Rápido e devagar

Rápido e devagar Daniel Kahneman

Resenhas -

Tarcísio 20/08/2013

A combinação de falta de tempo para leitura com um livro denso, longo e complexo geralmente não gera bons frutos. Foi o que aconteceu comigo na leitura de "Rápido e Devagar".

O assunto do livro é bastante interessante e o autor é excelente. Por outro lado, é muito longo e invariavelmente cansativo. Alguns assuntos vêm e voltam com relativa frequência, deixando-o às vezes repetitivo.

Definitivamente não é daqueles livros que causam o desejo de voltar a lê-lo o mais rápido possível. Parece-me mais com um trabalho de mestrado ou doutorado do que com um livro comercial.

Apesar do excelente conteúdo, eu indicaria o livro apenas para profissionais da área de economia, psicologia, estatística e afins do que para um leitor leigo.

site: http://pessoailtda.blogspot.com.br/2013/08/livro-rapido-e-devagar-de-daniel.html
Paulo A.A 13/04/2016minha estante
É exatamente isso, acabei de abandonar a leitura porque ele é extremamente longo e denso e consequentemente para mim sua leitura é mais devagar e pausada, como tem outras leituras na fila não vou gastar tanto tempo em algo tão didático fora de minha área. Estou em 25% vou tentar achar um resumo para pegar a ideia dos outros tópicos. Posso afirmar que o conteúdo é excelente mas acredito que vale a pena mais para profissionais eu entusiasta ferrenho do assunto.

Rony 07/06/2016minha estante
Eu tive a mesma sensação. Também acabei de abandonar o livro. Depois que você entende o que são os dois sistemas, você começa a se perder em tantos desdobramentos complicados, classificações e conceitos periféricos complexos. O tema é interessantíssimo mas pareceu mesmo uma tese de doutorado na área. Uma pena! Hoje é difícil alguém ter tanta disposição para ler algo formatado desse jeito.

Nicolas Rodrigues 18/06/2017minha estante
Acho que esse é aquele tipo de livro que você não pode ter pressa de ler.

Eu estou lendo ele agora, mas sem compromisso de terminar de ler ele em uma semana. se você ler com preocupação de entender como cada coisa que esta no livro funciona no seu dia a dia, e o como isso tudo pode influenciar nas suas tomadas de decisões e a forma de pensar em varias situações, ele pode ajudar qualquer pessoa

Em relação as partes que são repetitivas. Elas estão sendo de grande ajuda nas retomadas de leituras e compreensão de como uma parte se junta a outra.

E para quem vai iniciar a leitura deste livro, eu aconselharia a não tê-lo como unica leitura. ler este livro de capa a capa em sequencia não vai ajudar a entende-lo e tirar o melhor do que ele tem a oferecer.

Bruno.Fernando 25/07/2017minha estante
Eu tenho a opinião de que leitura é momento. Como vc mesmo disse, diversos fatores combinados podem ou não gerar bons frutos.

Eu estou na metade do livro e de fato ele é bem longo. Porém, não considerei uma leitura densa; muito pelo contrário, estou achando a escrita bem acessível (considerando um tema que considero complexo: psicologia).

Creio que as repetições se devem ao fato de os assuntos do livro (intuição, julgamentos, vieses, heurística) serem correlatos. Pra mim, a repetição de alguns exemplos e conceitos ajudam a entendê-los. Sem falar que as conclusões a que ele chega são relevantes até para quem não é da área.

Enfim, ta sendo uma ótima experiência pra mim, que gosto de livros de divulgação científica. Um dos melhores que já li.

Gabriel 02/10/2017minha estante
Compartilho em partes com a sua avaliação. O livro é muito exaustivo. A cada exemplo dado ou teoria apresentada, nosso cérebro precisa trabalhar demais para acompanhar.

De qualquer forma, para mim, que trabalho com administração, abriu os olhos para muita coisa. Principalmente em tomadas de decisão (ou evasão delas rs). Então eu recomendo muito o livro para quem lida diretamente com decisões e de alguma forma.

Sendo assim, avalio muito bem o livro. Porém, parar reler, só talvez daqui uns 10 anos rsrs.

Ludmila.Fernandes 01/05/2020minha estante
Penso exatamente da mesma forma. Um conteúdo muito rico, mas tem que ler com muita calma e atenção.

Monica 15/06/2020minha estante
E redundante, mas não tem profundidade de um doutorado a menos que fosse um ruim em termos de objetivos. To lendo entre um livro e outro um capítulo mais como quem ler a revista super interessante

AlexBX 16/02/2021minha estante
Perfeita a sua resenha, Tarcísio.

Adriano.Vieira 07/03/2021minha estante
Concordo plenamente...

Gustavo 20/06/2021minha estante
Perfeita definição. Estou lendo ele ha 6 meses ??

Mulim 04/08/2021minha estante
Não li nem metade do livro e já concordo 200% com você.

Mujin 12/01/2022minha estante
To estudando economia por hobbie e acho o debate um confronto intelectual incrível... Vejo que esse livro me renderá bons frutos, obrigado.

Maria Fernanda 12/11/2022minha estante
Concordo com tudo!!!

Nathalia998 14/09/2023minha estante
Achei que fosse livro de auto ajuda.
Kkkkkk
Graças ao seu comentário sobre o livro, não vou perder meu tempo lendo. Sinceramente.

Biafort.Meireles 11/01/2024minha estante
Estou lendo agora, 64% por enquanto. Quis desistir no início, mas fiquei feliz de não o ter feito. Estou impressionada com as ideias do texto, mesmo que eu não entenda 100% das explicações. Concordo que estatísticos aproveitam melhor a totalidade das informações, mas é importante saber como nossos processos mentais podem ser falhos.

Aelton.Aita 13/01/2024minha estante
Acabei agora o livrei. Esta foi exatamente a minha percepção. Se eu tivesse visto antes tua avaliação não tinha nem começado kkk

Mira23 05/04/2024minha estante
Estava muito interessada em ler esse livro, mas acabei de reconsiderar. Obrigada!

Joseane 04/05/2024minha estante
Estou nessa também, fazendo pré projeto pro doc . ocupadíssima e com leitura atrasada. Peguei rápido e devagar pra meta de abril e já estamos em maio. Nesse meio tempo também comecei a ler "Dentro da baleia e outros ensaios" de Orwell... Meu Deus, dois livros dificeis...

Natalie.Camargo 04/05/2024minha estante
Realmente eu também abandonei não consegui se ele. O livro é muito bom mas não me prendeu exatamente eu digo o mesmo mais indicado pra pessoas que estão estudando para essa área. Eu não consegui ler ele literalmente li 80 páginas e não ia mais ??

Flaviane11 28/02/2023

"Rápido e Devagar"
O livro explora como as pessoas pensam e tomam decisões, argumentando que a mente humana opera usando dois sistemas distintos: Sistema 1, que é rápido, intuitivo e automático que é essencial para a sobrevivência e responsável por muitas decisões cotidianas como reconhecer rostos e dirigir um carro; e Sistema 2, que é lento, deliberado e requer esforço é usado para tarefas mais complexas, como resolver problemas matemáticos ou avaliar evidências.

Tiago Mujica 30/04/2022

O autor infere do cérebro dois sistemas. O Sistema Um faz julgamentos de forma rápida, intuitiva e automática. O Sistema Dois é lento, calculado e deliberado. Mas Kahneman argumenta que, embora o Sistema Dois pense que está no controle, muitas de nossas decisões são realmente tomadas pelo Sistema Um. Portanto, muitas de nossas decisões são realmente decididas por fatores dos quais, muitas vezes, não nos damos conta. Mesmo fantasias do sistema cognitivo podem nos levar a tomarmos decisões erradas.
É um assunto interessante, mas exige do leitor. Um leitor casual pode achar cansativo.

Carlos Bertacini 27/06/2020

Um guia para a identificação de precipitações
O livro trás explicações e exemplos claros de como somos menos racionais do que acreditamos ser, e veja bem, talvez racional não seja a palavra adequada, talvez eu deva usar aqui direcionados por pensamentos automáticos da mente, que nos leva a conclusões/ decisões que nem sempre são as mais inteligentes, mesmo com o auxílio do livro é algo extremamente difícil de se perceber e corrigir... Mas estar ciente é um bom começo, não?!

Rapha 05/01/2022

É possível controlar o que pensamos?
Esse livro é um estudo aprofundado, que dois colegas fizeram durante anos para saber mais sobre os nossos sistemas 1 (aquilo que fazemos e pensamos de forma automática) e sistema 2 (aquilo que fazemos e pensamos de forma analítica e cautelosa).

O livro fala que as coisas se fazem no sistema 1 e que o 2 analisa e melhora o que tem que melhorar. O sistema 2 é o treinador pessoal do sistema 1.

O que achei bem interessante é que ele dá vários exemplos de como, talvez por não ter conhecimento sobre, fazemos coisas que não são positivas para nós e nossos objetivos. No fundo sabemos, mas não mudamos nossos hábitos. A resposta para isso é que o sistema 2 tende a ser preguiçoso, e quando um sistema 2 é dominado pela preguiça, ele simplesmente vê os "hábitos destrutivos" dominarem, e não quer ter o trabalho de mudar isso.
Nathan Souza 05/01/2022minha estante
Conseguiu terminar o bichão? Bouaaa

Rapha 08/01/2022minha estante
Consegui, mas contou como livro de 2022 kkkkk

Adilson22 08/07/2020

Livro muito instrutivo, muito atual. Explica muita coisa, inclusive o comportamento da mídia.

Douglas 02/06/2015

Livro muito interessante
Se você for alguém que se interessa por psicologia e comportamento humano ou que é responsável por importantes tomadas de decisões, eu sugiro a leitura deste livro.
A princípio achei que fosse um livro de auto-ajuda. Porém ele não é.
Ele basicamente explica como a nossa mente funciona numa tomada de decisão e como ela acaba sendo tendenciosa em determinadas situações, gerando conclusões equivocadas.
O livro inteiro é praticamente baseado em resultados de pesquisas, o que torna o conteúdo mais confiável.
Achei o livro muito interessante, porém ele é longo e denso. Não dá para ler por ler, muitas vezes eu parei pra refletir o que foi dito.
Não é atoa que este livro ganhou vários prêmios em 2011.
Com certeza foi um dos mais interessantes livros que já li, senão o mais.

Vale a pena ler!
Leonardo 18/09/2015minha estante
Douglas, pelo seu comentário, me dá uma leve impressão que o assunto abordado seja semelhante ao do livro "Inteligência Emocional" de Daniel Goleman! Você já o leu? Muito bom! Agora estou lendo " Os 7 passos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey.

Rogerio.Flores 22/06/2022

Rápido e Devagar
Daniel Kahneman, Nobel de economia, faz uma apresentação detalhada e muito bem articulada sobre seus achados (e de outros cientistas) em sua vida como psicólogo investigador das ciências sociais e notório estudioso sobre comportamento humano e escolha. O livro evoca constantemente tanto o que ele chama de Sistema 1 quanto o Sistema 2, nos fazendo parar para pensar, racionalizar, degustar e, muitas das vezes, tentar rejeitar. Talvez por isso, acabei fazendo esta leitura de forma muito mais demorada, com diversas paradas e retornos, guardando apontamentos e resumos, para poder aproveitar ao máximo. Em alguns momentos parece repetitivo, trazendo outras abordagens para princípios já anteriormente mencionados, mas o fato é que Kahneman demonstra ao decorrer do livro, que ele ainda tem muito mais a contribuir e acrescentar, seja por conclusões ou questionamentos. Com certeza um livro fundamental para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a forma como pensamos, decidimos e avaliamos nosso próprio desempenho e escolhas.

Vinicius39 12/02/2024

O Nobel não foi à toa!
Apesar de achar estranho o autor receber um Nobel na área Econômica, haja vista que seus estudos do cérebro servem, majoritariamente, para nosso desenvolvimento como ser humano nessa nossa vida na terra; Devemos prestar atenção ao ler tal obra, como um modo de praticarmos as benevolências do S1 e S2 no nosso dia a dia. Vale ressaltar, que é um livro essencial pra quem atua ou quer atuar na área Jurídica, Psicológica e Filosófica.

svrrichard 01/04/2022

Extremamente cansativo.

É um livro muito enriquecedor, mas peca pelo tamanho. O início é muito bom, me abriu um leque de pensamentos sobre o assunto de termos duas formas de pensar e me interessei muito. Porém, no decorrer do livro, as histórias se prolongam demais e não é o tipo de livro que dá para engolir rapidamente.

Depois da metade já lia sem vontade, esperando pelo fim da história. Imagino que para entusiastas mais ferrenhos o livro deva servir mais.
Ane 01/04/2022minha estante
Também achei muito cansativo. Li 6% e parei?

Ana Cristina 17/04/2021

Rápido e Devagar
Kahneman nos apresenta os dois personagens principais da nossa tomada de decisão e processo de pensamento: os sistemas 1 e 2. O autor define esses sistemas como representações dos processos mentais rápidos e intuitivos (sistema 1) e dos mais lentos e racionais (sistema 2) trazendo inúmeros exemplos de como a dinâmica entre eles interfere na nossa interpretação do mundo, experimentação e principalmente tomada de decisão.

O livro se torna cada vez mais técnico. As primeiras partes, em que o autor descreve essa teoria, são mais conceituais e voltados à Psicologia. Já da metade para o final o autor demonstra as implicações práticas dessa dinâmica trazendo a discussão para o campo da Economia.

Ambos os aspectos são muito interessantes e apesar de ser um livro bastante técnico, o autor escreve com humor e captura o interesse do leitor para o tema. Vale o esforço!

Felipe Augusto 23/07/2023

Ótima leitura, abre muita a cabeça para estatísticas de muitos processos e decisões de temos que tomar durante muitos momentos em nossas vidas, o poder de decisão o quão importante é. Uma leitura bem complexa e ao mesmo tempo atual é essencial.

Dalmo 01/11/2020

Um título que não faz jus ao excelente conteúdo
Rápido e Devagar, Duas Formas de Pensar, trata, fundamentalmente, de nossa capacidade e habilidade de tomar decisões. Sejam intuitivas, racionais, lógicas ou simplesmente emocionais, nossas decisões são influenciadas por diversos fatores que, na maioria das vezes, sequer nos damos conta. O fato é que todos precisam tomar conhecimento dessas influências e de seus mecanismos para que não apenas as responsabilidades sejam adequadamente ajustadas num mundo cada vez mais complexo, mas também as organizações e indivíduos possam aprimorar seus processos decisórios. Num ambiente de incertezas, ilusões cognitivas que desencadeiam decisões ruins podem levar a uma cadeia de eventos com consequências catastróficas. Um livro imperdível e estimulante que deve ser digerido lentamente.

site: https://www.redumbrella.me/post/rápido-e-devagar-duas-formas-de-pensar

Nicholas.Assis 31/12/2020

Fascinante!
Abriu a minha mente sobre como somos levados a julgamentos e pensamentos automáticos sem nem perceber!

Arthur.Moreira 13/08/2020

Bom, mas maçante
O livro é muito bom. As pesquisas e conclusões são muito interessantes. Mas por vezes o livro é repetitivo e cansativo.
Gostei muito de aprender um pouco mais sobre nossa forma de pensar com essa leitura, principalmente como foi ilustrado (sistemas 1 e 2).
Acho que o autor já sabia que não seria um livro "fácil" e a forma com que organizou os capítulos ajudou bastante. A linguagem utilizada também é bem útil e facilita o entendimento.
Recomendo para quem quer conhecer um pouco mais sobre o assunto, mas é um livro pra ler bem devagar, aos poucos.