Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Fey 01/01/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma
Sem palavras pro quão bom foi esse livro. Leitura fácil e história que chama atenção. Mesmo tendo uma ideia do fim não dá pra evitar se comover com Policarpo, a ingenuidade infelizmente foi o fim dele.

Mauricio Gonçalves 31/12/2023

Insosso
A narrativa é quase irrelevante, o livro não é parado, mas a sequência de eventos parece tão injustificável, que nada acontece, parece que é só uma narração do cotidiano. Não tem nada que prenda o leitor. Os personagens parecem facilmente substituíveis, não tem profundidade.

Foge ao meu conhecimento se faz parte do movimento literário da época ou uma peculiaridade do autor, mas ele coloca o leitor não numa posição de terceira pessoa ou ser onisciente, na verdade você se sente quase um transeunte, pois não conhece a profundidade dos personagens, salvo talvez o próprio Policarpo, e os acontecimentos parecem comuns, como ver alguém que você conhece de vista tomando um ônibus.

O que salva, e muito, no livro são as definições. A definição do subúrbio não consegue ser mais precisa e atual, é perfeita. A descrição de como as coisas funcionam na roça é o retrato de como funciona toda a política e influência em todo o país. Esses são os motivos que valem a leitura. O livro tem potencial mas a narrativa o desmonta.

Lina.Puertas 30/12/2023

Brasil 2022
O início parece engraçado, fluído e curioso, mas quanto mais se aprofunda a leitura mais se percebe que esse pensamento é inocente. A casa capítulo mais denso e mais estranho fica. Querer abandonar ou o fazer é normal. A primeira parte busca ambientar o leitor à realidade de Policarpo, um patriota tão patriota que beira o ridículo. Sua busca por tornar o Brasil realmente brasileiro rendem boas risadas quando sua coragem bate de frente com a sociedade. No entanto, suas ações o levam à segunda e inesperada parte de sua vida, que reduz drasticamente a velocidade das coisas. Nessa segunda parte, já entediado com o jeito do personagem é compreensível que se sinta que será só mais do mesmo. No entanto, essa segunda parte leva a uma terceira e brilhante parte. Quem busca uma leitura simples e apenas escapar da realidade deve evitar já que, esse livro é tão contemporâneo que parece ter sido escrito durante as eleições de 2022. O que além de mostrar a genialidade de Lima, revela a triste realidade que perpetua em nosso país. Um leitor que esteja disposto à uma análise crítica vai achar ainda mais interessante a construção dos personagens e a maneira como o autor os encaixa na trama. Definitivamente não é o livro mais incrível, mas a reviravolta é ótima, reflexiva e precisa. Recomendo, mas não pra todos.

JosA225 30/12/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Obra-prima de Lima Barreto. Um nacionalista ex-militar leva uma boa vida, apesar dos problemas com as saúvas no seu sítio, até que estoura revolta contra o presidente Floriano Peixoto e mesmo lutando contra os revoltados, ele terá um surpresa.

Alex 29/12/2023

Triste fim?
Realmente o título faz jus ao desfecho da obra. Uma obra intensa de patriotismo relacionado a desilusão encontrada na realidade vivida.
O livro é realmente muito bom e ótimo para proposta de ser resumido para entendimento de recém alfabetizados. Espero um dia ler a obra completa!

Igaço 29/12/2023

Livro para se refletir
O livro traz várias reflexões sobre como o nacionalismo cego é prejudicial e o quanto que o próprio brasileiro odeia seu país. Ao mesmo tempo que o Policarpo é sim nacionalista, ele também tem apresenta um lado que TODO homem do poder público deveria ter: ele sabe tudo sobre seu país, quais seriam os interesses da nação e etc. Ainda traz um lado pouco visto (pelo menos por mim) que é a ditadura de Floriano Peixoto. O livro termina com uma ótima reflexão sobre a arbitrariedade e injustiça do período.

Thalia58 28/12/2023

Acho que li esse livro quando criança e lembro ter dificuldades na leitura, então imaginei que fosse difícil por causa da linguagem. Mas a releitura mostrou que a dificuldade era só por ser bem nova mesmo.

Gostei muito do livro, é uma história que te prende e você cria uma expectativa de um fim não tão triste para Policarpo, mas acaba sendo pior do que se imagina.

Me diverti na leitura, mas ao mesmo tempo a vida de Policarpo é triste por ser incompreendido e por ser um nacionalista fanático tão ingênuo.

É interessante ler livros que mostram a realidade de uma outra época do nosso país. Vale a pena a leitura.

Lívzz 23/12/2023

Um clássico de leitura fácil e rápida
Diferente de muitos outros clássicos, esse livro possui um vocabulário fácil e tranquilo, além da narrativa ser bem fluida.
Eu aproveitei bastante as duas primeiras partes da história, porém empaquei na última parte e não gostei tanto do fechamento do livro, mas não irei culpá-lo, pois eu apenas não estava tão animada para o final mesmo.
Gostei das característica da maioria dos personagens e como eles lidavam com suas ambições e com os seus problemas pessoais ou mesmo os problemas de personagens alheios.
Ademais, essa edição ajudou bastante a leitura já que possui explicação de diversos termos e explicação para algumas questões citadas no livro pelo autor.

MirzKr 21/12/2023

Incrível! A edição é muito boa, arte impecável e cortes bem pontuais. Amei muito e recomendo esta versão!

Perdida_nas_Estrelas 20/12/2023

Ótimo livro.
Olha, esse é daqueles livros que faz eu me questionar sobre minha inteligência (risos). E falo isso não é nem pelos termos usados, porque nisso a edição que li traz ótimas (e gigantescas) notas de rodapé, mas a questão é o próprio Lima, eu particularmente tive dificuldades em entender algumas ironias, em entender as ideias do próprio autor, e sei que isso foi uma dificuldade particular minha. Pretendo dar uma estudada em Lima e ver se entendo melhor.
A escrita dele é maravilhosa, eu amei minha primeira experiência com o autor, quero ler as outras obras aclamadas dele.
Recomendo muito, pois a viagem que o leitor faz até o Rio é incrível, vale muito. E com toda certeza, você pode entender bem melhor que eu, talvez eu não esteja num momento tão bom para compreender tudo e é isso.

Lilliancs 18/12/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Eu amei essa história. Pena que quando estudei sobre ela, ainda no ensino médio, não tinha maturidade para ler, muito menos apreciar devidamente. A escrita de Lima Barreto é muito gostosa e fácil de acompanhar, se comparada a outros autores da época então. Toda a crítica e ironia do texto podem muito bem ser aplicadas ainda hoje.

Juliana 14/12/2023

Aproveitei muito agora
Li na época do vestibular e não gostei. Resolvi reler (na verdade ouvir, em audiobook), dentro do meu Projeto Quero Ler Mais Literatura Brasileira. Os primeiros capítulos foram cansativos, mas da metade pra frente me envolvi mais com a história a ponto de criar uma empatia enorme com o Major Quaresma e torcer pelo sucesso de um ou outro personagem. O livro foi publicado em 1915 e é um grande exemplar do nosso Pré-Modernismo. A história se passa no RJ nos primeiros anos da República, sob o governo de Marechal Floriano. Esse contexto histórico é muito bem descrito, através de narrativas de fatos da época e no cotidiano dos personagens. Apreciei muito esta releitura e a visão crítica do nacionalismo. Foi ótimo ter dado uma 2a chance a este grande livro.