Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

price; 28/03/2022

Uma boa leitura.
Li o livro para realizar um trabalho e curti bastante a história escrita por Lima Barreto. Lendo a história de Policarpo Quaresma, pude perceber ainda mais o quão preconceituosa a sociedade pode ser com aquele que é meramente diferente dos "padrões" impostos por determinada época.

Com Policarpo, Lima Barreto conseguiu expor o preconceito e também o endeusamento daquilo que é de fora, ignorando completamente aquilo que é puramente brasileiro, aquilo que é coisa nossa.

Foi uma boa experiência e futuramente espero ler mais obras desse importante autor!

Bárbara_22 21/01/2023

Tive que ler por causa da escola, eu não entendi nada do livro demorei meses pra terminar de ler, fiz primeiro a prova e depois de 2 meses consegui terminar o livro, odiei, péssima experiência
Luís Henrique 21/01/2023minha estante
Então....essas literaturas arcaicas não incentivam os jovem ao hábito da leitura. Pelo contrário, a pessoa cria ranço, ódio e foge dos livros.
Esse é um livro pra estudiosos ou leitores habituados a esse tipo de literatura. Foi por conta de livros como esse na minha fase de estudantil que me levou a demorar anos pra criar o hábito de ler.

Luís Henrique 21/01/2023minha estante
Desculpe os erros gramaticais acima, meu corretor ortográfico mais atrapalha do que ajuda kkkkk

Esther 26/09/2021

o fim é triste mesmo
Não é de todo ruim... De verdade, eu não esperava que a história fosse se desenrolar daquela maneira. Quaresma tinha um ar de herói, confiante nos seus estudos e queria sempre o melhor pra ele e para todo mundo. O fim dele realmente é triste.

Quanto ao texto, não estava acostumada com uma escrita mais robusta, então demorei mais a terminar o livro. É um livro bem descritivo, contém ironia e críticas sociais que deixam o livro mais interessante.

Francisco240 03/05/2022

Uma crítica pesada ao estado de coisas de uma época
Livro gira em volta da vida de Policarpo Quaresma, um trabalhador público que vai se meter em diversas enrascada devido aos seus "achismo" patrióticos.
Marcinhow 03/05/2022minha estante
Escrito há tanto tempo, mas dialoga de forma muito direta com os tempos atuais, de ufanistas sem base.

Francisco240 03/05/2022minha estante
Deveras meu caro kkkkkkkkkk

Dudallira 05/02/2023

Um triste fim...
Este livro é uma obra prima brasileira.
Fala sobre um patriota que praticamente sua vida toda passou a estudar e a defender as terras brasileiras,cujo acreditava muito que o Brasil iria sofrer uma melhora(que seu único erro foi amar o Brasil demais).
Esse livro consegue nos dar uma boa ideia de como era a sociedade e seus costumes durante o final do século XIX.

clara67 21/10/2022

Coitadinho
Realmente um triste fim pro mlk.

Eu gostei do livro, foi recomendação da professora de português, mas foi bom esse contato com outras leituras.
So achei umas palavras difíceis no livrokkkj mas ainda da pra entender

E as ilustraçoes sao lindaaass

Raissa Barros 25/08/2021

Um dos melhores livros da literatura brasileira!
Policarpo Quaresma era um patriota fanático. Estudava a fundo a cultura brasileira e suas origens. Pra ele, tínhamos que valorizá-la mais. Possuíamos fauna e flora úteis e a gente mais valente e hospitaleira do mundo.

Seus vizinhos não admitiam que ele tivesse uma biblioteca, ?Se não era formado, para quê??. E intrigados ficaram quando ele começou a aprender a tocar violão e cantar modinhas, ?Um violão em casa tão respeitável! Que seria? ?

Um dia, chegou a conclusão que os indígenas eram os verdadeiros brasileiros e propôs ao Congresso Nacional que o tupi-guarani fosse a língua oficial do país. Foi tido como louco e internado num hospital psiquiátrico.

Após sair de lá, se mudou para o "Sítio do Sossego", onde dedicou-se a agricultura. Mas o sítio se tornou um desassossego, com o solo pobre e suas plantações tomadas por saúvas, foi ao fracasso.

Quando começou a Revolta da Armada, voltou à cidade para apoiar o Marechal Floriano Peixoto. Entregou-lhe um memorial com ideias que podiam mudar o país, mas foi ridicularizado e chamado de ?visionário?.

Quaresma se sentiu enganado e viu em Marechal, um ditador. Foi preso, acusado de traição e condenado à morte.
Gostei muito! A história me prendeu do começo até o fim, é por mais que já saibamos que alguma coisa triste irá acontecer com Quaresma, fiquei mal com o final. Coitado, era tão inocente e vivia numa utopia.

A história possui muitas críticas ao período e a sociedade em que foi escrito, mas uma me chamou muito a atenção, que é sobre a tradição do casamento, essa ideia fixa que as mulheres nascem pra casar e que ser solteira é uma horrível.

Uma obra atemporal!

mitsuayas.girlfrie 06/07/2020

e não é que foi triste mesmo...
eu amei!!!!!! estou um tanto quanto chocada porque realmente não esperava gostar desse livro. minha expectativa era de que seria mais um clássico chato, mas simplesmente desde a primeira página eu estive apaixonada. amo os personagens, amo a história, adorei e me diverti muito com o policarpo e todo o seu patriotismo. seus discursos, suas discussões, a fé que ele tinha na terra brasileira, fico me perguntando o que ele acharia do que é o Brasil hoje. confesso que minha parte favorita é a carta que ele escreve pedindo para que o tupi se torne o idioma nacional, achei simplesmente incrivel!!!!. é isso, termino com aquela sensação gostosinha que fica quando terminamos um livro muito bom. todo amor e aconchego para o policarpo, minha querida e amada olga e principalmente para a doce adelaide para sempre no "sossego".

amanda 11/09/2021

Você, Quaresma, é um visionário...
Estou muito feliz de ter realizado essa leitura, porque foi ótima.
O livro se passa durante os anos de Policarpo, e nós o acompanhamos em sua jornada. Ele é um ótimo personagem, um protagonista interessante, sua personalidade é admirável, me apaixonei por ele.
O livro todo foi cheio de surpresas, uma hora Policarpo lia seus livros e discutia com outros sobre seu patriotismo, outra, ele era internado em um hospício, e em outra, ele vira agricultor, e depois, ele vira major, é uma dinâmica muito divertida e cativante.
Os julgamentos feitos ao Policarpo foram os que mais me deixaram intrigada, o fato de ele ler demais ser considerado coisa de louco, e que seu patriotismo (muito exagerado, coitado) era apenas visto como uma brincadeira, e de que as únicas pessoas que o entendiam (de certa forma) eram sua sobrinha, Olga, em fato, a relação deles era muito bonita, e o Ricardo Coração dos Outros, criei uma grande afeição por ambos personagens.
Faz muito sentido ser um clássico, e creio que todos deveriam dar uma chance pra ele algum dia na vida, é uma leitura muito interessante.

Paloma 29/08/2021

Triste (também nosso) fim!
Talvez não houvesse momento mais oportuno para revisitar essa obra de Lima Barreto! Nela, Barreto não nos conta apenas a história de Policarpo que foi um louco apaixonado pela sua pátria. Um homem que tenta encontrar formas de espalhar seu nacionalismo homogêneo, ufanista e europeizado, é verdade, e lutar pela sua nação.

Mais do que isso, Lima Barreto nos expõe nessa narrativa diversas camadas, detalhes e reflexões a respeito do nosso passado colonial, escravista, pós abolicionista, independente e republicano. Suas críticas diretas, irônicas e ácidas são um deleite. Uma característica importantíssima da obra, e também do autor, é a importância que Barreto dá na valorização dos elementos próprios da formação social brasileira, que são comumente apagados ou esquecidos da história. Primordialmente, a participação dos negros na formação de nossa sociedade, de como essas heranças culturais se manifestam na nossa linguagem, no nosso ?pretuguês? como diz Lélia Gonzalez; na relevância dada à oralidade e aos saberes tradicionais que esses povos possuem, mas que devido à cultura bacharelesca e científica é descartada. A crítica ácida à cultura academicista que valoriza diplomas e títulos; também crítica aos padrões sociais estabelecidos para as mulheres na sociedade.

Essas são apenas algumas das camadas apresentadas nessa obra que é, ao mesmo tempo, trágica e cômica. Um retrato muito bem delineado do Brasil que fomos e, infelizmente, ainda somos. Seria ainda mais cômico se não fosse tão trágico!

Sobre a edição, já sou suspeita para opinar sobre a antofágica, pois sou fã de carteirinha da editora. Com essa edição não seria diferente, livro impecável, com destaque para as notas explicativas que fizeram muita diferença na experiência de leitura e ajudaram na compreensão de detalhes da narrativa e do estilo literário do autor. Os textos de posfácio são maravilhosos, com apresentações aprofundadas e rigorosas sobre quem foi Lima Barreto, sua importância para a literatura brasileira e, especialmente, os temas debatidos por ele no romance.

Clara 14/08/2021

Policarpo Quaresma
Fiquei chocada o tanto que eu achei uma leitura leve. Não estava animada pra ler esse livro e nem achava que ia gostar. Mas gostei.

Irineu.Dias 23/05/2023

Quando o nacionalismo vira utopia
Com clamores exagerados sobre o Brasil, Policarpo Quaresma se afunda cada vez mais em sua ânsia por um país nutrido em suas raízes coloniais. E a cada se afundando cada vez mais em um nacionalismo desconexo de uma realizada cheia de maldade e interperios.

Edson Camara 24/10/2020

Se você acha que a vida é injusta para você, leia Triste Fim de Policarpo Quaresma
O Major Quaresma era uma pessoa que não incomodava ninguém, seriamente, sua maior inconveniência, ou virtude ou defeito, era ser ufanista ao extremo. Ao ponto de só usar e comer coisas brasileiras. Este homem fez de tudo, a maioria com ingenuidade e boa vontade e é em seus compatriotas, para ajudar o seu país, mas suas ideias nunca agradavam ninguém, mesmo quando ele teve uma ideia muito boa para incrementar a agricultara, ninguém levou a serio nem lhe deu atenção.
Queria até que se instaurasse no Brasil o Tupi-Guarani como língua pátria. O pobre pagou com isso mas do que devia.
No final, o que é tremendamente irônico e a grande sacada do autor que investiu em um destino quixotesco seu herói brasileiro, foi faze-lo preso por traição a pátria. Triste fim de Policarpo Quaresma.

Waguinho 11/04/2021

Triste fim de Policarpo Quaresma
O triste fim de Policarpo Quaresma é uma obra divertida, interessante. Quaresma é uma patriota dos sonhos, liderada por um Brasil acolhedor e amigável, um lugar de fartura, relaxamento e compreensão. Ele sonha em fazer uma reforma nacional e seu objetivo é "despertar sua cidade natal acamada, desconsiderar seu potencial e levá-lo ao lugar onde ele merece o maior país do mundo". Mas a realidade que ele descobriu é outra questão. Um país que não é amigo nem acolhedor. Pelo contrário, desolado, cruel e opressor. Seu entusiasmo pela língua tupi era tão grande que, em um momento de distração, ele reescreveu um memorando na língua nativa. Este fato fez seus superiores pensarem que ele subestimou seus talentos e o mandou para casa sem desprezo. Quaresma caiu em um hospício por causa de seu sonho patriótico. Isso destaca a distância entre o sonho e a realidade, critica o idealismo insignificante e desconstrói a mitologia romântica do Brasil superior.A narrativa de Lima Barreto é ótima, porque o romance transmite uma impressão forte da realidade, e a escrita é concisa e não atrapalha a leitura.