Todas as Estrelas do Céu

Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

Rapha 03/07/2012

"Todas" no blog Doce Encanto
Todas as Estrelas do Céu, livro de estreia de Enderson Rafael, conta-nos a história de amor entre Carol e Leandro. Os dois são jovens e sentem aquela paixão quase platônica um pelo outro, mas têm de viver secretamente esse romance, pois por ironia do destino eles são irmãos adotivos.

- [...]não me parece certo me apaixonar pelo meu irmão mais velho. É como se eu estivesse amando a pessoa errada, não que eu não te queira, lógico que eu quero, mas parece que eu não deveria te amar e que esse amor é, sei lá, amaldiçoado...

- Minha irmã, minha amada, meu anjo: nenhum amor é amaldiçoado, esta é justamente a face mais perfeita do imperfeito ser humano [...]
Pág. 61

Eu nunca havia lido nada com este tema e por mera coincidência acabei lendo dois livros seguidos hehe

Primeiro foi Amor No Ninho, da Maribell Azevedo (resenha aqui) e agora Todas As Estrelas do Céu.

A diferença entre os dois é que no livro da Maribell havia uma família já formada, que tinham 03 crianças e adotaram uma quarta (que contava com 08 anos de idade) e no do Enderson, o primeiro filho do casal foi a criança adotada, depois vieram as duas filhas.

Vou confessar que a leitura foi um pouco mais complicada devido a esse fato, e sim, o preconceito existe.. venci uma barreira grande lendo "Todas" e acho que aprendi a não julgar tanto as outras pessoas e suas escolhas, pois muitas vezes nem escolha elas têm, afinal das contas dá para escolher quem amar? Com toda certeza: não.

O livro é um romance adolescente, escrito pelo Enderson quando ele contava com 19 anos de idade, então a linguagem é bem simples. No meu ponto de vista (como leitora e não crítica literária porque nem formação para isso eu tenho) a escrita chega a ser um pouco imatura; veja bem, o tema é interessante e a ideia também, mas o desenvolvimento da estória me pareceu superficial. Porém como eu disse o livro é um romance adolescente, e no prólogo, escrito em 2000, o próprio Enderson fala: " "Todas" é um romance adolescente, e portanto, equivocado, imperfeito por vezes incoerente. Para um adulto.", talvez um adolescente em seus 13/14 anos goste livro e não tenha a mesma impressão que tive.

Apesar disso é uma leitura que vale a pena, pois abre sua mente, expande seus horizontes, fazendo com que você veja o amor por um outro ângulo e torça para que dê certo.

Ainda este ano o Enderson lançará pela Ed. Gutenberg sua nova obra: Três Céus (que não é continuação deste). Estou bem curiosa para ler e descobrir como estará a escrita dele depois de tantos anos ;)

Sucesso Enderson!

Confira outras resenhas:http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br

Isabella Pina 07/06/2012

Inspirador e romântico, BOM DEMAIS!
Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?

Podem? Ou não é possível, é algo apenas imaginário, coisa de adolescência? Isso você decide quando lê, mas acho que ao fazê-lo, já saberá a sua e a minha resposta.
Esse livro me tocou de um jeito muito, muito diferente. Pra começar, eu o li em um dia, coisa que, mesmo ele sendo bem curto, eu não faço muito ultimamente. Pra terminar, eu acabei às 2h da madrugada, surpresa com o final. E triste. E feliz. Um mistura de sentimentos.
A história começa com Carol ou Caroline, uma menina de 16 anos que, após fazer um pequeno erro, termina com o namorado, sendo que esse namoro já estava bem nos últimos dias. Seu irmão adotivo, Lê ou Leandro, era daqueles superprotetores e como não gostava do namoro, fica feliz quando acaba. Nesse vai-e-vem, a amiga de Carol, Bárbara, a convida para a festa de um ex-ficante de Carol, Ricardo, um menino galinha e pelo qual a mesma já foi apaixonada. E, claro, Bárbara chama também Leandro. No meio da festa, após algumas bebidas, Leandro acaba ficando Bárbara e Carol, numa recaída, com Ricardo. Os dois acabam discutindo por causa de seus ficantes - esses que ficam sem entender nada. Desde aquele momento, as coisas começam a ficar estranhas entre os dois que, antes tão unidos, começam a ficar mais distantes, com medo dos próprios sentimentos. Eis que numa viagem de família, andando na praia, os dois confessam que estão um apaixonados pelo outro. E resolvem começar o namoro, mesmo que às escondidas da família. E é aí que começa os momentos fofos, divertidos, alegres, tensos, tristes... o resto eu não conto, porque é simplesmente incrível... e me sentiria culpada revelando a vocês isso.
Esse livro... foi maravilhoso. Eu amei cada página, cada momento. Cada fala do Lê, cada poema da Carol... tudo foi bem dosado, descrito com maestria pelo Enderson Rafael - aliás, aposto minhas fichas nele como escritor, esse aí certeza de sucesso. É impossível não entrar na história - eu sei que vivo falando isso, mas nesse caso, você se sente como se alguém estivesse contando pra você isso, numa carta ou assim... mas, ao mesmo tempo, por ser uma narrativa em terceira pessoa no passado, você conhece os sentimentos de todos e se conecta e afeiçoa a eles. Quando comentei no twitter que estava lendo, me disseram: "Prepare os lenços". E é isso mesmo. Não é um romance estilo Nicholas Sparks, que você se espalda - e eu gosto dos livros dele, deixe claro -, mas é um romance que você para e pensa até onde o amor vai, até onde as pessoas vão pelo amor. É um livro muito tocante... simplesmente você não tem como sair "ileso" dele, sempre vai carregar alguma parte em si mesmo. E o final, gente?! Quanto estava nas últimas páginas... começou a me dar um aperto no peito, uma vontade de gritar "Não! Não! Não!" (não gritei porque era já de madrugada, mas praguejei). Mas ao mesmo tempo, foi um final bom. Não sei como, mas acho que, para mim, ele encaixou perfeitamente com o resto da história. Eu recomendo muito!
*Gente, você estão sabendo que o Enderson tá tentando publicar um outro livro, Três Céus? Pois é, ajudem, divulguem e vejam o skoob dele aqui!

Nota geral: 10,0 (ou 5 estrelas)

Evellyn 23/04/2012

Todas, como é conhecido o primeiro romance do Enderson Rafael, é um livro narrado em 3ª pessoa que conta a história de dois irmãos postiços. Carol é uma adolescente que sempre teve uma boa relação com seu irmão adotivo, Leandro. Os dois recebem o mesmo tratamento dos pais (afinal filho é filho, não importa se é biológico ou não) e até então nunca tinham notado algo que pudesse fazê-los ver a relação amigável com outros olhos. Mas tudo muda depois que Carol termina um namoro e Leandro se descobre apaixonado pela irmã.

Como o tema é delicado, ele tenta afastar os pensamentos da cabeça, mas o amor é algo que não se pode controlar e quando Carol se vê na mesma situação, os dois não hesitam em ficar juntos. Mas como conviver com um segredo dentro de casa? Como fingir que o relacionamento deles ainda é o mesmo quando um sentimento tão forte os envolve?

Quando comecei a leitura, senti um baque devido a narrativa. Achei um pouco diferente do que eu estava acostuma - não por ser em 3ª pessoa, mas porque achei bem direta-ao-ponto, ainda mais porque o livro começa com diálogos. Em alguns momentos senti que as coisas estavam meio dramáticas demais, as declarações de amor muito intensas, mas não foi por achar 'forçado' e sim por uma concepção minha de romance (coisa pessoal, mas quis citar porque foi o que senti durante a leitura). Mas conforme vamos nos envolvendo na leitura, a narrativa fica conivente com as situações abordadas. Também curti a ambientação do livro porque são lugares não muito comuns (bem, só de se passar no Brasil já não é comum para mim!) e gostei de poder passear pelos lugares citados, mesmo sem conhecê-los. Achei que o estilo simples-e-direto deixavam as coisas bem claras ao mesmo tempo que as situações ajudavam a criar expectativa em relação ao que aconteceria.

O romance entre os protagonistas é bem arrebatador, do tipo que os faz cometer loucuras e não-ter-medo-do-amanhã, e embora pessoalmente, eu olhe torto pra esse tipo de coisa, no livro as situações foram coerentes para levá-los a determinadas ações. É um livro direto, que trata de um assunto polêmico (não para mim, afinal eles nem tem o mesmo sangue – mas aposto que se ocorresse numa situação familiar minha, eu ficaria desconfortável) de uma forma bem direta e as preocupações que se passam pela cabeça dos protagonistas são bem realistas, então gostei desses pontos. Eles não ficam enrolando acerca da situação (o Leandro principalmente) e é bom ver um adolescente decidido e que defende o que quer!

Eu li todo o livro em um único dia porque assim que me envolvi com a narrativa, não quis parar enquanto não soubesse o que aconteceria ao fim. Todas as Estrelas do Céu me surpreendeu porque, apesar de todas as dicas que recebi da minha amiga que leu, e até mesmo uma palavra-chave contida na orelha do livro, não me fez prever o que aconteceria. Foi um choque porque mesmo que o final seja bem movimentado eu nunca esperaria um fim daqueles!

Tenho que também falar sobre a diagramação do livro que é muito linda! As imagens relacionadas aos nomes do capítulos, a fonte azul, os detalhes em cada página. Realmente a equipe está de parabéns pelo capricho com o livro! Eu não encontrei erros de revisão e isso é praticamente impossível! Para não dizer que está perfeito, achei uma pequena troca e só. E também adorei o fato do nome do livro ser TÃO relacionado com a historia. Não é apenas uma relação momentânea, faz muito sentido e adorei como foi incorporado ao enredo.

Thaís 26/03/2012

Não senti o tempo passar enquanto lia, li bem rápido.
Leitura fácil, boa maneira de passar o tempo. Achei o fim muito dramático. O que eu mais gostei no livro foram os começos dos capítulos falando sobre as constelações.

Luciane 17/03/2012

Gostei muito do livro. É uma leitura polêmica, amor entre irmãos adotivos. Adorei que uma parte do livro é aqui na minha querida Floripa!
O final é inesperado e chocante!
Este é o primeiro livro do Enderson Rafael e pode ter certeza. Ele tem um grande futuro!
Este livro é do Grupo: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Amanda Azevedo 17/02/2012

"Nenhum amor é amaldiçoado, esta é justamente a face mais perfeita do imperfeito ser humano."

Amor. Quando você se depara com essa palavra o que passa pela sua cabeça? Algo bonito, inspirador, único... Imagino que sim. Pela minha cabeça também é isso que se passa. É algo que todos buscam. E algumas pessoas, até mesmo dedicam toda a sua vida para encontrá-lo, parece ser o ponto alto da satisfação humana. Encontrar o amor.

E se você encontrasse o seu e não pudesse vive-lo? E se parte das pessoas que você conhece vissem a sua felicidade como algo errado, sujo, pecaminoso... Como você reagiria? Enfrentaria? Fugiria?

Com esses questionamentos eu dou início à resenha de Todas as estrelas do céu. Nele somos apresentados à história de Carol e Lê, dois irmãos, que se apaixonam. Carol é filha biológica do casal e Leandro foi adotado. Cresceram juntos. Mas entre eles não existia apenas amor de irmãos. O amor que existe entre eles é o amor que eu, você, seu amigo, vizinho, conhecido, etc. Desejam encontrar um dia. Amor de verdade, sabe? Não posso me estender muito nisso, não sei o que dizer a respeito desse tipo de amor, mas se você ler o livro vai entender ali, naquelas páginas, que amor assim, só pode ser verdadeiro.

Quando você enfrenta pessoas que gosta, só pode ser por algo que você acredita, algo que seja real pra você. E é por isso que o nosso casal passa. O que deveria ser algo simples se torna um desafio. “Ficar junto” não é simples para os dois é uma verdadeira afronta.

Não consigo me estender muito falando sobre o livro em si. Cada um terá uma visão diferente sobre essa história. Alguns podem ficar do lado que julga, que condena, que vê o amor dos dois como algo irracional. Outros ficarão a favor do casal, torcendo por eles, sofrendo com eles. Outros podem ficar em cima do muro.

Eu sou a favor do amor. Se ele se manifesta de uma forma que não prejudicará ninguém, você será contra por quê? A religião não permite? É contra os padrões normais da sociedade? Ah... Esses não são motivos válidos pra mim. Por isso eu digo que as reações em relação a esse livro podem ser diversas.

Leia, leia este livro! Se emocione, vibre, chore, lamente, se surpreenda e descubra de que lado você está. A favor do amor? Ou a favor do politicamente correto?

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
Mônica C M Souza Fogaça 04/08/2012minha estante
Você é ótima nisso! Bju

Alícia 19/01/2012

Enderson Rafael criou um Romeu e Julieta ás avessas – se a Paula Pimenta me permite usar suas palavras. Leo, nosso Romeu, e Carol, nossa Julieta, não vem de casas inimigas, mas sim da mesma casa, da mesma familia, dos mesmos pais. Mais ou menos. Leandro foi adotado por Marcos e Lucia dois anos antes do nascimento da primeira filha deles, a Caroline – e dez anos depois veio a pequena Duda.

O Leo está prestes a cursar o vestibular e Carol está no segundo ano. Além das preocupações escolares, eles tem que lidar com as emocionais – de repente se veêm atraidos um pelo outro. Mas eles não podem, são irmãos, não podem, isso é pecado – é o que sempre passa pela cabeça deles. Só que a atração vai se intensificando e quando veêm… já é amor, não tem pra onde fugir. Ainda assim é errado e eles não espalham para mais ninguem.

Namorar escondido já é bastante complicado para qualquer adolescente. Imagine namorar escondido o seu irmão adotivo dentro da casa onde seus pais moram? Hmmm… Aí o bicho pega, não é? E no meio de todo esse amor proibido tem um bom pedaço de confusão, reviravoltas, tragédias…

A narrativa em terceira pessoa lhe faz conhecer o que o Leo e a Carol está pensando. Aliás, uma coisa curiosa foi a narrativa do Enderson. Muito diferente e peculiar, nada parecida com as que estou acostumada. A única parte ruim foi o quão rapido aconteceu a historia – eles uma hora eram só se tratavam como irmãos e um capitulo depois estavam atraidos um pelo outro. O acontecimento rápido da historia não foi ruim, mas o dos fatos foi – para mim que gosto de uma boa dose de detalhes, foi rápido de mais. Acho que o Enderson poderia ter trabalhado mais nas cenas – principalmente por que essas cenas pequenas te deixam querendo mais.

O tema que é abordado é um de meus preferidos, essa coisa de “é-da-familia-mas-não-é” (Duda, Carol e Candie bem sabem disso), e eu adoraria ter lido mais do Leo e da Carol. Mas acho que o desfecho do livro foi ótimo, ótimo e bastante surpreendente.

Ceile.Dutra 18/01/2012

Todas as Estrelas do Céu - Resenha retirada do meu blog www.estejali.com
Ainda não tinha visto nada deste livro quando a Amanda Ariela começou a falar de como era lindo e dos litros que havia chorado. Lógico, falou a palavra mágica: CHORAR. Eu tenho uma forte queda por livros que me emocionam assim. Lógico que comprei olha a Amanda se convencendo e fui conferir o que tinha de tão mágico no livro.

Carol e seu irmão mais velho, Leandro, tem uma linda relação de afeto. São muito amigos e trocam confidências e sentimentos.
Até que todo este sentimento acaba se transformando em amor, paixão.

O assunto é muito polêmico, mas os protagonistas acabam usando a justificativa que Leandro é adotado, então, ele não é irmão biológico de Carol e começam a namorar escondido. Em momento nenhum eles duvidam que o amor seja verdadeiro, só se sentem mal pelos comentários que as pessoas podem fazer, o que seus pais vão falar e todas as consequências ao assumir que, apesar de irmãos, estão apaixonados.

Carol como qualquer garota de 16 anos e como qualquer garota apaixonada é impulsiva e tem uma relação linda com o papel: ela escreve textos lindos e é através de um que fala de seus sentimentos por Leandro, que, por sua vez, é um garoto muito amável, um pouco tímido, mas muito romântico.

O livro conta de forma rápida, mas intensa o romance proibido entre os irmãos e nos envolvemos tanto que esquecemos o grande laço familiar que os personagens possuem.

Terminei o livro como a Amanda já adiantou que eu terminaria como sou previsível: chorando muito! O livro é emocionante, não só pelo romance, mas por abrir os olhos por tanta hipocrisia e ignorância da sociedade. Fiquei tão tocada pelo livro que foi difícil começar a ler outro, pois ainda estava presa na história, pensando nas consequências deste amor e tudo mais...

Nia 03/01/2012

Todas as estrelas do céu
Você já parou para pensar em como seria se apaixonar por uma das únicas pessoas que você não pode amar? Ou melhor, já parou pra pensar até onde se pode controlar e julgar o amor? Amor é amor em qualquer circunstância, de qualquer maneira... Então por que ainda em alguns casos amar se torna tão difícil?

Acho que essa foi umas das principais perguntas que se formaram na minha cabeça quando eu fechei o livro do Enderson e sequei algumas lágrimas que estavam escorrendo pelo meu rosto. Até quando as pessoas vão se achar no direito de julgar, ou decidir quem outras pessoas devem amar?

O livro do Ende (ele é meu amigo, posso chamar ele assim rs) trata de um assunto super polêmico e com certeza vai te fazer pensar muito em certos aspectos da nossa vida. A Carol e o Lê são irmãos adotivos, ele deixado na porta do casal alguns dias depois de ter nascido, e ela a primeira filha biológica do casal Marco e Lúcia.

Carol é uma menina tranquila, que se expressa através da poesia e que sempre sonhou com o príncipe encantado. Leandro é descolado, inteligente, carinhoso e o sonho de muita menina por ai! Tanto um como o outro sempre procuraram nos seus relacionamentos encontrar a pessoa certa pra dividir os medos, as inseguranças, os momentos felizes e os difíceis também...

O que nenhum dos dois podia imaginar é que a pessoa certa estava bem ao lado, dentro de casa e era chamado de irmão(ã).

À partir dessa descoberta, tanto a vida de Lê, quanto a de Carol muda radicalmente. No começo, o medo da reação dos pais e das pessoas é bem maior do que qualquer vontade de estarem juntos... eles conversam muito, tentam encontrar uma saída, mas o amor fala mais alto e os dois acabam se entregando ao sentimento mais puro que pode existir, o amor verdadeiro!

Mas nem tudo são flores e quando os pais descobrem sobre esse namoro visto por eles como algo errado, Leandro e Carol são separados da maneira mais drástica que pode existir. Ele volta pra cidade natal - Florianópolis - e ela continua no Rio morando com a família.

Os dois tentam seguir a vida... Carol tenta se reaproximar do ex, Leandro faz o mesmo, mas nada, nada pode apagar esse sentimento e em uma tentativa desesperada de viver essa história, Carol mente pros pais e vai ao encontro do 'irmão'. À partir dai, a história se torna ainda mais comovente e o final é surpreendente! Preciso parar os meus dedos ou então conto a história toda pra vocês e o Enderson me bate! (Medo dele rs)

A verdade é que já mandei um email gigantesco pra ele falando sobre tudo que eu senti pelo livro e eu poderia ficar aqui mais algumas horas escrevendo e nenhuma palavra conseguiria definir o meu encantamento pelo livro e pelo autor dele =)

O Todas me fez quebrar meus próprios preconceitos, fez com que eu me colocasse nessa situação e me perguntasse até onde eu iria, ou até onde interferiria se isso estivesse acontecendo perto de mim. Talvez eu não tivesse a mesma coragem que a Carol teve, talvez eu renunciasse ao sentimento por medo do que as pessoas pudessem pensar... Ou então talvez eu como boa romântica faria tudo exatamente igual!

A verdade é que a lição do livro é uma só! Chega de preconceitos, de opiniões formadas... porque duas pessoas que foram criadas como irmãos, mais que na verdade não são, não podem se amar? Por que é que duas pessoas do mesmo sexo não podem ser felizes juntas? O mundo não seria um lugar bem mais bonito se o amor reinasse por todos os cantos?

Fica então a questão pra vocês me responderem: Até onde se pode julgar o amor e a forma de amar dos seres humanos?

Danni 12/11/2011

Mais um Romeu E Julieta
"Seja paciente,os ponteiros do relógio são seus amigos e,embora lento as vezes, as vezes velozes,nunca se adiantam ou se atrasam.Posto isso,espere,meu querido, que o tempo será generoso com você." pág46

Todas As Estrelas Do Céu conta a estória de Leandro e Caroline que se apaixonam perdidamente, porém são irmãos, mas Lê é adotivo, ou seja não são irmão de sengue.

Eu achei o assunto bem forte na realidade, pois querendo o não são irmãos de coração, criados juntos deste pequenos.
Hoje em dia a adoção está bem em alta, e é uma coisa que pode acontecer. Mas a sociedade condena. Assim como primos se apaixonar.

Achei super cansativo a narração de vários lugares no livro, não precisava disso. Nos leitores não somos tão burros assim em saber onde fica os lugares.

O final é trágico,típico de Romeu E Julieta.Livro bem rápido de ler, bem estilo sessão da tarde.

"Temer o amor é temer a vida,e os que temem a vida já estão meios mortos." pág 55

"São demais os perigos desta vida para quem tem paixão..." pág 60

"Eu acho que a vida é um grande jogo.Só que o cara que o fez não deixou todas as regras bem claras.Aí,nós acabamos por jogar errado e quebrar a cara.É um jogo completo,na verdade completo demais,e por isso,um erro muito grave pode implicar a morte,e todos temos medo de sair do jogo..." pág 125

"A Maior escola que existe é a vida.Pena que ela mata todo os alunos no final do curso." pág 125

Thyeri 05/11/2011

www.restaurantedamente.com
Este romance foi algo que me pegou de surpresa. Só tinha ouvido falar dele a pouco tempo atrás, e só o peguei pra lar por ser tratar de um autor nacional, e por ter conversado um pouco com ele na Bienal de Pernambuco. Já tinham me falado muito bem do livro, mas como eu não gosto muito de romances, eu fiquei com o pé atrás. Mas depois de ver uma palestra dele, não resistir e fui comprar.

O que me deixou mais ansioso para ler o livro, foi o que o Enderson me falou quando ele foi autografar meu exemplar: "Esse é um romance para quem não gosta de romance". E isso não saiu da minha cabeça.

No prefácio nós somos advertidos a respeito deste romance, este é uma história para adolescentes, com diálogos e vivências adolescentes, mas que adultos com uma mente aberta poderia também desfrutar desta estória. Já posso adiantar que não tem como ninguém se apaixonar pela estória da Carol e do Lê.

Ambos estão vivendo seus conflitos, vestibular, escola, amigos, namoros, e é diante disso que os irmãos ajudam um ao outro e vão se descobrindo apaixonados por um ao outro. Tenho que admitir que no começo é estranho, afinal eles foram criado como irmãos, mesmo não sendo irmãos de sangue. E esse foi o mesmo pensamento deles, mas como não escolhemos por quem nos apaixonamos, eles decidiram seguir seus corações.

E nós acompanhamos esse amor, desde sua descoberta, passando pelos conflitos em decidir contar ou não aos amigos, aos pais - e o que esses podem e vão fazer em relação à isso - até o desfecho dessa narrativa, que me fez ficar ainda mais apaixonado por essa estória.

Com uma linguagem simples, e com passagens belíssimas, somos apresentados à esse fragmento dessa família e como eles lidam com esse amor. "Todas as estralas do céu" é uma estória ímpar, simples e ao mesmo tempo complexa, bela e ao mesmo tempo trágica. Para quem gosta de romances, e, como foi no meu caso, para quem não gosta.

Ju Neves 25/10/2011

Romeu e Julieta aqui no Brasil. Foi o que eu senti quando terminei o livro. Um amor proibido, no qual Carol e Lê sentem que estão cometendo um pecado, mas será que isso é possível? Será que um sentimento tão bonito pode ser algo ruim?

O livro do Enderson trás tantas impressões que quando você lê não sabe com o que fica mais deslumbrado. Talvez o que tenha chamado mais atenção seja o cenário, a história dos dois irmãos adotivos se passa no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, viajando entre cidades tão bem descritas pelo autor que deixou aquela impressão de um pequeno paraíso, seja quais foram as cidades que ele mencionou (Teresópolis, Petrópolis, etc), ele deixou bem claro que esteve nelas, e que sabia do que estava falando.

Há tanto tempo eu queria ler o “Todas”, mas por motivos variados, eu sempre acabava sem poder comprar, então quando o Enderson veio aqui em Recife para a Bienal, foi uma oportunidade que eu não pude deixar passar, até deixei de lado o livro que estava lendo para poder ler logo o Todas e poder dar minha opinião para ele, e devo dizer que está aprovadíssimo. O casal Carol e Leandro são uns amores, e os amigos deles, nem se fala.

Imaginei, porém, que seria uma leitura difícil, e, de fato, foi um pouco. O livro é um misto de emoções conflitantes, como poderia dois irmãos, mesmo que adotivos, se apaixonarem? Quem consegue imaginar isso? Eu, que só tenho irmãs, não vejo como isso poderia acontecer, mas aconteceu para Carol e Lê. Eles dois sempre foram bem unidos, e sempre se entenderam mais do que qualquer pessoa. Talvez o sentimento sempre tivesse existido dentro deles, mas só quando eles foram maduros o suficiente para lidar com aquilo é que o amor apareceu. Lendo sobre o casal principal, é impossível não torcer por eles, vendo o quanto se fazem felizes, mas quando olhamos por uma perspectiva exterior, eu não consigo imaginar como eu reagiria se o mesmo acontecesse com amigos meus, ou mesmo alguns conhecidos.

Entretanto, eu queria que a história tivesse durado um pouco mais. Foi um livro muito pequeno para uma história tão linda. Queria que eles ficassem mais tempo juntos antes de os problemas aparecerem, tudo acontece tão rápido que há muito pouco tempo para respirar, tanto nós, quanto os personagens do livro. 160 páginas deixam você pedindo por mais.

Bom, mas o que importa se o livro é pequeno, se ele vale a pena ser lido, não é? Enderson, Will Shaks ficaria orgulhoso de você.

E agora é só esperar por Três Céus, o novo livro do Enderson e está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2012. O Enderson me prometeu, de fã de Coldplay para fã de Coldplay, que eu iria amar, hahaha.

Mais resenhas em: www.booksjournal.org

Marcos 22/10/2011

Todas as estrelas do céu traz a história de um relacionamento entre irmãos adotivos, Carol e Leandro. Ao descobrirem o amor um pelo outro, ambos tarão que enfrentar o preconceito da sociedade, da família e dos amigos para viverem este amor. Mas como eles conseguirão lidar com isso? Até onde vai o o amor de irmão e o amor entre duas pessoas? E qual a importância das convenções impostas pela sociedade em nossas vidas?

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com/2011/10/resenha-todas-as-estrelas-do-ceu-de.html

Flávia Mattos 15/10/2011

Mais um livro onde um autor nacional me surpreende com uma história incrivelmente envolvente.
Não conseguia parar de ler, enquanto não vi o desfecho não parei de ler...

Muito muito bom, QUE HISTÓRIA!!!!

Naty 28/09/2011

www.meninadabahia.com.br

“A verdade é que ‘estrelas’existem muitas mesmo, espalhadas por todos os cantos, na minha, na sua vida”
Enderson Rafael

Sempre ouvimos histórias sobre estrelas. O autor desse livro diz que corações apaixonados são como um céu estrelado de supernovas, com seu brilho lindo e ofuscante, mas que se gasta rápido demais. Certa vez ouvi dizer que quando morremos viramos um pontinho no céu. Uma estrela.

Caroline e Leandro são irmãos de criação. Sempre conviveram juntos. Mas com o início da juventude eles percebem que tem algo “errado”. Sentimentos começam a surgir, sentimentos nada fraternos.

Como dizer ao seu irmão, de criação, mas mesmo assim irmão, que você está apaixonada? Como fazê-lo entender que não é pecado e sim uma benção? Carol e Lê se amam, eles não queriam, é errado, mas é mais forte do que eles. Eles não conseguem ficar separados, a única solução é namorarem escondidos. A descoberta um choque para seus pais.

Acreditando que são imbatíveis eles continuam essa linda história de amor, até que por um descuido eles acabam por se entregar aos pais. É quando o pesadelo começa. Lê é obrigado a estudar em outro estado, enquanto Carol vai morar com uma tia. O amor deles é pecado.

Mas como pode ser pecado ser amado e correspondido? Como pode ser pecado um sentimento tão lindo? Inconformada Carol traça um plano de resgate a Lê. Ela vai trazer seu amor de volta, seus pais precisam entender que sem o Lê ela não é ninguém.

Todas as estrelas do céu, Enderson Rafael (Novas Idéias, 160 pág.) é um romance com um tema polêmico e super atual. Incesto é pecado, é reprovável e moralmente errado. Mas não é crime. A paixão entre irmãos de criação, que não possuem lanços consangüíneos, também é moralmente errada? Essa e outras perguntas ficam martelando em nossa mente a todo o instante. Esse romance de estréia de Enderson Rafael é comovente. O desfecho teria deixado Shakespeare orgulhoso.

Recomendo.