E Se Fosse Verdade...

E Se Fosse Verdade... Marc Levy

Resenhas - E Se Fosse Verdade...

Thais.Chromeck 10/03/2023

Achei fraquinho comparado com o filme, tem algumas coisas diferentes e apesar de ser uma leitura até gostosinha acho que dessa vez prefiro o filme. Bem mais legal

lamarchatropical 18/12/2021

Decepção
Estava ansiosa para ler esse aqui, porque o filme é muito lindo.

Bem, para ser direta ao ponto, não me cativou. É bastante descritivo (o que é interessante e irritante na mesma medida), mas essa paixão intensa não veio com a delicadeza do amor.

É um tipo de livro em que vejo os dois separados depois de dois anos, mas qual é, se eu estou lendo um ROMANCE, acho que tenho o direito de exigir o "felizes para sempre", hahahaha.

Falando sério, foi tão piegas e hiperbólico que não me conectei, não senti a realidade em nada daquilo. Acho que prefiro o não-dito ou ao menos uma subjetividade melhor trabalhada.

2.5 estrelas, sendo honesta, porque continuo amando o filme.

Maiara 20/10/2022

" O que vou contar não é fácil de ouvir, pois é meio inverossímil, mas se puder escutar minha história..."
Não sei mto oq falar sobre esse livro, mas esse romance me prendeu desde o início.
Mas é uma pena que tenha terminado com um final em aberto, o casal tinha tudo para acontecer, apesar de algumas partes desse relacionamento serem meio estranha, considerando que o cara tá namorando com uma alma.
Leiam se quiserem.

Aione 05/06/2015

Meu primeiro contato com a escrita de Marc Levy se deu através da leitura de Tudo aquilo que nunca foi dito, um livro que figura entre os meus favoritos – foi impossível não me encantar pela trama e, principalmente, por sua narrativa intensa, sensível e extremamente fluída. Quando descobri E se fosse verdade…, foi dupla minha vontade de lê-lo, tanto por entrar em contato com mais uma obra do autor quanto por conhecer a história que originou o filme homônimo e que tanto me agradou, estrelado por Reese Witherspoon e Mark Ruffalo.

Em seu livro de estreia, Marc Levy traz a história de Laureen, médica residente que, após sofrer um grave acidente de carro, entra em coma profundo. Seis meses depois, seu apartamento é alugado pelo arquiteto Arthur, e grande é a surpresa de ambos quando ele descobre a alma de Laureen em seu armário: ele, por jamais esperar aquela situação; ela, por ser a primeira vez, desde o acidente, em que alguém é capaz de vê-la, ouvi-la e senti-la.

“- Não existo mais. Posso vê-las, mas isso não me faz nada bem. Talvez o Purgatório seja assim, uma solidão eterna.”
página 71

A originalidade da trama é indiscutível, e Marc Levy tem um jeito único de contá-la. Em minha leitura, pude separar o enredo em três momentos: no primeiro, há um ar leve e divertido permeando os acontecimentos, enquanto Arthur e Laureen tentam se acostumar à nova situação e começam a conhecer um ao outro. Nessa parte, por mais envolvida que eu estivesse, sentia falta da escrita que me arrebatou anteriormente. Depois, na segunda parte, tanto há um aprofundamento nas emoções das personagens quanto há uma importância maior na exploração de Arthur e seu passado, principalmente relacionado à ligação com sua mãe, falecida há muitos anos. Por fim, há uma intensificação no romance, que passa a ser o foco da trama, e pude ter, novamente, o gostinho da bela escrita do autor. De qualquer maneira, embora eu tenha feito tais divisões, elas não são exclusivas de cada parte, sendo possível notar todas as características ao longo de todo o enredo – elas apenas são mais intensificadas nos momentos citados.

A motivação do autor ao escrever E se fosse verdade… foi a de criar um romance que poderia ser lido por seu filho quando esse se tornasse um adulto, e não é difícil concordar que Levy foi feliz em sua intenção. A história, além de cativante, é recheada de belas e reflexivas mensagens, transmitidas ao leitor de forma leve, através de uma leitura gostosa e, ora divertida, ora emocionante, mas sempre envolvente. O autor fala da importância do presente, de valorizarmos as pequenas coisas do dia a dia, da passagem do tempo e do quanto ele pode ser desperdiçado quando indevidamente aproveitado. Fala de grandes amores – entre pais e filhos; entre amantes -, e do significado de verdadeiramente amar, muito mais voltado ao dar do que ao receber.

“Acho que a maior inconsciência do homem é com relação à própria vida. Você se conscientiza agora de tudo isso porque está em perigo de vida e tudo isso faz de você um ser único, alguém que precisa explicitamente de outra pessoa para viver, pois não tem mais escolha. Então, respondendo à pergunta que não para de fazer há dias, se eu não correr o risco, toda essa beleza, toda essa matéria viva estará definitivamente inacessível para você. E, para mim, conseguir te trazer de volta ao mundo me ajuda a dar um sentido à minha vida. Quantas vezes o futuro vai me possibilitar fazer algo essencial?”
páginas 116 e 117

Talvez, por ter sido o primeiro trabalho de Marc Levy, o livro não foi capaz de me arrebatar, como Tudo aquilo que nunca foi dito, mesmo que tenha sido uma leitura proveitosa e bastante apreciada. Foi uma ótima escolha para uma tarde preguiçosa entre cobertores, e indico a obra aos que buscam uma leitura leve e divertida, mas com belas passagens e mensagens, com um romance do tipo suspirante construído ao longo de suas páginas.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/06/03/livros-na-telona-e-se-fosse-verdade-marc-levy/

Vivi Martins 10/10/2015

Não me convenceu!
Interessei-me pela leitura do livro por considerar que a produção cinematográfica homônima é uma de minhas favoritas! Nunca gostei de ver o filme e depois ler o livro, acreditando que isso interfere negativamente na leitura. Mas isso não vem ao caso aqui. É indiscutível que o livro deixa muito a desejar em relação ao filme, acredito mesmo que o roteirista fez milagres aqui, deixou a história mais mágica, inocente e encantadora!

Os detalhes desnecessários capaz de irritar qualquer leitor estão presentes neste livro. A personagem principal, Lauren (Elizabeth no filme), não cativa o leitor do início ao fim. É uma jovem médica muito dedicada ao trabalho, porém sua carreira promissora é interrompida por um grave acidente de carro, deixando-a em coma profundo por seis meses.

O personagem Arthur (David no filme), a única pessoa que vê o espírito de Lauren e tenta ajudá-la, conquista mais o leitor com sua história de infância. Perdeu os pais ainda criança, foi estudar em internato e o livro relembra tudo o que ele aprendeu com sua mãe Lili, através de cartas deixadas por ela antes de morrer, verdadeiras lições de vida e amor.

O final do livro foi triste e condoído, mas não para por aí, a história tem uma continuação. Eu mesma não lerei. Prefiro ficar com a magia e o romantismo alegre do casal do filme que conquistaram meu coração!

Tatiane221 21/04/2021

É a primeira vez que vou dizer que gostei mais do filme que do livro

eugilvanarocha 24/10/2009

Adorei!
É um livro maravilhoso...Uma história linda, bem humorada, leve...A gente termina de ler com um sorriso no rosto...É muito diferente do filme...Bem melhor!

Jaque.Queroz 29/11/2020

Descrição
Autor francês mais lindo em todo o mundo, Marc Levy deve em muito o sucesso de suas vendas e críticas positivas a E se fosse verdade..., livro que marcou sua estreia literária. O romance nasceu da ideia de Levy, à época um empresário de sucesso, escrever uma história para seu filho, para que ele a lesse quando chegasse à idade adulta.
Lauren é uma jovem médica com muito potencial: faz residência no San Francisco Memorial Hospital, na Califórnia. Porém, sua carreira promissora é interrompida quando ela é vítima de um grave acidente de carro e fica em estado de coma. Com morte cerebral confirmada, ela acorda e descobre que está fora de seu corpo ? incomunicável como um fantasma. De forma misteriosa, Lauren consegue ser vista apenas pelo solitário Arthur, o novo inquilino de seu apartamento. Cético, ele leva algum tempo para acreditar na história da invasora, mas logo o sentimento entre os dois se torna algo a mais. Sem esperanças, os médicos e a família da jovem decidem fazer a eutanásia. Agora, o casal terá que lutar para salvar o corpo de Lauren, e descobrir alguma forma de reuni-lo com sua consciência.
Grande sucesso de vendas, a inusitada história de amor foi publicada originalmente em 1999. Seus direitos para o cinema foram comprados por Steven Spielberg e a adaptação homônima, estrelada por Reese Witherspoon e Mark Ruffalo e lançada em 2005, foi também sucesso de público e crítica.

Biah 26/05/2016

"O que vou contar não é fácil de ouvir, pois é meio inverossímil, mas se puder escutar minha história, se puder confiar em mim, talvez acabe acreditando e seria muito importante, pois, mesmo sem saber, é a única pessoa no mundo com quem posso dividir esse segredo." *-* Que livro belo! Vi o filme antes, uns dos meus favoritos, diga-se de passagem e agora ao lê - lo não me decepcionei. É claro que tem coisas diferentes, que não foram para o filme, mas passo a gostar tanto do livro quanto gosto do filme! Cada um é especial a sua maneira. Apaixonada

Paula 31/07/2020

Romance inusitado
O livro conta uma história de amor muito bonita e diferente, nos fazendo refletir em como é importante ter uma pessoa ao nosso lado, mesmo que seja de uma forma diferente.
Esta história nos faz pensar em como aproveitamos a vida, tendo um objetivo e refletindo o que acontece ao nosso redor e conosco.
Um livro delicado e bem humorado!

Srta. Camilla 08/07/2009

Nem sei o que dizer... Alguns livros precisam de tempo para germinar dentro da gente. Alguns nos roubam todas as palavras. Alguns são tão lindos que se falarmos mais do que simplesmente: - É lindo! Adorei! parece redundância. Bom... Esse livro, com toda certeza, faz parte desses alguns.

Mas prepare-se para ficar com raiva - como estou aqui - e precisar, de-ses-pe-ra-da-men-te, ler a continuação.

Carla 28/09/2010

Como sempre.. o livro sempre mais surpreendente que o filme. Adorei... me fez chorar como o filme, mas me passou muito mais lições que aquele.

Mayhara 12/10/2017

Levíssimo!
Que leitura gostosa!! Eu já havia assistido ao filme, então não imaginei que esse livro me surpreenderia.

Assim como ocorre em DUFF, o filme e o livro possuem pegadas diferentes. Até mesmo os nomes dos personagens são diferentes.

Gostei muito mais da relação dos dois no livro, parece ser mais verdadeira. Arthur encara numa boa a missão de salvar a vida de Lauren, coloca aquilo como um objetivo, muito antes de se apaixonar por ela.

Gostei muito mais da personalidade da Lauren no livro, que no filme é Elizabeth, do que a do filme. Ela é toda sarcástica, com umas tiradas cômicas muito bacanas.

Eu só achei que o autor não aprofundou muito nos detalhes, ele permaneceu o mais raso possível. Mas, como disse acima é uma leitura levinha, então não chega a ser um defeito, além disso, ele é bem curtinho, dá pra ler em um dia.

Já to querendo ler a continuação.

Day 13/10/2020

Alguém aí quer dividir um AP com uma assombração?
Você aluga um apartamento todinho mobiliado e de brinde ainda ganha um fantasma do antigo morador. Parece coisa de terror? Pelo contrario, não podia ser mais engraçado ou romantico.
Arthur acredita se passar apenas de uma pegadinha feita por um amigo mas acaba descobrindo que Lauren, a antiga moradora sofreu um grave acidente de carro que a deixou em coma. Então eles se juntam para de alguma forma tentar reunir "o corpo ao espirito".
Uma historia de um amor improvavel que se torna possivel, cheio de lindas mensagens.

Raquel Lima 05/02/2009

Muito gracinha...
Como o filme, uma gracinha para ler e ver...Para quem gosta daqueles amores " mamão com açúcar" em que o amor vence até a morte..vão chorar e tudo...Quem não fez isso algumas vezes ?...