Perigosa Amizade

Perigosa Amizade Gisela Bacelar

Resenhas - Perigosa Atração

BWRRYJI 07/04/2024

MINHA LÍNGUA É UM CHICOTE
Com todo respeito, gent, as vezes tem uns livros tão chatos que eu leio que dá vontade de jogar pela janela ou bota fogo.

Tipo, não é ruim nem nada, as vezes só não é pra mim, mas pqp, não dava pra fazer uns personagens mais insuportáveis, não? Nem o povo que estudou comigo era tão insuportável assim. Se vc for ler, querido, já vai preparado, pq os adolescentes desse livro não tão pra brincadeira.

A autora entregou bem pelo menos oq ela prometeu (por um milagre, eu li a sinopse), nada de mt surpreendentemente. A história é simples e fluida, pelo menos quando os personagens não tão sendo uns urubu.

O final foi aberto ? boa tentativa, Gisela Bacelar, mas não lerei o próximo (a não ser que em algum momento da minha vida eu compre o físico em promoção, tipo 1,00, mais que isso é prejuízo)

Enfim né, boa sorte aí pra quem for ler ?

É isso, um beijo da Anitta ?
manu.g 07/04/2024minha estante
eu amo mt sua resenhas lakakakakakkakaka

BWRRYJI 07/04/2024minha estante
Ai amg, assim eu me emociono

Ellem - @colecionandoprimaveras 04/04/2019

O livro conta a história de vários adolescente descobrindo os prazeres e as dificuldades dessa fase da vida.

Melissa tem 14 anos, está saindo com um garoto mais velho e se sentindo pressionada a perder a virgindade. Sua melhor amiga, Roberta é meio fechada e vive em uma relação (não amorosa) de gato e rato com o amigo Denis, que por sua vez, está totalmente focado em perder a virgindade.

De outro lado da história, temos o Mateus e só quer saber de drogas, sexo e álcool. Seu melhor amigo, Gabriel, tem 15 anos e está seguindo pelo mesmo caminho.

⚠️OPINIÃO⚠️

Perigosa Amizade é uma história com muito potencial, eu gostei muito da escrita leve e fluida da autora. Também gostei bastante do primeiro núcleo da história, o que envolve a Melissa, Roberta e o Denis.

Porém a quantidade de personagens acabou deixando a história rasa e, de certa forma, cansativa. O tempo todo eu precisava parar pra lembrar quem era aquele personagem.

Outra coisa que me incomodou foi o fato de TODOS os personagens masculinos da história serem ridículos e/ou machistas e isso ser tratado com naturalidade, como se fosse coisa normal de adolescente.

Esse é o primeiro volume de uma série, então espero que a autora desenvolva e amadureça os personagens nos próximos livros.

site: https://www.instagram.com/p/BuCooMThZD4/
queridacretina 15/04/2019minha estante
descreveu tudo que eu senti lendo o livro. adorei a escrita, mas várias vezes foi feita de forma irresponsável

Ellem - @colecionandoprimaveras 16/04/2019minha estante
Verdade, eu senti que tinha muito potencial, espero que melhore nos próximos volumes :D

Guilherme.Oodal 23/12/2023

Livro bom
Esse livro é ótimo para te tirar de uma ressaca literária, ele é rápido, flui demais, e as histórias são muito boa. Para quem não gosta de um livro com vários pontos de vista, talvez não goste do livro, porque tem mais de cinco personagens narrando
Nota: 4.5/5
Melhores frases:
‘’Nos teremos sorte se nos encontramos outra vez. Era uma questão de tempo e de vários desencontros’’.
‘’A realidade pode ser impiedosa. Ou machista, depende do ângulo em que se vê’’.
‘’Vamos lá. A vida te chama. E ela só vai chamar uma vez’’
Música:
sun goes down - Bruno Martini
Guilherme.Oodal 23/12/2023minha estante
Você terá apenas umas chance de viver , então viva !!

twitter: @PromocoesPA 28/11/2017

Somos reais, somos vida. E vida só se vive uma.
"Há algo extraordinário em viver. Há algo inexplicável em como trilhamos nossas vidas sem percebermos o que estamos fazendo."

Roberta, uma menina decidida e Melissa, uma garota super amigável, são amigas desde a infância. Denis é o atacante do time de futebol, amigo das garotas, que vê cada vez mais essa amizade enfraquecendo; Matheus já terminou o Ensino Médio e agora vive com o pai, que faz suas vontades e seu melhor amigo é Gabriel, que curte tocar bateria e leva como sonho ser profissional na área, o que não é algo aprovado pelo pai.

"Perigosa Amizade" retrata as diversas fases da vida da maioria dos adolescentes. As incertezas, ilusões, divergências de opiniões, a puberdade no seu maior grau e, o que acontece muitas das vezes: a busca por coisas fúteis. Vamos acompanhando, durante a leitura, as histórias dos diversos personagens apresentados, as quais são entrelaçadas conforme o passar das páginas.

A autora conseguiu equilibrar uma narrativa com vários personagens, o que achei ótimo. O modo como foi desenvolvida a história não fez com que a mesma ficasse confusa ou saísse do foco proposto desde o início. E, por falar nisso, a mensagem que a autora deixa nas primeiras páginas foi uma das coisas que mais gostei no livro. Foi uma conversa de autor para leitor, com conselhos e reflexões.

"Somos reais, somos vida. E vida só se vive uma."

Minha personagem favorita, desde quando ela apareceu na história, foi Sara. Ela é determinada, ama ler, possui um coração bom e tenta ser otimista na maior parte do tempo. Me identifiquei com ela em vários aspectos e senti que poderia ter tido um pouquinho mais de destaque e ter sido mais explorada na história - o que não diminui (para mim) seu brilho no livro. Ela poderia simplesmente fazer como seu irmão e se tornar rebelde, mas ela persiste e tenta ajudar à mãe e à si mesma.

"Os livros tinham o poder de levá-la a qualquer lugar."

Foi uma leitura rápida, com vários diálogos e realmente parecendo ser um relato da vida de cada um dos adolescentes. Foi uma leitura boa, contendo algumas lições para atos não corretos dos personagens. Ao finalizar a leitura, temos um gostinho do que está para vir no próximo volume da série, que me deixou curiosa.

"Você não é ruim só porque alguém conseguiu antes de você. Cada um tem seu próprio tempo."
Se você gosta de drama adolescente e história que envolva amizades, vai adorar a leitura desse livro! ❤ Livro recebido em parceria com a autora.
Luan 28/11/2017minha estante
POETHICÁ ESSA MENINA

Bruna 24/04/2019

Esse livro foi uma surpresa muito positiva!
Confesso que iniciei a leitura sem muitas expectativas, porque não fazia ideia do que esperar da história. Achei que por ter muitos personagens e por ser jovem adulto, fosse ser algo mais superficial, mas surpreendentemente a autora consegue desenvolver as várias tramas e unir muito bem as vidas desses personagens.

As histórias dos personagens a princípio parecem se conectar apenas pelo cenário: um colégio em São Paulo. Mas aos poucos seus caminhos vão se cruzando e é bem interessante ver esse desenrolar da trama.

No livro seguimos alguns grupos de amigos e eles vão viver várias situações típicas das vidas de adolescentes jovens, algumas não tão boas assim. Para mim que já tenho o dobro da idade dos personagens, as lições são um pouco óbvias, mas me lembro de como era ter essa idade e acho que livros assim podem ajudar muitos jovens que encarem situações parecidas, como: drogas, bebida, o início da descoberta da sexualidade, os primeiros romances, as primeiras desilusões.

Nem tudo tem uma resolução, a maior parte das coisas não tem um final feliz, e a vida é bem assim algumas vezes. Mas acho que o livro passa uma mensagem positiva no final sobre a importância das amizades nas nossas vidas.

Acho que o fato de ter muitos personagens atrapalhou um pouco, porque a gente acaba com algumas tramas meio que desconexas e incomoletas, mas como o livro é o primeiro de uma série, acredito que tem espaço para mais desenvolvimento. Estou bem curiosa para ler os próximos.

No geral foi uma leitura divertida, abordando temas fortes de uma forma não muito pesada. Gostei da escrita da autora, ela escreve de uma forma que deixa fácil de ler, mas sem parecer que subestima os leitores jovens. Recomendo para que gosta de livros no estilo contemporâneo, principalmente para os leitores mais novos, porque as experiências dos personagens do livro poderiam acontecer na vida de qualquer um e é importante que sejam contadas.

site: https://www.instagram.com/brunasbooks/
Bruna 24/04/2019minha estante
e quero saber dos outros livros!

Vanessa Vieira 15/08/2018

Perigosa Amizade - Gisela Bacelar
O livro Perigosa Amizade, da autora e modelo Gisela Bacelar, nos traz um enredo adolescente permeado de descobertas, experiências e sensações pertinentes a este período. A forma como a autora costura o destino dos personagens na trama é muito interessante e tem traços bem verídicos, entretanto, confesso que terminei a leitura sentindo falta de um aprofundamento maior na história.

Roberta é uma jovem intensa e cheia de vida. Prática e decidida, ela sabe bem o quer, mas quando o amor surge em sua vida, acaba por embaralhar todas as suas estruturas, até então sólidas. Já Melissa é uma garota simpática e incrivelmente carismática. Ela tem uma enorme facilidade para firmar amizade e, desde criança, se tornou a melhor amiga de Roberta.

Denis é o atacante do time de futebol do colégio e é um garoto bem extrovertido e amistoso. Mesmo ainda sendo um pouco imaturo, ele anda chamando a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças em sua vida e em seu jeito de ser, ele sente que está cada vez mais difícil manter a sua amizade com Roberta e Melissa. Matheus já alcançou a maioridade e atrai o assédio feminino por onde quer que vá. Mesmo já tendo concluído o ensino médio, ele ainda não sabe o que quer da vida e vive no litoral com o pai que, na medida do possível, procura fazer todos os gostos e vontades do livro, mas acaba por não agradá-lo verdadeiramente. Gabriel é o melhor amigo de Matheus e é um rapaz tranquilo e sensível. Ele ama tocar bateria e almeja seguir a sua carreira na música, o que se torna um motivo de afronta para o pai, que deseja que o filho escolha uma profissão sólida e responsável.

Perigosa Amizade é uma trama entremeada por encontros e desencontros e traz em suas entrelinhas temas presentes na vida de todos os jovens, tais como sexo, autoaceitação, socialização, drogas, álcool e relacionamentos familiares. Os personagens representam bem o estereótipo adolescente com todos os seus dilemas e anseios, porém senti falta de um desenvolvimento maior em torno de suas vidas e também notei que ficaram muitas lacunas vazias em suas trajetórias. Narrado em terceira pessoa de forma coloquial e fluída, o livro retrata bem a realidade do universo juvenil, bem como suas primeiras incursões em vários campos da vida, porém poderia ter se aprofundado um pouco mais em determinadas áreas.

Roberta foi uma das personagens que mais me agradaram no enredo, justamente por ser uma moça centrada e objetiva. Ela e Denis sentem uma forte atração um pelo outro, mas toda vez que o rapaz se aproxima, ela hesita de imediato. Quando ele começa a "ficar" com outras garotas no colégio, logo ela percebe que está gostando muito do amigo, mas ainda assim não dá o braço a torcer. Melissa vive em uma espécie de relacionamento abusivo com o namorado, mas com seu jeito meigo e sonhador, acaba por romantizar tudo o que lhe acontece. O cara vive lhe dando bolos, não tem atitudes de um rapaz carinhoso e ainda por cima fica lhe pressionando o tempo todo para ir pra cama com ele, mesmo sabendo que a garota é virgem e precisa de tempo e maturidade o suficiente pra isso. Roberta ainda tenta aconselhar a melhor amiga, mas tudo o que ela diz para Melissa entra por um ouvido e sai pelo outro.

Apesar de seu jeito molecão, gostei bastante do Denis. Ele tem atitudes imaturas e até mesmo irracionais dentro da trama, mas que podem ser justificadas, ainda mais por uma ótica adolescente. Matheus me desagradou bastante, principalmente por ser um dos personagens mais velhos do grupo e também um dos mais irresponsáveis. Ele critica o pai o tempo todo, mas não sabe nem mesmo que rumo dar a sua vida, vivendo em uma ociosidade medonha e doentia, mesmo já sendo maior de idade. Também me afeiçoei bastante ao Gabriel, apesar de em determinados momentos o achar muito volúvel e fácil de persuadido. Em contrapartida, acompanhamos desde o início da história como o personagem tem um relacionamento familiar estremecido, o que acaba lhe deixando suscetível às más influências.

Em síntese, Perigosa Amizade retrata bem o universo adolescente e nos traz um grupo de jovens problemáticos, que acabam aprendendo com os próprios erros e assim traçando os seus destinos na vida. A proposta de Gisela Bacelar é muito bacana e elucidadora, mas senti que faltou algo mais para sustentar a trama e mantê-la encorpada e a história, bem como o desfecho dos personagens, mereciam ser um pouco mais desenvolvidos. Talvez o livro não tenha me agradado tanto por eu já não fazer mais parte desta faixa etária, mas o fato é que senti falta de um aprofundamento maior no enredo num todo. A capa é simples e nos traz uma garota possivelmente embriagada em meio a uma rodovia e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2018/08/resenha-perigosa-amizade-gisela-bacelar.html
Babih | @babihpb 11/01/2019minha estante
Esse é o início da história. Ainda terão mais cinco livros

Nicoly Mafra 24/08/2017

#ResenhaNickMafra: Perigosa Amizade: O Começo | @giselabacelar | @planetadelivrosbrasill | Nota: 4,5.
Roberta, Denis e Melissa estão no ensino médio e são melhores amigos desde a infância. Os três costumavam fazer tudo juntos, até o momento em que outras meninas começaram a se interessar por Denis e ele acaba deixando as amigas de lado. Porém, amizade entre as duas perdurou e uma está sempre preparada para ajudar a outra - principalmente quando uma delas tem seu coração partido pela primeira vez.

Matheus já está com 18 anos, mas ainda não sabe o que quer fazer da vida; o garoto vive com seu pai, que sempre tenta agradar e cuidar do filho, mas Matheus tem outros planos, e vive uma vida um tanto perigosa. Gabriel é amigo do Matheus e é um cara bem legal; muito esforçado, o garoto tenta não sair da linha para que seu pai lhe dê permissão para cursar aulas de bateria, algo que o garoto adora.

Neste livro, iremos acompanhar a intensa vida desses e de outros personagens; adolescentes que vivem em mundos diferentes, mas que terão seus caminhos cruzados.
__

Perigosa Amizade: o Começo aborda uma fase muito difícil de nossas vidas, a adolescência, e Gisela Bacelar soube retratar muito bem o que é passar por essa fase - um período onde temos momentos de incertezas, conflitos e perigos. Adorei o modo que os temas foram apresentados e a intensidade e personalidade dos personagens - detalhes que tornaram a experiência ainda mais real.

Fiquei surpresa com o quanto gostei do livro e com o quão gostosa foi a leitura. Em um capítulo temos o ponto de vista de vários personagens e, eu sei, isso pode parecer muito confuso, mas a autora soube desenvolver muito bem a narrativa!

Por mais interessante que tenha sido a leitura, a minha parte favorita da experiência foi, ao finalizar a leitura, ter a oportunidade de conversar com a autora e discutir sobre os personagens, o enredo e sobre as minhas teorias para o que poderá acontecer no próximo livro desta série. Gisela Bacelar é muito atenciosa e uma fofa! Adorei demais essa troca de ideias!

Recomendo muito a leitura deste livro e estou super curiosa para saber o que acontecerá com esses personagens nos próximos livros da série!

site: www.instagram.com/nickmafra

Barão 31/08/2017

Uma introdução ótima, quero mais!

"Nem todos os sentimentos tinham a ver com estar apaixonado. Nem todo assunto era sobre amor. E nem todo jovem vivia em busca de seu par ideal." - pág 40

Roberta, Melissa e Denis são três ângulos totalmente diferentes que se completam e formam um triângulo de amizade incrível, se conheceram no ensino fundamental e desde então são amigos: Roberta é intensa, decidida e sabe o que quer, dona do seu próprio nariz e opinião; Melissa é a meiga e a apaixonada do grupo; Denis, atacante do time de futebol da escola, é extremante cativante e super extrovertido. E o ditado mais certo para exemplificar essa amizade é: os opostos se atraem.

Ao mesmo tempo em que nos é apresentado as tramas que envolverão esses três personagens, acabamos conhecendo outro grupo de amigos pra lá de desajeitados: Matheus, Gabriel e Guilherme são jovens de famílias ricas que acabam tendo suas vidas até então tradicionais regadas de novas experiências: festas, bebidas, drogas e muito sexo.

Seis personagens já foram apresentados, faltam quatro para completar o time de Perigosa Amizade: a dupla de gêmeos, Sara e Jonas são diferentes em tudo, enquanto ela é super dedicada aos estudos, ele só quer saber de conquistar seu espaço nas baladas da cidade. Monique e Maria Eduarda são melhores amigas, mas, vão ter sua amizade colocada em teste quando o assunto meninos vem à tona!

Um livro que nos transporta para o período mais louco de nossas vidas, aquele em que descobrimos as primeiras decepções amorosas, com os "amigos", as primeiras festas e descobertas do mundo. Enfim, realmente um livro sobre a vida, sobre ser real!

"Infelizmente, a felicidade não estava onde ele esperava encontrá-la." - pág 229

A escrita da Gisela Bacelar é muito boa e super fluída, você lê que nem vê as páginas passando. Como livro introdutório de uma série ele deixa muitas pontas soltas para os próximos livros. Concluindo, preciso saber mais sobre a vida desses jovens! Detalhe, amo o trio RoMelNis.

site: https://www.instagram.com/meninatecaria/?hl=pt-br

Fernanda 05/09/2017

Perigosa amizade
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/09/resenha-perigosa-amizade-gisela-bacelar.html

Mary.SaviAon 20/11/2017

Adorei
O livro começa meio que sem nada de interessante pra acontecer, mas do meio pro fim, mds.. É um daqueles livros que você pega e logo termina, por prender muito! Relata sobre a experiência de adolescentes, consequências pelos seus atos. Adorei, todo adolescente deveria ler!

Ana 05/12/2017

Bom, mas poderia ser melhor.
Narrado em terceira pessoa, o livro inicialmente apresenta Roberta, uma menina determinada e com personalidade forte, Denis, conhecido por ser bagunceiro e descontraído, e Melissa, que conquista todos com a sua autenticidade. Os três são melhores amigos desde quando eram crianças. Porém, após a transição da infância para a adolescência, a amizade do trio parece ser improvável, já que Denis está diferente e é mais popular que as duas amigas.
Será que, apesar dos obstáculos, eles conseguirão manter a relação inseparável?

Matheus tem 18 anos e está imerso em um mundo problemático com drogas, álcool e sexo. Gabriel, aos 15 anos, vive com seus conflitos internos e sonha em tocar, como baterista, em uma banda. Os dois são praticamente irmãos e, apesar da diferença de idade, estão sempre juntos em festas, acumulando conquistas. Mas eles irão perceber que precisam parar de viver em suas ilusões e voltar para a realidade.

O problema de livros com vários personagens é que, às vezes, fica difícil para o leitor se envolver com eles. No meu caso, foi isso o que aconteceu: eu não consegui me conectar com os personagens, achei a construção deles pouco desenvolvida, e isso foi um aspecto negativo do livro, já que, para mim, personagens cativantes são decisivos para uma boa leitura.
Acredito que, por ser o primeiro livro de uma série, a autora optou por não abordar profundamente os temas que propôs.

Apesar de tudo, a escrita é fácil e rápida de ler. E eu gostei dos desfechos (não definitivos) dados aos personagens. Eu recomendo para quem gosta de um drama mais adolescente.

Lê Golz 08/12/2017

Perigosa amizade (o título diz tudo)
Perigosa amizade - o começo, da autora nacional Gisela Bacelar, é o volume zero da série de mesmo nome. Confesso que apesar da autora já ser conhecida por seus textos nas redes sociais, esse foi meu primeiro contato com sua escrita, e, portanto, tudo novidade pra mim.

Em uma rede de encontro e desencontros vamos acompanhar a história de vários jovens. Drogas, álcool, relação com os pais, popularidade e sexualidade. Esses assuntos estão presentes na vida de qualquer adolescente, o que muda é a maneira com que cada um lida com os mesmos. São esses temas tão comuns que podem mudar e definir o destino desses jovens, e esse livro está longe de ser um conto de fadas. Segundo as palavras da própria autora: é um livro sobre a vida.

Uma característica importante na escrita da autora é sua forma direta. Em outras palavras, ela vai direto ao ponto, toca na ferida. Gostei de sua narrativa fluída e foi fácil devorar o livro rapidamente.

Poderia descrever cada um dos personagens, que não são poucos, mas o gostinho é descobrir cada um deles ao longo da narrativa. Entre eles, senti um maior foco em Roberta, Melissa e Denis, que são melhores amigos desde a infância. Com a chegada da adolescência e tantas descobertas, tem sido muito difícil manter a amizade de ambos. E imagino que certamente muitos jovens irão se identificar com esses personagens. Outro que também ganhou minha atenção foi o Gabriel, que sonha em seguir carreira com a música, mas é barrado pelo pai que quer escolher a profissão do filho. Quando ele enfim consegue permissão para sair para uma noitada, ele extrapola. Isso me fez pensar em uma realidade cada vez mais presente hoje. Muita droga, álcool e sexo em uma única festa. Até que ponto vale a pena ir para se tornar popular e ser aceito pelos "amigos"?

Ao abordar tantos assuntos da nossa realidade, a autora nos mostra como a adolescência é um período frágil e conturbado. Talvez seja nesse período de nossas vidas em que estamos mais suscetíveis a cometer erros. A presença ou não dos pais é inquestionavelmente impactante para a formação desses jovens. Eu, como adulta, me vi julgando as idiotices que esses jovens cometem. Por exemplo, a ideia que as meninas fazem da virgindade nos tempos atuais e como elas caem fácil na conversa dos "carinhas". Suspeito que fui a adolescente mais careta da minha geração, porque não é possível! (risos). Porém, também me peguei pensando como a história de vida de cada um pode mexer com suas mentes e suas atitudes (embora muitas coisas não possam ser justificáveis). Enfim, quando somos tão jovens estamos começando a encarrar um mundo real e cruel.

Perigosa amizade é um livro para extrema reflexão, principalmente para os jovens. Ao acompanhar os erros desses jovens na ficção, quem sabe o leitor não questione as próprias atitudes e veja quantas consequências desastrosas virão a seguir. É um volume curto e que deixa a gente com gostinho de quero mais. Estou bem curiosa para ver quais serão os próximos passos dos personagens. Não foi um livro cinco estrelas, mas com certeza vale a pena. Super recomendo!

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2017/12/resenha-perigosa-amizade-o-comeco-de.html

Lara.Lelles 03/01/2018

Aguardo ansiosamente continuações
Quando comecei a ler o livro foi amor a primeira página e até hoje não me canso de ler. Desde o princípio me identifiquei muito com os personagens, as ações deles eram como se fossem minhas. Aprendi bastante também, pois na época em que comecei a ler estava passando por uma fase muito conturbuada.
Acredito que seja o tipo de livro que você chega a última página como uma pessoa mais edificada e ideais mais definidos. É o tipo de livro que dá orgulho dizer que leu. É o tipo de livro que você aprende e se envolve com a vida dos personagens, do início ao fim.
#EuLeioPerigosaAmizade

Alana.Fontes 03/01/2018

Já tô louca pra o novo livro
O livro perigosa amizade é realmente incrível. Minha amiga falava dele o dia todo que eu já o amava antes mesmo de ler. Agora que li, só quero continuações.

Rafaela.Lelles 03/01/2018

Um livro é maravilhoso,recomendo