Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Daisy 30/06/2021

Triste Fim de Policarpo Quaresma
O protagonista é um patriota convicto que acredita, piamente, no que os livros dizem, sem refletir a respeito, sem poder de reflexão. Esse romance apresenta uma personagem com um quociente emocional (QO) baixo, embora detentor de muitos saberes, levando o leitor a entender que saberes sem inteligência emocional pouco valem. Um texto que faz o leitor pensar.

lo 18/07/2021

senti que não me conectei com a história, talvez seja pq não gostei ou fui indiferente a maioria dos personagens. os únicos que de fato me interessaram foi a ismênia e a olga. entretanto, achei criativa a forma como a crítica a nova república foi feita, pontos por isso

Meury3 29/12/2021

Você, Quaresma, é um Visionário
- Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; (...) - usando o direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.

- Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade.

?????????

Primeiro livro escrito por Lima Barreto que li... e amei o escritor e a história!
Quaresma é nosso Dom Quixote Brasileiro - sonhador, apaixonado pela pátria, o mais brasileiro dos brasileiros...
De tão disposto a dar o melhor de si, acaba ignorado e taxado de louco por aqueles que não ousam pensar além e sonhar uma realidade diferente..

Pri 26/01/2021

Ótima critica ao Brasil da época que, em alguns aspectos, não mudou muito do Brasil de hoje. Um patriota que se indigna com a situação de determinadas coisas que acontecem no pais, mas que não consegue mudar nada pois as forcas politicas são maiores. Também é um retrato das camadas mais pobres da sociedade carioca da época e faz criticas mordazes à política vigente.

yvnvitx 14/08/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
O livro trata dos azares de um nacionalista idealista, que é obcecado pelo Brasil e pela cultura brasileira.

Quaresma, que dá nome ao livro, trnta de três maneiras servir o seu país e salvar o Brasil: por meio da língua, da agricultura e do serviço militar, porém vê todas essas tentativas frustradas e ridicularizadas, seja pelo povo, pela terra ou pelo governo de nosso país.

Além de ser uma profunda reflexão sobre os problemas do Brasil e de sua gente, esse clássico do pré-modernismo é um alerta aos idealistas, e traz a lição de que nem sempre convém aplicar valores de perfeição em um mundo cheio de pessoas e instituições falhas.

Larissa3225 11/01/2022

Incrivelmente atual
Quando li Policarpo Quaresma pela primeira vez, em 2020, fiquei impressionada com quantas coisas (situações políticas e sociais, críticas) retratadas no livro ainda podem ser observadas no Brasil de hoje. Porém, como a experiência de leitura não foi das melhores, avaliei o livro com 3 estrelas e guardei o sentimento de que era um clássicos legal, que valia a leitura e só.
Acontece que, desde que li o livro, foi impossível parar de pensar nele. Volta e meia, me pegava lembrando de alguma passagem ou contando para alguém, entre risadas, sobre como Policarpo tinha certa razão em sugerir que tivéssemos uma língua própria para não ficarmos à mercê dos "donos do Português" (já que a reforma ortográfica de 2009, para unificar o português nos diferentes países, fez com que ninguém mais soubesse usar o hífen).
Piadas a parte, com o tempo, fiquei com a sensação de que esse era um livro 3 estrelas favoritado, o que é um tanto estranho.
Então, sem muita pretensão, comecei a lê-lo novamente no fim do ano passado e aqui estou com novo favorito (e uma estrela a mais, porque ele merece).

Cara, esse livro é maravilhoso! Metade de mim fica muito impressionada com a capacidade incrível que o Lima Barreto tem de colocar o dedo na ferida e escancarar toda a hipocrisia, os defeitos, o interesse e os complexos de inferioridade e superioridade dos brasileiros de seu tempo, tudo com extrema ironia. Ao mesmo tempo, a outra metade fica assustada com o quanto o livro permanece atual, mesmo tendo sido publicado há mais de 100 anos. É assustador pensar que, em certos aspectos, não mudamos nada.
As críticas à burguesia, ao governo, aos militares, ao casamento, aos diferentes tipos de pessoas que existem, permanecem extremamente relevantes (até um breve comentário sobre os cemitérios continua fazendo sentido). Foi um exercício de bom senso não sair marcando tudo.

Fiquei muito feliz de ter relido o livro, mesmo depois de pouco tempo da primeira leitura. E feliz de ver que, talvez, eu tenha sido injusta na minha primeira avaliação e de ter confirmado que esse é um favorito. E, além de sair da leitura com um novo livro favoritado, saio com um novo autor para conhecer, porque que eu simplesmente preciso ler tudo que esse homem escreveu.

"A todo instante e a toda a hora, lá vinha aquele ? 'porque quando você se casar...' ? e a menina foi-se convencendo de que toda a existência só tendia para o casamento. A instrução, as satisfações íntimas, a alegria, tudo isso era inútil; a vida se resumia numa coisa: casar."

"Não é só a morte que nivela; a loucura, o crime e a moléstia passam também a sua rasoura pelas distinções que inventamos."

"E era assim que se fazia a vida, a história e o heroísmo: com violência sobre os outros, com opressões e sofrimentos."
Luzz 11/01/2022minha estante
Que resenha boa, slk agora quero ler esse clássico ??

Cat 11/01/2022minha estante

Maria Elisa 17/07/2021

O triste fim de Policarpo Quaresma
não sou muita fã dos clássicos e confesso que só li esse livro por causa da UERJ, mas eu gostei bastante. O livro foi escrito a mais de 100 anos e trata de inúmeros problemas sociais que existem até hoje infelizmente, gostei bastante
Nilton 17/07/2021minha estante
Também li por conta do vestibular mas gostei muito

Duda 15/07/2021

Releitura
Antes, queria fazer uma observação sobre essa edição da Penguin: é uma boa edição, tem alguns textos adicionais que te ajudam a entender bem a história, mas tem spoilers o que atrapalha bastante, visto que contam literalmente o final do livro.

O livro é bom, sem mais. Tava com esperança de que dessa vez seria melhor, mas infelizmente não foi. A história é dividida em três partes, e sem sombra de dúvidas a primeira parte é a melhor. Fiquei até mais animada, tava funcionando super bem, tava muito fluído, até chegar as outras partes e começar a desandar.

Tem altas críticas a sociedade da época e com essa edição ficou bem mais fácil, graças a notas de rodapé. E claro, o melhor de ler livros nacionais e que se passam no seu estado, é que você lê sobre os lugares e pensa: "caramba, já passei por aqui!"

Amanda 11/05/2021

Perfeito!
?Durante os lazeres burocráticos, estudou, mas estudou a Pátria,nas suas riquezas naturais, na sua história, na sua geografia, na sua literatura e na sua política. Quaresma sabia as espécies de minerais, vegetais e animais que o Brasil continha; sabia o valor do ouro, dos diamantes exportados por Minas, as guerras holandesas, as batalhas do Paraguai, as nascentes e o curso de todos os rios?.

Policarpo é um homem de ideais, patriota (lê-se ufanista), estudioso de sua terra, tenta sempre ensinar para as pessoas a história do Brasil e suas peculiaridades como a terra abençoada com solos férteis, diversidades de frutas, músicas e costumes próprios que foram perdidos e precisavam ser lembrados. Mas a sua luta pela valorização da pátria acabou trazendo grandes problemas para ele (Ele sofria e eu também).

Lima Barreto tratou temas muito importantes de forma incrivelmente simples e de fácil acesso. Trouxe personagens mulheres muito fortes retratando a questão do casamento na época, como era visto pela sociedade e através das lentes das próprias mulheres, por exemplo, desmitificando a obrigatoriedade do casamento, com a irmã de Policarpo, Adelaide, que se sentia completa sem ter se casado.

Outras questões abordadas são: o patriotismo: reflexões do que é a pátria, a busca por uma origem pura; o racismo: a tentativa de inserir os negros e dá cidadania plena para a população negra brasileira; a política: a elite brasileira e os governantes pensavam em seus próprios bens, negócios e esqueciam-se do restante da população, entre outros.

E o final do livro, como o titulo já diz: ?O Triste Fim de Policarpo Quaresma? realmente foi triste, reflexivo não só para a situação do Policarpo, mas também na vida do leitor.

Sem dúvidas é o meu livro favorito do ano! Nunca vou esquecer-me de Policarpo e levarei todas as lições em meu coração.

Foi incrível participar dessa loucura (quem leu sabe do que estou falando hahah), ainda mais no tempo que em vivemos, é uma obra bem atual, apesar de ter sido escrita em 1904.

Emilia.Reis 26/02/2022

O patriota de verdade
Ao ler o livro não tem como olhar para o Brasil de outra forma que não seja a perspectiva de Quaresma, ele aprecia e defende nossa cultura, natureza, povo, língua (a original dos índios não a portuguesa enfiada pela colonização).
Muitas vezes ele chega ser chato e exagerado pois não aceita nada de fora...

Aí eu pensava: Tá errado? Apreciar o que é nosso e repudiar o de fora? Óbvio que não, era o que deviamos aprender desde de criança, o Brasil é único é maravilhoso, defenda e trabalhe pra que seja cada vez melhor.
Como é um livro baseado na realidade, claro que deu tudo errado. Afinal quem é esse maluco que prefere madioca à "strogonoff"? Que defende um verdadeiro amor à Pátria? Sem se vender ao estrangeiro? Internem! Sabe de nada!
O livro fala exatamente sobre como somos até hoje, vendidos à costumes e culturas estrangeiras. A forma ridícula que a alta sociedade se comporta, quando ele cita os "Doutores e Militares" ( é rir pra não chorar) pessoas que fingem e acreditam ser de intelecto e sabedoria superiores, só porque estão um degrau acima da massa.
Exclente obra, citando outro autor: Dói ler!
Rayza.Figueiredo 26/02/2022minha estante
o patriota paga o preço

Emilia.Reis 27/02/2022minha estante
só se lasca ?

Bruna Gomes 05/03/2022minha estante
ow amei a resenha, deu muita vontade de ler. Já colocando na meta

13marcioricardo 09/07/2021

Policarpo, sonhador e ingênuo.
O livro, sendo um dos mais reconhecidos do Brasil, tem os seus méritos. Apesar disso, a leitura torna-se por vezes maçante, fruto de uma estória que poderia ser escrita numa forma ou estilo superior. As personagens são desinteressantes e o protagonista não cativa. O texto está repleto de palavras eruditas e encontramos algumas reflexões, mas é nas últimas páginas que alcançamos a luz e o brilho da obra.

carlineeeee 30/08/2023

Que livro!!!!!
Pra mim esse livro tá no mesmo patamar que bras cubas, juro, é perfeito e o final pqpppppp Olga te amo

"Nada deixava que afirmasse a sua passagem e a terra não lhe deram nada de saboroso"

Cristiane 05/08/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Nosso Dom Quixote... Sonhava com um país e um povo que nunca existiu. O governo é sempre canalha!
Livro incrível, cheio de reflexões...