Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1249 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Francisco240 29/01/2021

Patriocamente triste
Policarpo Quaresma sem dúvidas, é o maior amante da cultura nacional, que vai desde de meio geográfico ao antropológico.
sem sombra de dúvidas o autor vai fazer uma pesada crítica à sociedade em virtude de ações que ainda hoje contemporâneas.
Por conta do egoísmo humano, veremos o destino do bem-humorado e patriótico Major Quaresma.
comentários(0)comente



Marcinhow 28/06/2021

Surpreendente
Sim, nunca havia lido um romance de Lima Barreto, apenas contos, e me surpreendi com a escrita do autor, e com a história do livro também, não esperava por uma narrativa cheia de mensagens atuais nas entrelinhas, principalmente pro momento em que estamos vivendo, quem não leu, leia, quem já leu, releia.
comentários(0)comente



Paloma 29/08/2021

Triste (também nosso) fim!
Talvez não houvesse momento mais oportuno para revisitar essa obra de Lima Barreto! Nela, Barreto não nos conta apenas a história de Policarpo que foi um louco apaixonado pela sua pátria. Um homem que tenta encontrar formas de espalhar seu nacionalismo homogêneo, ufanista e europeizado, é verdade, e lutar pela sua nação.

Mais do que isso, Lima Barreto nos expõe nessa narrativa diversas camadas, detalhes e reflexões a respeito do nosso passado colonial, escravista, pós abolicionista, independente e republicano. Suas críticas diretas, irônicas e ácidas são um deleite. Uma característica importantíssima da obra, e também do autor, é a importância que Barreto dá na valorização dos elementos próprios da formação social brasileira, que são comumente apagados ou esquecidos da história. Primordialmente, a participação dos negros na formação de nossa sociedade, de como essas heranças culturais se manifestam na nossa linguagem, no nosso ?pretuguês? como diz Lélia Gonzalez; na relevância dada à oralidade e aos saberes tradicionais que esses povos possuem, mas que devido à cultura bacharelesca e científica é descartada. A crítica ácida à cultura academicista que valoriza diplomas e títulos; também crítica aos padrões sociais estabelecidos para as mulheres na sociedade.

Essas são apenas algumas das camadas apresentadas nessa obra que é, ao mesmo tempo, trágica e cômica. Um retrato muito bem delineado do Brasil que fomos e, infelizmente, ainda somos. Seria ainda mais cômico se não fosse tão trágico!

Sobre a edição, já sou suspeita para opinar sobre a antofágica, pois sou fã de carteirinha da editora. Com essa edição não seria diferente, livro impecável, com destaque para as notas explicativas que fizeram muita diferença na experiência de leitura e ajudaram na compreensão de detalhes da narrativa e do estilo literário do autor. Os textos de posfácio são maravilhosos, com apresentações aprofundadas e rigorosas sobre quem foi Lima Barreto, sua importância para a literatura brasileira e, especialmente, os temas debatidos por ele no romance.
comentários(0)comente



Vini 23/10/2023

Policarpo Quaresma
Nada melhor como reler um clássico da literatura brasileira, anos após a tentativa frustrada da época de colégio, a passar a valorizar aqueles livros que causavam tanto desconforto sem motivo.
Lima Barreto criou uma história envolvente, bem-humorada em diversos trechos, sem deixar de ressaltar os infortúnios de seu protagonista, cujo único pecado era ser patriota em demasia. História que tem base na época da Proclamação da República, mas que, em certos cenários, facilmente poderia se passar em tempos atuais.
Todos deveriam dar uma chance aos clássicos nacionais. Leiam!
comentários(0)comente



Francisco240 03/05/2022

Uma crítica pesada ao estado de coisas de uma época
Livro gira em volta da vida de Policarpo Quaresma, um trabalhador público que vai se meter em diversas enrascada devido aos seus "achismo" patrióticos.
Marcinhow 03/05/2022minha estante
Escrito há tanto tempo, mas dialoga de forma muito direta com os tempos atuais, de ufanistas sem base.


Francisco240 03/05/2022minha estante
Deveras meu caro kkkkkkkkkk




Ally 30/08/2020

Quaresma é tão patriota que acaba sendo mal compreendido, é tido como louco, vai parar no hospício.
Quando sai resolve comprar um sítio afastado de tudo e todos mas a confusão alcança ele lá msm assim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Waguinho 11/04/2021

Triste fim de Policarpo Quaresma
O triste fim de Policarpo Quaresma é uma obra divertida, interessante. Quaresma é uma patriota dos sonhos, liderada por um Brasil acolhedor e amigável, um lugar de fartura, relaxamento e compreensão. Ele sonha em fazer uma reforma nacional e seu objetivo é "despertar sua cidade natal acamada, desconsiderar seu potencial e levá-lo ao lugar onde ele merece o maior país do mundo". Mas a realidade que ele descobriu é outra questão. Um país que não é amigo nem acolhedor. Pelo contrário, desolado, cruel e opressor. Seu entusiasmo pela língua tupi era tão grande que, em um momento de distração, ele reescreveu um memorando na língua nativa. Este fato fez seus superiores pensarem que ele subestimou seus talentos e o mandou para casa sem desprezo. Quaresma caiu em um hospício por causa de seu sonho patriótico. Isso destaca a distância entre o sonho e a realidade, critica o idealismo insignificante e desconstrói a mitologia romântica do Brasil superior.A narrativa de Lima Barreto é ótima, porque o romance transmite uma impressão forte da realidade, e a escrita é concisa e não atrapalha a leitura.
comentários(0)comente



amanda 11/09/2021

Você, Quaresma, é um visionário...
Estou muito feliz de ter realizado essa leitura, porque foi ótima.
O livro se passa durante os anos de Policarpo, e nós o acompanhamos em sua jornada. Ele é um ótimo personagem, um protagonista interessante, sua personalidade é admirável, me apaixonei por ele.
O livro todo foi cheio de surpresas, uma hora Policarpo lia seus livros e discutia com outros sobre seu patriotismo, outra, ele era internado em um hospício, e em outra, ele vira agricultor, e depois, ele vira major, é uma dinâmica muito divertida e cativante.
Os julgamentos feitos ao Policarpo foram os que mais me deixaram intrigada, o fato de ele ler demais ser considerado coisa de louco, e que seu patriotismo (muito exagerado, coitado) era apenas visto como uma brincadeira, e de que as únicas pessoas que o entendiam (de certa forma) eram sua sobrinha, Olga, em fato, a relação deles era muito bonita, e o Ricardo Coração dos Outros, criei uma grande afeição por ambos personagens.
Faz muito sentido ser um clássico, e creio que todos deveriam dar uma chance pra ele algum dia na vida, é uma leitura muito interessante.
comentários(0)comente



Alan (@coracaodeleitor) 02/12/2021

Decidi fazer essa leitura e foi uma ótima experiência. Essa edição é linda demais. E esse livro é aquele que nos deixa com muitos questionamentos, e eu adoro isso.
comentários(0)comente



clara67 21/10/2022

Coitadinho
Realmente um triste fim pro mlk.

Eu gostei do livro, foi recomendação da professora de português, mas foi bom esse contato com outras leituras.
So achei umas palavras difíceis no livrokkkj mas ainda da pra entender

E as ilustraçoes sao lindaaass
comentários(0)comente



Dudallira 05/02/2023

Um triste fim...
Este livro é uma obra prima brasileira.
Fala sobre um patriota que praticamente sua vida toda passou a estudar e a defender as terras brasileiras,cujo acreditava muito que o Brasil iria sofrer uma melhora(que seu único erro foi amar o Brasil demais).
Esse livro consegue nos dar uma boa ideia de como era a sociedade e seus costumes durante o final do século XIX.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tiago 13/06/2021

Esperava mais
Achei uma leitura meio cansativa. Acabei demorando mais do que eu esperava para finalizar o livro. Estou começando agora, mas acredito que a descrição de alguns personagens foi bastante rasa, o que acabou por confundir em alguns momentos, sem saber a quem o autor se referia. No mais, ótima crítica a diversos problemas do Brasil desde a época de Floriano.
comentários(0)comente



Meury3 29/12/2021

Você, Quaresma, é um Visionário
- Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; (...) - usando o direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.

- Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade.

?????????

Primeiro livro escrito por Lima Barreto que li... e amei o escritor e a história!
Quaresma é nosso Dom Quixote Brasileiro - sonhador, apaixonado pela pátria, o mais brasileiro dos brasileiros...
De tão disposto a dar o melhor de si, acaba ignorado e taxado de louco por aqueles que não ousam pensar além e sonhar uma realidade diferente..
comentários(0)comente



1249 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR