E Se Fosse Verdade...

E Se Fosse Verdade... Marc Levy

Resenhas - E Se Fosse Verdade...

Mateus 10/11/2010

Como sempre gosto de dizer, é ótimo variar um pouco nosso tipo de leitura. Ficar lendo apenas um gênero por muito tempo acaba cansando, mesmo se gostamos muito do estilo. Eu, mesmo preferindo livros de aventura, suspense e terror, de vez em quando leio coisas bem diferentes, apenas para não cair numa mesmice.

E Se Fosse Verdade é bem diverso de outros livros que leio normalmente, um romance que mistura comédia e suspense. Mas o jeito leve e divertido do autor de contar a história acabou me conquistando, e no final gostei muito do livro.

Já conhecia E Se Fosse Verdade a algum tempo. Uma amiga me indicou há alguns anos atrás, mas acabei não lendo-o na época e o deixei para depois. Após um tempo, assisti o filme e gostei muito. Depois disso sempre me esbarrava com o livro na biblioteca, mas nunca tive o interesse de pegar. Até que um dia resolvi pegar, e me surpreendi bastante.

O livro conta a história de Lauren, uma médica que ao sofrer um acidente de carro, entra em coma. Porém sua alma sai do corpo e pode vagar por qualquer lugar que quiser, mas ninguém a vê. Até que encontra Arthur, a única pessoa capaz de vê-la e que irá tentar ajudá-la.

Como podem ver, a história é bem criativa e diferente, o que gera uma leitura bem agradável. Mas certas coisas que Lauren faz são absurdas se pensarmos que ela é um espírito. Outras situações são bem engraçadas, como quase todas passadas entre Arthur e seu amigo Paul, que é hilário.

O filme baseado no livro é completamente diferente. Nunca vi uma adaptação com tantas mudanças quanto aquela. Mas se pensar que os dois são coisas diferentes, pode-se muito bem aproveitar e muito tanto um quanto outro. Recomendo.
Ana Maria 10/11/2010minha estante
Não fazia idéia de que existisse algo além do filme (adorável, diga-se de passagem)!
Ótima resenha, estou curiosa para ler.

Aline Memória 11/11/2010minha estante
Sou doida por esse livro, amo o filme! E sabe que tem a continuação do livro, né?

Frannie Black 24/11/2010minha estante
Com certeza um livro bem elaborado. Meu favorito! =]

Lucia Sousa 29/11/2010minha estante
Eu amei o filme e o veria "n" vezes se preciso!O livro deve ser hilariante!

Márcia Naur 06/02/2011minha estante
Eu não gostei do filme achei muito bobo e fiquei com medo de ler o livro, mas depois que li o que escreveu fiquei curiosa.
obrigada

Nanáh Zoti 13/06/2011minha estante
Nossa adoro o filme e só agora descobri que tem o livro . Vo ter q le-lo rápido

Rafaelle 25/04/2013minha estante
Realmente nunca vi mudarem tanto uma adaptação quanto a desse livro. Achei muito absurdo o fato dele tocar nela no livro e no filme não. São duas histórias completamente diferentes, mas como você disse, dá para aproveitar os dois, ambos são ótimos.

Fábio 14/06/2020

...
O livro é um mundo o filme outro em ambos tudo é mágico e emocionante!
Jeh 14/06/2020minha estante
Concordo!! Amo os 2

Fábio 14/06/2020minha estante
muito bom mesmo, foi surpreendente.

Paulo.Danyel 17/06/2020minha estante
Nossa eu li faz um bom tempo e foi legal relembrar dele vendo sua resenha kkk

Fábio 18/06/2020minha estante
valeu, sempre bom relembrar. Que bom, fico feliz em poder lhe proporcionar essa lembrança!

Sandy 09/08/2013

O livro é infinitamente mais doce que o filme. Mas o fim me deixou frustrada, querendo mais. Por esse motivo, não dou cinco estrelas!
Drica 16/08/2013minha estante
Sandy, não fique frustada o livro tem continuação, "Encontrar você". No filme eles condensaram os dois livros...
Bjs

Sandy 20/08/2013minha estante
Valeu...não sabia. Lá vai mais um livro para minha lista de aquisições!

Jeh 09/12/2015

Inspirador
Então sabe aquele filme "E se fosse verdade"?
É um dos filmes favoritos, assisti ele há um bom tempo e sempre que tenho oportunidade assisto novamente.
Quando o vi pela primeira vez nem sabia que era adaptação de um livro e quando descobri não dei muita bola, porque tipo tenho mil livros pra lê, porque parar por um que já sei a história (Oi?), mas aí algo estalou na minha mente: "Jeh se o filme é bom, imagina o livro?" (vivo falando sozinha, normal).
A partir daí fiquei curiosa e decidi começar a leitura.
Obrigada aos céus por despertar minha mente para esse livro!!!
Gente, esses foram os um dos livros mais lindos que já li (SIM no plural, pois são dois: E se fosse verdade e sua continuação Encontrar você) e eles são anos-luz diferentes do filme.
Me deparei com um Arthur totalmente comovente, simplório, cavalheiro, leal e altamente altruísta (Muito elogio pra uma única pessoa, né? Hummm não tô exagerando não, viu?!), e mesmo sem entender ao certo o que está acontecendo se doa de corpo e alma em pró de uma pessoa/fantasma que não conheceu. Arthur, de fato, é diferente nunca me deparei personagem de um caráter tão brilhante.
Lauren por sua vez (Sim, este é o seu nome e não Elizabeth como é no filme) é determinada, independente, super inteligente, ama mais que tudo o seu trabalho e é onde praticamente vive, dentro do hospital, nunca amou de verdade onde a mesma se define:

"- O que acontece é que durante muito tempo me senti atraída pelo oposto dos meus sonhos, pelo que estava ao contrário daquele que poderia realizar-me."

A evolução do relacionamento deles é linda, nada de pressa, começa com o ato de altruísmo do Arthur ao decidir ajudá-la, tornando-o seu amigo e evoluindo para o amor.

Os personagens secundários são fenomenais, irei destacar dois: Paul e Lili
Paul é o melhor amigo de Arthur, ele é uma figura, é o personagem que dá humor ao livro, lealdade e sarcasmo o definem, e definitivamente o elegi como meu melhor amigo literário. Quero um Paul pra chamar de MEU!!! Huahuahua

A Lili é a mãe do Arthur e responsável pelo caráter brilhante ele tem. A educação, os ensinamentos que ela passa para o seu filho me tirou o fôlego e me colocou no MODE: Jeh reflexiva e fascinada.
Acredito que o Marc Levy estava altamente inspirado quando escreveu esses livros, suas citações, sua escrita me encantaram.

Por favor, não se deixem enganar pelo filme, pra mim, o filme continua belo, mas me parece mais uma história à parte.

Deixem-se encantar pela Lauren, Arthur, Paul e Lili, assim como eu!
Palavra que me lembra o livro: Fascinação (Quem já leu vai entender o motivo).
E pra completar essa leitura maravilhosa, tinha que escolher uma música para sempre que eu ouvisse me levasse direto pra eles, então procurei, procurei e nada, até que fui dormir com a história deles em minha mente e me acordei cantando (verdade, abri os olhos e comecei a cantar) Photograph do Ed Sheeran (pra mim foi como um sinal dos céus) de melodia suave, voz gostosa e letra digna, a elegi como minha música para Arthur e Lauren.
Nati 09/12/2015minha estante
Meu Deus do céuuuuuuuuuuuuu!!! Curiosidade não define o que to sentindo agora...
Excelente resenha Jeh!!!

Jeh 09/12/2015minha estante
Aaaaahhh!!! Que bom, Nat! Espero que o Arthur te encante tanto quanto eu, esse livro foi uma grata surpresa pra mim.

Cris 12/12/2016

E se fosse...
“Então abra os olhos e observe bem ao redor. As boas lembranças não devem ser efêmeras. Deixe que as cores e as matérias se impregnem em você. Serão a origem dos seus gostos e saudades.” Pág. 137

Livro que inspirou o filme de mesmo nome E se fosse Verdade (ou “Just like heaven” no original em inglês). Minhas expectativas eram altas porque eu amo este filme.

O livro é bastante diferente do filme em vários aspectos. Primeiro que achei o to
m do filme mais bem humorado, enquanto que o livro tem uma pegada meio de auto-ajuda em vários momentos, com várias frases de impacto.

Um ponto positivo é que é um livro fácil e rápido de ler e o fato de os dois protagonistas serem muito carismáticos, então a gente torce por eles até o fim. O livro tem um toque de fantasia e algumas situações beiram o absurdo.

O final do livro também deixou muito a desejar. Descobri hoje que tem uma sequência – Encontrar Você. Acho que este é um dos poucos casos em que eu prefiro o filme ao livro.

“Mas a coisa mais bela que a Terra nos oferece, o que faz de nós seres humanos, é saber compartilhar. Quem desconhece essa qualidade é carente de sentimentos.” Pág. 140

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
Natália Tomazeli 12/12/2016minha estante
Nossa, me surpreendi com a sua resenha porque eu não sabia que aquele filme (que por sinal eu também amo demais) era inspirado em um livro, tive curiosidade para ler apesar de ser diferente do filme, enfim, adorei a tua resenha :)

Cris 13/12/2016minha estante
Pois é, eu acabei gostando muito mais do filme do que do livro... Mas os personagens são fofos e é uma leitura leve.

Rafaela B 06/09/2013

E Se Fosse Verdade...
Sou apaixonada pelo filme "E Se Fosse Verdade" (sei as falas de cor) e um dia vi o livro em um sebo, não sabia que o livro existia e fiquei com muita vontade de ler. Então, algum tempo depois ganhei essa nova edição do livro (bem bonitinha, por sinal).
O começo do livro me prendeu, principalmente por ser bem diferente do filme, e engraçado (mas eu imaginava os atores como as personagens), a história é boa, flui bem rápido e a parte do Paul é muito engraçada, me peguei inúmeras vezes rindo no metrô!
Infelizmente, mais para o final, o autor coloca um pouco de frases clichês, muitas frases clichês, na verdade, ensinamentos de livro de autoajuda mesmo! O final acaba sendo bem emocionante. Então, tirando umas 20 páginas, é um ótimo livro!
Renata CCS 31/10/2013minha estante
Eu tb adoro este filme e não sabia que o livro existia.

Vivi Martins 10/10/2015

Não me convenceu!
Interessei-me pela leitura do livro por considerar que a produção cinematográfica homônima é uma de minhas favoritas! Nunca gostei de ver o filme e depois ler o livro, acreditando que isso interfere negativamente na leitura. Mas isso não vem ao caso aqui. É indiscutível que o livro deixa muito a desejar em relação ao filme, acredito mesmo que o roteirista fez milagres aqui, deixou a história mais mágica, inocente e encantadora!

Os detalhes desnecessários capaz de irritar qualquer leitor estão presentes neste livro. A personagem principal, Lauren (Elizabeth no filme), não cativa o leitor do início ao fim. É uma jovem médica muito dedicada ao trabalho, porém sua carreira promissora é interrompida por um grave acidente de carro, deixando-a em coma profundo por seis meses.

O personagem Arthur (David no filme), a única pessoa que vê o espírito de Lauren e tenta ajudá-la, conquista mais o leitor com sua história de infância. Perdeu os pais ainda criança, foi estudar em internato e o livro relembra tudo o que ele aprendeu com sua mãe Lili, através de cartas deixadas por ela antes de morrer, verdadeiras lições de vida e amor.

O final do livro foi triste e condoído, mas não para por aí, a história tem uma continuação. Eu mesma não lerei. Prefiro ficar com a magia e o romantismo alegre do casal do filme que conquistaram meu coração!

Juliane12 02/04/2015minha estante
Que lindooo s2

Renata 08/06/2015

E se fosse verdade... - Marc Levy
E se fosse verdade é uma delícia! Uma história de leitura fácil e rápida.
Marc Levy consegue encantar o leitor ao mesmo tempo em que nos diverte com tiradas engraçadas! O romance é dramático, engraçado e muito interessante!

Arthur é um arquiteto que alugou o apartamento de Lauren, uma médica que está em coma e não ninguém sabe se algum dia irá acordar.
Em dado momento, Arthur vê o espírito de uma mulher em seu apartamento, algo bem estranho e até um tanto quanto assustador! Lauren (o espirito) logo explica a Arthur que está em coma, vivendo uma experiência fora do corpo e nunca alguém foi capaz de vê-la até aquele momento. Isso intriga ambos e apesar da credulidade de Arthur eles vão se envolvendo. Ambos conseguem se tocar e tudo. Quando Arthur descobre que a família de Lauren pretende desligar os aparelhos que a mantém viva, ele praticamente enlouquece, pois está muito ligado a Lauren e não pretende perdê-la dessa forma e com isso resolve lutar e correr atrás de uma maneira de ajudar Lauren a acordar do coma!

Este livro foi adaptado para as telas de cinema e confesso que assisti primeiro ao filme e só bem mais tarde fui ler o livro. Adorei a adaptação e me vi torcendo pelo casal da trama o tempo inteiro. Apesar de o livro ser um pouco diferente da adaptação, ele não deixou a desejar! É difícil dizer qual dos dois eu mais gostei! Na verdade, recomendo tanto o livro quanto o filme!

É muito engraçada as cenas de Arthur conversando com Lauren e só ele pode vê-la. É como se ele estivesse louco ou falando com um "protetor" rs. E eles têm brigas como qualquer casal, mesmo sem de fato serem um casal, afinal.. Ela é um espirito tendo uma experiência fora do corpo, algo que se quer as pessoas tem de fato conhecimento que possa acontecer!

Eu curti muito o livro e espero que vocês também curtam!
may 09/06/2015minha estante
Nossa, você gostou?!?! Eu me decepcionei muuuito! Sou mil vezes mais o filme

Aline Oliveira 23/02/2020

Que fofura de livro. Simplesmente amei. Tinha visto o filme, mas o livro não é igual. Embora seja diferente a história é linda e carivante, a escrita é leve e a gente lê super rápido. Não vejo a hora de ler a continuação.
Thais 23/02/2020minha estante
Adoro esse livro. A carta da mãe dele é linda!

letts 28/07/2010

Ai uma história de romance linda linda , aonde um cara se apaixona por uma jovem que sofreu acidente de carro e morreu ,e ele passa a morar na sua casa e com isso ele consegue ver a sua alma seu espirito só que ela pensa que esta viva , e com isso tem um pouquinho de comédia e ele veja ela , sua alma primeira vez leva um susto e com isso eles passam a se gostar foi dificil convinver no inicio mais depois nasceu uma relação gostosa linda .
cheledrum 20/06/2013minha estante
Nossa... vc leu outro livo? kkkk "sofreu acidente de carro e morreu" ela não morreu, ficou em coma; "só que ela pensa que esta viva" ela nunca disse isso, ela sempre soube que estava em coma... Acho que lemos livros diferentes kkkk

Frannie Black 01/09/2010

Favorito!
Simplesmente amei. ♥

Este livro é uma delícia de se ler e a história é encantadora, maluca e muito humorada.

Comecei a lê-lo pensando que era parecido com o filme. Mas me surpreendi! É muitíssimo diferente. Muito melhor. Em algumas passagens, principalmente nos diálogos entre Arthur e Lauren, torna-se poético, transmitindo uma mensagem oculta: aproveite o momento.

Recomendo!
*-*Mi 12/12/2013minha estante
Amei o filme e nem me passava pela cabeça que pudesse ser um livro. Vai para minha lista, tenho que ler!!

Wellison 15/05/2009

Belíssimo
Tão belo quanto sua versão cinematográfica.

Renata 05/04/2011

Muito bom..
Sinceramente nem sei o que dizer li as resenhas de quem ja leu e concordo a historia é linda prende até a ultima pagina. Chorei e ri lendo, o jeito que Arthur fica quando a encontra no armario do banheiro é hilario. Como se apaixonou por alguém que nem conhecia, a luta por querer mante-la viva. simplesmente amei. Ja esta entre meus livros preferidos.Recomendo vale muito a pena ler e reler.