Rápido e devagar

Rápido e devagar Daniel Kahneman

Resenhas -

Marcia.Faria 01/01/2021

Excelente livro
Muitos livros que li anteriormente citam o livro rápido e devagar, ou algum experimento específico de Kahneman. Gostaria de ter lido esse livro antes dos demais que o citam, principalmente dos livros de Nassim Taleb. Kahneman é genial ao discorrer sobre viéses e heurísticas, desde a lógica de funcionamento até as aplicações práticas, passando pelos experimentos que culminaram em suas descobertas. Tenho vontade de reler pelo menos metade da obra de Taleb agora que compreendi o funcionamento das heurísticas de uma forma muito mais profunda. Adorei o livro, principalmente porque ele não apenas utiliza experimentos de terceiros em seu embasamento, ele foi o responsável ou corresponsável pela maioria dos experimentos citados, o que mostra que além de um grande autos, ele é um excelente pesquisador. Vale muito a pena a leitura.

Anny 28/07/2021

Achei o livro bom, porém maçante. O autor explica como nossa mente funciona, sobre tomadas de decisões, e tenta tornar tudo didático nomeando como sistema 1 e sistema 2.
Eu aprendi bastante coisa, mas tive certa relutância para finalizar a leitura.
É o tipo de livro que eu indicaria para quem trabalha na área da psicologia, com estatísticas e afins, ou que por algum motivo queira se aprofundar nesses assuntos.
Apesar de ter um bom conteúdo, eu não o leria novamente.
Afonso74 27/12/2021minha estante
Boa resenha... Essa foi exatamente minha reação ao livro, que eu acabei abandonando lá pela página 200. Maçante e repetitivo embora note-se ser escrito autores de primeiro nível e que fizeram uma pesquisa fantástica sobre o tema. Parece que para um livro ser aceito pelos pares acadêmicos deles, precisa necessariamente ter mais de 400 paginas.

Bruno.Vieira 10/03/2021

Excepcional!
O livro traz bastante ensinamento e creio que cada dia vivido sem essa leitura é um desperdício!!!
Ricardo Coutins 10/03/2021minha estante
Comprei um livro na Amazon e veio esse por engano. Decidi ficar com ele, agora coincidentemente tô vendo esse comentário seu e me animando pra ler kkkkkkk

Anne10ssica 19/03/2020

É um livro denso, que vai escancarar como a nossa mente, tão racional, está vulnerável a cometer erros lógicos. Esse livro ensina não só a identificar, mas em como evitar essas ciladas mentais.
Não se engane, apesar de ser um ótimo livro, ele exigirá muito da sua mente, o que pra muitos se torna cansativo. Então se for pegar pra ler, escolha um momento onde você não terá sobrecarga mental.

Dansd1 08/08/2022

Muito interessante!
Tem suas partes difíceis, mas no geral é muito interessante. O autor cita diversos estudos científicos que por sua vez facilitam o entendimento do contexto geral.

Caio.Davantel 29/12/2021

Excelente livro, mas bem denso.
O autor, de fato, é inteligentíssimo, pois consegue trazer vários conceitos tanto da psicologia e economia, explicados de forma esmiuçada e didática.
É apresentado um conjunto de métodos e teorias que designam o pensamento duplo do ser humano, sendo o intuitivo, e o cauteloso. No entanto, a questão do livro não é mostrar que existe um certo e um errado, e sim designar o leitor a refletir em suas decisões. Além disso, o autor ensina muito sobre o mercado financeiro e seus apêndices, dessa forma, auxiliando muito o leitor a ter uma melhor tomada de decisão em relação a compras e vendas.
Por fim, é inegável que o livro é denso, e apesar de ser didático, quando chega na metade dele, muita coisa se torna repetitiva. Acho que ele deveria ser dividido em 2 obras, sendo assim, seria menos cansativo a leitura. No entanto, não deixa de ser um ótimo livro, que expande muito o seu conhecimento.

Ana Lu 25/01/2021

Como nosso cérebro nos engana
Uma excelente obra que exige atenção do leitor para compreender como nossa intuição e nosso raciocínio podem nos levar a conclusões equivocadas nos diversos aspectos da vida. O autor apresenta por meio de diversos exemplos de pesquisas e estudos realizados como o Sistema 1 (rápido) e o Sistema 2 (devagar) operam e como isso afeta nossas decisões e julgamentos, dos mais simples aos mais complexos. Prepare-se para se surpreender!

Cíntia 30/11/2021

Para especialistas
O livro é extremamente denso. Continuei a leitura porque sou educadora financeira e inclusive vou precisar reler daqui uns meses.

Apesar dele ter pontos muito importantes, não posso negar que foi um pouco cansativa a leitura!

Lucas1429 06/03/2020

Não é um livro de auto-ajuda!
Rápido e Devagar é o trabalho de uma vida condensado em um único volume. É de fato mais um trabalho científico que qualquer outra coisa. Dessa forma, qualquer crítica a capacidade do livro de entreter me parece um tanto quanto vazia. E, no entanto, julgando pelo seu conteúdo a cerca de psicologia, economia e o estudo do processo de tomada de decisão como um todo, é um maço de papel de mais de 500 páginas magnífico. É esclarecedor e muito bem escrito, apesar de não ser uma leitura leve. Quanto a quem deveria ler, acredito que todos deveriam dar uma chance para introdução feita pelo autor, que não faz feio em vender a ideia do seu trabalho.
"O maquinário criador de sentido do sistema 1 (mente intuitiva) faz com que vejamos o mundo como mais ordenado, simples, previsível e coerente do que na realidade é. A ilusão de que se compreende o passado alimenta a ilusão adicional de que se pode prever o futuro. Essas ilusões são tranquilizadoras. Reduzem a ansiedade que experimentaríamos se nos permitíssemos admitir as incertezas da existência. Todos temos necessidade da mensagem tranquilizadora de que ações tem consequências apropriadas, e de que o sucesso recompensa a sabedoria e a coragem."

rrodolfo.lima 24/01/2023

O livro começa com a ideia de que temos dois sistemas enraizados na mente, um que tomas as decisões rapidamente e outro responsável por pensar e raciocinar para responder a impulsos. Depois ele mostra, em diversos exemplos, como essas diferenças faz com que mudemos inclusive a pergunta que nos é feita para chegar a uma resposta

Como é escrito por um acadêmico, o livro traz muitos estudos e experimentos pra provar seus pontos, inclusive de uma forma que deixa o livro lento e faz inclusive esquecer do ponto que ele quer provar no meio da argumentação.

Marlon.Rocha 15/11/2022

Sensacional porém alguns momentos maçantes
Livro que cita muitas informações e pesquisas valiosas sobre o funcionamento de nosso cérebro (sistema 1 e 2) e muito mais.

Liia 17/09/2023

"Toda escolha significativa que fazemos na vida, vem acompanhada de alguma incerteza!"
O autor começa nos apresentando dois sistemas que são responsáveis por nossas decisões, por assim dizer.
O sistema 1 (rápido) que está relacionado a tarefas que realizamos sem pensar muito, e o sistema 2 (devagar) que exige esforço para exercer determinadas tarefas, que por sua vez exige um nível maior de concentração.
No sistema 2 temos um reação chamada esgotamento do autocontrole, que nos torna menos toleráveis ao controle em determinadas situações. Esse esgotamento vem quando forçamos demais os nossos níveis de concentração.
O sistema 1 é impulsivo e intuitivo, o sistema 2 é racional e cauteloso, contudo em algumas pessoas se apresenta um tanto quanto preguiçoso.

Luiz Carlos 25/09/2021

Denso e informativo
O livro por vezes é denso e prolixo, mas traz informações importantes sobre tomada de decisão e como nossas impressões atrapalham uma visão clara da realidade e assim somos levados a enganos em nossas decisões. Apresenta de forma didática a existência de dois sistemas - chamados 1 e 2 - que baseiam nossa percepção dos fatos, sendo o primeiro, a grosso modo, intuitivo e o segundo, racional. Vale a leitura pelo conhecimento de como nos resguardar perante momentos decisórios em todos os aspectos de nossas vidas.