Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Douglas.Bonin 31/05/2021

O triste fim na solidão
Hoje está frio - daqueles dias que dá vontade de beber um achocolatado quente - e concluo a leitura deste livro fantástico.

Recomendo para todos, sei que a linguagem pode as vezes ser complexa, mas se formos ficar no B-A-BA, nunca teremos o prazer de grandes leituras.

O conservadorismo de policarpo se apoia em um nacionalismo extremado, visão que o guia ao longo ds história e é confrontada com um fim solitário.
Brenda.Podanosqui 05/06/2021minha estante
Lima Barreto é o cara!!

Douglas.Bonin 05/06/2021minha estante
Exatamente, Brenda, é um dos melhores livros que lí em minha vida

Robert125 04/07/2021

História ou estória?
Acompanhar a trajetória de Policarpo Quaresma foi uma delícia! As diversas camadas críticas apresentadas pelo Lima Barreta ao longo da obra foram de uma perspicácia gigantesca, uma vez que o autor discorreu da geografia de nossa antiga capital, do ufanismo nacionalista presente na época e até mesmo do modo como o casamento (entre brancos e ricos) era compreendido. Alguma coisa mudou? Sim... Infelizmente nossos Quaresmas não querem saber da riqueza e beleza de nosso país, que ajudam a queimar indiretamente. Eles não se orgulham tanto assim da nossa bandeira, pois sempre que possível colocam a dos Estados Unidos ao lado. Hoje, o patriotismo brasileiro se resume apenas a camiseta da CBF e apoio a um governo genocida.. Tenho para mim que o Major Quaresma morreria apenas com o vislumbre do que se tornou o nosso país e não da própria pátria que tanto defendeu em vida.
Tragicômico.
Cristian 05/07/2021minha estante
Bela síntese. A propósito, ainda faz sentido essa diferenciação entre 'história' e 'estória'? Mas entendi a razão pela qual usou aqui. Muito bom. :)

Robert125 05/07/2021minha estante
Cristian, eu sempre utilizei esses termos para diferenciar fatos reais dos ditos "imaginários", da forma como aprendi na escola... Agora eu não sei se entrou em desuso ou se estou empregando de maneira incorreta (vou precisar pesquisar sobre). Entratanto, muito obrigado pelo seu comentário!

Cristian 05/07/2021minha estante
;-)

Jéssica 09/01/2022

Policarpo Quaresma é um nacionalista e idealista. Um patriota, no sentido sincero da palavra: aquele que ama a pátria e a ela presta serviços. Ele é, realmente, um adorador do Brasil. Até tenta aprender a tocar vilão e algumas modinhas, para valorizar nossa cultura, rs. Um homem muito estudioso que, após uma profunda análise sobre os nativos do Brasil, acredita que o mais certo seria se todos os brasileiros falassem tupi-guarani. Então, ele, com todo seu amor à pátria e ingenuidade, leva suas ideias às autoridades e vira motivo de chacota. É dado como louco e acaba sendo internado num hospício.

Em meio a esse patriotismo de Quaresma, o livro se desenrola em uma verdadeira crítica social, evidenciando os defeitos, preconceitos e falácias da sociedade brasileira da época.

Apesar de possuir uma linguagem simples, e cômica até, achei um pouco maçante em alguns pontos.

Além disso, esse livro me deixou de coração partido, mas a leitura é super válida.

Danilo Parente 17/08/2020

Patriotismo, sonhos e decepções
"Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade".

O livro em sua essência é muito bom, têm pontos que você entra no clímax da história, compreende as críticas feitas por Lima Barreto e percebe o quão atual ainda é essa história.
A leitura é um pouco difícil por conta dos longos capítulos e algumas palavras pouco conhecidas, mas com o tempo você vai pegando o jeito.

Uma história muito boa e que merece ser lida, apreciada e refletida.

Liih 04/05/2021

Eu sempre vivo em um impasse com leitura de clássicos, ao mesmo tempo que eu amo embarcar nesse novo mundo e universo, ver as diferenças através do tempo, eu sinto muito o estranhamento, mesmo assim eu não estou determinada a embarcar em cada uma das leituras clássicas que eu puder.

mwahgeo 25/04/2023

Um Clássico é um Clássico!
Não sei o motivo de ter amado esse livro. tudo começou com uma recomendação na aula de literatura e resultou nessa jornada tão cativante. foi prazeroso acompanhar Quaresma por esse tempinho (exceto em alguns momentos atordoados?). queria que ele fosse real, e, acima de tudo, queria tomar um cafezinho com ele. ele tem razão em tantas coisas.
Lima Barreto tem essa escrita adorável que eu não conhecia. ele descreve os sentimentos trazidos pela paisagem de uma maneira tão gostosa de ler que me perdia nesses parágrafos.
eu realmente não esperava gostar tanto assim e estou muito feliz.

gdo.faria 18/03/2021

Demorei viu.... Quase 4 meses pra ler menos de 200pag.
Toda leitura têm seu momento, e acho que não estava no clima para esse livro. Mas ai dei uma forçadinha e no segundo terço do livro, a História deslancha.

Uma espécie de Don Quixote à brasileira, cheio de critidas sociais e políticas que, apesar de ser publicado em 1911, se mantêm atual.

Juliana3274 25/05/2023

Policarpo Quaresma é, desde jovem, um patriota. Mora no Rio de Janeiro, trabalha em um órgão público e nas suas horas livres, estuda afundo tudo que está ao seu alcance sobre o Brasil. Compra livros, compêndios, enciclopédias, para o espanto da vizinhança, por não ser ele formado em nada. Reservado, mas gentil e bondoso, tem o forte desejo de contribuir para o avanço do seu país e divulgar e valorizar a cultura e natureza nacionais. Após anos de muito estudo, ele parte para a ação, mas aonde isso o levará?

É sempre tão gostoso mergulhar no Brasil de antigamente através dessas histórias. A escrita do autor é bem tranquila e fluida, só achei cansativas algumas partes. Mas o livro é muito bom, rapidamente me apeguei ao Policarpo e tomei suas dores. É triste ver como perduram até hoje algumas coisas as quais o autor faz críticas...

Mayara945 23/03/2020

Você, Quaresma, é um visionário
"Pois ele, o Quaresma plácido, o Quaresma de tão profundos pensamentos patrióticos, merecia aquele triste fim?"

Já no inicio da leitura, me entristeci com o fim. Policarpo Quaresma é um personagem tão carismático, tão de cheio de ideias e amor aos livros que foi difícil pensar estar lendo a história de seu triste fim.

Apaixonado pelo Brasil, que defende com unhas e dentes ser a melhor pátria do mundo - com os maiores rios, as melhores terras, os melhores costumes e a mais bela língua: o tupi guarani - Quaresma é um personagem apaixonante, entusiasta de novas ideias para tornar cada vez mais belo o país que tanto adora. Infelizmente, seu amor pela pátria não é bem visto pelos demais e nos deparamos com as desventuras desse simpático personagem em busca de um sentido maior para sua vida.

Guilherme.Oliveira 19/05/2022

Impressionante como Lima Barreto criou um personagem tão caricato, tão estereotipado mas tão cativante.
Chega a beirar o liame da ingenuidade do protagonista.
Por mais incrível que se pareça, dada a data de lançamento do livro, ele se mostra atual em comparação com a sociedade de hoje!

Esther 12/09/2022

Antes de começar a resenha, quero dizer que como a princípio eu não tinha achado a edição que eu tenho, eu comentei em outra. Mas agora que achei a que eu tenho, vou escrever nesse.

Bom, o livro é genial, e se vc conhecer bem o contexto histórico, vai perceber que ele é recheado de críticas ÁCIDAS à sociedade da época( e são mais atuais do que nunca), como ao autoritarismo do marechal Floriano, o uso da política para favorecer a si próprio, injustiças na sociedade, a distribuição de favores em troca de apoio político, relações por interesse, etc etc.

Por incrível que pareça, eu fiquei surpresa com o final, mas eu já deveria ter imaginado pelo título do livro...
Eu fiquei verdadeiramente triste com o que aconteceu com Quaresma, e meus personagens favoritos além dele são o Ricardo e a Olga( eu fiquei com um pouco de ranço dela no final pq ela podia ter insistido mais para tentar salvar o Quaresma).
Tirando eles, todos os outros são interesseiros, falsos, cínicos, e ruins...

Eu tenho o Policarpo Quaresma como um dos meus personagens favoritos, ele tem uma ingenuidade desconcertante, é teimoso, e inteligente, mesmo não tendo formação superior.
Uma frase do livro que define bem ele é essa:

" E desse modo ele ia levando a vida, metade na repartição, sem ser compreendido, e a outra metade em casa, também sem ser compreendido."

felipe.demattos.94 01/11/2021

Honrado Fim de Quaresma
Triste não foi o fim de Policarpo Quaresma, triste foi a vida. Ao olhar pra trás e percebeu que viveu para nada, não deixou legado e não experimentou amores que pudessem de alguma forma retribuir.
O fim do Major Quaresma foi honroso, em meio a autoridades que abusam de seus poderes (situação que lembra muito o Brasil de 2021), defendeu e expôs a sua opinião, mas pagou caro por isso.

E você?
Está mesmo vivendo ou apenas existindo?
E pelo que está disposto a dar a própria vida para defender?
Já pensou nisso? Então pense.

Flávia 03/04/2020

Mais uma obra-prima nacional, "Triste Fim de Policarpo Quaresma" narra a história do major Quaresma, um homem tomado por um patriotismo exacerbado, fazendo dele uma espécie de Dom Quixote brasileiro que luta contra moinhos de vento. O narrador em terceira pessoa, age como um narrador onisciente intruso, fazendo diversas críticas aos personagens do livro, o que confere ao romance um tom mordaz e irônico. O livro irá te fazer rir e refletir ao longo de suas páginas, constituindo-se como uma leitura importantíssima para quem deseja conhecer mais a fundo a literatura brasileira.
Rafael.Passos 03/04/2020minha estante
Credo, odiei este livro!

Ademair 11/09/2021

O (major) Policarpo Quaresma estudou o Brasil por décadas de sua vida e se convenceu de que o país e seus costumes eram perfeitos... em tese.

Quaresma, a meu ver, é mais do que um simples ufanista. Apesar de o livro tratar de sua vida, ele serve como um personagem estratégico que interage com diversos "tipos" de pessoas e permite que outros problemas sejam tratados.

Temas como o casamento por obrigação, profissionais que vivem de aparências, a noção de o que é a política brasileira. Além da loucura, da injustiça, da morte.

"E ela pensava como esta nossa vida é variada e diversa, como ela é mais rica de aspetos tristes que de alegres, e como na variedade da vida a tristeza pode mais variar que a alegria e como que dá o próprio movimento da vida."