Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

jinx0 17/11/2023

Policarpo 22 quaresma
Eu li por causa do vestibular (obg uea vc só serviu pra isso) mas já sabia q ia gostar pq o policarpo é completamente maluco ao ponto de me fazer rir ele é bitolado doidinho fora da casinha com o tupi dele e a reforma agrária e o brasil ideal dele tenho certeza q ele apertaria 22 enveloparia o carro com a bandeira do brasil (o carro seria um fusca pq ele é tradicional e gosta de carros q são a cara do brasil) brigaria no grp do condomínio com o cara q faz o L

Rebeka mm 17/11/2023

Personagem cativante, narrativa lenta
Gostei de ter conhecido Policarpo, é um personagem único e que só na sua figura traz muitas ideias e reflexões em cima do seu patriotismo.
Mas achei toda a história muito arrastada, a ponto de nem saber explicar direito, ou usar mais do que uma sentença para explicar os acontecimentos que se dão no decorrer da história.
Foi um livro difícil de terminar e que para mim deixou a desejar em narrativa.

Matheus10 16/11/2023

O Brasil não merecia (e não merece) Policarpo Quaresma
Particularmente falando, eu gostei da trama, porém, o livro tem uma leitura cansativa e não me refiro ao fato do vocabulário não ser atual mas sim que a narrativa foca bastante em acontecimentos alheios que são um tanto desconectados da história principal e que não me prenderam (gosto pessoal eu diria)

O arco principal, que é a trajetória de Quaresma, é interessante, triste e rica em detalhes. Triste pois vemos o Policarpo passar a sua vida amando seu país que por ele, nada fazia e nada chegou a fazer. Interessante pois carrega críticas políticas e sociais bem fundamentadas. E detalhes não faltam ao contar a história do Major que não é Major...?

Quaresma defendeu o Brasil com todo o seu patriotismo e o que recebeu em troca foram preconceitos e insultos.

Descanse em paz Major Policarpo Quaresma!!?

Renally Couto 14/11/2023

Triste mesmo!
Pobre Policarpo só se ferrou em toda a história!

Esse livro foi um mix de surpresas positivas! A começar por expor tantas coisas bonitas sobre o Brasil e sua gente, a falar sobre saúde mental e ainda sobre política e sociedade!

Me surpreendeu! Amei!!!

Larissa.Canetti 14/11/2023

Horrível, só li por conta da escola é uma hq muito confusa tem uma história muito pouco detalhada, é super mal contada, não recomendo.
Luh! 14/11/2023minha estante
Onde você conseguiu ler??

Larissa.Canetti 15/11/2023minha estante
Pdf

Luh! 15/11/2023minha estante
mandaaa

Tainara 08/11/2023

Já li esse livro há muitos anos atrás, porém não lembrava de quase nada kkkk enfim, foi uma experiência boa, tive dificuldade de ler em uns momentos mas sinto que é um livro mega importante que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. é o tipo de livro que faz vc refletir do começo ao fim, muito bom!

Adelson 05/11/2023

Triste, muito triste.
Vemos aqui o puro suco de um patriota de verdade, um pessoa que realmente amava o Brasil e queria que o Brasil fosse brasileiro sem a intervenção da língua, da cultura e outras coisas que vem de fora. Queria o Brasil puro e simples. Mas qual o presso a se pagar por isso?

MariaeSM 03/11/2023

Até que ponto devemos ir pelo nosso país
Policarpo é um homem solteiro e sem filhos que vive com uma irmã que também não se casou e nem teve filhos, muito embora ele esteja nessa situação por vontade própria, afinal escolheu dedicar o seu tempo e os seus esforços pelo bem do próprio país e pelos seus próprios ideais. Ele tende a rejeitar tudo, ou pelo menos a maior parte das coisas, que sejam estrangeiras, para dar prioridade àquelas que tenham sido produzidas pelo Brasil. Ele próprio se envolve com a agricultura em determinado momento.
Gostei bastante da forma como o autor descreveu o Policarpo e também a maior parte dos personagens secundários, que, assim como o principal, tem vida própria, o que é bastante raro na literatura hoje em dia.

Lívia 03/11/2023

Um "fim" bem atual
Esse é um daqueles livros que conseguem criticar de uma bela forma a época em que foi escrito (e até se relaciona com a realidade atual) só de mostrar o cotidiano de seus personagens.

victor.victor.victor 01/11/2023

Cheio de conteúdo
//Adicionando duas leituras que "não completei", mas que li a maior parte (e quando cheguei no final simplesmente não consegui mais ler)//

Pulei os olhos pelas últimas 40 páginas, porque a parte final foi muito chata pra mim. O resto foi legal. Não me marcou muito, achei alguns personagens chatos (Ismênia, Ricardo, Olga, os militares lá...), mas o Quaresma em si é bem interessante.

Ele é um patriota, mas não do tipo que se vê hoje em dia (que diz amar o Brasil, mas é obcecado mesmo pelos Estados Unidos). Na loucura dele, é até bem simpático.

Vic C. dos Santos 30/10/2023

Triste fim de Policarpo Quaresma continua atual...
O romance de Lima Barreto aborda diversos temas relacionados à nossa nação de forma profunda e satírica. É impossível ler e não relacionar o enredo com a atual política e como os dirigentes do país pouco se importam com seus cidadãos. Abordando temas como o abandono da comunidade negra na república, o patriarcalismo e até mesmo, uma reforma agrária visando o bem estar aos brasileiros. O charme da obra está em como os personagens apresentam estes temas, seja Felizardo denunciando, de forma até cômica, o abandono estatal a Olga criticando os massacres em prol dos governantes. Está obra não terminou de dizer o que tinha para dizer, portanto, à luz dos pensamentos de Calvino, este é um derradeiro clássico.

zize 26/10/2023

Me surpreendeu
- tem spoiler -

Para ser sincera só li porque precisava fazer um trabalho pra faculdade. Eu poderia ter visto um resumo? Sim eu poderia, mas eu preferi ler o livro porque sim kkkk. Por conta própria eu acho que nunca teria lido, talvez num futuro muito distante. No fim das contas achei que valeu a leitura e a experiência. Não sou muito chegada em clássicos e tal, raros são os clássicos que eu realmente tenho vontade de ler, então foi meio surpreendente pra mim que eu realmente tenha gostado e sentido algo em relação a história e aos personagens, principalmente partindo do pressuposto que não estava nos meus planos ler esse livro.

Eu gostei do livro, achei que ia achar chato e tal, mas até que não. Achei a escrita no Lima Barreto envolvente, não tem uma linguagem super hiper mega difícil que você tenha que ficar parando toda hora para pesquisar coisa e tal, vamos dizer que achei ?acessível?. Mas também vou atribuir isso a edição da Antofágica que foi bastante prática e tinha nota de rodapé, notas complementares e tudo? enfim, acredito que a edição faz toda a diferença na leitura de clássicos assim. Porém não vou mentir, tiveram sim momentos que me senti um pouco perdida e de saco cheio (mas vou atribuir isso ao fato de eu estar lendo ?obrigada?), mas indepedendte disso não dá pra negar que tem sim momentos mais lentinhos, que a história dá uma enroladinha e fica meio maçante, principalmente quando se tratava de histórias e personagens paralelos.

Agora em relação ao enredo e tudo o mais eu achei realmente interessante, o livro faz muitas críticas, tudo num tom meio irônico e de provocação, traz ainda algumas boas reflexões. Tiveram alguns capítulos e passagens que gostei muito muito, e eu achei os personagens bons, o Policarpo, o Ricardo e a Olga. E fiquei bastante sentida com a morte da Ismênia. Gostei muito do jeito que algumas coisas foram escritas e em como o sentimento foi passado pro leitor. Você chega no final com aquela tristezinha, aquele sentimento de que não deveria terminar assim (mesmo sabendo que esse é o único final possível para tornar a obra o que ela é e fazer jus a toda crítica e o significados que foram propostos) mas que ainda assim você fica sentimental e pensativo, porque ele percebe que não construiu nada concreto na vida, não fez coisas marcantes, viu que iria morrer longe de quem se importa minimamente com ele e que vai morrer nas mãos da pátria que ele tanto amou e defendeu. Esse finalzinho com essa reflexão dele e da Olga realmente me deram vontade de chorar.

Agora vou aproveitar essa resenha para recapitular tudo pro trabalho:

Gênero: romance
Estilo: pré modernismo
Tempo: final do séc 19, revolta da armada
Espaço: Rio de Janeiro
Narrador: em 3 pessoa, onisciente

o livro conta a história de um homem chamado Policarpo Quaresma, que é uma pessoa simples, sem muitas posses, não é casado nem tem filhos. Ele mora no Rio de Janeiro com a sua irmã, Dona Adelaide, e trabalha como subsecretário no arsenal da guerra. E ele é um ufanista, patriota, completamente apaixonado pelo Brasil e vive idealismos nacionalistas, ele tem essa ideia de que o Brasil é superior em tudo e isso faz com que muitas vezes ele seja incompreendido e ridicularizado pelas outras pessoas. O livro trata tudo com um tom irônico e faz muitas críticas à sociedade da época (burguesia, burocracia, pseudointelectualismo, nacionalismo e ufanismo exagerado).

Essa ideia (de patriotismo) é construída ao longo da narrativa da seguinte forma : O livro é dividido em 3 partes e em cada uma dessas partes o Lima Barreto faz uso de algumas linhas de pensamento para poder expor como era o patriotismo do policarpo e os sonhos patrióticos dele.

PRIMEIRA PARTE: CULTURA

A primeira parte do livro é dedicada a explicar como é a vida do policarpo e de outros personagens que possuem histórias paralelas à dele, e como esse amor dele pelo brasil se manifesta e como as pessoas ao redor dele veem e recebem isso. A linha de abordagem usada nessa parte por Lima Barreto é a da cultura, então o personagem valoriza a língua, os costumes, a história brasileira e essa visão dele está presente em vários acontecimentos como a tentativa de aprender violão para tocar modinhas, estudar as tradições tupinambás, estuda a língua tupi guarani (voltar nos exemplos dados no tópico anterior). Dessa forma ele busca basicamente o resgate da cultura alimentando uma imagem distorcida do país.

SEGUNDA PARTE: AGRICULTURA

A segunda parte se dá devido ao tempo que o policarpo passa no hospício (citar o exemplo do ofício em tupi) ela tá focada nessa questão territorial, geográfica e agrária. Então ele decide comparar este sítio que ele chama de ?Sossego?, se muda para lá com a irmã e começa a plantar milho e feijão, só que ele encontra 3 grandes empecilhos para fazer as plantações dele vingarem, sendo eles: 1. Política (ele não entra no clientelismo (troca de bens e serviços por apoio político) da região e os políticos começam a persegui-lo cobrando muitos impostos, e fazendo muitas exigências em relação à chácara dele) 2. Deficiência de estrutura para produzir naquelas terras (condições agrárias: clima, propriedades do solo?) coisa comum naquela época e 3. Formigas saúvas, elas acabaram com as plantações dele. Esse projeto com fazenda também não dá certo, e o sítio acaba definhando com, então ele percebe que as terras brasileiras não eram férteis como ele imaginava e que as saúvas são arrasadoras para as plantações.

TERCEIRA PARTE: POLÍTICA

Na terceira e última parte do livro é quando arrebenta a revolta da armada (Se deu no governo de Floriano Peixoto, que era vice de Deodoro e assumiu a presidência da república logo após a renúncia do mesmo. Porém, de acordo com a Constituição vigente na época (1891) se o presidente não completasse os primeiros dois anos do seu mandato, uma nova eleição deveria ser convocada. Dessa forma, Floriano Peixoto deveria assumir o poder e convocar novas eleições, mas ele permaneceu no cargo. Isso gerou uma reação de generais do Exército, escreveram uma carta-manifesto exigindo o cumprimento da Constituição e a convocação de novas eleições. Floriano puniu os signatários do manifesto com a prisão deles. A Marinha novamente entrou em cena e exigiu a convocação de novas eleições.) Nesse momento, quando o Policarpo fica sabendo da revolta, ele resolve lutar também como soldado voluntário ao lado do Marechal Floriano Peixoto. Com o decorrer do conflito armado, o major percebe a incoerência de tudo aquilo. Seu triste fim então se aproxima, quando ele é preso por protestar contra o tratamento dado aos prisioneiros
e se decepciona com o seu idealizado Marechal Floriano Peixoto e ao criticá-lo, é preso e condenado à morte. Ricardo e Olga tentaram tirá-lo da prisão, mas seus esforços foram em vão.

No fim, de maneira totalmente irônica, Policarpo Quaresma morre nas mãos da pátria que tanto amou e defendeu.

Considerações:

Dessa forma fica claro que o patriotismo de policarpo é exagerado, fanático e irreal. Ele criou uma ilusão e que no fim das contas só o prejudicou. Tanto que no final do livro, prestes a morrer, o Policarpo finalmente percebe como que a ideia que ele tinha do brasil era distante no brasil de verdade. E aí tem duas passagens bem marcantes de quando ele tem esse insight de ver que tudo que ele fez e projetou não valeu e nem vai valer de nada.

?Iria morrer, quem sabe se naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o considerava? Matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara ? todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.?

?...e assim é que ia para a cova, sem deixar traço seu, sem um filho, sem um amor, sem um beijo mais quente, sem nenhum mesmo, e sem sequer uma asneira!?

E é dessa forma bem marcante, sarcástica e até meio desesperada que o Lima Barreto constrói o patriotismo do Policarpo com o objetivo de escancarar essas críticas à sociedade e ao sistema brasieliro dentro da narrativa. Enfim, o patriotismo é apaixonado, fantasioso e que consumiu e cegou ele.

Louise Mariane 26/10/2023

Triste fim do neurodivergente com hiperfoco em Brasil hehe.
Brincadeiras à parte. É bom, é massa. Gosto do Lima desde quando li O Homem que sabia Javanês. Imaginava que esse também seria bom. Me pego pensando no tanto de vezes que eu colocava expectativa e esperança nas coisas que pensava.

Aimée 25/10/2023

Um livro que aparenta ser simples, mas que carrega uma profundidade enorme. Para começar a entender minimamente a obra, precisamos saber alguns dados sobre a vida do autor - é assim que Lima Barreto, grandiosamente, relaciona aspectos históricos e sociais à sua própria vivência da época. E no final resta a dúvida - Quaresma foi traído pela pátria ou pela idealização que ele mesmo criou? Nota dez!