E Se Fosse Verdade...

E Se Fosse Verdade... Marc Levy

Resenhas - E Se Fosse Verdade...

Ynara 26/06/2012

Parece uma montanha-russa.
Achei "E se fosse verdade..." um livro inconstante. A estória de Arthur, arquiteto que conversa com o espírito de Lauren, a mocinha em coma, é bem conhecida por causa do filme (fofinho, preciso dizer), mas o livro em si é bem contraditório, com altos e baixos. Em alguns capítulos eu grudava na estória, e de repente no próximo era como estar começando do zero novamente, e isso acabava "jogando um balde de água fria" na leitura. É bonitinho e romântico, mas o livro só começou a me cativar já no finalzinho, e isso foi uma pena. Mais uma leitura que distrai na medida do possível, mas que não é marcante.

Mari M. 15/08/2011

Com certeza, "E Se Fosse Verdade" foi um título marcante! O filme pode parecer bom, mas o livro é ótimo! Apesar de aparentarem bem completos, falta bastante coisa nos filmes. O livro é bem mais detalhado e divertido. Os personagens tem personalidades distantes e ao mesmo tempo parecidas. O que gostei,principalmente, foi que o livro ensina a Arthur,um arquiteto super responsável,que só se importa com trabalho, a se divertir. Ele descobre a felicidade que não conhecia a anos! Outro personagem que eu curti foi seu sócio. Que é exatamente o contrário de Arthur, ele se importa com diversão,principalmente, e deixa o trabalho em segundo lugar. É um conflito de personalidades que gera uma amizade um tanto... inconveniente,assim digamos! Achei ele um personagem engraçado, e que dá um ar de graça ao livro. A relação entre os dois principais me é bonita,eles são muito parecidos e muito diferentes. Acho isso interessante,e muito legal no livro. Você se envolve de uma maneira apaixonante!

Bem, vou falar sobre este livro : É um livro que tem uma ficção bem diferente do usado atualmente e ao mesmo tempo,clássica! A ficção deste livro se mistura com uma realidade existente. O enredo do livro é sobre Lauren, uma médica muito dedicada à seu trabalho. Tão dedicada, que deixa de lado sua vida pessoal. Plantão aqui, plantão ali, doença para cá,doença par lá, isso não ocupa quase nada do livro (falo sério). A vida de um médico de hospital é assim,dedicação total ao trabalho. Lauren sai um dia de seu trabalho,sem preocupação alguma, após um plantão,para no dia seguinte viajar. No dia seguinte acorda cedo e vai,arruma as coisas para sua viagem, entra em seu carro. Dirige bem,até que em uma curva, seu carro não muito novo, falha e ela sofre um acidente. A partir deste ponto, a história é contada pela visão de Arthur. Arthur alugou um apartamento mobiliado,e é arquiteto. Tem um sócio que adora fazer-lhe surpresas indesejadas. Certo dia, ouve algo incomum, e esbarra com uma mulher de cabelos loiros em seu apartamento. A partir daí, as coisas viram de cabeça para baixo. Afinal, o que você faria se apenas você visse alguém ?

LissBella 11/07/2010

Fime?
Vi o filme antes de ler o livro... Nada a ver... O livro é muito diferente, mas igualmente encantador.

Artur é um 'tudo'... carinhoso, dedicado, apaixonado. A história, apesar que irreal, é linda e o final, bem diferente do filme.

Mas, como diz o autor "Nada é impossível, só os limites de nossas mentes definem certas coisas como inconcebíveis... é uma questão de tempo e de limites do nosso cérebro".

O autor é suave, escreve com delicadeza e nos envolve. Trata questões complexas, como relacionamentos, com sabedoria...

"Todos nós temos nosso próprio universo. Para que duas pessoas vivam juntas não basta que se amem, é preciso que sejam compatíveis, é preciso que se encontrem no momento certo".

Marc Levy também é muito habilidoso em descrever momentos únicos, momentos onde não cabem palavras, onde o silêncio fala mais...

"Os dois choravam, timidamente, silenciosamente. Compreendiam melhor o que representava um segundo de vida, o valor de um instante, a importância de uma única palavra. Abraçaram-se. Nos poucos minutos de um beijo inacabado ela desapareceu completamente. Os braços de Artur se fecharam no vazio; ele se dobrou de dor e pos-se a chorar, aos gritos".

Leitura deliciosa...

Recomendo!

BelaBelli 22/03/2010

Como sempre, o livro é bem mais completo que o filme.
Os diálogos são bem mais interessantes e completos, mas acho que a encurtada que deram no filme foi uma boa também.

Tathy 16/05/2011

E se fosse verdade... de Marc Levy
Para conferir a resenha completa com links ativos e imagens, acesso o blog Eu sou assim: www.tathy.com.br

Título Original: Et si c’était vrai…
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 256
ISBN: 8528608301
Ano: 2005
Gênero Literário: Romance Francês
Avaliação: ★★★★☆

Essa leitura faz parte do Blog Tour do Livros & Bolinhos :)

Demorei taaaanto pra fazer essa resenha, porque este é mais um daqueles livros tão “sentimentais” e que mechem com a gente de tal forma que é difícil falar dele e descrever todos os sentimentos.

Uma história sobretudo de esperança. Um lindo romance onde não existe limite entre a fantasia (ou o que chamamos de fantasia) e o real.

E se fosse verdade… conta a história de Lauren. Uma médica viciada em seu trabalho e sem vida social que sofre um acidente de carro e fica em coma. Semanas depois, o seu antigo apartamento é alugado por Arthur. Qual é a surpresa dele ao abrir o armário e descobrir que lá está uma bela mulher que também é a antiga proprietária de seu apartamento? Difícil acreditar, tanto pra gente quanto pra Arthur. Mas ele é o único que pode ver Lauren e ela não desistirá tão fácil dele. Mil coisas passam pela cabeça dele, que pensa estar louco, pensa que Lauren é uma invasora e tantas outras coisas, mas por fim ele acaba se convencendo. Mas não as pessoas ao seu redor, que pensam que ele esteja realmente louco, ao falar sozinho. No tempo em que passam juntos Lauren e Arthur acabam se apaixonando e ele fica desesperado pra encontrar uma forma de salvar Lauren, de não deixar que sua mãe desista dela e desligue os aparelhos e de tirá-la do coma. Quando nem ela mais acredita que isso seja possível e desiste, ele mergulha de cabeça em estudos e pesquisas (mesmo não entendendo bulufas, ele é apenas um arquiteto) para encontrar uma solução de trazer sua amada de volta. Será que ele consegue?

Este livro é digno de adaptação cinematográfica, que foi inclusive fiel aos pontos mais importantes do livro. E olha que eu não costumo dizer isto, rs Eu (infelizmente) vi o filme antes de ler o livro, então não pude fantasiar tanto com a leitura, minha mente racional ficava o tempo todo comparando filme/livro e muitas das vezes me via dispersa (Ok, confesso que pensar no Mark Ruffalo o tempo todo ajudava na minha distração), não desfrutando do livro como deveria, mas…

A história tem seus momentos hilários. Aqueles em que Arthur pensa estar louco. Não é pra menos né? Encontrar (no meu caso) aquele homem lindo no meu armário e ele dizer que é um fantasma, ia ser no mínimo cômico. Porém, na maior parte do tempo, o livro é monótono, o que me faz tirar uma estrelinha dele. Até que ele transformou a história no drama real e peguei ritmo, eu me cansei um pouquinho. De modo geral, é um livro muito bom pra quem gosta de um bom romance. Principalmente um romance que ultrapassa as barreiras da realidade.

Quotes que amei:

O que eu vou contar não é fácil de entender, é impossível de aceitar, mas se quiser ouvir a minha história, se quiser confiar em mim, então, talvez, acabe acreditando, e isso é muito importante porque, você não sabe, mas é a única pessoa no mundo com que eu posso compartilhar esse segredo.

Para morrer, é preciso partir, e você ainda está aí.

Manoela 20/07/2010

e se fosse verdade? mas é!
Muito bom, essa é a verdade.
Incrível a mudança que fizeram quando adaptaram o livro para filme. Mas ainda assim, uma obra não prejudica a outra, na minha opinião, ainda mais sendo que ambas foram muito bem feitas; coisa rara de se ver hoje. O livro passa tanta coisa que dá vontade de ler de novo, logo que você acaba (e é uma leitura superrápida) só pra poder absorver toda a essencia dele, todos os ensinamentos da Lili, rir mais um pouco com o Paul e o George até mesmo de toda a loucura da situação. E ainda fala de uma coisa que deveríamos aprender de uma vez: viver todos os momentos como se fossem os últimos, deixar o passado de lado e não se preocupar com o amanhã.
Marc Levy escreveu muito mais do que mais um romance engraçadinho.

Dani 30/07/2010

Impossível
Este livro nos leva ao impossível/possível!!
É algo surpreendente, você está só, e derrepente se deparar com alguém que daria a vida por você, quem já não imaginou viver um amor sem cobrançans, com aceitação, mesmo que você esteja em coma e seja só um fantasminha, ele nós faz enxergar o que muitas vezes, deixamos encobertos pela vaidade, desculpa e também simulação de sermos alguém forte que não se faz necessário se ter alguém ao nosso lado, este livro nos mostra que mesmo o impossível é possível quando se acredita.

Murphy'sLibrary 04/07/2011

O fantasma de alguém é realmente esse alguém?

Quando a médica Lauren sofre um acidente e acaba em coma, ninguém jamais poderia imaginar que ela estaria tão presente na história, mesmo que fosse na versão de fantasma. Arthur, o insuspeito arquiteto que começa a morar, meses depois, no apartamento que Lauren ocupava, não consegue acreditar com toda essa facilidade que está diante do fantasma de Lauren quando a encontra em sua nova casa. Poderia isso ser o começo de um romance?

Poderia, e é. O livro é extremamente tocante no que diz respeito a condução do relacionamento e envolvimento entre Lauren e Arthur. A narrativa, embora tenha suas travadas e não tenha exatamente fluência, marca exatamente por isso. Os fatos são descritos como fatos, e não contatos como história, o que eu acho que ajudou o livro no sentindo de contar o impossível.

Lauren e Arthur são personagens fortes, mas são também vítimas de uma circunstância. Pessoas comuns atingidas por acontecimentos da vida, com um toque leve de paranormal marcado pela existência, mesmo em coma, de uma presente Lauren durante todo o livro. O romance é bittersweet e o clímax, quando o risco de uma eutanásia cai sobre eles, me deixou com o coração na mão.

É interessante ver essa perspectiva da eutanásia, de uma pessoa que está sofrendo em relação a realização dela. O desespero nos faz ir a lugares que nunca imaginávamos que poderíamos ir, e acho que isso é bem marcado neste livro, especialmente pela ideia de Arthur de, com a ajuda de Paul, seu sócio, roubar Lauren do hospital para impedir que ela se vá para sempre.

Acho que o livro foi tocante também no ponto de nos mostrar que não há hora pro amor. Você pode estar no fim dos seus dias, se prendendo a vida por um segundo, mas você ainda pode se apaixonar. Nada pode impedir alguém de sentir...

O livro foi bonito, uma leitura rápida, e eu gostei bastante. Diferente das outras meninas da tour, não achei a narrativa um ponto negativo, mas achei ela no tom correto do livro. Ela é forte, e talvez por isso não funcione para algumas pessoas. No meu caso, é um livro que não vou conseguir esquecer tão cedo. Lindo e marcante.

Um muito obrigada para a querida Juh Oliveto, do Livros & Bolinhos, que organizou o Book Tour desse livro!

Jessica Oliveira 06/10/2011

Sabe aqueles livros que te emocionam e ao mesmo tempo te divertem? E se fosse verdade te desperta essas duas emoções, é impossível ficar indiferente à estória. Você fica completamente apaixonado. Lauren e Arthur são o exemplo de que nada é impossível quando se ama.
Quando Arthur descobre que a antiga moradora de seu apartamento está morando dentro do ármario do seu banheiro, seu mundo vira de cabeça para baixo. Afinal, como aquilo era possível? Lauren também não sabe explicar aquele fenômeno só sabe que Arthur é a única pessoa que pode vê-la e ouvi-la. Há seis meses em um como nível 4 todos a sua volta começam a duvidar de sua recuperação, até mesmo ela. Arthur é a única pessoa que acredita em sua recuperação e não está disposto a desistir sem lutar. Nem que para isso tenha que praticamente devorar livros de medicina e fazer diversas pesquisa sobre o coma.
Quando suas pesquisas se mostram infrutíferas e a mãe de Lauren resolve fazer eutanasia, a única saída para Arthur era fazer uma loucura como sequestrar o corpo de Lauren.
Eu me apaixonei pelo Arthur ele é um fofo, faz tudo pela Lauren o que importa para ele é a felicidade dela. Confesso que o filme já havia me emocionado muuito mas o livro foi sem comparação, mostra coisas que no filme nem se quer foram mencionadas. A sensação de suspense que fica a cada página lida e a tensão que toma os capítulos enquanto a Lauren não mostra nenhum sinal de melhora é completamente instigante. Faz com você não consiga parar de ler enquanto não chegar ao final. Super recomendo e recomendo também o filme que é maravilhoso.

Mais resenhas no blog Romances e Livros

Sabrina697 28/08/2010

Diferente
Não é meu tipo de livro preferido, mas confesso que me chamou a atenção do início ao fim. O personagem principal imbuiu-se na missão de uma maneira, coitado, pra outra lá dizer que não se lembra de nada. Mas... ficção tem dessas coisas.

Kahn 01/12/2011

Coma Profundo, Amor Incomum e Vice-versa
Como classificar o livro E Se Fosse Verdade? Se considerarmos as passagens do carismático Paul, as situações inusitadas entre Lauren e Arthur ou a rabugice do Professor Fernstein trata-se de uma estória de comédia. Mas se levarmos em conta a constante agonia do casal protagonista em manter vivo seu amor - que não parecia estar ao alcance deles - poderemos rotular o romance um drama. E o sequestro atrapalhado de um ser humano em coma? Ação? Comédia? E o mistério da relação excêntrica entre Lauren e Arthur? Suspense?

Esta variedade de sensações, com uma trama central extremamente original, que fez do primeiro romance de Marc Levy um sucesso absoluto. É preciso se desligar de algumas incoerências na veracidade da natureza da relação do casal para curtir a proposta principal do romance. Pois por mais que possamos classificar a obra de diversas maneiras, ela não deixará nunca de ser uma linda prova de amor.

ps. Para você que ficou decepcionado com o final do livro, ele tem continuação! Leia a minha resenha do Encontrar Você.

Carol Corrêa 27/12/2010

PERFEITO!!!
O Livro é divino. Leve, doce e envolvente. Um verdadeiro aprendizado para aqueles que não sabem amar.

Fala sobre a entrega total de um homem a uma mulher e da busca de ambos pela vida e felicidade.

Fica a dica.

Adriana 02/10/2012

Depois de ler Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito fiquei completamente apaixonada pela escrita de Marc Levy. Por este motivo, resolvi ler “E Se Fosse Verdade…”, romance que creio eu ser o mais famoso do autor.

Este livro, publicado aqui no Brasil pela editora Bertrand Brasil, é muito conhecido pela adaptação cinematográfica que recebeu (e que eu AMO), com atuações da minha querida Reese Witherspoon e de Mark Rufallo!

A história da obra é bastante intrigante: uma jovem médica residente, Lauren, sofre um grave acidente e entra em coma profundo. Ninguém sabe se um dia ela irá acordar, portanto a vida segue em frente.

Algum tempo depois, somos apresentados a Arthur, um arquiteto que alugou o apartamento de Lauren na Green Street. Ele é surpreendido pela visão de uma jovem em sua casa, visão esta que, além de linda, consegue se comunicar com ele e é corpórea o suficiente para ser tocada. Lauren, que continua em coma, explica a Arthur que desde o acidente anda vagando por aí, mas que nunca ninguém foi capaz de vê-la até aquele dia.

Assim, ambos abismados pelo mistério recém descoberto e com Arthur muito cético sobre a história daquela estranha, eles vão se conhecendo e tentando achar uma solução para o caso de Lauren.

Muita pesquisa médica já foi feita sobre o coma, mas os resultados são bastante inconclusivos e desanimadores. Para piorar, Arthur descobre que a família de Lauren pretende desligar os aparelhos que a mantém viva. Depois de conviver com a moça, a perspectiva de perdê-la sem lutar é devastadora.

A história pode parecer um tanto quanto fantasiosa, até mais do que a de Tudo aquilo que nunca foi dito, porém, é uma trama bastante simples e sem grandes emoções, mas que traz uma mensagem bela e instigante.

“E se fosse verdade…” não foi uma leitura maravilhosa, em minha opinião. Cheguei a conclusão de que eu sempre tendo a favor da que vi primeiro: seja livro ou filme. Neste caso, já sou tão afeiçoada ao filme que acabei preferindo-o. Isso não quer dizer que eu não tenha apreciado a leitura, certamente que apreciei! Para quem gosta de dramas leves, com poucas cenas de ação e muita reflexão, esta é uma leitura que vale a pena!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4461

Montana 24/11/2011

Ele e maravilhoso o começo pode até ser chato, mais vade apena ir ate o final nos mostra que devemos lutar pelo que mais deseja, aproveita cada momento como se fosse o ultimo tanto mostra que a pirimeira resenha.

Elves com 2 E 30/08/2012

Romance açucarado !!