Triste Fim de Policarpo Quaresma

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Gabrielly.Nascimento 15/02/2024

Um fim realmente triste
Quaresma é um sonhador.

Sonha com um Brasil incrível que passou a vida inteira estudando sobre. Sonha com um povo gentil. Sonha com as terras mais férteis do mundo. Sonha com um governo decente, que olha e cuida do seu povo. Sonha com a simplicidade. Sonha com as modinhas, com a música da sua terra. Sonha com o patriotismo genuíno. Sonha, sonha, sonha?

E no fim tem seu sonho esfacelado com a dura realidade da época.

(Da época?)
Gabriela3499 15/02/2024minha estante
Policarpo Quaresma é o único brasileiro que entendia de verdade o que era ser nacionalista. E como tal, foi silenciado. Se a arte é uma cópia da realidade, quantos Policarpos Quaresmas não foram silenciados?

Lendo_letras 15/02/2024minha estante
Ótima percepção da "história" ou talvez, "realidade".

Cleber 15/02/2024minha estante
Adorei a resenha??????

aretaaparecida 13/02/2024

O Triste Fim de Policarpo Quaresma foi um livro que passou de forma mais lenta para mim, não consegui manter o ritmo, porém, achei a linguagem mais acessível e a mensagem, apesar da linha temporal, conseguiu ser passada de forma mais clara comparada a outras leituras da literatura que exigem um esforço maior para compreensão e que muitas vezes dificulta a leitura. Em muitos momentos, senti por Policarpo, que tinha tanta preocupação em realmente conhecer o país em que vivia, valorizando nossas raizes, nossa cultura, nossas terras, me perguntei em diversos momentos no que ele estava errando afinal, até chegar em seu fatídico fim em que ele percebe que há uma discrepância entre seu país ideal e o que ele realmente é, talvez valorizando demais suas origens e não levando em consideração as falhas atuais do sistema no contexto político e social em que estava inserido.

emi0004 11/02/2024

Lutando constantemente contra os moinhos de vento...
QUE LIVRO BOM! Lima Barreto não é conhecido como defensor das pessoas a margem da sociedade a toa. Policarpo Quaresma é um idealista, um romântico sonhador com uma evolução e desenvolvimento da pátria e dedica a vida a esse ideal, estudando tudo o que pode e que não pode sobre as terras brasileiras. Ele é ingênuo e alheio às segundas intenções e maldades daqueles que os cercam e esse é o grande erro dele. No seu "triste fim" percebe que tudo foi uma ilusão e que de nada valeu sua dedicação no embate da sua terra ideal e a terra de verdade em que vivia. O triste fim em si é a decepção com o real.
E a leitura é fluida e fácil :)

Tcharles.Amarante 08/02/2024

O MEU PREFERIDO!
O que dizer sobre esse verdadeiro clássico da nossa literatura, Triste Fim de Policarpo Quaresma é uma obra tão forte, tão atemporal e ao mesmo tempo autobiográfico em certos momentos que se torna inesquecivel. Lima Barreto escreveu essa obra há 109 anos atrás em forma de critica politica e social que ressoam até nos dias de hj, e coloca na visão de um verdadeiro patriota como as coisas deveriam ser de uma forma até meio ingênue mais muito puro por parte do protagonista, é uma obra completa, perfeita, é certamente meu preferido, amo essa obra.
Lendo_letras 15/02/2024minha estante
Ótima perspectiva do livro, confirma o que eu percebi e ainda com riqueza de detalhes.

Tcharles.Amarante 15/02/2024minha estante
Muito obrigado pelo elogio, essa obra é um clássico que todos deveriam ler.

Ju_allencar 05/02/2024

Um fim triste e injusto
O livro é muito bem escrito, os personagens são bons, eu gostei muito do quaresma e do Ricardo. O autor faz muitas críticas à sociedade, o personagem principal é muito bom. É um bom clássico pra quem quer conhecer a nossa literatura nacional.

Ana Júlia 03/02/2024

Extremamente engraçado e crítico!! lima barreto simplesmente destruindo o positivismo de maneira elegante e inteligente!!

essa edição (da penguin) também contribuiu muito para minha experiência de leitura por conta das notas de rodapé muito explicativas. foi uma leitura muito imersiva, me senti andando pelo rio antigo.

Mateus 02/02/2024

Incompreensão/incertezas
Dentro da busca pelo intento, as decisões que tomamos baseadas na nossa mais pura subjetividade nos levam aos lugares mais inóspitos, tira de nós a nossa dignidade e nos reduz a nada.

Edson 01/02/2024

Triste mesmo
Patriotismo exacerbado, essa é a principal característica, dentre tantas de Policarpo Quaresma. E foi essa característica que transformou um homem visionário num indivíduo duvidoso e arrependido patriota.
Além do patriotismo, que norteia o romance, Policarpo é um amante do Brasil, sua grandeza, cultura, recursos naturais? bem como defensor de tudo que o país produz em detrimento do exterior.
Policarpo, homem pragmático, porém com uma certa dose de sonhador, mergulha de cabeça no golpe republicano, esperando deste o desenvolvimento da nação.
A nação brasileira do fim do Século XIX é bem detalhada neste romance. O autor Lima Barreto, de maneira ímpar, abordou a cultura, sociedade no que tange a família, casamento, medicina, política religião, amizade e interesses desta época. O autor também foi um crítico ferrenho da República.
Policarpo visionário, aproveitando os embates dos republicanos, se alinhou a estes com intuito de ver o Brasil crescer, mas a medida que mergulhava de cabeça no movimento, percebia que retrocedia. Pois seu pseudo herói, Floriano, ignorou suas petições e ainda o encerrou numa ilha, onde teve seu triste fim.
É importante frisar que Policarpo teve um triste fim, e foi chamado de louco, não porque era patriota e amante de tudo que esse país possuía, mas porque se alinhou aos que não estavam preocupados com o futuro da nação, e sim com seu próprio umbigo. Então é possível entender o hoje olhando pra Policarpo ontem e concluir que o trabalho de tantos que buscam um Brasil melhor não é em vão, mas é necessário alinhar-se as pessoas certas.
Enfim, minha resenha é política, mas o romance não se resume a isto, é rico em detalhes sociais e trata de diversas famílias desde ex-escravos, doutores, músicos, agricultores ?
Rogéria Martins 01/02/2024minha estante
Belíssima resenha, amigo! Parabéns! ??

almeidalewis 02/02/2024minha estante
Muito boa sua resenha Edinho ?. Gostei ??

Edson 02/02/2024minha estante
Obg meus amigos, resenhei muito político , mas o livro é muito bom, não é só isso

Fabio 05/02/2024minha estante
Resenha, Impecável, Edinho!!!???

tetzgabriel 31/01/2024

Tão atual quanto esperar o exército na porta do quartel
Quaresma, o bolsominion arrependido.

Para aqueles que querem ter uma pequena ideia do que se passou na cabeça daqueles que foram pedir intervenção militar na porta dos quartéis
AliJu 31/01/2024minha estante
Socorro, essa resenha merece um prêmio!! Kkkkkkkkmm

Caetano37 27/01/2024

Só dei pouca estrela pq eu tava doente
Lembrei que li esse aqui quando eu tava internado no hospital com apendicite, é legal mas é ruim kkkkkkkkkkkk

Fabyany.lacerda 26/01/2024

Meio doidinho, mas é um homem bom
Leitura recomendada pela minha professora, no começo não entendi nada e no final parecia ser o começo... Brincadeiras a parte um livro muito levinho pra se ler com ressaca literária. Um homem louco pela sua pátria, falta pessoas assim hoje em dia mas n fãs daquele político lá que não irei comentar, mas patriotas de verdade que tenham orgulho do seu país e além do orgulho saibam valoriza-lo sem babar outro país, pq é isso que esses patriotas fazem hoje, dizem amar a pátria mas ficam dizendo que EUA é melhor que Brasil. Policarpo um homem sensacionallll, louco, mas de boa índole, um verdadeiro homem de valor, um exemplo de insanidade, mas mesmo assim boa peça.

Amanda.Lima 23/01/2024

Ah, o Brasil...
Quaresma é um personagem patriota que em certos momentos nos faz refletir sobre o valor que damos ao nosso país e nossa cultura. O personagem supervaloriza a nacional e por isso torna-se motivo de chacota, mas será que Policarpo está de todo errado? Por que não enaltecer aquilo que temos de bom e mudar/melhorar aquilo que não é?
Lamento o fim que triste (como o próprio título sugere), mas foi um final digno do homem que Policarpo foi.

Piovesan1 23/01/2024

Eu gostei muito do livro, achei a leitura meio difícil por se tratar de acontecimentos históricos. Me fez ter vontade de ler mais Lima Barreto. Ele foi muito corajoso em escrever da forma como faz nesse livro sobre acontecimentos tão recentes.