Perigosa Amizade

Perigosa Amizade Gisela Bacelar

Resenhas - Perigosa Atração

Raquel Lima (Destaque literário) 24/05/2019

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um grupo de adolescentes distintos, mas que tem algo muito em comum: a adolescência.

Roberta é uma garota pé no chão, mas que não consegue lidar com seus sentimentos e por isso reprimi todos eles.

Melissa é meiga, divertida e uma romântica sem medidas. Seu sonho é viver uma linda história de amor e acredita que o protagonista dessa história se chama Noah, um carinha da escola ao lado.

E Denis é um dos jogadores do time de futebol da escola e só pensa em se dar bem com as garotas, deixando de lado suas amigas, Roberta e Melissa.

Matheus mora com o pai, tem 18 anos e não quer saber de cursar faculdade. E para fugir dos dramas familiares, ele se aventura com seus amigos em festas regadas a orgias.

Gabriel é estudioso, ama tocar bateria e anseia pela liberdade, pois seu pai o mantém sob rédeas curtas. Seu melhor amigo é o Matheus e apesar da diferença de idade, eles se dão super bem.

Os irmãos gêmeos, Jonas e Sara, são muito diferentes um do outro. Ela não tem amigos, é estudiosa, dedicada, sensível e cabeça no lugar. Enquanto Jonas é totalmente o oposto.

Monique é linda, namoradeira e a garota mais popular da escola. Sua melhor amiga é a Maria Eduarda que não é linda e nem tão popular assim.

E ainda temos o Lucas que é o irmão mais velho de Monique, um rapaz prestativo e inteligente que quase ninguém nota, inclusive a própria irmã.

Em perigosa amizade: o começo, nós iremos conhecer a realidade de um grupo de jovens que passam por diversos tipos de conflitos, trazendo à tona assuntos como drogas, álcool, descobertas da orientação sexual, problemas familiares, sexo, perda de virgindade, decepções amorosas, inseguranças, aceitação e amizade.

Uma diversidade de assuntos que são tratados de forma clara e coerente. E apesar de relatar a vida de vários adolescentes e de forma alternada, a autora soube fazer isso de forma fluída e balanceada. Em nenhum momento eu senti que ela se perdeu na história, o que foi um ponto positivo, tendo em vista que a chance de tornar uma leitura cansativa poderia ser muito grande.

Em resumo, eu posso dizer que é um misto de emoções e isso leva o leitor a refletir sobre essas questões que são comuns nas vidas dos adolescentes de hoje, mas que não são tratados com a devida importância. E por mais que seja um livro jovem, achei bastante necessário, apesar de ainda não saber o que o destino reservou para esses adolescentes, tendo em vista que esse é apenas o início da série. É tanto que a autora se refere ao livro como o “volume zero”, ou seja, é um livro base para que possamos conhecer um pouco sobre os personagens e quando tudo começou.

E se eu estou ansiosa pela continuação? É claro que sim!!

@destaqueliterario

allitamartins 20/05/2019

Melissa e Roberta começaram uma amizade quando ainda eram crianças e Melissa tinha acabado de mudar de colégio.
Enquanto Roberta sempre foi uma garota mais na sua, com seus próprios sentimentos e estilo desleixado; Melissa era angelical e cativava a todos com a sua presença.

Roberta acabou de fazer 15 anos, mas não quer comemorar a data, bem diferente de Melissa que já estava preparando seu baile de debutante com afinco a meses. A família de Roberta não se importa muito com essas datas e a adolescente sente falta de mais momentos de conexão com a sua família.
Melissa, por sua vez, tem uma excelente relação com seus pais e está de rolinho com um garoto que parece ser seu futuro.

Matheus tem 18 anos e é visto como um jovem problemático. Sua mãe o "abandonou" com seu pai quando ele era uma criança. Mesmo todo o dinheiro do seu pai não é suficiente para fazer Matheus viver bem com seus demônios internos. Ele vive se metendo em confusões e reclamando do convívio com Xavier...
Gabriel cresceu junto com Matheus e apesar da diferença de idade são melhores amigos. Gabriel tem um pai rigoroso e uma vida de regras para seguir. Ele inveja a liberdade que Xavier dá a Matheus.

Denis cresceu junto com Roberta e quando Melissa chegou formaram um trio de amigos. Mas nos últimos anos o adolescente foi mudando. Ele joga futebol e conseguiu atrair a atenção dos mais populares do colégio, o que atualmente acaba dificultando sua relação com as amigas. De tão aéreo, ele esqueceu do aniversário de Roberta.

Esses adolescentes e alguns outros terão seus destinos cruzados em algum momento. Eles viverão todos os conflitos dessa fase e precisarão tomar decisões que podem ser definitivas... O que os aguarda?
? Que livro delicioso! Apesar de ser um livro bem adolescente, o mesmo consegue trazer pautas relevantes e que precisam ser discutidas, principalmente nesse fase.
? De cara me identifiquei com a Roberta. O jeito dela é muito parecido com a adolescente que eu fui, que achava que teria o momento e o cara certo para o primeiro beijo, por exemplo.
Todos os dramas foram bem abordados pela autora, que soube tocar na "ferida". Com a Roberta temos essa relação familiar onde falta diálogo, além dessa expectativa sobre o primeiro beijo e sua escolha. Já com a Melissa vamos enfrentar o dilema da primeira vez. O "namorado" dela a está pressionando para rolar algo. O Denis trará o anseio pela perda da virgindade. Com o Matheus veremos uma relação familiar desgastada, onde o pai satisfazer todos os seus caprichos não é suficiente. O Gabriel não tem diálogo com o pai, ele só quer tocar em uma banda.
Monique é a popular do colégio, mas tem que lidar com seus conflitos internos. Maria Eduarda está lidando com a sua descoberta sexual. Lucas, irmão de Monique, é considerado um nerd e não se enturma. Jonas e Sara estão lidando com a depressão da mãe, depois que o pai a abandonou. Jonas tenta se tornar popular para aplacar suas dores, enquanto Sara prefere se esconder.
Além desses dramas de cada adolescente, também foi abordada a questão das drogas e das bebidas, principalmente no núcleo do Matheus e Gabriel. Uma abordagem muito consciente e autoexplicativa.
Apesar de ter muitos núcleos e abordar todos os conflitos pessoais dos adolescentes, a narrativa não se perdeu. A Gisela me surpreendeu com sua escrita fluída e viciante. Devorei o livro em um dia e no final fiquei desejando mais. Temos um desfecho com várias decisões sendo tomadas e quero ver como esses adolescentes irão lidar com as suas escolhas.
Perigosa Amizade: O Começo é um livro incrível. Com uma narrativa leve, ágil e voltada para os jovens, vamos acompanhar adolescentes tendo que lidar com seus problemas. Relação familiar desequilibrada, pressão dos pais, decisão sobre a primeira vez e o uso de drogas e bebidas serão apenas alguns temas abordados. Uma leitura capaz de trazer reflexões e encantar pela sua simplicidade em tratar assuntos importantes nessa fase. Algumas amizades podem ser perigosas, preste atenção nas suas!

Pri | @pslovebooks 15/05/2019

RESENHA: PERIGOSA AMIZADE
❝[...] Não vou deixar que você desista dos seus sonhos porque um deles deu errado. Um dia, vamos rir disso tudo. Nada dói para sempre.❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A transição da adolescência para a juventude é repleta de mudanças, desafios, adaptações e escolhas que irão definir muita coisa em nossas vidas.
Esse é o dilema que Matheus, Roberta, Melissa, Gabriel e Denis estão passando, e eles irão nos mostrar várias situações como a descoberta do primeiro amor, escolhas, sexualidade, mudanças de comportamento e personalidade, e a importância da amizade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Um livro repleto de ensinamentos e reflexões a cada capítulo, a maneira como a autora conduz a trama é envolvente e instigante não percebia o tempo passar enquanto lia, gosto muito quando um livro me proporciona essa sensação de sempre querer ler mais e mais capítulos.
A história não tem muitos acontecimentos, mas não deixa de carregar suas lições e trazer reflexões.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 A narrativa é envolvente e os personagens conquistam o leitor e instigam a acompanhar suas histórias, personagens reais com problemas reais que todo jovem já presenciou, como a perda da virgindade, aceitação, problemas familiares, amizade, descobertas, primeiro beijo e várias outras situações que vocês só irão descobrir quando ler.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Um outro ponto que gostei muito na história é o foco mais amplo para os personagens, Matheus, Roberta, Denis, Melissa e Gabriel são os protagonistas dessa história, mas além deles conseguimos acompanhar a vida de outros personagens, e por mais que pareça confuso afirmo com certeza que não é, a autora deixa tudo tão claro na narrativa que é impossível você ser perder durante a leitura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Por fim, gostei da história e indico para que todos tirem suas próprias conclusões.

site: https://www.instagram.com/pslovebooks/

skuser02844 13/05/2019

. Já pensou em como idealizamos o futuro? É o que nos ajuda a avançar.

. O problema é quando glamourizamos o passado, principalmente em relação ao presente dos jovens atuais, e nos pegamos pensando: “nunca agi assim!”

. Quem nunca sofreu bullying, colocou apelidos maldosos nos professores ou amigos, pegou o crush nos corredores, faltou aulas para ir ao cinema, praia, namorar ou simplesmente ficar batendo papo ou jogando?

. O que mudou? A maneira com que cada um de nós, conseguimos dar a volta por cima.

. Gisela nos traz exatamente assuntos que sempre vão estar presentes na vida de qualquer adolescente. Isso torna a história de Roberta, Melissa, Denis e Gabriel, amigos, que juntos na mesma escola e bairro, passam por algumas circunstâncias nem sempre favoráveis, tão real.

. Eles enfrentam os mesmos conflitos que já enfrentamos: namoro, drogas, álcool, sexualidade, relação com os pais, popularidade, perda da virgindade, abandono e até mesmo alguns que acabam interferindo na vida do outro.

. A leitura nos faz pensar em nossas escolhas e o que poderíamos fazer de diferente em determinados momentos.

. É um livro que não pode ser classificado como romance ou qualquer outro gênero, ele é um livro com histórias atuais e personagens bem reais.

. O que muda? A maneira com que cada um deles conseguirá dar a volta por cima!

Cris | @mundoliterariodacris 11/05/2019

Perigosa Amizade
📃RESENHA✏
“Às vezes, nós nos afastamos da realidade, fantasiamos às vidas dos outros, esquecendo que a maior virtude está no que nos diferencia.”

Livro: Perigosa Amizade
Autora: Gisela Bacelar
Editora: @perigosaamizade
Nota: 4,0 ⭐⠀⠀⠀
⠀⠀
{Resenha}: Sabe aquele livro que te dá nostalgia? Perigosa Amizade me fez retornar para a época que eu era uma adolescente cheia de sonhos.
⠀⠀
Vamos conhecer a história de alguns adolescentes que tem suas vidas interligadas e vivem situações que envolvem muitos sentimentos e que nem sempre irão fazer as as melhores escolhas (quem nunca?). Dentre os personagens, temos a Roberta (a decidida), Mel (a ingênua), Denis (o popular) e Matheus (o bad boy não tão boy assim), entre muitos outros com várias personalidades marcantes.

O que eu mais gostei durante a leitura, é que a autora conseguiu me fazer reviver algumas velhas experiências e outras novas, como se eu tivesse dentro do livro e fosse amiga desses personagens.
⠀⠀
Nessa história, vamos acompanhar alguns dramas como a primeira vez de uma garota, pais divorciados, o primeiro porre de álcool e uso de drogas, e algumas outras situações que muitos adolescentes acabam passando. Eu acho incrível que nessa fase da vida nós nos sentimos invencíveis e com vontade de viver e experimentar tudo e todas as coisas. Se não tivermos as pessoas certas ao nosso lado, para nos ajudar a não desviar alguns caminhos, algumas consequências podem ser ruins.
⠀⠀⠀
Para quem já foi adolescente, o livro é nostálgico. Para quem está nessa fase, acredito que irá se identificar, pois a autora utilizou uma linguagem jovem. A escrita da autora é super fluída. Capítulos curtos ajudam ainda mais na fluidez da obra, narrado em terceira pessoa mas tendo em cada capítulo o foco em determinado personagem.
⠀⠀
Um livro cheio de reviravoltas, com dramas reais, e uma escrita que te prende do início ao fim. A história terá continuação e eu já tô curiosa para saber os caminhos que esses adolescentes irão tomar.

site: https://www.instagram.com/p/BxSETOmg4ds/

Rafael 09/05/2019

"Nós nos distanciamos de amigos, trocamos o certo pelo duvidoso, erramos crendo que estávamos certos."
IG: @crushforbooks

Nunca fui muito de ler fanfics no Wattpad, mas lembro que já havia visto Perigosa Amizade e achado a capa bem bonita, além de achar a premissa interessante. Tempos depois, vi ótimas resenhas sobre Perigosa Amizade - O Começo, que funciona como uma prequel, narrando acontecimentos antes do primeiro livro e me despertou curiosidade. Por isso, fiquei muito feliz quando a autora, Gisela Bacelar, entrou em contato para me enviá-lo.

Diferente da sinopse, temos não só cinco personagens, mas quase dez que dividem a narração da história. Por isso, é normal sentir-se perdido inicialmente, mas isso muda com o passar da história. Gostei bastante de Roberta e Melissa, que foram minhas favoritas. Ambas têm problemas comuns da idade, principalmente Mel. Sempre ficava apreensivo em suas cenas com Noah e as possibilidades de algo pior ocorrer. Temos ainda Sara e Maria Eduarda que apesar de terem temas revelantes e necessários de serem tratados, não me conquistaram tanto e foram os momentos mais desinteressantes da história.

Já com os garotos, infelizmente, quase todos babacas, em especial Denis. Ele possui atitudes bem idiotas durante a história, como vários outros, e mesmo sendo um garoto e sabendo que isso é mesmo comum, senti falta de um que me fizesse torcer por ele. Temos ainda Matheus e Gabriel, que foram os meus favoritos nesse "nicho". O primeiro, por ser mais velho que os demais, têm assuntos bem mais pesados trabalhados, enquanto o segundo - ao lado de Lucas - é o garoto mais "normal". Os dois, ao lado de Mel e Roberta, são donos das melhores sequências do livro.

No geral, curti muito Perigosa Amizade - O Começo e quero muito ler os próximos da série, pois o final me deixou curioso para o futuro. Gisela tem uma escrita envolvente, fluída e trata de assuntos importantes e recorrentes na adolescência, como já citado. Vi algumas pessoas achando os assuntos forçados para a faixa etária, mas como disse, acho que os mais fortes foram com Matheus, que já era maior. Não sei se é questão de diferenças de idade, mas eu, pelo menos, já vivi ou vi as citadas na história na minha época de escola na mesma idade que os mais novos. Se você gosta de histórias colegiais, Perigosa Amizade - O Começo com certeza vai te agradar; basta dar uma chance.

site: https://crushforbooks.blogspot.com/

Sarah 09/05/2019

Perigosa amizade
Recebi esse livro da autora para ler e fazer resenha, já tinha visto muita gente comentando sobre ele e elogiando. Comecei achando que não seria bem meu tipo de leitura e, em certa parte, estava certa.
Eu diria que o público alvo desse livro é mais novo do que eu. No geral, eu recomendaria para adolescentes da idade dos protagonistas, entre 14 e 18 anos. Mas, pra falar a verdade, acho que ele funciona pra muita gente fora dessa faixa etária, inclusive pra mim.
Apesar de tratar de temas que não me interessam tanto, como conflitos da adolescência, festas de 15 anos e fofocas de escola, é um livro que prende.
A escrita de Gisela Bacelar é ótima e me prendeu durante todo o livro. Ela narra de um jeito fluido que te faz querer saber o que vem depois, mesmo que você já se ache ?velho demais? pra se importar com dramas adolescentes.
A dinâmica de ter vários POVs de persongens diferentes me agrada muito e traz um ritmo mais rápido pra um livro pequeno, o que te faz terminar de ler antes que perceba.
Os persongens são muito bons e trazem alguns temas interessantes que eu gostaria de ter ouvido falar mais quando era mais nova, como comportamentos machistas entre adolescentes que são tão naturalizados.
Admito que fiquei um pouco chocada com a quantidade de assunto relacionado a sexo e drogas relacionado a adolescentes de 14/15 anos, no máximo 18. Imagino que a maioria das pessoas aqui não tenha tido uma adolescência desse tipo! Quando vemos séries que abordam isso, como Gossip Girl por exemplo, acaba não parecendo tão estranho porque os atores são bem mais velhos do que seus persongens, mas lendo isso parece um pouco mais ?forçado? embora a narrativa fosse bem sólida.
No final, ainda temos um pequeno trecho do próximo livro que despertou minha curiosidade na medida certa e já me deixou esperando pela continuação.

Duda 08/05/2019

O livro apresenta a mais pura realidade dos jovens de hoje em dia: a busca por fama e popularidade (seja no Instagram ou na escola), conflitos com a família, corações partidos, amizades, entre outros.
A autora criou personagens muito cativantes, cada um lutando uma batalha interna, mas minha favorita foi Roberta! Ela tem seu jeito simples e autêntico de ser que me encantou desde o início.
A escrita de Gisela é super fluida e envolvente. Consegui ler um número altíssimo de páginas sem nem perceber, e, por isso, concluí a leitura rapidamente.
Um ótimo livro para começar a ler no domingo de manhã e acabar no finalzinho da tarde!
Amei! Super recomendo!

Maria Clara | @umlivrodefases 07/05/2019

Resenha Perigosa Amizade por @vibedoslivros
Eu queria começar dizendo, que eu simplesmente amei essa história!
Todo o dinamismo da narração, a forma como a história dos personagens são narradas de forma breve e em várias partes alternadas faz todo o livro ser tão delicioso de ser lido, do tipo que jamais te cansa.
Eu que sou uma pessoa que ama ver a diversidade entre as pessoas, tanto na aparência, quanto nos problemas do dia-a-dia e em suas histórias, fiquei muitíssimo feliz em ver a quantidade de personagens e todas suas diferenças.
E acredito que toda essa diversidade é o que torna toda a história mais especial!
Na história entramos em contato com problemas como: uso de drogas, ''descobertas'' da orientação sexual, perda da virgindade, machismo, inseguranças, divórcio dos pais e vários outros assuntos comuns na adolescência.
Tenho que admitir que quando comecei a ler eu senti que a história era meio infantil e bobinha, mas não demorou nem 10 páginas para que eu já me sentisse ansiosa para saber o que iria acontecer.
Falando em ansiedade, estou extremamente curiosa para ler a continuação deste livro maravilhoso, ''Amigas para sempre''.
Recomendo com total certeza esse livro para pessoas interessadas em leituras rápidas e leves. E acima de tudo, espero que vocês gostem deste livro tanto quanto eu!

Jaqueline Oliveira - starlivros 06/05/2019

resenha - perigosa amizade - o começo
Perigosa Amizade – O começo, é o livro zero de uma série de livros escritos por Gisela Bacelar. A autora vem publicando os livros há alguns anos no wattpad, fazendo muito sucesso com os jovens. Como a própria autora nos diz nas primeiras páginas do livro, “esse livro não é um suspense, romance, uma ficção ou conto de fadas. É um livro sobre a vida.”
Então, nesse livro, conhecemos 10 adolescentes, Roberta, Melissa, Denis, Matheus, Gabriel, Jonas, Sara, Monique, Maria Eduarda, e Lucas.
Roberta e Melissa são melhores amigas, inseparáveis desde os 10 anos. Roberta é decidida, e Melissa é meiga.
Denis é jogador de futebol, é alto e com o corpo definido, e só pensa em uma coisa: perder a virgindade. Ele é amigo de Roberta e Melissa.
Matheus cresceu sem a mãe, que se separou do pai quando ele era pequeno. Não terminou a escola, nem entrou pra faculdade, e usa drogas. Seu pai não é uma ótima figura a se espelhar, já que age como um adolescente e vive trocando de mulheres, sem contar que fuma maconha na frente do filho como se fosse a coisa mais comum do mundo.
Gabriel tem 15 anos, e não quer ser como o pai dele no futuro, seu sonho é ser músico, tocar bateria, mas seu pai é bem rigoroso e quer que seu filho siga os negócios da família e se torne um advogado. Gabriel é amigo de Matheus, desde pequeno.
Monique e Maria Eduarda, também são muito amigas, mas amizade delas fica abalada, depois que Monique começa a se relacionar com um menino, e Duda passa a sentir um ciumes estranho da amiga, que nem mesmo ela entende.
Lucas é irmão de Monique, ao contrário da irmã que é super popular na escola, ele é tímido e reservado.
Jonas e Sara são irmãos, a mãe deles sofre de depressão desde que se separou do marido, Sara entende a mãe e ajuda como pode, já Jonas, é revoltado e acha que isso é frescura.
Simplesmente devorei esse livro, ele trás realidades dos jovens, questões como: virgindade, primeiro beijo, redes sociais, drogas, álcool, e relacionamento familiar.
A narrativa é simples, fazendo com que a leitura flua rápido, e quando o livro acaba, você fica querendo mais!
Se você assistiu Gossip Girl e gostou, com certeza vai gostar muito desse livro

Tamy' 06/05/2019

Envolvente!!
O livro conta a estória de vários adolescentes/Jovens, com personalidades únicas e palpáveis me lembrou muito da minha adolescência e como ela foi boa.

São estórias envolventes e muito bem escritas, como problemas e decisões erradas podem nos afetar profundamente.

Um livro tão envolvente com uma escrita fluida e rápida. Com um gostinho de quero mais!!
Recomendo!! ?

@umagarotaentrelivros 25/04/2019

Resenha na íntegra no Instagram @umagarotaentrelivros
A história é o volume 0 de uma série, onde conta do inicio como o destino cuidou em traçar e cruzar a vida dos vários adolescentes.
A autora escreve o dia a dia de mais de dez jovens problemáticos, entre 14 a 18 anos, formando uma rede de encontros e desencontros. Trazendo um livro sobre a vida, sobre situações que muitos adolescentes vivenciam.
O livro é narrado em terceira pessoa; onde trás temas relevantes e difíceis, como sexo (de forma não detalhada) e a perda da virgindade, alcool, drogas, machismo, depressão, a aceitação entre amigos, e também, a difícil relação com os pais, onde a autora soube abordar com uma narrativa viciante, e de forma branda, que me deixou vidrada na obra até saber o que iria acontecer com cada um dos personagens. ?
Fiquei um pouco irritada com o personagem Denis e como ele tratava suas amigas. Sempre com comentários desnecessários e machista. Ele falha com elas várias vezes e mesmo assim, sempre que ele precisa elas estão disponíveis para ajudar. Porém, no desfecho ele acaba ganhando uns pontos comigo, tomando uma atitude para proteger as garotas. Entretanto, a atitude não anula os comentários machista feito por ele.
Uma personagem que amei foi a Roberta, que garota empoderada, decidida, madura para sua idade e sensata! (Rô, quer ser minha amiga? o)
A obra me fez lembrar da minha adolescência, dos problemas típicos de um adolescente e do que eu julgava ter tamanha importância na época.
Eu amei conhecer a história destes adolescentes, me conectando no mundo deles e sentindo uma parcela do que estavam vivenciando. Afinal, todo mundo já foi adolescente ou ainda é, passando por problemas semelhantes. Adorei conhecer a escrita da Gisela, que por sinal, é maravilhosa.
O livro é capaz de te fazer refletir em como é complicado passar por esta fase de nossas vidas, como uma amizade sincera e cultivada é importante, sendo possível deixar muitas lembranças e ensinamentos.
Recomendo demais essa leitura!

Bruna 24/04/2019

Esse livro foi uma surpresa muito positiva!
Confesso que iniciei a leitura sem muitas expectativas, porque não fazia ideia do que esperar da história. Achei que por ter muitos personagens e por ser jovem adulto, fosse ser algo mais superficial, mas surpreendentemente a autora consegue desenvolver as várias tramas e unir muito bem as vidas desses personagens.

As histórias dos personagens a princípio parecem se conectar apenas pelo cenário: um colégio em São Paulo. Mas aos poucos seus caminhos vão se cruzando e é bem interessante ver esse desenrolar da trama.

No livro seguimos alguns grupos de amigos e eles vão viver várias situações típicas das vidas de adolescentes jovens, algumas não tão boas assim. Para mim que já tenho o dobro da idade dos personagens, as lições são um pouco óbvias, mas me lembro de como era ter essa idade e acho que livros assim podem ajudar muitos jovens que encarem situações parecidas, como: drogas, bebida, o início da descoberta da sexualidade, os primeiros romances, as primeiras desilusões.

Nem tudo tem uma resolução, a maior parte das coisas não tem um final feliz, e a vida é bem assim algumas vezes. Mas acho que o livro passa uma mensagem positiva no final sobre a importância das amizades nas nossas vidas.

Acho que o fato de ter muitos personagens atrapalhou um pouco, porque a gente acaba com algumas tramas meio que desconexas e incomoletas, mas como o livro é o primeiro de uma série, acredito que tem espaço para mais desenvolvimento. Estou bem curiosa para ler os próximos.

No geral foi uma leitura divertida, abordando temas fortes de uma forma não muito pesada. Gostei da escrita da autora, ela escreve de uma forma que deixa fácil de ler, mas sem parecer que subestima os leitores jovens. Recomendo para que gosta de livros no estilo contemporâneo, principalmente para os leitores mais novos, porque as experiências dos personagens do livro poderiam acontecer na vida de qualquer um e é importante que sejam contadas.

site: https://www.instagram.com/brunasbooks/
Bruna 24/04/2019minha estante
e quero saber dos outros livros!

Paloma @wingardiumlivros 23/04/2019

Perigosa Amizade - Gisela Bacelar / @wingardiumlivros
Recebi esse livro lindo de parceria e tive uma grande surpresa ao fazer essa leitura!
Fiquei tão ansiosa pra descobrir o final que li em menos de 2 dias e, considerando minha rotina, isso é quase um milagre haha

Fiquei encantada com a facilidade que o livro me prendeu. Há tempos um livro não me conquistava desde a primeira página e fiquei super feliz com isso.

Narrado em terceira pessoa, possui uma linguagem muito simples e jovial. Começa apresentando os personagens com capítulos curtos e envolventes, no início separado por personagens e depois suas histórias vão se interligando.

Além disso, o livro apresenta os sentimentos deles e traz à tona assuntos presentes na vida dos adolescentes, como sexo, perda da virgindade, aceitação entre amigos e colegas, drogas, álcool e a difícil relação com os pais.

Gostaria de agradecer mais uma vez a editora e a autora pelo livro, que inclusive está nessa edição linda da editora Planeta de Livros!

❝Cada um tem o seu próprio tempo. Nunca desista de um sonho só porque demorará a realizá-lo.❞

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/