Amante Sombrio

Amante Sombrio J. R. Ward

Resenhas - Amante Sombrio

Andreza_ 11/12/2022

Um ótimo começo de série
Estava com receio de começar essa série, pois nunca li nada com vampiros e normalmente curto romances mais fofos. Pela minha nota já deu para perceber que eu gostei. Não o achei perfeito, mas o conjunto vale as 4 estrelas.

Um dos pontos positivos é e construção única dos vampiros, que foge do que encontramos em outras obras. Por exemplo: eles não podem criar vampiros a partir de humanos; eles nascem a partir de outros vampiros e passam pela transformação perto do aniversário de 25 anos. E é exatamente isso que está prestes a acontecer com Beth, uma mestiça de vampiro com humana (só que ela não sabe de nada disso). E sua melhor chance de sobreviver à transformação é beber do sangue de Wrath.

Wrath é conhecido como Rei Cego (sim, ele possui deficiência visual). Ele é o último vampiro de raça pura no planeta. E embora seja o rei dos vampiros, prefere ser um guerreiro e comandar a Irmandade da Adaga Negra, um grupo de vampiros muito fortes que tem como dever proteger os demais da ameaça dos redutores (humanos sem alma cujo único propósito é exatamente exterminar os vampiros). A evolução de Wrath ao longo do livro é, certamente, um dos melhores pontos da história.

A protagonista é dessas mocinhas ousadas, mas sem ser arrogante. Ela sabe que é desejada por inúmeros homens que a cercam, mas nunca teve interesse por nenhum deles. No entanto, o romance entre Wrath e Beth é praticamente instantâneo, pois tem a ver com o instinto de ambos, algo mais animal, assim dizendo. E fora de controle.

Gosto da química entre eles e acho condizente com o que o universo em que estão inseridos (eu não teria sido convencida se o livro fosse um romance contemporâneo normal). Ou seja, não espere um romance fofinho. A relação entre eles é construída na forma de um vínculo mais carnal, mas que parece atingir aos poucos os corações de ambos.

Também não espere por um show de hots. Há vários, sim, mas são rápidos demais. Até prefiro que seja dessa forma, mas isso vai de cada leitor.

Pontos negativos:
Não entendi como pode o vampiro macho se alimentar do sangue da fêmea… e a mesma fêmea depois se alimentar do sangue do mesmo macho. É sistema moto-contínuo?

Também achei bem esquisita a interação de um certo humano com uma certa vampira (tentando não deixar spoilers aqui). Não é questão de shippar ou não, mas os diálogos são bem esquisitos, principalmente da parte do homem. Preferia que tivesse ficado só na sugestão. Espero revê-los nos próximos livros com um desenvolvimento melhor.

Ah, também achava chato quando o livro focava no lado inimigo, mas somente porque não é a minha praia essa parte de conspiração, convocação e treino de novos membros, táticas de guerra e cenas de luta.

Não há grandes emoções durante boa parte do enredo, embora algumas reviravoltas no final tenham sido um deleite e tanto.

É um bom primeiro livro, apresenta o universo sem ser maçante e nos instiga a continuar os demais da série, até porque os personagens secundários são mesmo muito interessantes.

PS: tive a impressão de que foi usado meia-risca em vez de travessão em todo o documento. As notas de rodapé aparecem no corpo do texto e existem outros errinhos de revisão também.

Sueli 23/05/2010

Um Amante Muito Desejado
Confesso que por tudo que andei lendo a respeito desse livro, esperava que eu ficasse arrebatada pelo Wrath, mas não foi o que aconteceu...
É uma história muito interessante, pois conta com um personagem que teria tudo para arrebentar a boca do balão! Imaginem só, um vampiro rei CEGO!!!!! Nada mais sombrio, sem falar do imenso complexo de culpa que ele carrega em relação a morte trágica e violenta de seus pais, mas infelizmente, a grande sacada do livro termina aí.
Como li nas orelhas do livro, é o romance de estreia da autora e, portanto, acredito que os livros seguintes tenham muito mais chances de serem melhores.
Nesse, eu senti falta de diálogos mais elaborados, já que se espera de criaturas que estão entre nós há séculos, pelo menos muita cultura e sabedoria, já que o que não falta é tempo para tanto, mas não é o que acontece.Até mesmo, a"Virgem Escriba", não tem muito o que dizer,mas o que decepcionou de fato foi o discurso do "Rei" ao admitir para os seus comandados que estaria deixando a liderança da Irmandade.
Dá para engolir, mas confesso que não é nenhuma Skol, não desceu redondinho...
Só resta esperar para ler "O Amante Eterno", mas nesse eu já vou com menos expectativas!kkkk
Marina 23/07/2010minha estante
Concordo com sua opinião! :)
Achei que alguns trechos ficaram meio bregas, sei lá. Parecia romance de banca com "vampiros". Aliás, o conceito de vampiro que ela criou achei esquisito =/ Como vc falou, dá pra engolir, mas eu nem vou ler a continuação. rss

Cynthia 05/06/2012

Amante Sombrio - J. R. Ward
A essa altura da vida, os livros da séria "Irmandade da Adaga Negra" não me chamariam mais a atenção, mas depois de ouvir tantos comentários, tantos/as fãs e tantas resenhas positivas, não custa conferir também (sem contar que o preço na Bienal estava super em conta). É difícil não ter a curiosidade atiçada por uma sinopse tão atraente. Mas, ainda sim, tenho dificuldades para pensar em um livro de vampiros que consiga chegar perto do que seria "A máscara" ou Anne Rice. E não sem razão, porque de fato é difícil. A visão romantizada dos vampiros desde então tem se tornado a principal fonte de inspiração para as releituras em couro e rock'n roll de Lestat, o que não é diferente no primeiro livro da Irmandade da Adaga Negra. Apesar de mal encarados e possuírem grande porte, a autora não conseguiu se desfazer de muitos clichês dos vampiros de alta sociedade em livros de jovens adultos.

Em um mundo em que os vampiros estão em número reduzido ameaçados pela sociedade de Redutores, resta a um grupo de elite que forma a Irmandade da Adaga Negra proteger a raça e reerguer sua existência. Liderados principalmente pro Wrath, vampiro de linhagem mais nobre e sucessor do trono, a Irmandade se divide entre lutas com adagas e refúgios da luz do sol. Após a morte de um de seus mais leais irmãos, Wrath se sente responsável por proteger a filha de Darius, a jornalista mestiça Beth Randall, durante sua transição. No entanto, vários obstáculos se colocam a sua frente, como o intrometido Butch O'Neal, policial mal-encarado que usa da força para fazer seus interrogatórios, e os redutores de Caldwell, liderados pelo Sr. X.

Se for para procurar uma metáfora para o livro, fico em dúvida entre um filme repetido de sessão da tarde ou as madrugadas do "sbt" quando cai a internet: você assiste porque já está ali mesmo e não tem nada melhor para fazer. Espero que os/as fãs da série não me crucifiquem por isso, mas, além de extremamente previsível, não considero um livro bom. Como já disse, o livro é cercado de clichês, as personagens não são tão bem desenvolvidas quanto eu esperava e, volta e meia, me sentia como se algumas informações estivessem desencontradas. Ainda sim, posso dizer que é um livro bem escrito - com início, meio e fim -, mas não prende a atenção. A menos que você goste de histórias para adolescentes recheadas de personagens galãs e estereótipos de bad-boy, não espere muita coisa.

Além de todas as explicações sobre a história dos vampiros e o enredo específico da transição de Beth e seu relacionamento com Wrath, "Amante Sombrio" é praticamente um crepúsculo pornográfico. O que, tirando a alusão a Crepúsculo, não é um ponto tão negativo, já que as cenas de sexo eram o que me faziam ainda ter alguma vontade de ler e manter a curiosidade para chegar até o final. Ainda sim, me perguntei várias vezes sobre a necessidade de se colocar classificação indicativa claramente nos livros. Claro que não acho que deva existir uma censura no meio literário, mas algumas descrições de sexo explícito me deixaram perplexa ao imaginar meninas de 14 anos se deliciando nas descrições de orgasmos. E não sei se a própria tradução também dificulta o entendimento, mas um dos pontos que mais me estranhou foi o uso excessivo de termos como "fêmea" e "macho", além de achar o livro extremamente machista, apesar da citação colocada (isso que foi o único trecho que conseguiu me agradar em todo o livro). Mesmo Beth, que deveria ser a mulher forte da história, fica apagada diante das ações e imposições dos "machos". Todas as personagens mulheres, de uma forma ou de outra, revelam uma certa submissão. Às vezes eu tento manter meu lado feminista um pouco mais tranquilo para tentar não achar misoginia em tudo o que vejo ou leio, mas no caso desse livro, foi bem difícil. Não creio que tenha sido intenção da autora, mas com certeza me decepcionei muito com ela nessa parte.

Com certeza eu leria os livros restantes. Não por ter gostado, apenas por ser curiosa demais para querer saber se os outros livros mostram uma evolução da autora no desenvolvimento das histórias e suas descrições, ou se eles também são tão sem sal quanto o primeiro.

Veja mais em: http://ninanoespelho.blogspot.com.br/2012/06/amante-sombrio-j-r-ward.html
LucyLobão 09/07/2012minha estante
Sinto muito mas para quem,Eu tenho toda a certeza que foi aos cinemas assistir a Saga Crepúsculo que ao meu ver perto da Irmandade é uma porcaria melosa e sem sentido,nenhum você é pouco indicada até para comentar.

Cynthia 09/07/2012minha estante
Não entendi bulhufas, desculpa.
Mas... O que uma coisa tem a ver com a outra?

LucyLobão 10/07/2012minha estante
Ai está o motivo de você não ter o direito nem de comentar,por que você não entende BULHUFAS.

Cynthia 10/07/2012minha estante
Eu não entendi porque você não escreveu direito. Errou no uso dos pronomes relativos, na regência de "certeza", além de um tanto de vírgula fora do lugar. De qualquer forma, a resenha não foi uma comparação a Crepúsculo, a referência foi só um trocadilho.

De qualquer forma, eu tenho tanto o direito de comentar quanto você tem o direito de vir na minha resenha e fazer julgamentos sem ter lido direito (ou entendido). Afinal de contas, gosto é que nem cu: cada um com o seu.

Paula Manu 20/08/2016minha estante
Resenha maravilhosa. E parabéns pela coragem de chegar até o final desse livro, porque eu parei por aqui, logo no começo. Não dá... Não consigo, não quero rsrs.

Ortiz 25/07/2022

Estante de Resenhas - Amante Sombrio.
Esse livro é definitivamente diferente de tudo que já li, no contexto literários de vampiros, a autora trouxe um enredo cheio de ação, romance, com cenas picantes e explicitas de sexo, momentos envolventes e personagens apaixonantes!!

A história criada se passa sobre uma Irmandade de vampiros que são os guerreiros mais perigosos do mundo, lutando contra um inimigo inesperado e nunca imaginado antes. Esses guerreiros além de terem as dificuldades normais que todo soldado possui, depois de anos batalhando, eles estão totalmente destruídos e cheios de traumas profundos, que foram desenvolvidos desde seus nascimentos e ficando mais forte a cada dia que se passa.

Nesse primeiro livro temos como base apenas um glossário no início explicando, mas assim que comecei a leitura fiquei diversas vezes perdida entre termos que se confundiam, deixando a leitura mais lenta e dispersiva. O casal principal teve um desenvolvimento muito bom e vemos uma evolução acontecendo. Os personagens secundários são cativantes e ficaram incumbidos de trazerem a leveza e bom humor para a trama em alguns momentos.

Essa é uma excelente leitura, contudo ainda está faltando algo a mais, que eu não soube identificar, para me arrebatar completamente.

Marianne 17/12/2022

Amei ?
Nossa gente que isso. Eu simplesmente amei. Amo livros sobre vampiros e já vou começar a ler o próximo. Beth e Wrath são um casal perfeito. Amei cada segundo da leitura, menos as partes que eram do ponto de vista do Senhor X. Preferiria que só tivesse o ponto de vista da Beth e do Wrath, mas tbm foi bom conhecer os outros personagens. Já estou ansiosa pra ler o próximo.

Madelyne 19/06/2010

Livro vibrante
Li este livro em aproximadamente 2 dias e estou me segurando para não começar imediatamente o próximo da série, pois o terceiro ainda não chegou no Brasil.

Fiquei surpresa ao terminar o livro e descobrir q foi uma mulher que escreveu, talvez não tanto como no decorrer da leitura, achar incrível um homem que soubesse exatamente que botões apertar, se é q me entendem... A explicação veio com a descoberta tardia q fiz, rs.

O livro mescla bem aventura, ação e romance, não deixando os leitores masculinos entediados com cenas romanticas nem as mulheres apreensivas com as cenas mais violentas.

O tema vampíro é abordado novamente de um forma diferente, são sanguessugas "elitistas" só se alimentam de sua espécie, e os humanos, bem são coadjuvantes na história já que os caçadores de vampiros são humanos q desistiram de sua alma e por consequencia de sua condição humana(o q é um paradoxo, pois na maioria dos livros são os vampiros que são seres desprovidos de sua alma).

Uma boa leitura para quem gosta do gênero, e já passou da pré-adolescência.

sirvosijk 31/05/2021

Wrath e sua cueca extragrande
Eu queria uma leitura despretensiosa (e possivelmente tosca) de vampiros com putaria, e foi exatamente o que consegui com Amante Sombrio.

O universo é mais complicado do que eu esperava, são muitos termos próprios daquele mundo e muitos personagens que demorei bastante pra lembrar de todos. Nos primeiros capítulos, esses detalhes atrapalharam a leitura até porque não sabia direito o que tava acontecendo.

Apesar disso, o livro é viciante, e antes que pudesse perceber, estava aficionada pela história e querendo saber mais dos personagens, ávida por mais. Infelizmente, acabei me decepcionando, principalmente pelo desenvolvimento do casal principal (eles LITERALMENTE transam uma vez e já tão apaixonados, dispostos a morrer pelo outro); a conclusão de alguns fatos é inexistente, uma hora um personagem tá sendo quase fichado pela polícia e no outro tudo volta ao normal (E NINGUÉM RESOLVE O PROBLEMA INICIAL!).

E tem outras coisas, como o fato da protagonista abrir mão das coisas muito fácil, sem nem pensar duas vezes; os vilões que são patéticos; as entidades que são... confusas, eu ainda não entendi a existência delas ativamente nesse livro

Além da cena de tentativa de estupro que acontece NO PRIMEIRO CAPÍTULO, e ainda me pergunto PRA QUÊ?!

Ao mesmo tempo, me apeguei aos membros da Irmandade, principalmente o Zsadist e o Rhage (aliás, que nomes são esses?? KKKKKKKK O CARA É SÁDICO, ENTÃO SEU NOME É ZSADIST)

Um adendo baseado em opinião pessoal: os capítulos do Sr. X são CHATOS, eu poderia tirar do livro facilmente.

Entre vilões com cheiro de talco de bebê (sim, isso está no livro. não supero essa tosqueira) e personagens masculinos com síndrome de machão, Amante Sombrio é um livro meio tosco que é muito fácil de gostar.

Heloísa 28/05/2020

Vampiros
Vampiros que já nascem vampiros, alguns que adoram alho, enfim, bem original, diferente de Dracula, mas também diferente de Crepúsculo. Aqui, o romance é entre adultos, e não adolescentes. Mas as comparações terminam por aí, porque é outro universo de vampiros, e sem lobisomens, pelo menos até agora.

Cindy 22/06/2022

Gostoso de ler
Curti muito a história e vou continuar os outros livros, a conexão do casal é imensa, bem gostoso de ler, não curti o vilão, achei essa parte bem chata.

Muller Junio 05/09/2020

Início de tudo...
Incrível como esse livro é capaz de nos prender. Devorei tão rápido que até assustei. A trama é impecável e com certeza o desenrolar da saga será surpreendente! 2020 todo dedicado à Irmandade da Adaga Negra ???

Cris Comel 28/07/2021

Gosto muito de livros de vampiro
Eu gostei bastante, a pesar de achar esses vampiros bem diferentes do que to acostumada haha mas como gosto de vampiro nem me importei tanto! Bora ler o próximo
Tiele.Iglesias 28/07/2021minha estante
Essa série é maravilhosa e esses vampiros ? impossível não se apaixonar

Sthe 15/09/2021

Amo vampiro e ainda mais com hot pegou meu coração.
Gostei muito da escrita da autora, mas a única coisa q me incomodou muito foi ela mudar de visão de personagem de uma forma bruta e não sinal essa mudança, até entender como funciona e quem é quem fica muito fácil de se perder na história. E tbm achei q ela enrolou em certos momentos q poderiam ter sidos solucionados rápidos sabe ?
Mas gostei muito da proposta da história e como os personagens foram ficando cada vez melhor ao longo do livro.

Fer Oliveira 06/10/2022

Sangue e presas, couro e adagas
Sinceramente, eu gosto dessa vibe vampiresca. Mas aqui vai uma advertência: vampiros sempre foram sedutores, afinal eles precisam de sangue e precisam convencer a vítima de liberar o pescoço, mas nem sempre vampiros foram esses seres fortões e gostosos que vemos aqui e existe uma gama de deles e pode ser que o meu preferido sejam as árvores vampiras.

Vamos ao livro. Gostei de ter um glossário e isso facilita bastante por que a autora não precisa cortar o fluxo da história para explicar cada elemento introduzido. E no inicio confesso que fiquei com um pé bem lá atrás com um vampiro que tem um bico de viúva (eu acho isso muito estranho). A construção do mundo achei bem feita, por enquanto, não vi nada que pudesse ser considerado um furo. A explicação dos redutores e do por que serem os inimigos dos vampiros foi explicado e não restam dúvidas.

Gostei que o poder superior deles é uma mulher e ver uns homens gigantes se ajoelhando e não podendo fazer perguntas e tendo que respeitar o que ela diz é muito bom.

Mas assim temos problematicas como Wrath e Beth ficaram juntos logo de cara. Ele respirou do lado dela e ela já estava toda excitada e no mesmo instante já estavam embolados. E o Butch também caiu de amores muito rápido pela Marissa, olhou e gamou. Queria que talvez tivesse uma explicação melhor sobre paixões repentinas, caso volte a acontecer.

Eu não me apaixonei pelo casal, não me fizeram ficar suspirando, mas curti a parte da tatuagem; tem que ser marcado mesmo. Mesmo tendo algumas coisas que achei um pouco estranhas como falar fêmea e macho ou invés de mulher e homem ou namorado e namorada. E também o homem poder ter um hárem e mulher não. Eu queria que houvesse uma mulher na Irmandade, será que rola?

Paty Lessa 21/05/2020

Sensacional
Uma das melhores histórias de vampiros que já li. A autora criou um universo próprio, único, criativo. A mistura de gêneros só deu um gostinho ainda melhor para a obra.

giio 01/07/2020

legalzinho
o livro é bem padrão. bastante parecido com outros gênero (Lara Adrian, p.ex.) com algumas conveniências na história, principalmente no final.

De modo geral, foi satisfatório mas o livro nao perderia nada se trocasse a palavra fêmea e macho por homem e mulher. a repetição e a simplificação dos personagens a esses papéis me cansou um pouco.

todos são homens brancos, bonitos, extremamente fortes, com passado sombrio e gosto por violência. o fato do Wrath ter aquele pequeno defeitinho foi legal e inesperado.

aquele finalzinho do Darius me perdeu. o deus ex machina foi desnecessário. nao preciso ler todo os 18 livros (sim, 18) pra no final a Escriba balançar a varinha dizer um ocus pocus e tudo ser resolvido.

mas se vc ta com tempo, sou totalmente a favor do livro. é muito bem escrito, o ebook nao tem nenhum erro, foi bem editado, a história tem ritmo, bom humor, piadas ótimas, um sentimento de companherismo raro e a jornada é instigante.

a parte tática foi meio tosca e desleixada. uma pessoa que entende de confrontos, guerra ou guerrilha deve ficar inconsolável lendo isso mas ok. relevo. a unica coiisa que nao deu foi o macho/femea pra la e pra ca.