Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

user2222 26/03/2024

Li só pra ter repertório pra redação do enem, mas gostei.
Um divo injusticado esse policarpo
Taxado de louco por causa de sua obsessão pelo patriotismo, em específico pela língua tupi-guarani.

Gabi 26/03/2024

Triste Fim de Policarpo Quaresma
"Triste Fim de Policarpo Quaresma", é uma obra do renomado autor brasileiro Lima Barreto. Através da história do protagonista Policarpo Quaresma, um idealista ingênuo e patriota fervoroso, somos confrontados com questões cruciais sobre identidade nacional, burocracia estatal e os conflitos entre modernização e tradição.

Minha experiência com este livro foi de altos e baixos. Inicialmente, confesso que encontrei dificuldade em me conectar com a narrativa, pois achei a primeira metade do livro extensiva e um tanto arrastada. O detalhamento minucioso das situações e o ritmo mais lento da trama não me cativaram completamente.

No entanto, à medida que avançava na leitura, percebi um crescimento notável na trama. A partir da segunda metade do livro, fui envolvida por reviravoltas surpreendentes e reflexões profundas sobre a sociedade e a condição humana. O enredo ganhou ritmo e intensidade, despertando minha curiosidade e me fazendo refletir bastante.

O retrato que Lima Barreto faz da realidade brasileira da época é vívido e impactante, revelando as contradições e injustiças presentes na estrutura social e política. A crítica à burocracia e a corrupção é feita de maneira atemporal, ressoando ainda nos dias de hoje.

Em suma, é uma obra que, apesar de apresentar algumas dificuldades iniciais, revela-se uma leitura enriquecedora. Recomendo-a especialmente para aqueles interessados em explorar as complexidades da sociedade brasileira e em refletir sobre as lutas individuais em meio a um contexto adverso.

jacksgf 25/03/2024

Revoltante
Um final triste, e bem revoltante, não só pelo que acontece com Policarpo, mas também pelo que representa sobre a sociedade brasileira, especialmente no período histórico em que o livro foi escrito. Policarpo é um personagem muito idealista, a ponto de acreditar em uma possível redenção para o Brasil, mas tudo acaba indo em vão.

Vitdixon 24/03/2024

Uma importante obra da nossa literatura brasileira, acho importante o modo que aborda o protagonista ?Policarpo Quaresma? como um estudioso e o fato dos livros e o conhecimento serem tão negligenciados nesse século, e como pessoas sem estudos se consideram capazes de julgar o Major por possuir livros em vossa casa. O livro aborda o fanatismo, a corrupção política, decepção amorosa , etc?
A obra deveria ser abordada com frequência nas escolas, e acho importante ressaltar o fato da escrita e o racismo em obras do século XX e anos anteriores, uma abordagem para uma redação.

Elly.KP 20/03/2024

Sla
Cara, demorei pra ler esse livro, pra no final o cara só ter tomado 🤬 #$%!& o livro inteiro, ódio.
O Policarpo queria que o Brasil fosse mais patriota e só se ferou. Então aí temos uma dica, calar a boca pra viver.

Daniel 19/03/2024

Lima Barreto é sem dúvida um escritor importantíssimo tanto pela sua visão crítica deixado nesse livro quanto na sua representatividade de um tipo de Brasil.

Eder 18/03/2024

Soco no estômago
A leitura dessa clássica obra brasileira é um verdadeiro soco no estômago, pois ao mesmo tempo que têm sua beleza e sua comédia presente possui também grandes doses de sofrimento, crítica e reclusão. Policarpo Quaresma fala muito sobre as pessoas que são extremamente inteligentes, porém acabam taxadas como "loucas" por pessoas ignorantes, quais orgulham-se de estarem 40 anos sem pegar num livro. ( E sim, acreditem se quiser, ainda existem pessoas com esse pensamento por aqui, um século depois!).
Certo que Policarpo perdeu-se no seu patriotismo exagerado, ele realmente iludiu muito a si mesmo com a idéia que o Brasil era tão incrível assim. Se ele tivesse sino menos extremista, seu final poderia não ter sido tão triste assim.
O último capítulo é MUITO melancólico. O quanto que essa leitura me fez pensar não está escrito; Certamente tornou-se junto com Memórias Póstumas ( Machado de Assis) e Contos Gaúchescos (Simões Lopes Neto), uma das minhas obras brasileiras prediletas.

Ingrid.Medeiros 14/03/2024

Um clássico
Esse livro é definitivamente um clássico da literatura, um patrimônio para nossa nação.
A leitura é bem difícil mas vale muito a pena tentar :)
Pra quem quer prestar vestibular é uma ótima leitura!

Flah 11/03/2024

O livro trata sobre um personagem que é patriota e tenta mudar a visão da sociedade sobre o verdadeiro patriotismo. Ele é um personagem que não desiste de seus ideais e até se envolve em uma guerra para provar seus ideais. Eu não gostei muito do estilo de escrita, o livro é muito descritivo e não considerei uma leitura que me prende. Também tive dificuldade com o vocabulário. Mas vale a leitura por se tratar de um clássico e apesar de ser uma sociedade com costumes muito diferentes dos atuais é perceptível que na política pouco mudou ou evoluiu.

Alexandre.Melo 06/03/2024

O livro retrata com um grande toque de humor a sociedade da época, focando principalmente nas hipocrisias dos militares. Um clássico, vale a pena a leitura.

Ana Cristina 06/03/2024

Favorito?!
Posso dizer que me surpreendeu. Estava com receio de ler e não gostar, principalmente não tenho costume de ler sobre o tema patriotismo etc. Porém não é um simples livro de patriotismo, mas uma sátira sobre o patriotismo exagerado. Em alguns momentos tive compaixão por Policarpo, não é um homem mau, mas ingênuo, idealista e sonhador (amor doentio pela pátria).

Gostei muito dos temas abordados:
? papel da mulher no século XIX;
? o racismo mascarado;
? fanatismo.

aikllmy1 05/03/2024

Um clássico incrível!!
Triste fim de Policarpo Quaresma é um livro que começa devagar mas vai se tornando viciante, nos faz ter vontade de ler de uma única vez. Quaresma é um personagem patriota, obcecado pela pátria e por tudo oriundo dela, o que traz uma identidade nacional àquele contexto de República (Velha) e emancipação do Brasil de Portugal. Sujeito não formado mas sabido de muitas coisas, Quaresma nos convence a acompanhar sua aventura e a nos envolvermos em seus sentimentos patrióticos, ao mesmo passo que Lima Barreto faz uma crítica (não tão) sutil à sociedade e governo da época. Loucura, casamento, status, ganância e corrupção são bem tratados durante toda a obra, mas o que mais me impressionou foi a sutileza de suas palavras ao falar sobre a periferia brasileira e seus costumes, bem como a cultura preta, e também a voz que o autor procurou dar àquelas pessoas que sofriam sem terras e pelas mãos do governo vigente. Acompanhar a trajetória de Policarpo Quaresma até seu triste fim é intenso e não deixa de ser chocante!

Pedro.Malini 03/03/2024

Muito bom.
Descreve muito bem a sociedade do fim do século XIX, trazendo a questão do sonho em formar um país ser uma mera ideologia, uma fachada, sendo a questão central do livro. Contudo, Lima Barreto também aproveita do livro para criticar vários comportamentos e condições da época em uma história cativante.