Rápido e devagar

Rápido e devagar Daniel Kahneman

Resenhas -

Nicholas.Assis 31/12/2020

Fascinante!
Abriu a minha mente sobre como somos levados a julgamentos e pensamentos automáticos sem nem perceber!

Arthur.Moreira 13/08/2020

Bom, mas maçante
O livro é muito bom. As pesquisas e conclusões são muito interessantes. Mas por vezes o livro é repetitivo e cansativo.
Gostei muito de aprender um pouco mais sobre nossa forma de pensar com essa leitura, principalmente como foi ilustrado (sistemas 1 e 2).
Acho que o autor já sabia que não seria um livro "fácil" e a forma com que organizou os capítulos ajudou bastante. A linguagem utilizada também é bem útil e facilita o entendimento.
Recomendo para quem quer conhecer um pouco mais sobre o assunto, mas é um livro pra ler bem devagar, aos poucos.

Rodolfo.Ribeiro 18/01/2016

Ótimo conteúdo, texto ruim
Daniel Kahneman é um excelente pesquisador em sua área, com descobertas relevantes tanto na psicologia quanto na economia. Prova disso é o prêmio Nobel de economia conquistado por ele em 2002.
Este livro é basicamente o resumo das descobertas da vida do autor. O conhecimento contido aqui é capaz de mudar nossa forma de pensar no dia-a-dia, desde como fazemos escolhas simples até como avaliamos nossa vida como um todo.
O problema é que apesar de excelente pesquisador, Daniel não é um bom escritor. O texto muitas vezes repete excessivamente o que foi dito em capítulos anteriores e dá exemplos demais para uma mesma situação. Penso que tudo o que está escrito nestas mais de 500 páginas poderia ser dito com a mesma eficiência em muito menos espaço.

Recomendo a leitura para curiosos da mente humana e do comportamento, mas não espere um texto dinâmico e envolvente. Para conquistar o conhecimento contido neste livro, é necessário dedicação e uma dose de paciência com o autor.

Ronaldo 29/12/2020

Terminei, finalmente
Em nossa vida somos constantemente pressionados a fazer escolhas, fáceis e difíceis. Neste obra conhecemos os sistemas na nossa mente responsáveis pela tomada de decisões, o rápido (sistema 1) : opera de forma rápida em sem esforço; e o devagar (sistema 2) : racionaliza idéias e também responsável pelo trabalho laborioso.
Daniel Kahneman nos apresenta, após décadas de estudo, como esses dois sistemas influenciam nossa tomada de decisão nas mais variadas situações.
Por que só 4 estrelas?

Ronaldo 15/02/2021minha estante
Demorei muito pra ler... Kkkkkk

Kkkkkk achou chato?

Ronaldo 15/02/2021minha estante
Não é o tipo de leitura que estou acostumado, então acabei me arrastando por várias páginas (principalmente a primeira metade do livro). A partir daí a leitura ficou mais interessante pois tratou do comportamento das pessoas no mercado financeiro. Pra quem gosta de psicologia, é um prato cheio.

Ah bacana! Obrigada ?

Pereira 08/03/2023

O Cérebro pode nos enganar
Este livro é um dos mais famosos sobre psicologia comportamental e toma como base a ideia de que o nosso cérebro tem dois sistemas de pensamento: o rápido e o devagar (daí o título, né).

O sistema rápido é aquele que age impulsivamente, sem muito processamento cognitivo, ou seja, é a sua intuição falando mais alto. Já o sistema devagar é aquele que analisa minuciosamente as informações e chega a uma conclusão mais lógica e racional.

Kaneman fala sobre como esses sistemas se relacionam e como nós utilizamos eles em nossas decisões. Ele dá exemplos interessantes sobre como nosso cérebro pode nos enganar, fazendo com que tomemos decisões erradas.

Além disso, ele também apresenta diversas pesquisas que mostram como as pessoas são influenciadas por coisas tão simples quanto o modo como uma pergunta é formulada. E é aí que a coisa fica realmente interessante.

A leitura pode ser um pouco densa em alguns momentos, mas Kaneman tem um jeito de escrever que alivia um pouco esse peso. E o melhor de tudo é que você vai aprender muita coisa útil e ainda se divertir um bocado com os experimentos malucos que ele apresenta.

No geral, vale a pena ser lido. E, quem sabe, depois de lê-lo você não passe a tomar decisões melhores e mais racionais. E se não, pelo menos você vai poder impressionar seus amigos com o seu conhecimento sobre psicologia comportamental.

Thiago 23/04/2020

Leitura desafiadora que compensa
Rápido e Devagar é um livro extraordinário. Nele, a gente conhece mais sobre como a mente funciona em momentos de tomada de decisão diante da incerteza.

Daniel Kahneman, que recebeu o Nobel de Economia em 2002, mostra ideias comprovadas por décadas de estudos científicos — muitos deles em parceria com Amos Tversky, que certamente dividiria o Nobel com Kahneman, mas veio a falecer em 1996.

O livro apresenta os chamados vieses cognitivos, que são distorções de julgamento provocadas em diversas situações por certos atalhos de pensamento do nosso cérebro (algo fundamental do ponto de vista da evolução, mas que pode induzir ao erro).

Se tivéssemos que colocar Rápido e Devagar em só uma categoria, seria a de economia comportamental. Mas não pense que é um livro só sobre economia ou só sobre o mercado. Ele trata de diversos campos, oferece muitos exemplos e incentiva os leitores a exercitar como reagiriam às questões propostas.

Cheguei nessa leitura porque tive contato com as ideias de aversão à perda ("a resposta a uma perda é mais forte do que a resposta a um ganho correspondente”) e fiquei curioso para entender mais.

Acabei aprendendo muitas outras coisas no caminho (Kahneman explica a aversão à perda a partir do Capítulo 26) e agora Rápido e Devagar entrou para a minha lista de livros favoritos!

Não é uma leitura fácil, mas que compensa demais. Requer foco para pensar junto com o autor e absorver os conceitos, que serão necessários à medida que você avança. Por isso, para aproveitar o livro ao máximo, destaques e anotações são muito bem-vindos.

site: https://leiturasdotrader.com/rapido-e-devagar/

Vanessa.Alessi 02/03/2022

Para ler devagar
Kahneman é sem dúvida um gênio.

O livro é repleto de teorias e experimentos científicos na área da Psicologia.

Ao mesmo tempo, o livro é denso. Além de ter mais de 500 páginas, tanta teorias e exemplos deixam o livro bastante complexo.

Bruna 24/10/2020

Livro muito bom, mas de leitura pesada. O assunto é super interessante mas muito cansativo. Após a metade dele o assunto se repete demais e fica difícil de terminar.
Mas é bom.

Audrey 28/07/2020

Muito interessante pra quem gosta do assunto
Um livro interessante pra quem gosta e tem interesse em entender os fundamentos da mente humana e como funciona o pensamento. O que e o pq de fazermos determinadas opções e escolhas, racional ou intuitivamente. O livro apresenta dois conceitos importantes, o sistema 1, no qual gera pensamentos rápidos e intuitivos, e o sistema 2, que faz com que haja um "trabalho", forçando o cérebro a pensar para agir. E explica as relações entre esses dois sistemas e como estão correlacionados em determinadas ações e decisões do dia a dia.

Thiago.Silva 21/11/2020

Racionais?
O livro explicita os diversos vieses cognitivos e analisa os impactos destas interpretações equivocadas sob os contextos sociais, econômicos e financeiros. Interessante reflexão sobre o mito do Homo Economicus e seu pensamento estritamente racional.

Mari.Costta 11/05/2021

Vale a pena!
Demorei para finalizar, mas já posso dizer que tirei o Certificado de Pós-Graduação em Neurociência (rsrsrs)
Brincadeiras à parte, gostei muito da leitura e recomendo. Valeu o empenho.
Neste livro, o autor nos explica em detalhes o funcionamento do nosso raciocínio mais intuitivo (pensamento rápido) e nosso raciocínio lógico (pensamento devagar). O mais interessante foi aprender que os julgamentos que achamos ter embasamento racional estão muitas vezes, na verdade, baseado em vieses e armadilhas do nosso pensamento rápido.
Após aprender como nosso cérebro funciona, somos desafiados a desconfiar dessas armadilhas e tomar decisões melhores (tanto no âmbito pessoal como profissional).
O grande ?tapa na cara? é que não somos tão racionais quanto achamos ser!

Rodrigo 04/06/2021

Daquele livros obrigatórios
Um livro que vai abrir sua mente ao explicar justamente as armadilhas dela. Serve pra sua vida pessoal, mas também na profissional. Especialmente para economistas, juristas, investidores, etc (todas, na verdade!).

Carla.Zuqueti 30/08/2020

Tomamos inúmeras decisões diariamente. O despertador toca e você decide desliga-lo. Depois decide se levantar e tomar banho. Tomar café, se vestir, ligar o carro e dirigir até o trabalho.

Todas essas decisões são automáticas: não é preciso pensar muito para saber o que fazer quando o despertador te acorda de manhã.

Outras decisões são mais complexas e demandam tempo e raciocínio, como um investimento, uma análise de crédito.

Porém ainda existem outras decisões: aquelas que tomamos rapidamente, como por ?intuição ? e muitas vezes erramos pois deveríamos ter pensado melhor.

E é sobre como ocorre o processo de tomada de decisão na mente humana que Kahneman discorre nesse livro, onde descreve o funcionamento da mente como uma interação desajeitada entre 2 sistemas: o sistema de decisão automática 1 e o sistema 2, laborioso e uma grande caixa de recordações e experiências que precisa ser trabalhada para fornecer uma resposta. E como podemos corrigir alguns erros de tomada de decisão a partir do reconhecimento de alguns sinais de que o sistema 1 tomou uma decisão precipitada e essa deveria ser corrigida sob a ótica do sistema 2.

É um livro interessantíssimo que mostra claramente como e porque tomamos decisões erradas e incoerentes e também ajuda a entender como funciona a tomada de decisões dos nossos clientes.

Leitura obrigatória!

Thailinne 18/05/2021

Rápido e devagar
Eu não sei explicar porque demorei tanto pra finalizar esse livro. É excelente, com linguagem muito acessível e exemplos que facilitam ainda mais o entendimento. Você começa a tentar "não se enganar" pelas questões que ele coloca tentando fazer o seu sistema 2 entrar em ação e, mesmo assim, você ainda acaba caindo em algumas ciladas do sistema 1. Enfim, muito bom.