Perigosa Amizade

Resenhas - Perigosa Atração

Mariana 07/08/2020

Escrita acessível, assuntos importantes
#resenhalivrosdamari
?Infelizmente algumas escolhas deixam marcas para sempre.?

Você que já é adulto como eu, lembra-se dos problemas que enfrentamos na adolescência? As escolhas que tivemos que fazer nesse período tão perturbado da nossa vida?
Nesse livro a Gi consegue transmitir os principais dilemas da vida adolescente e quais são as consequências de cada ato.
Em ?Perigosa Amizade? conheceremos a história de muitos adolescentes/jovens que se deparam com vários tipos de adversidades relacionados a assuntos como sexo, autoaceitação, drogas, álcool, perda da virgindade e relacionamento com os pais.
Com uma escrita totalmente acessível, a autora envolve o leitor a cada página lida. Talvez, no início da leitura você possa ficar confusx por ter vários personagens, mas garanto que com o decorrer da mesma você irá se encontrar rapidinho e conseguirá simpatizar com vários personagens - e detestar outros.
E como se não bastasse o misto de sentimentos ao ler essa obra, a autora finaliza o mesmo com um pedacinho do próximo livro da série, ou seja: já quero! Hahaha...

Naty @livrossaofilhos 06/08/2020

O livro tem muitos personagens e eu gostei muito de duas.

As duas personagens mais "cabeça no lugar" foram Sara e Roberta. Sara carrega nas costas responsabilidades que nenhum adolescente deveria levar, mas é muito inteligente e astuta, não se deixa abater e é super madura. Roberta é uma amiga excepcional, leal, amorosa, prática e não leva desaforo pra casa, durante a leitura ela levantou algumas questões sobre machismo que eu gostei e achei que deveriam ser aprofundadas.

Na contra capa diz que é um livro sobre a vida de adolescentes problemáticos e sobre aprender com os erros deles e é exatamente isso que o livro passa. Valorizar e confiar nos nossos pais.

Pra quem gosta de clichês adolescentes e livros em que o ambiente escolar e suas nuances é o tema central "Perigosa amizade" é um prato cheio, fiquei curiosa com o final da história.

Brenda 06/08/2020

Adorei a leitura
IInfelizmente algumas escolhas deixam marcas para sempre.

Vamos conhecer muitos personagens, Roberta, Denis e Melissa, Matheus, Gabriel, Guilherme e Daniel, Sara e seu irmão Jonas, Maria Eduarda e Monique.

A faixa etária dos personagens é de 15 a 18 anos, fase onde as descobertas começas, então as decisões dos pais não parecem tão boas assim, eles têm a necessidade de dar o primeiro beijo ou até mesmo ter sua primeira vez, acabam descobrindo o mundo das drogas e das desilusões amorosas.

Eles começam a descobrir quem são os amigos de verdade depois de sofrerem um pouco, cada um deles da sua maneira.

O livro está sempre intercalando uma história com a outra, mesmo que eles vivam no mesmo colégio ou na mesma cidade e se encontrem algumas vezes, as histórias são paralelas como na vida real!

Cada grupo de amigos esconde algo, estão passando por descobertas diferentes e tendo lições diferentes.

Estou falando superficialmente sobre a história porque são muitos acontecimentos, muitos personagens mas acredito que sabemos como as coisas vão se desenrolando na adolescência.

O que achei mais interessante foi eu hoje, lendo e vendo as decisões que esses adolescentes estavam tomando, coisas que eu pensava na minha adolescência, ver como a minha mente evoluiu e pensar que para isso eu precisei passar por muita coisa, por isso foi bom ver que eles também precisavam passar.

Fiquei até pensando:
- Aí Deus e se fossem meus filhos?! kkkk

Estou doida para ler a continuação da história.

Recomendo muito esse livro para quem gosta do gênero, foi uma leitura super fluida e gostosa.

@aceita.cafe

sirlani.lopes 29/07/2020

É um livro bom!
Foi bom de ler, para um início de série achei bom, muitas histórias as vezes ficava confusa.

Rafa @paginasencantadas_ 25/07/2020

Um livro cheio de ensinamentos e com um ótimo conteúdo jovem
Um dia, vamos rir disso tudo. Nada dói pra sempre.
Esse é o tipo de leitura que nós refletir muito sobre nossas escolhas na juventude, pois muitas das situações apresentadas já foram presenciadas ou vividas por nós em algum momento de nossa adolescência. E assim, aqui iremos conhecer um pouco sobre cada adolescente e suas problemáticas, contando com 10 jovens, entre eles os principais são: Melissa, Roberta, Dennis, Matheus e Gabriel.

Esses jovens são inseridos em um enredo que vai nos falar sobre a primeira vez, uso de substâncias ilícitas, famílias autoritárias e também sobre o problema da falta de estrutura em alguns lares, e no que esses problemas podem acarretar na vida de um jovem. É importante notar, que a autora busca mostrar que cada decisão feita na adolescência pode sim trazer consequências para uma vida toda, que muitas questões não são apenas momentâneas. Outra abordagem do livro mostra também como o machismo prejudica a vida de uma garota desde sua adolescência, e como a sociedade trata meninas versus meninos em seus lares.

Seria mágico se, ao virar a última página, não tivesse que retornar para a realidade.

Opinião

Confesso para vocês que gostei muito dessa leitura, o enredo segue um ritmo tranquilo, sem aquele frenesi que alguns enredos geralmente prometem. Para quem deseja uma leitura calma, apenas para relaxar e tirar alguns pontos de reflexão, esse é um bom livro que garante esse propósito.

Outra pauta importante dessa leitura é a relação entre os jovens, como o enredo conta com muitos personagens, em dado momento quase me perdi na leitura, mas consegui acompanhar o ritmo dos personagens e entender o objetivo da autora em usar de uma estrutura assim em seu livro, que nós faz imaginar como a adolescência e alguns de seus assuntos podem confundir os jovens e até nós leitores.

Dayvison / papo_cultural 23/07/2020

Muito Bom!
Uma leitura que no começo pode até parecer um pouco confusa, por nos apresentar vários personagens, mas que depois que nos conectamos a eles, se torna uma leitura super gostosa.
Adorei a escrita e a história em si.
Já quero a continuação!

Super recomendo!

Papo de leitor 23/07/2020

Ideal para pais e filhos
Eu simplesmente amei esse livro, do começo ao fim.

Me identifiquei em algumas situações, um pouco de cada personagem, várias vezes me fez lembrar da minha própria adolescência, da relação com os meus pais, da necessidade da aprovação dos amigos e da minha própria auto-aceitação.

Esse livro é um choque de realidade, fique presa pensando nas coisas que já passei e nas coisas que a minha filha ainda vai passar quando chegar na adolescência.

Índico para os pais que possam entender como é o universo em que os adolescentes de hoje vivem, também indico para os filhos, para que se vejam em tais situações e possam pensar em como certas atitudes podem dar muito errado.

Esse livro aborta primeiro beijo, virgindade, sexualidade, álcool, drogas, amizades e família. Tudo para te prender em cada pagina.

Super recomendo esse livro, sem contar que estou muito ansiosa pela continuação.

Carol Botelho @livrearbooks 12/07/2020

Um começo incrível....
Sabe aquele livro que você pega para ler e não para até saber o que vai acontecer? E quando acabada fica com gostinho de quero mais (afinal, esse é apenas o primeiro livro)? É Perigosa Amizade, li em um dia.

Um livro leve, gostoso de ler porém, que traz discussões de assuntos muito importantes.

?Resenha completa no ig lá no insta @livrearbooks https://www.instagram.com/p/CCjkCsuDSWT/?igshid=7u4r2958pk8g ? Vou ficar muito feliz de te ter por lá ?

Jessie.lopes 01/07/2020

Bom...
No geral eu achei o enredo bem fraco e cansativo.. porém no final os acontecimentos ficam muito aligeirados.

Mariana @amarilendo 17/06/2020

Um livro que traz as experiências e questionamentos da adolescência
Os protagonistas Roberta, Denis e Melissa são melhores amigos desde a infância, mas as questões da adolescência têm colocado à prova a amizade dos três, criando dificuldades de se conectarem. Inevitavelmente, a amizade mudou porque eles mesmo mudaram, tendo em vista que cada um tem uma experiência de vida diferente.

Nos primeiros capítulos, o leitor já passa a ter consciência de que Roberta é apaixonada por Denis, mas não revela, vivenciando o conflito de não ser correspondida ou de perder o amigo. Por outro lado, Denis, ciente de sua puberdade, está querendo aproveitar suas primeiras experiências românticas. E Melissa é uma garota viva, fofa e tranquila, que só quer ter sua festa de debutante dos sonhos e ficar com o cara que ela gosta, mas que, infelizmente, não a trata bem.

No decorrer do livro vamos acompanhar esses personagens constantemente com dúvidas, confusões e ultrapassando dificuldades. Também, é apresentado vários outros personagens no livro, com suas próprias narrativas. Já nesse primeiro livro, alguns deles se conectam com a história principal. Mas imagino que com os outros volumes, cada um vai ter seu peso e relevância na obra.

Gostei que o livro trata de temas importantes, sobretudo para os mais jovens que possuem maiores dificuldades para aceitar suas diferenças, com medo do julgamento de outras pessoas. Trata, também, daquelas experiências que tendemos a viver quando adolescentes: a primeira vez, o primeiro porre, a decepção com as amizades, entre outros.

"A realidade podia ser impiedosa. Ou machista, dependendo do ângulo pelo qual os acontecimentos eram vistos."

site: https://www.instagram.com/p/B1ZzYtyju4l/

Isa 12/04/2020

É uma leitura que flui facilmente, quando você percebe o livro já está acabando e você ainda nem viveu tanta coisa assim. A escritora relata mensagens importantes através do relato da vida desses jovens, onde alguns tem sérios problemas familiares a serem enfrentados. Se você se permite aprende muito com livro e aguarda com ansiedade a continuação.

Anny 11/04/2020

Adorei
Uma leitura leve, onde quem é adolescente irá se identificar com várias situações que aconteceram com os personagens, fazendo com que se sinta pertinho deles.
São vários jovens, onde eles narram alguns capítulos e eles vão se conhecendo ao longo da história, alguns amigos de infância,outros irmãos. Mas cada um com sua personalidade.
Muito bom mesmo, aquele livro que com certeza vai tirar sua ressaca literária.

Laís Araujo 04/02/2020

Livro repleto de lições!
Leitura feita graças à parceria com a autora Gisela Bacelar da linda edição de @perigosaamizade
N° de páginas: 235

Perigosa amizade aborda múltiplos personagens; o trio de amigos, o irmão bagunceiro e a irmã estudiosa, os populares, os nerds, os que pegadores e aqueles que não querem nada com a vida; cada um com suas particularidades, seu histórico familiar e grupo de amigos.
Ao explorar o cotidiano de cada um, o leitor vai se aprofundando na vida desses adolescentes, conhecendo seus medos, anseios, projetos e rotina. ?
De início parece que suas histórias são isoladas, mas, com o decorrer do livro, percebemos que os acontecimentos vão ligando os personagens e mostrando cada vez mais nichos.
Sempre abordando o dia a dia de cada personagem, típico de um adolescente, é quase impossível não se identificar, ao menos um pouco, com um deles. ?
São personalidades distintas mas ao mesmo tempo comuns na sociedade, o que aproxima a ficção da realidade, tornando preciosas as lições transmitidas sobre sexo, perda da virgindade, álcool, drogas, estudos e vivência familiar.
O primeiro livro da série independente nos deixa tão próximos dos pensamentos e sentimentos desses adolescentes que ficamos instigados a saber qual rumo suas vidas vão tomar, nos restando somente esperar o lançamento do próximo livro. ?
?Minha opinião: O modo próximo como a autora aborda os temas citados acima é relevante para adolescentes, por mostrar exatamente como eles pensam e reagem frente às situações que se apresentam. ?

Uma leitura válida para a classe juvenil ao ensinar os perigos que amizades erradas podem gerar, além das consequências de atos impensados.

Yasmim Braga 03/02/2020

Com uma escrita fluida e de fácil entendimento, a autora Gisela consegue manter a atenção do leitor desde o início, quando vamos conhecendo a história de cada um desses adolescentes e, conforme vai aprofundando, percebemos que esses personagens possuem diversas camadas. E, apesar da quantidade de personagens ser grande, é fácil se identificar com alguns deles e, depois de algum tempo, se situar na história. E não é apenas mais um drama adolescente. Ela consegue nos passar mensagens importantes. Consegue expressar através do cotidiano desses jovens o quão importante é a amizade e a valorização dos conselhos dos nossos pais. Devemos valorizar quem sabe mais do que a gente, porque essas pessoas já cometeram erros e sabem nos passar conhecimento através de suas experiências, sejam positivas ou negativas. Além disso, Perigosa amizade também retrata a realidade da juventude atual, tudo de uma maneira mais leve. Eu recomendo caso você curta drama ou histórias adolescentes, ou simplesmente queira aprender mais com esses jovens!

site: instagram.com/blogliterarte