Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

Ademar Jr 28/05/2010

Todas as Estrelas do Céu
Todo tipo de amor é correto? O amor, sendo o sentimento mais puro, pode ser considerado como pecado? Quando o amor é verdadeiro e vem de ambos os lados não há dogma, crença, tabu, opinião ou qualquer outra coisa que o impeça de acontecer. Senti-lo é o maior prazer, vivê-lo também, ir até o fim é a prova (que nem precisa) para mostrar que uma simples atração na visão de alguns é de fato amor verdadeiro para quem o sente. Complexo? Um pouco, mas foi este o tema que o autor Enderson Rafael escolheu para escrever seu primeiro romance. Alguns dizem que o tema principal de Todas as Estrelas do Céu (1999) é incesto, mas eu digo que seu tema mais profundo é o Amor, para alguns considerado impossível.

Leia minha resenha completa em: http://wp.me/pCGut-jF

Jeanne 20/05/2010

Uma estória de amor belíssima e surpreendente. Escrita e muito bem escrita há 10 anos quando Enderson tinha 19 anos. Somos apresentados a Carol e ao Lê. Ele foi adotado ainda criança e ela filha biológica de Marco e Lúcia. De repente eles se vêem atraídos pelo outro e apaixonados. Mas como lidar com essa situação? Como as pessoas iram receber essa noticia? E, principalmente como contar aos pais?

Esse romance drama me conquistou e simplesmente devorei o livro num único dia. Me encantei com a pureza dos sentimentos do jovem casal. Um romance que bem poderia ser real. Um tema polêmico. Uma estória sensível e amorosa. E, de quebra, um cenário de encher os olhos e a alma (Teresópolis, Búzios e Florianópolis). E um grand finale que surpreende e nos faz chorar.

Recomendadíssimo !!!

Cibele 19/05/2010

Leandro tem dezenove anos e está se preparando para as provas de vestibular. Carol ainda cursa o ensino médio e suas maiores preocupações envolvem festas e garotos. Leandro foi abandonado pela mãe biológica quando ainda era bebê e acabou sendo adotado pelo casal que alguns anos depois acabou gerando Carol. Além de irmãos eles são melhores amigos e...

Continue lendo em: http://euleioeuconto.blogspot.com/2010/05/todas-as-estrelas-do-ceu.html

Drica Bitarello 18/05/2010

Para aquecer o coração
Eu vou começar essa resenha ao contrário, falando do final do livro, mesmo que isso pareça meio estranho. Mas é que ele me surpreendeu de tal forma, que não tem como começar a falar de "Todas as Estrelas do Céu" sem tocar nisso. Então, antes de mais nada, eu peço ao leitor. NÃO espie a última página, nem o último capítulo, DE JEITO NENHUM! Mesmo que você morra de curiosidade, não faça isso, ou vai perder a "graça".

O livro é curto, escrito numa linguagem coloquial e bem acessível. Não tem muitas reflexões profundas, nem grandes divagações. Mas o enredo prende nossa atenção, pois queremos de qualquer forma saber no que vai dar o dilema dos irmãos adotivos Leandro e Caroline que, de repente, se vêem apaixonados um pelo outro.

Enquanto eu lia o texto do Enderson, ia me lembrando dos livros que li na adolescência, da famosa e querida coleção Vaga-Lume, e também das histórias de Lucília Junqueira de Almeida Prado e Marcos Rey (yes! saudade não tem idade!). E não é de se estranhar que seja assim, pois o autor escreveu essa história com apenas dezenove anos de idade. Portanto, há muito ainda de meninice no texto, de angústias típicas da adolescência nas entrelinhas. Coisas que me fizeram, ao longo da história, ir voltando no tempo.

Em algumas cenas, eu me vi de volta aos dezoito, dezenve anos, numa daquelas rodinhas de amigos, com um violão no meio e a lua no céu, ouvindo Guns'n Roses, me apaixonando ao som de Bon Jovi e curtindo intermináveis fossas com Extreme ao fundo.

O livro todo é muito doce. Os valores familliares estão muito presentes e o amor - intenso, poderoso e infinito - permeia tudo, para o bem, ou para o mal. A polêmica que o casal de "irmãos" levanta é algo verossímil, passível de acontecer com qualquer ser humano normal. Ao tratar dela, o Enderson conseguiu fugir do exagero, bem como da pieguice e do moralismo, tratando o tema com leveza e delicadeza. Foi tão feliz na forma como conduziu a trama, que eu me senti como se estivesse sentada ao lado de um amigo que me contava a história de um casal conhecido. E como o texto é leve, sem apelos sensuais, apenas insinuações muito delicadas e românticas, pode ser lido - e compreendido - por todas as idades.

Portanto, caríssimos, recomendo a história do Enderson. É uma daquelas totalmente despretensiosas, absolutamente honestas e fatalmente surpreendentes, que você vai guardar para sempre no coração!

Dé... 17/05/2010

Vale a pena ser lido
O estilo coloquial do livro me agradou muito, Enderson escreve de uma forma que transporta o leitor para dentro da história e temos a nítida impressão que o Leandro e a Carol eram nossos amigos na adolescência, tão verossíveis são as cenas e os conflitos típicos da idade...
Confesso que fiquei dividida em meio ao conflito da família Fraga, sofri com os personagens e não pude deixar de torcer pelo final feliz do casal que mais parecem Romeu e Julieta modernos... todavia o que separa esse casal não é o ódio entre as famílias, e sim o amor.
Leandro é um garoto apaixonante, firme e muito amado pela família que o adotou ainda pequeno... Carol é uma garota doce, romântica ao extremo que se vê perdida quando percebe-se apaixonada pelo próprio irmão.
Aos olhos dos pais, ambos são filhos... tratados e amados da mesma forma e por isso o conhecimento do amor entre os irmãos traz muito sofrimento para todos e é tão difícil de ser aceito.
A história é intensa, doce e triste nas mesmas proporções... faz a gente pensar no que consideramos como certo e errado e principalmente em qual seria a melhor forma de agir numa situação como essa.
Recomendo a leitura pela experiência única a qual ele proporciona, pelo tema original e principalmente pela leveza e delicadeza como o livro é conduzido.

Sonia Ben 17/05/2010

Simples
Não é aquele livro excelente, tampouco um dos piores q já li. Acho simples, é só. Não tem um aprofundamento com os personagens, as gírias de falas do dia a dia colocadas no livro não deram muito certo. Os personagens não foram firmes nas suas personalidades. O legal é os lugares do Brasil q o autor cita, fora isso o enredo, q se o autor tivesse ido mais fundo nos sentimentos, poderia sim , como tanto citam aqui "ter me apaixonado pelo livro". Enfim, faltou aprofundar mais. Achei simples, sem explorar nada. Não é tudo q falam. Enfim, espero q os próximos sejam melhores. fica a dica pro autor.

Mandy Porto 02/05/2010

Ótimo! *-*
Leia a resenha em meu blog: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/!

Psychobooks 18/04/2010

Hoje vamos falar de um autor brasileiro que tem distribuído sua obra gratuitamente, já são mais de duas centenas de cópias espalhadas por vários estados brasileiros.
Enderson Rafael é formado em Comunicação Social, 29 anos, tem um livro publicado ("Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes") e escreveu este romance, Todas as Estrelas do Céu, quando tinha 19 anos.

A Carol e o Leandro cativam logo nas primeiras páginas, poesias, olhares sutis, o frio na barriga, um ciúme fora de hora, assim acompanhamos o amor se revelar, o romance acontecer. E agora? O que fazer? Contar para os pais? Para os amigos?
Junto com esse romance muitas questões aparecem e será que seus pais vão aceitar esse amor, que já não é de 'irmão'?

Quer ler mais? Acesse o blog: http://migre.me/xCnA

Mariana Dal Chico 15/04/2010

Sabe aquele dia chuvoso, que dá preguiça de sair de casa e bate aquela vontade de ler um livro?
Então, este é um livro perfeito para esse dia!
A linguagem é bem simples, os cenários maravilhosos (Floripa, Teresópolis, Búzios...), o romance é uma graça! Bem inocente e adolescente, mas isso não impede que os adultos também gostem.

Leia mais: http://psychobooks.blogspot.com/2010/04/todas-as-estrelas-do-ceu.html

dani 07/04/2010

Todas as Estrelas do Céu
Confesso que quando comecei o livro Todas as Estrelas do Céu, eu encarei com um pouco de preconceito a escrita coloquial das falas dos personagens. Entretanto, à medida que eu lia, esse modo de eles se expressarem foi me ganhando porque eu sentia como se eu pudesse realmente viver as situações ali descritas.

Depois de umas seis páginas, eu já me sentia com dezessete anos de novo e percebi a riqueza da forma como o Enderson Rafael construiu os diálogos. A atmosfera dos adolescentes e suas festas, seus conflitos, seus romances é muito mais real do que em qualquer livro que eu tenha lido.

Com relação ao enredo, acredito que no início da história as coisas andaram um pouco rápido e que talvez a descoberta do sentimento que eles tinham devesse ter se prolongado um pouco para fazer um contraste mais forte ao amor fraterno. Contudo, ao longo dos capítulos a situação do Leandro e da Caroline foi se colocando de maneira diferente e parece que o leitor passa realmente a ser convidado a viver o amadurecimento dos dois.

A história, em alguns momentos previsível, consegue reservar surpresas que abalam e deixam o leitor sem palavras. O desfecho do livro com certeza é surpreendente e emocionante.

O que também me chamou a atenção no Todas as Estrelas do Céu foi a descrição dos lugares em que as situações se desenrolavam. O autor parece ter se preocupado em imaginar um lugar real para tudo o que acontecia e achei isso muito legal porque, em meu imaginário, os personagens pareciam mais verdadeiros do que em qualquer história que eu tenha lido. Por ser manezinha da ilha e o livro ter momentos aqui em minha cidade, eu quase sinto como se o Lê e a Carol tivessem realmente vivido aqui. E eu meio que me sinto orgulhosa por isso porque, apesar de lidarem impulsivamente muitas vezes, o Leandro e a Carol realmente lutaram pelo amor que sentiam e fico feliz que Florianópolis tenha servido de cenário pra algo tão digno.

Enfim, Todas as Estrelas do Céu me cativou e com certeza eu lembrarei do Leandro e da Caroline toda vez que eu for aos lugares em que eles estiveram na nossa terrinha.

Carol 26/03/2010

Podem dois irmão adotivos se apaixonarem um pelo outro?

O livro Todas as Estrelas do Céu, do autor Enderson Rafael, se passa em Teresópolis (RJ) e narra o romance dos adolescentes Leandro e Caroline, irmãos adotivos. Os dois foram criados como irmãos, junto com a filha mais nova do casal, Maria Eduarda.
O amor de Leandro e Caroline vai surgindo através de ações sutís e pequenos acontecimentos, mas, é na viagem que a família faz à Buzios que os desperta para esse grande sentimento. Com a paisagem do vasto oceano ao fundo soprando a maresia para onde os dois se encontravam, sentados na areia, acontece o primeiro beijo de Carol e Leandro. A partir daí, começaram a namorar e, também, a temer o que terão de enfrentar caso seus pais descubram a verdade.
Na volta de um passeio, um tempo depois, Leandro se enrola em suas falhas suposições e acaba revelando seus segredos aos pais, Marco e Lúcia, chocados, tomam atitudes drásticas, afim de se separá-los.

A princípio, o começo do livro, não me cativou, mas a medida que a história se desenrolava comecei a torcer por Leandro e Carol e fiquei curiosa para saber se eles iriam enfrentar mesmo tudo e a todos para viver seu amor. E devo dizer que o final me surpreendeu! Não foi o que eu esperava.

Abordando um tema um tanto polêmico, Todas as Estrelas do Céu nos leva a refletir. Será que era necessário (e valeu a pena) todo o preconceito e egoísmo por parte de Lúcia e Marco? Os pais devem controlar as escolhas e a vida dos filhos? Só por terem sido criados juntos, como sendo irmãos, eles não tinham o direito de se amarem? O que é realmente importante?

Essa e outras resenhas em http://openbookpage.blogspot.com

Quemlefazfilme 13/03/2010

Todas as Estrelas do Céu - http://quemlefazseufilme.blogspot.com/
Lúcia e Marco pretendiam ter um filho. Aquele lindo bebê deixado na porta somente adiantou as coisas.
O tempo passa e Marco e Lúcia tem mais duas filhas formando assim : Marco, Lúcia, Leandro, Caroline e Maria Eduarda com dez anos de diferença de Carol. O amor não escolhe endereço e por mais que Leandro e Caroline tivessem sido criados como irmãos, não havia nada capaz de impedir a força desse sentimento tão puro e verdadeiro chamado amor.
Outros rapazes na vida de Carol e outras garotas na vida de Leandro, não conseguiram segurar o nascimento do amor entre eles. Tentaram e por vezes a pergunta pairava no ar: Por quê não podemos escolher quem amar ?
Dúvida, medo e preconceito acabam girando a cabeça de dois adolescentes que se descobrem cometendo um suposto incesto. Suposto, pois Leandro era adotado e foi criado como irmão de Carol mesmo sem laços de sangue.
Para os pais os dois eram irmãos e pronto. Aquilo era errado !
Na adolescência tudo toma uma proporção muito grande e não foi diferente com Lê e Carol. Muito amor, muita necessidade e muita pressa de ficar juntos acabaram os levando para um caminho sem volta.
Com verdadeiros paraísos como cenário ( Floripa, Teresópolis e Búzios) o livro encanta a cada capítulo, ou melhor, a cada constelação. Sim, porque cada capítulo leva estratégicamente o nome de uma constelação. Lindo não é ?
Com palavras simples e ao mesmo tempo tão profundas o autor nos leva ao universo de Lê e Carol onde o sentimento e a poesia vivem um para o outro. Cada página nos leva a torcer por esse amor. Acreditando que o amor verdadeiro pode vencer qualquer obstáculo.
Céu, estrelas, constelações, músicas e muita poesia marcam o livro de Enderson Rafael. Que soube como prender o leitor em um assunto polêmico com delicadeza e maestria.
O livro realmente me prendeu e me fez torcer até o fim por Lê e Carol. Ainda agora escrevendo aqui, sinto como o amor na adolescência tem força e magia capazes de nos dar coragem para vencer o mundo.

Como quem lê faz seu próprio filme, o meu teve praia, beijos molhados e muito demorados, viagens, acampamentos e algumas mentirinhas para os pais. No meu filme, voltei um pouco a minha adolescência e revivi momentos emocionantes, viagens com turma de colégio e amizades inesquecíveis.

Ao autor , desejo sucesso e que muitas outras pessoas possam assim como eu, torcer por Lê e Carol e ter a oportunidade de conhecer um pouco mais de seu devaneio estrelar.

Sucesso !

Beijos de fada.
Luka.

Lariane 08/03/2010

Euzinha, sou uma catarina orgulhosa da minha Província e adoooorei o fato do romance passar em Teresópolis-RJ conjuntamente com Florianópolis - na minha Bela e Santa Catarina, assim descrevendo lugares já visitados por mim. E além disso, e mais importante, os personagens passam em Joinville. Mesmo só de passagem pela BR, me senti orgulhosa... minha cidade no super romance do Enderson Rafael. Uauuu, belisca a Lari... kkkkk... me senti... Genteeeeee, eles passaram por aqui...helllooooo.... super importante... kkkkk... Mas vamos ao que interessa, tentar falar um pouco sobre esse livro sem ser repetitiva, afinal, todas nós já sabemos que o livro é MARA...

Primeiro fato: esse livro contagia, a leitura começa e você não consegue tirar os olhos das páginas, nos deixa curiosa querendo saber mais e mais, ficamos num gostosa expectativa. Outro fato legal, é que o autor respeita o sotaque aonde o livro passa, a fala do "manezinho" é bem descrita, me senti em Florianópolis. Isso demonstra que o autor respeito o contexto onde o livro passava, fato muito importante e relevante.

Com uma sensibilidade ímpar, Enderson Rafael nos presenteia com um lindo romance de dois adolescentes, mas com emoções e sentimentos enormes.
Carol e Leandro, criados juntos como irmãos de sangue, aos poucos vão descobrindo os sentimentos de homem/mulher, descobrindo que há um lindo amor entre eles.
Infelizmente para eles, os pais não conseguem compreender. E eu entendi. Imagina vocês, terem uma filha biológica e um filho do coração e ambos quando adolescentes resolvem namorar? Claro que serão contra, imaginarão que é somente uma confusão relativa a pouca idade. Fato que aconteceu no livro.
Assim, Carol e Lê, acabam sendo separados, um e cada canto. Entretanto, isso não faz o amor diminuir, somente virar mais precioso.

No começo do romance, cheguei a questionar a força do amor entre eles, contudo, a seqüência da história me fez acreditar num Romeu e Julieta moderno. Amor impossível, possível amor? A coragem dos personagens em lutar, crer na força é incrível.

E mais incrível ainda é o final. Com uma reviravolta enorme, ele termina de nos cativar e impressionar.

Ainda não sei por que as editoras não publicaram esse livro. ACORDEM. Sucesso já acontecendo. O livro é excelente.

Srta. Camilla 02/03/2010

Carol e Leandro pertencem à mesma família. Mesmo que sem um parentesco de sangue, eles são criados como verdadeiros irmãos. Até o momento em que se descobrem apaixonados. Esse amor, considerado “pecado” pelos pais, ao mesmo tempo em que conforta, gera dúvidas e a separação da família. Poderá o amor vencer a barreira imposta pelos pais, pela distância, pela vida?

"Como vide, a areia beija o mar, e ninguém se opõe.
Eles também são irmãos, e Deus consente."

Já acompanhava, nos blogs amigos, os comentários sempre positivos sobre esse livro e, através do autor, finalmente consegui o meu manuscrito. Assim “Todas as Estrelas do Céu” surgiu em minha vida... para iluminar mais uma madrugada literária e espantar o sono com todo o seu brilho. Precisei escrever antes que as palavras se apaguem, assim como algumas estrelas.

A temática do livro é diferente e polêmica, mas conduzida com tanta delicadeza e paixão, típicas da adolescência, que não admite julgamentos. Dizer se os pais agiram certo ou errado, levantar a questão do incesto é irrelevante. A história é como é, assim como o amor não escolhe onde vai morar...

(...)Enfim, cada página traz uma nova surpresa, bem diferente do esperado. Numa linguagem simples e, ao mesmo tempo, poética, cheia de paixão, envolvente, Enderson consegue emocionar e cativar seus leitores.

Espero que mais pessoas possam ter contato com essa história e passar momentos doces, ainda que turbulentos. Para isso, é preciso apoiar e torcer para que “Todas as Estrelas do Céu” seja publicado e possa viajar pelo Brasil como ele merece.

Muito sucesso, Ende!

Leia mais: http://livroscomcoracao.blogspot.com/2010/03/enderson-rafael-todas-estrelas-do-ceu.html

Ju 20/02/2010

Finalmente li o tão falado livro aqui na blogosfera, o Todas as Estrelas do Céu, de Enderson Rafael. Em todos blogs que lia, o livro estava com críticas muito boas, o que acabava me deixando mais curiosa.
Para quem ainda não sabe do que se trata a história, segue a sinopse aí:
"Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?

Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência."

Como viram, o tema é um pouco diferente e incomum do que estamos acostumados a ouvir falar. Tudo bem que eles não são irmãos biológicos, mas há um laço parental que acaba complicando essa relação.
Além disso, os lugares narrados é um ótimo guia turístico para quem não conhece o litoral sul, como eu. A cada lugar que era narrado, eu ficava com mais vontade de estar ali junto com Carol e Le. Aliás, enquanto lia, me imaginava fazendo parte do circulo de amizade deles.
O livro acaba retratando bem como é essa fase da adolescência, onde nada é impossível. Mostrando a coragem ao enfretarem um problema, de viver a paixão intensamente, ou seja, de se aventurar pelo mundo afora sem medo do que venha a acontecer.
Quanto ao autor, o Enderson é brasileiro e já tem um livro publicado, Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros e simpatizantes. Porém o Todas as Estrela do Céu ainda não foi publicado. Não entendo o porque, pois a história é muito boa. Mas espero que seja publicado logo, estou torcendo para que isso ocorra o mais rápido possível. Então, enquanto o livro não é publicado, o próprio autor tem disponibilizado a partir do próprio bolso exemplares do livro para sorteio e espalhando em alguma cidades, assim auto se divulgando.
Para quem tiver a sorte de ganhar ou então achar perdido por aí, não percam tempo e leiam, pois vale a pena. Ah, e sem contar que trata-se de um autor brasileiro e temos que valorizar o trabalho deste. Já que ultimamente, o mercado de livros só tem publicado autores internacionais.