Perigosa Amizade Gisela Bacelar

Resenhas - Perigosa Atração

Daniela -@livroterapiamylife 16/04/2019

leitura imprescindível
#resenhalivroterapia | Perigosa Amizade | @planetadelivrosbrasil | @giselabacelar
. . . “Às vezes, nós nos afastamos da realidade, fantasiamos vidas às dos outros, esquecendo que a maior virtude está no que nos diferencia.”
Roberta e Melissa são melhores amigas desde que tinham dez anos de idade. Cada uma com uma personalidade diferente da outra. Roberta sempre séria e mais pé no chão. .

Melissa uma garota muito alegre e amorosa acredita piamente nas coisas do coração. Ultimamente sonha com sua festa de quinze anos.
E tem o Denis, que ama jogar bola e desde criança sempre foi o melhor amigo da Roberta, as suas famílias sempre se reúnem para conversar. E seu único problema é ser virgem. Todos estão na adolescência, cada um com os seus fantasmas.
Do outro lado temos os que estão saindo da adolescência Matheus, é um rapaz muito desejado pelas garotas mas, ele não da a mínima para elas. Acabou de concluir o ensino médio e esta completamente perdido não sabe o que fazer agora.
Matt, é filhinho de papai, tem tudo o que quer, de todos os amigos é o único que mora longe no Litoral. Vive se metendo em brigas, precisou sair da cidade para não apanhar mais.
Gabriel é o melhor amigo de Matt, diferente do amigo, Gabriel tem que cumprir duras regras dentro de casa. Seu pai é completamente linha dura. Seu sonho é ter mais liberdade.
Uma história muito bem desenvolvida, cheguei a pensar que a autora se perderia por ter tantos personagens.
Ela retrata o que acontece com os jovens de uma forma bem intensa e nos mostra como certas atitudes impensadas, podem influenciar nas escolhas de cada um.
Eu recomendo esse livro para os jovens, porque eu como mãe fiquei completamente angustiada com essa leitura. O medo de estar errando, sufocando ou libertando demais os meus filhos.
Uma trama que envolve jovens cheios de dúvidas sobre amor, sexo, álcool e drogas. Tudo que sabemos estar presente na vida dos jovens que ainda estão se descobrindo

site: https://www.instagram.com/p/BwUPtQVAICa/

Agda @toqsutil 15/04/2019

Já quero a continuação!
#resenha ✨ Perigosa Amizade – O Começo (volume zero), retrata a realidade e a personalidade de diversos jovens brasileiros, de diferentes classes sociais. Adentramos no mundo de Melissa, Roberta e Denis. Em outro cenário, Matheus, Gabriel, Guilherme e Daniel. Monique, Maria Eduarda. Sara e Jonas, entre outros. Todos esses jovens participam da história em contextos diferentes, mas em algum momento (que ainda não foi totalmente revelado), os seus caminhos irão se cruzar 😲

Em Perigosa Amizade, a autora nos apresenta dilemas que muitos adolescentes experienciam hoje e que muitos de nós já experienciamos também, como a expectativa da “primeira vez”, a frustração, a pressão de perder a virgindade, vícios, curiosidades, carências, abandono afetivo, traição, desejos homossexuais, conflitos com os pais, entre outros. Cada personagem tem uma personalidade e um jeito único de se manifestar no mundo. Durante a narrativa, pudemos perceber a necessidade que todo ser humano tem de ser amado e aceito, principalmente na fase da adolescência. Todos, de alguma forma, querem ser notados e reconhecidos, inclusive no meio digital.

Adorei conhecer um pouco de cada jovem (digo ‘pouco’ porque este livro é uma introdução). Me diverti, dei risada, senti raiva com a irresponsabilidade e rebeldia de alguns e até me emocionei com outros. A obra tem uma linguagem simples, direta e muito fluida. É realmente uma história incrível e sou muito grata por ter tido a oportunidade de lê-la. E, como vocês já devem imaginar, estou muito ansiosa para ler o Vol. 1 da série, “Amigas para Sempre” que, de acordo com a assessoria da autora, será lançado ainda este ano 🙌🎉😍👏👏
Leiam, gente! É muito bom, de verdade. E que venha logo a continuação, preciso saber o que acontecerá na vida desses jovens

Erika 15/04/2019

Muitas vezes amizades transformam nossas vidas para sempre
🍂 • BOOK REVIEW Perigosa Amizade 📚 Gisela Bacelar •

Em fevereiro a autora Gisela Bacelar entrou em contato nos convidando para conhecer seu livro Perigosa Amizade.

❝Espero que realize todos os seus sonhos, mas nunca se esqueça de onde veio...❞ Nunca esquecerei.

💬 Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história e aceitei receber o livro para ler e resenhar. Ele é curtinho tem 240 páginas mas quando chega no final você deseja que tenha mais 300 só para continuar acompanhando as amigas Roberta e Melissa.

💬 Quem já assistiu PLL, Elite, RBD, sabe que esse universo adolescente traz muitas inseguranças, desafios, conflitos familiares e outras situações que nós já passamos. A autora vai nos inserindo na vida de cada personagem e quando percebemos já queremos ser amiga deles.

💬 Um dos personagens que mais me identifiquei foi a Sara. E quem eu queria como BFF é a Melissa. Quer conhecer os outros personagens? Conto tudinho no blog ;) Trouxe também alguns quotes para deixá-los com gostinho de "quero mais"!

❝Roberta gostava de chamar atenção por suas atitudes, não pela aparência.❞

❝Melissa e Roberta só precisavam estar juntas para que o diferente nelas se tornasse igual.❞

❝Por mais que ela soubesse que ele podia magoá-la, ela quis acreditar que ele não o faria.❞

❝Aos dezoito anos, Matheus era visto como um jovem problemático e sem futuro. Mas ele não se apegava a tais rótulos, que para ele eram apenas uma babaquice imposta pela sociedade.❞

❝Nós teremos sorte se nos encontrarmos outra vez...❞
Era uma questão de tempo e de vários desencontros.

Em breve será lançado o livro 2. Curiosa para saber o que o futuro reserva para as amigas Roberta e Melissa. Vocês já conheciam o livro? Gostam dessa temática? Resenha completa no blog Coruja Geek ☕️📖

site: https://www.corujageek.com/resenha-perigosa-amizade-o-comeco/

queridacretina 15/04/2019

Resenha por Manu Marinho
O livro conta a história de adolescentes/jovens de classe alta vivendo aventuras e desafios da idade.

A escrita da autora é boa mas ao tentar escrever na perspectiva de mais de 5 pessoas e em terceira pessoa acabou não funcionando pra mim, fiquei perdida diversas vezes. Em resumo, eu achei que são apenas jovens ricos e mimados tentando viver uma realidade que não me convenceu.

Eupercebi que a autora tentou trazer algo muito legal e real, a premissa em certo ponto é interessante mas a forma como foi descrita não me agradou. Teve pontos sim, que foram interessantes mas pouco explorados, como os adultos que foram meus favoritos rsrs

Querendo deixar bem claro que isso é A MINHA OPINIÃO e que ela não deve afetar na sua opinião sobre o livro, se você ama ou não. Se te deixou curioso, eu apoio que leia pois a minha perspectiva pode ser totalmente diferente da sua em relação ao livro.

Grazi 08/04/2019

Já quero o próximo!!
?Isso vai ser passado. O colégio é só uma pequena parte da nossa vida. Tem tanta coisa. Se você parar pra pensar, isso é bem louco, mas faz sentido. Minhas irmãs falam que a adolescência não é nada perto do mundo lá fora.?
?????????
Que livro amor! Contando sobre a vida de mais de dez jovens, esta foi uma história que me deixou bem nostálgica, trazendo lembranças de amigos loucos, escolhas passadas, erros cometidos e o caminho que nossas vidas tomaram.

Quem não passou por uma adolescência regada de sonhos, caos e sentimentos intensos que atire a primeira pedra. Em Perigosa amizade temos vidas diferentes, porém reais, sendo cruzadas de forma inusitadas. São dilemas com amigos, família, amor, drogas, sexo e tudo mais que por diversas vezes nos enchem de dúvidas e medo.

?Não vou deixar que desista dos seus sonhos porque um deles deu errado. Um dia, vamos rir disso tudo. Nada doi pra sempre.?
?????????
Uma das coisas que mais gostei aqui, é que é notório como cada um é autor da própria história, não temos um ou outro personagem principal, temos vidas, vidas que poderiam ser as nossas vidas, ou que talvez foram em algum momento. Tem muito de fraternidade entre os amigos e é claro, tem aqueles momentos em que a gente se pega aconselhando mentalmente os personagens, tipo ?não faz isso, você vai se dar mal? e no fim o personagem vai lá e faz e "quebra a cara", igualzinho se fossemos nós na vida real.
?????????
?Eu não vou desistir do amor por causa de um idiota que cruzou a minha vida. Haverá outros idiotas, eu sei, e eu vou esbarrar neles até encontrar o verdadeiro amor.?

O relacionamento familiar também foi outra coisa que me chamou atenção, pois temos pais amigos, outros nem tanto, temos filhos tentando resgatar suas famílias e outros rebeldes agindo pelo impulso de se sentirem livres, ficando perceptível a importância que família tem na vida dos jovens.
?????????
?Cada um tem seu próprio tempo. Nunca desista de um sonho só porque demorará a realizá-lo. O tempo vai passar de qualquer forma.?
?????????
Eu amei real e já quero saber os caminhos que essas vidas vão levar!

Ema 05/04/2019

Adorei!
Em Perigosa Amizade, Gisela nos leva a acompanhar a vida de diversos jovens. Cada um tem uma realidade familiar, conflitos internos, dúvidas e questões que por vezes eles não conseguem lidar muito bem. Com isso, o leitor ingressa em um mundo onde presencia o abuso de drogas, álcool, a maneira como o sexo é tratado na fase da adolescência e a importância de que uma conversa sobre isso tudo aconteça. Durante a leitura, pensei muito sobre essa necessidade.

A narrativa é ótima e a leitura se faz sem dificuldade. Por ser em terceira pessoa, podemos seguir a vida de todos com detalhes e profundidade, algo que gostei muito! Nenhum personagem teve uma meia história ou ficou para trás e alguns, em dado momento, tiveram suas vidas cruzadas. Há ganchos para o segundo volume — um sobre um tal beijo que me fez enlouquecer, a propósito — que tornam a história ainda mais cativante.

Me identifiquei com Roberta, uma menina mais pé no chão, mas ao mesmo tempo cheia de sentimentos. Quis auxiliar Melissa, uma boa garota, mas que sofre na mão de quem não a merece. Quis brigar com Denis, cuidar do Matheus — cascudos inclusos — e ter uma boa conversa com o Gabriel. Poderia citar todos os outros, mas como não irá caber, deixo aqui a mensagem: Leiam Perigosa Amizade. É um livro com diversos personagens, mas com histórias tão reais que acabaram salvos para sempre na minha memória! Isso tem que significar alguma coisa, certo?! Recomendo muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/palavrascruciais/

Ellem - @colecionandoprimaveras 04/04/2019

O livro conta a história de vários adolescente descobrindo os prazeres e as dificuldades dessa fase da vida.

Melissa tem 14 anos, está saindo com um garoto mais velho e se sentindo pressionada a perder a virgindade. Sua melhor amiga, Roberta é meio fechada e vive em uma relação (não amorosa) de gato e rato com o amigo Denis, que por sua vez, está totalmente focado em perder a virgindade.

De outro lado da história, temos o Mateus e só quer saber de drogas, sexo e álcool. Seu melhor amigo, Gabriel, tem 15 anos e está seguindo pelo mesmo caminho.

⚠️OPINIÃO⚠️

Perigosa Amizade é uma história com muito potencial, eu gostei muito da escrita leve e fluida da autora. Também gostei bastante do primeiro núcleo da história, o que envolve a Melissa, Roberta e o Denis.

Porém a quantidade de personagens acabou deixando a história rasa e, de certa forma, cansativa. O tempo todo eu precisava parar pra lembrar quem era aquele personagem.

Outra coisa que me incomodou foi o fato de TODOS os personagens masculinos da história serem ridículos e/ou machistas e isso ser tratado com naturalidade, como se fosse coisa normal de adolescente.

Esse é o primeiro volume de uma série, então espero que a autora desenvolva e amadureça os personagens nos próximos livros.

site: https://www.instagram.com/p/BuCooMThZD4/
queridacretina 15/04/2019minha estante
descreveu tudo que eu senti lendo o livro. adorei a escrita, mas várias vezes foi feita de forma irresponsável

Ellem - @colecionandoprimaveras 16/04/2019minha estante
Verdade, eu senti que tinha muito potencial, espero que melhore nos próximos volumes :D

Giovanna - @leituraemsegredo 03/04/2019

Bem cara de Malhação e fiel a adolescência
É um livro com muitos personagens e todos adolescentes com seus pais. Foi super gostoso ler e ir lembrando da minha adolescência e medos da época. Gostei muito da escrita em terceira pessoa da Gisela que me prendeu bastante, e do modo que ela conduziu os personagens. Fiquei muito curiosa para ler o próximo volume e saber se eles vão aprontar ou criar juízo de vez, saber se as atitudes deles vão ser parecidas com as minha quando tinha essa idade.

Resenha:

Eu tenho uma confissão a fazer. Assisti Malhação até meus dezoito anos e adorava demais, fui a maior fã do Cabeção. E quando comecei a ler esse livro me senti de volta nessa época, com um núcleo grande de protagonista e com dramas reais da adolescência, tão reais que lembrei da minha própria época de escola e a festa de 15 anos que não tive, mas todo o apoio que recebi dos meus pais.

Começamos sendo apresentados aos 10 adolescente que vão protagonizar essa história, variando de 14 para 18 anos. E nele vamos acompanhando como cada personagem tem uma relação com o outro e como cada um está vivendo os seus próprios problemas.

Porém vamos ver mais detalhadamente 5 protagonista, que são as melhores amigas Melissa e Roberta e seu amigo não tão presente Denis. Tanto Melissa quanto Denis estão refletindo sobre perder a virgindade com alguém especial, enquanto Roberta ainda não deu nem um beijo.

Já Gabriel é constantemente forçado nos sonhos do pai, mas na verdade deseja ser músico e não advogado. E seu amigo mais velho Mateus leva uma vida irresponsável, com bebidas, garotas e drogas, mesmo não gostando de seu pai ter um comportamento parecido com o dele.

Cada personagem se entrelaça em outro, com uma escrita em terceira pessoa da Gisela que gostei muito. Sempre me deixava com vontade de ler mais um pouco pelo fato de os capítulos serem curtos e termos vários personagens.

Só esperava um clímax mas impactante que falta aqui. É realmente uma reflexão sobre problemas adolescentes, então não tem uma parte que te deixa na expectativa, porém tem um pouco do segundo livro no final e achei super interessante e realmente me deixou curiosa, pois nossos personagens vão estar um pouquinho mais velhos e quem sabe mais responsáveis.

Nati Lìma 01/04/2019

Perigosa Amizade
Um livro leve e rápido! Uma narrativa envolvente... Gisela evita rodeios e isso tornou a leitura muito mais prazeroso !!!!

Os personagens são viciantes! Em algumas cenas consegui me identificar com os conflitos de uma geração marcada! E isso me deixou com um gostinho de quero mais!

Perigosa Amizade é o primeiro livro de uma série que tenho certeza será sucesso não só no meio adolescente... eu por exemplo amo livros com essa pegada!

Paulo | Maddox Literário 01/04/2019

Amei!
?#ResenhaDoMaddox?PERIGOSA AMIZADE - O COMEÇO | @perigosaamizade | 4??
???????????????
? ela era o ombro amigo toda vez que ele precisava ?
???????????????
?Olá caros seguidores deste Instagram, tudo bem? O post de hoje é sobre esse livro que foi o primeiro livro físico que recebi em parceria com autora! Obrigado pela confiança! ???????????????
Em ?Perigosa Amizade? vamos conhecer a vida. de Roberta, Melissa, Denis, Matheus, Gabriel e muitos outros adolescentes passando pela fase mais turbulenta da vida. O primeiro beijo, o primeiro encontro, o primeiro namoro, a primeira vez.
???????????????
Até onde vai o poder da amizade? Você faria coisas irreparáveis por aqueles que ama?
???????????????
O que eu mais gostei nesse livro foi a autora trazer assuntos tão atuais e tão pertinentes para conosco. Amizade é um assunto complicado e ela tirou de letra. Tirei meu chapéu pra você, Gisela!
???????????????
O livro é SUPER curtinho, tem 231 páginas de acontecimentos que te deixam vidrado querendo saber mais e quando viu: acabou. Juro que terminei esse livro no ônibus ? ??????????????
Se você tiver a chance de comprar, faça isso pelo amor de Deus! O drama adolescente aqui não é aquele bobinho cheio de mesmice. Temos pessoas diferentes, mentalidades diferentes. Sonhos diferentes. Não vou negar que Gabriel foi meu favorito!
???????????????
? Espero que vocês tenham gostado da resenha, a minha experiência com esse livro foi incrível e mal posso esperar pela continuação. ?Mas Paulo, se você amou, por quê deu 4 estrelas?? Aqui temos diversas situações que me deixaram um pouco ?méh? tipo o constante fardo de querer perder a virgindade logo como se fosse algo UAU, mas de resto foi tudo maravilhoso! Gisela, você arrasou! Um beijo, e até o próximo livro ??

Tati 26/03/2019

Perigosa Amizade
Aborda muitos temas em que vivemos amores e ilusões da adolescência, drogas, bebidas, popularidade na escola, virgindade, distúrbios e traumas familiares, muita curtição, machismo e relacionamentos.
A leitura é bem viva e rápida. Onde você quer ver o desenvolvimento de todos os personagens. Contém romance e muita realidade. Amei essa leitura e agradeço a Gisela pela oportunidade de conhecer esse livro incrível, e quero ler a continuação!!! Saber o progresso dos meus personagens favoritos do meu coração!! .
Eu recomendo e Indico!!

Fada Literária 23/03/2019

Sincerão
Resenha feita no Instagram @Fada_Literaria
Esse livro tem a pegada de ser introdutório a uma série de livros.
E aqui vamos conhecer a história de dez adolescentes, Roberta, Maria Eduarda, Sara, Monique, Melissa, Denis, Guilherme, Gabriel, Jonas e Matheus, que estão se descobrindo, e no meio dessas descobertas teremos vários assuntos importantes abordados como, a separação dos pais e o quanto ela afeta a vida dos filhos, o envolvimento com drogas, qual o melhor momento para perder a virgindade, álcool, e também a amizade. .
Eu amei conhecer cada personagem, fiquei super viciada neles de tal forma que eu não conseguia parar de ler, porém não deu para criar um vínculo com cada um pois são muitos personagens e cada um tem a sua história e uma forma de lidar com as coisas.
Uma coisa que eu gostei muito foi que mesmo sendo tantos personagens a vida deles se cruzam d todos tem a história ligada uns aos outros.
Se fosse para comparar o livro com algo, eu diria que foi como assistir a uma série teen na Netflix cheia de surpresas e espectativas para saber o que iria acontecer a cada página. .
Eu diria até que os personagens são um pouco clichês, mas isso não me incomodou em nada, afinal, eu adoro um bom clichê.
A construção dos personagens é muito boa, mal vejo a hora de ler o próximo volume da série.
A escrita é muito fluída, de forma que não dá vontade de parar de ler.
Recomendo muito esse livro, em especial para o público mais jovem por se tratar muito de questões adolescentes, mas nada impede que pessoas que já passaram dessa fase leiam também, afinal eu tenho 23 anos e amei o livro.

site: https://youtu.be/oolAhLVB23A

Fada Literária 23/03/2019

Sincerão
Resenha feita no Instagram @Fada_Literaria
Esse livro tem a pegada de ser introdutório a uma série de livros.
A escrita é muito fluída, de forma que não dá vontade de parar de ler.

@anfitrisea 21/03/2019

ATRAVÉS DA ESCRITA | RESENHA: PERIGOSA AMIZADE: O COMEÇO - GISELA BACELAR
Perigosa Amizade: O Começo conta a história de vários jovens (na maioria das vezes problemáticos) e a forma como eles lidam com seus problemas, a fase da adolescência e como cada uma de suas atitudes podem mudar por completo suas vidas. A maior parte dos personagens principais está no ensino médio e o livro irá abordar temas como primeiro beijo, virgindade, drogas (lícitas e ilícitas), relacionamento familiar, sexualidade, etc, mostrando como cada um dos adolescente lida com todas essas questões e o quão traumáticas elas podem ser. No final de tudo, de uma forma ou de outra, o destino de todos esses jovens irá se unir, mas essa união não será tão positivas para todos.

Quero ressaltar já a fluides desse livro e a maneira impressionante com que ele tem de prender o leitor. Basicamente li o livro em dois dias, entre intervalos de aula e duas horas que passei lendo após chegar do curso. É um livro que você começa a ler e quando percebe já se passaram 50, 70 páginas de uma maneira surreal. Sempre falo aqui no blog que uma das coisas que mais admiro em um livro é a fluides que ele possui, pois, apesar de adorar ler, eu não costumo ter muito tempo disponível para isso, além de que uma leitura fluida consegue nos prender muito mais. Portanto, esse com certeza é um pontoo importantíssimo a ressaltar sobre este livro. Eu diria até que sim, é possível lê-lo em apenas um dia!!

No geral eu gostei de bastante coisas no livro e consegui me identificar com algumas delas, mas confesso que não me agradou tanto alguns detalhes. Como mencionei acima, o livro aborda inúmeras questões problemáticas e complicadas, que sim, estão presentes na adolescência de muitos, porém senti que a autora deu uma generalizada muito grande ao retratar todos os personagens como jovens que só pensam em sexo, bebidas, namorinhos, drogas, etc. Apenas dois dos mais de dez personagens não se deixaram levar por essas questões no decorrer da história, e um deles quase nem teve destaque. Tenho 20 anos e, portanto, recentemente sai da adolescência. Apesar de ter visto muitos jovens se entregarem a essas futilidades, a maior parte das pessoas com quem eu convivi não se baseavam nisso, incluindo eu mesma. Senti falta de adolescentes mais responsáveis, mais pé no chão e que fugissem desse padrão de que os jovens brasileiros só pensam nas mesmas coisas. Não que isso seja necessariamente um ponto negativo no livro, mas eu particularmente não consegui me identificar em quase nada com os personagens, pois eu vivi uma realidade que, apesar de problemática, não se baseava nessas questões. Além disso, algo que não curti muito (particularmente) foi que muitas vezes atos como ficar bêbado, usar drogas, discutir com os pais, matar aula e etc não foram descritos como algo ruim e prejudicial, e sim como algo legal ou até mesmo normal, o que, na minha visão, pode servir de gatilho para que adolescentes acreditem que tudo bem eles fazerem tais coisas. Eu, como alguém mais velha, consigo enxergar a problemática da situação sem que precise ser detalhado no livro, mas para um leitor mais jovem talvez isso não fique tão claro, e isso me dá medo, pois o que precisamos é de jovens longe de coisas irresponsáveis e proibidas. Não sei como serão os próximos livros, talvez essas questões sejam resolvidas neles, mas neste primeiro volume isso tudo não me agradou muito mesmo.

É claro que o livro não traz somente pontos e cenas negativas. Em muitos momentos fiquei oownt ou até mesmo me emocionei com determinados acontecimentos da história. Na obra vemos irmãos cuidadosos, pais atenciosos e carinhosos, filhos cuidadosos, alunos dedicados, amizades lindas e etc, que nos fazem enxergar nossa própria postura em relação a amigos, escola, família, e assim por diante. Além disso, nos mostram como nossos ato podem traumatizar alguém ou mudar a vida de uma pessoa para melhor!!

Vale a pena dizer que a autora escreve super bem. O livro vai mudando o tempo todo de situação, lugar e personagens envolvidos e a escritora conseguiu construir isso de forma bem estruturada, sem que hajam deslizes na história ou que se torne confusa essa troca de momentos.

Apesar de ter dito acima que não gostei de algumas características dos personagens, não posso dizer que não foram bem construídos, pois toda a problemática envolvendo cada um, seus modos de ser, seus conflitos internos e etc foram bem descritos e desenvolvidos pela autora, o que fiquei bastante admirada, pois num livro envolvendo tantos personagens ela conseguiu estruturar bem cada um deles e suas personalidades.

Eu gostei do livro e indico ele para quem gosta de histórias com temas problemáticos (mas que saibam aproveitar uma leitura sem levar determinadas características negativas para a sua vida real).

Eu espero muito que tenham gostado desse post e recomendo que leiam o livro e tirem suas próprias conclusões sobre ele!

site: http://atravesdaescrita.blogspot.com/2019/03/perigosa-amizade-o-comeco-gisela-bacelar.html

Felipe927 20/03/2019

Uma história rápida mas impactante
Perigosa Amizade - O começo / Gisela Bacelar / Planeta / 4/5 ??

#RESENHADIMLIT

Perigosa Amizade - O começo é o volume zero de uma série de história que a autora vem publicando online desde seus 16 anos, nesse livro então iremos conhecer mais profundamente os persongens da série e seus passados.

Logo de início nos deparamos com Roberta e Melissa, que se conhecem e tem uma amizade desde o jardim de infância. Roberta é uma menina mais pé no chão e centrada, muitas vezes encarada como rude pelo seu modo de ver a vida. Já Melissa é aquela menina mais delicada e sonhadora, que tem uma facilidade incrível para fazer amizade. As duas contam com a amizade de Denis que apesar de ser bem apegados com as meninas, acaba fazendo escolhas ruins e colocando em cheque sua amizade com elas. Durante a narrativa vamos acompanhar os dramas da vida escolar desses adolescentes e como eles vão lidar com escolhas tão difíceis que todos temos que enfrentar nessa fase da vida que é a adolescência.

Apesar do livro ter uma pegada mais juvenil e se tratar de dramas de adolescentes entre 15 e 18 anos, não me incomodou em momento algum os aspectos que a autora aborda, muito pelo contrário, consegui me ver em muitos persongens e tenho certeza que se tivesse lido esse livro antes, ele me ajudaria muito a enfrentar essa fase tão conturbada.

O livro é bem ágil, você consegue ler em poucas horas. Por se passar em uma ambiente escolar, vamos ver muito das dificuldades que todos enfrentaram ou vão enfrentar durante a adolescência e isso faz com que a leitura se torne bem mais prazerosa.

A Gisela soube muito bem abordar temas que são super válidos nessa idade, o livro vai falar muito sobre, descoberta da sexualidade, primeira vez, abuso de drogas, a difícil relação com os pais e entre outros assuntos super relevantes.

Porém, teve algo que me incomodou muito no começo da leitura, é que a autora vai nos apresentando diversos personagens durante o decorrer do livro, e foi bem difícil conseguir diferenciar todos os personagens de início. Mas, quando você se acostuma com a narrativa e imerge na história, isso deixa de ser um incômodo e se torna um ponto forte do livro.

Perigosa amizade foi uma surpresa para mim, e estou ansioso para ler os próximos volumes e continuar acompanhando o dia a dia desses personagens que me conquistaram!