Rápido e devagar

Rápido e devagar Daniel Kahneman

Resenhas -

Rafaela Moura 24/05/2020

Excelente
O livro é longo, mas vale a pena! Tem diversos exemplos e cita muitos estudos.
Peemite conhecer mais sobre nossos viéses comportamentais e inconsistências na tomada de decisão
Traz algumas verdades incômodas.
É útil para o autoconhecimento, para empresas e para definição de políticas públicas.

Thiago Salty 05/06/2024

Você confia na sua intuição?
Um livro fantástico, que resume um estudo desenvolvido durante 40 anos pelo ganhador do Prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman. O autor transmite de maneira detalhada e com embasamento científico como podemos tomar melhores decisões nos negociações e na vida pessoal.

Além disso, o livro explica as duas formas de pensar: uma rápida e emocional; a outra mais lenta e lógica. Também, o livro mostra quando podemos ou não confiar em nossa intuição.

Esse livro definitivamente alterou minha maneira de enxergar o mundo

Livia1405 11/12/2017

O tema é muito interessante e seus aspectos explicados de forma bastante clara, porém a leitura é cansativa.

Café 18/11/2020

Interessante e complexo
Um livro que trata assuntos interessantes, com embasamento científico. Tem seus pontos altos e também os pontos baixos, por muitos momentos o livro fica repetitivo e cansativo. Um livro que vale muito a leitura, mas esteja preparado, pois não é uma leitura simples.

Maria 12/03/2023

Comecei por indicação da psico, ela comentou algo sobre identificação durante a leitura. a única coisa na qual consigo me identificar hoje é que sou maluca ??

Derlane Lima 10/03/2021

"A intuição é confiável quando você tem um vasto conhecimento do assunto."

"Guarde as lembranças como um todo, não apenas os bons ou os maus momentos."

Livro maravilhoso, os insights são inúmeros. Recomendo demais para aqueles que querem entender um pouco mais sobre o lado emocional e o racional do cérebro.

Boa leitura ?

Helena 26/12/2020

Muito interessante, mas denso
Sou fascinada pelo funcionamento da mente. O livro denomina duas formas de pensamento que nos conduzem à tomar decisões: Sistema 1 e Sistema 2. Um é mais rápido e intuitivo; outro é mais lento e mais analítico. Gostei da forma de denominar, pois assumem características de personagem e, assim, facilita a compreensão. Os argumentos são acompanhados de pesquisas científicas. Achei muito interessante, mas é uma leitura densa e algumas vezes repetitiva.
Evellyn.Gemelli 29/12/2020minha estante
Esse é meu próximo ?

Bruno.Vieira 10/03/2021

Excepcional!
O livro traz bastante ensinamento e creio que cada dia vivido sem essa leitura é um desperdício!!!
Ricardo Coutins 10/03/2021minha estante
Comprei um livro na Amazon e veio esse por engano. Decidi ficar com ele, agora coincidentemente tô vendo esse comentário seu e me animando pra ler kkkkkkk

Anny 28/07/2021

Achei o livro bom, porém maçante. O autor explica como nossa mente funciona, sobre tomadas de decisões, e tenta tornar tudo didático nomeando como sistema 1 e sistema 2.
Eu aprendi bastante coisa, mas tive certa relutância para finalizar a leitura.
É o tipo de livro que eu indicaria para quem trabalha na área da psicologia, com estatísticas e afins, ou que por algum motivo queira se aprofundar nesses assuntos.
Apesar de ter um bom conteúdo, eu não o leria novamente.
Afonso74 27/12/2021minha estante
Boa resenha... Essa foi exatamente minha reação ao livro, que eu acabei abandonando lá pela página 200. Maçante e repetitivo embora note-se ser escrito autores de primeiro nível e que fizeram uma pesquisa fantástica sobre o tema. Parece que para um livro ser aceito pelos pares acadêmicos deles, precisa necessariamente ter mais de 400 paginas.

Anne10ssica 19/03/2020

É um livro denso, que vai escancarar como a nossa mente, tão racional, está vulnerável a cometer erros lógicos. Esse livro ensina não só a identificar, mas em como evitar essas ciladas mentais.
Não se engane, apesar de ser um ótimo livro, ele exigirá muito da sua mente, o que pra muitos se torna cansativo. Então se for pegar pra ler, escolha um momento onde você não terá sobrecarga mental.

eduanton 21/05/2022

Fenomenal
Um ótimo livro. Me ajudou a entender os modos de pensar do nosso cérebro e ficar alerta para não cair nas armadilhas criadas por marketeiros. Vale a pena ler!

Cíntia 30/11/2021

Para especialistas
O livro é extremamente denso. Continuei a leitura porque sou educadora financeira e inclusive vou precisar reler daqui uns meses.

Apesar dele ter pontos muito importantes, não posso negar que foi um pouco cansativa a leitura!

Lucas1429 06/03/2020

Não é um livro de auto-ajuda!
Rápido e Devagar é o trabalho de uma vida condensado em um único volume. É de fato mais um trabalho científico que qualquer outra coisa. Dessa forma, qualquer crítica a capacidade do livro de entreter me parece um tanto quanto vazia. E, no entanto, julgando pelo seu conteúdo a cerca de psicologia, economia e o estudo do processo de tomada de decisão como um todo, é um maço de papel de mais de 500 páginas magnífico. É esclarecedor e muito bem escrito, apesar de não ser uma leitura leve. Quanto a quem deveria ler, acredito que todos deveriam dar uma chance para introdução feita pelo autor, que não faz feio em vender a ideia do seu trabalho.
"O maquinário criador de sentido do sistema 1 (mente intuitiva) faz com que vejamos o mundo como mais ordenado, simples, previsível e coerente do que na realidade é. A ilusão de que se compreende o passado alimenta a ilusão adicional de que se pode prever o futuro. Essas ilusões são tranquilizadoras. Reduzem a ansiedade que experimentaríamos se nos permitíssemos admitir as incertezas da existência. Todos temos necessidade da mensagem tranquilizadora de que ações tem consequências apropriadas, e de que o sucesso recompensa a sabedoria e a coragem."

Larissa Barbosa 29/01/2022

Eu ganhei esse livro há muitos anos e ele sempre esteve na minha bolsa, como um companheiro fiel de muitas e muitas horas, principalmente daquelas de nada para fazer e constrangimento social. Daí você já deve tirar o quanto de conteúdo ele carrega e na possibilidade de relê-lo diversas vezes sem que se torne cansativo ou menos interessante.

A verdade é que eu não queria concluir essa obra, então toda vez que estava próxima do fim, eu voltava para o início. Primeiro, porque eu queria muito que as informações que ele transmite ficassem incrustadas no meu subconsciente (risos), segundo porque a pessoa que me deu o livro era muito especial pra mim e estando com ele, eu me sentia próxima da pessoa também.

Terceiro e mais importante, eu admirei muito a forma de escrever do autor. Esse é um livro que tem uma densidade absurda de informação científica, mas com uma linguagem de fácil acesso, dando espaço até para umas tiradas cômicas. O encadeamento das ideias é extremamente preciso. Não existe maneira de você sair desse livro sem ter aumentado sua consciência sobre a condição humana e isso é tão relevante nesse mundo de leituras superficiais, que me fez criar um apreço enorme pelo trabalho. Muitos autores que miram o público leigo acabam sendo rasos, o que é o oposto do que acontece aqui. Se escrever já não é fácil, o Daniel põe mais uma camada de dificuldade e consegue se sair fantasticamente bem no resultado. Adorei e recomendo muito pra todas as pessoas que queiram expandir seu conhecimento acerca do próprio cérebro e tomar melhores decisões.