fácil se apaixonar pela pequena garota e seu fascínio por livros.

O enfoque histórico dado à obra é muito inteligente e interessante, pois nos da varias óticas sobre o nazismo. De um lado, temos o medo do povo alemão acuado diante das imposições do governo, de outro, as impressões de um judeu que sente na pele toda a raiva, preconceito e perseguição próprios dessa época.

Uma peculiaridade que, pra mim, também fez toda a diferença, é o narrador oculto da historia, que a partir de três encontros com Liesel, nos mostra como seus caminhos se cruzaram. Essa escolha por um narrador misterioso (ao final da obra revelado) foi ao mesmo tempo extravagante e inovadora, dando um toque de originalidade ao livro.

Concluo dizendo que “A menina que roubava livros” foi uma leitura muito tocante e prazerosa. Os temas explorados são um convite à reflexão e mexem com os mais profundos sentimentos do leitor. Trata-se de uma historia fictícia sobre assuntos reais e dolorosos como dor, perdas, sobrevivência, perseguição racial, nazismo, pobreza, abandono, solidão e, principalmente, a importância das palavras e da literatura em si na vida das pessoas.

site: http://estantepredileta.com.br/2015/10/02/resenha-a-menina-que-roubava-livros-markus-zusak/?preview_id=475
Viviane Grano 19/02/2016minha estante
Não sei vc, mas eu acredito que as pessoas precisam ter maturidade pra ler determinados livros. Esse eu li há uns 10 anos. Eu devia ter uns 19/20 anos. Foi uma leitura que não fluiu bem, mas gostei da história. Acredito que hj eu teria outra visão do livro. :D

Bruna Martins 19/02/2016minha estante
Eu acredito muito nisso!!! Muito mesmo!! Acho que existem livros específicos para cada faixa etária ou período da vida da pessoa! Eu já sofri com isso uma vez, li Brida de Paulo Coelho aos 15 anos e não entendi...achei ruim até...voltei a ver aos 25 e não acreditava no talento que não tinha reparado antes! Eu acho que esse livro, em especial, por se tratar de nazismo e ter uma parte histórica forte, pede uma maturidade do leitor... :)

Heme @viajanteleitora 21/02/2016minha estante
Amo esse livro e super concordo com vocês! Tentei ler ele aos 10 ou 11 anos e não consegui de forma alguma, ele foi pra lista dos que eu não queria ler nunca mais. Depois o filme foi lançado e eu fui por pressão de amigos e acabei amando e, depois disso não consegui deixar de ler o livro. Li, me emocionei demais e entrou pra lista dos livros que quero ler mais quantas vezes for possível ?

Bruna Martins 22/02/2016minha estante
Que legal...sorte que vc resolveu retomar esse livro! São poucos os autores que não consegui ler de verdade...muitos deles vieram a fazer mt mais sentido depois de um tempo ou em outra etapa da minha vida...e essa tb é uma das belezas da literatura: encontrar o livro certo pra cada momento!

Heme @viajanteleitora 23/02/2016minha estante
Eu também tenho poucos que não consegui ler. Infelizmente por tempos o Zusak esteve na lista hehe E é bem verdade isso de encontrar os livros certos!

fani 02/08/2012

A menina que roubava livros, mas não sabia ler.
Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito. {Liesel Meminger}

Alemanha nazista. Esse “simples” cenário já me deixou empolgada para ler “A Menina Que Roubava Livros”. Em meio a bombardeios, desfiles de judeus e discursos do Fhuer, uma garotinha descobre sua paixão por livros e mostrando seu talento para furta-los mesmo sem saber ler ainda. Essa é a menina que roubava livros.

Liesel é o nome da nossa querida e ilustre ladra que é forçada a abandonar tudo o que conhece e se mudar para uma nova cidade, uma nova casa e novos pais. A narradora e ninguém mais ninguém menos que Dona Morte que se encontra três vezes com Liesel e se apaixona por ela e por sua historia. Tanto é que se vê na obrigação de contá-la. O fato é que um dia todos nós seremos visitados por ela, mas ter a sua historia contada por ela... É um privilegio e tem que valer a pena.

Por mais que pareça/seja “tedioso” ler esse livro persista até o fim. As lições que se aprende simples frases que mudam o seu dia, para não dizer a sua vida faz tudo valer apena.

Afinal, quando a Morte conta uma história você deve parar para ler.
Cesar 28/07/2012minha estante
Boa Resenha..mas não me contive em abrir um sorriso quando você mencionaou "tedioso" .. Li esse livro e em momento algum encontrei uma gota de tédio.. mas cada cabeça é um mundo..

fani 29/07/2012minha estante
Cesar

Eu não acho tedioso apenas um pouco parado. É justamente por causa disso muitas pessoas podem acha-lo cansativo e etc. Foi isso que quis dizer e é por isso que está entre aspas.

Enfim... É um dos melhores livros que já li. Obrigado por comentar.

Bruna 07/10/2012minha estante
eu amei lê- lo, pois trata-se da alemanha nazista, e acho que nao foi tedioso.

fani 02/12/2012minha estante
Meu Deus quanto polemica. kkkk

Patcha 28/11/2021minha estante
Também achei o livro bem tedioso. Quase abandonei a leitura algumas vezes, e nem achei que o final compensou. Mas não é de um todo ruim. Sua resenha foi bem justa.