Nunca vi a chuva

Nunca vi a chuva Stefano Volp

Resenhas - Nunca Vi A Chuva

Paulo.Ratz 26/09/2023

Esse livro tinha tudo para me agradar muito. Gosto bastante da premissa e da escrita do Volp, mas sinto que a história poderia ter mais desenvolvimento. Sinto que precisava de mais explicações, entender melhor as motivações de alguns personagens e afinal saber quem e como a mensagem que é todo o estopim da história chegou ao personagem principal.

Eu precisava de só mais umas 50 páginas! rs
itsmelanap 26/09/2023minha estante
n acredito, um dos meus favoritos?

Rosina.Forteski 26/09/2023minha estante
Finalmente veio a nota rs. Concordo muito.

Liliana 27/09/2023minha estante
Exatamente isso, ficou faltando um desenvolvimento melhor para o fim da história.

Clara 27/09/2023minha estante
Senti que foi escrita para adolescentes e não para adultos. Talvez seja por isso que tenha faltando desenvolvimento. Compartilho das mesmas impressões.

Amanda Challyne 28/09/2023minha estante
Paulo, não te incomodou as informações erradas em relação ao sistema de transplante de órgãos no Brasil?

Nick 29/09/2023minha estante
Concordo muito! Para mim foi o mesmo

Kell Anias 01/10/2023minha estante
Achei o livro estranho, não tem uma uniformidade na leitura. Muitos momentos de total discrepância na história, e sinceramente o livro me deixou várias vezes com vontade de desistir. O livro termina e vc fica com a sensação de incompleta a história. Sinceramente a história poderia ser bem melhor desenvolvida. E o que achei absurdo: o livro sem revelar quem mandou a mensagem. Aff, decepcionada com essa leitura!

Gabriela 08/10/2023minha estante
Concordo e acho que vc ainda foi muito generoso em dar 3 estrelas

Clara 25/10/2023minha estante
@ Amanda Challyne, concordo super com você! Fiquei bem incomodada com isso!

Ma :) 04/11/2023minha estante
Confesso que comecei a ler por indicação de uma leitora e a capa e o título do livro me chamaram bastante atenção. Porém, quando iniciei a leitura e no decorrer da história percebi que o protagonista já não me agradou de primeira, depois sim, mas foi somente beirando o fim do livro que foi gostando do jeito dele (afinal, ele sofreu uma metamorfose haha). Além desse fato de não ter curtido o personagem principal, eu senti desaforo em ficar sem um desfecho! Quando li sobre a retomada de quem mandou a mensagem, pensei: oba, é agora! Por que foi algo que tinha ficado na minha mente o livro INTEIRO. E ai, BOOM! Um tapa na cara? hahaha Dei 4 estrelas, achei que poderia surpreender mais. Fora alguns acontecimentos que achei que foram colocados de forma polêmica e com uma pitada de deturpação. Indicaria pra determinados leitores, mas não amei. Não entrou pros meus favoritos.

Viviane485 10/11/2023minha estante
Li em 2 dias de tão simples e flúida que a escrita é. Gosto da simplicidade na abordagem de assuntos relevantes. Ser simples e acessível sem abrir mão da seriedade do assunto. Ótimo livro para quem não tem o hábito de leitura

Aynara.Borges 29/11/2023minha estante
Deu menos estrelas porque a fofoca não foi completa kkkkkk

euindy 27/10/2023

"EU APRENDI A ME LIBERTAR DE MIM" ??????
Uau, que perfeição! Comecei esse livro sem expectativa nenhuma e ele foi lindo do início ao fim! Me arrependo de ter lido em apenas um dia, e não vejo a hora de chorar com ele novamente. Se me destruiu já sabe né? 5 estrelas favoritado!!

Nunca vi a chuva conta a história de Lucas, um garoto que foi adotado e mora com seus pais ricos em Portugal. Lucas está passando por um momento muito difícil, e chega ao ponto de querer se jogar de um prédio.

Quando está prestes a se jogar, ele recebe um vídeo de um garoto idêntico a ele. Lucas fica obcecado para saber quem é esse garoto e acaba indo para o Rio de Janeiro em buscas de respostas.

Com sua escrita em forma de diário, o livro Nunca vi a Chuva aborda diversas pautas importantes de uma forma muito leve. Os personagens são tão reais e cativantes, você se conecta com eles e acaba se sentindo lá.

O livro é viciante, além de ser curtinho, a escrita do Stefano Volp é muito fluída e tocante: VOCÊ CONSEGUE ACABAR O LIVRO EM UM DIA.

"??????? ? ?? ??????? ????? ??? ??????? ??? ???????? ???? ??????????, ??? ? ?????? ??? ? ????ç?? ????? ?? ????? ??? ???? ??????? ??? ?????? ????? ????? ????."

Para algumas pessoas a chuva significa renovação, alívio e coisas boas. No título, é como se essa chuva de coisas boas nunca tivesse caído pro personagem. O livro te faz questionar a vida e suas escolhas, e também aprender a valorizar as pequenas coisas da vida.

Tá no Kindle Unlimited!! Leiam e vejam os gatilhos!!
eloisagawa 27/10/2023minha estante
amei a resenha!!! agora quero ler

euindy 27/10/2023minha estante
@eloisagawa aa leia msm!!! ??

saulo macedo 28/10/2023minha estante
Esse livro é simplesmente maravilhoso. Chorei demais com o final ??
Ps: parabéns pela resenha!

euindy 28/10/2023minha estante
@saulo só de lembrar desse final meu olhos enchem de lágrimas, livro muito lindo
ps: obrigada!! ?

Aione 15/07/2022

Nunca vi a chuva é a obra de estreia de Stefano Volp. Publicado pela primeira vez em formato físico pelo editorial Hope, em 2017, e assinado por Stefano Sant’anna, ganhou outras duas edições em eBook pela Amazon, sendo a mais recente de 2021, já com o atual pseudônimo do autor.

Lucas foi adotado por uma família rica. Lidando com a depressão e um vazio constante, o jovem de 19 anos convive com os próprios fantasmas e uma vida sem sentido. Depois de cogitar cometer suicídio, Lucas descobre na internet que tem um irmão gêmeo. Ao viajar para o Rio de Janeiro para encontrá-lo, sua vida se transforma de formas que ele jamais teria suposto.

A narrativa de Nunca vi a chuva se dá em formato de escrita em diário, o que Lucas começa a fazer por recomendação de sua psicóloga. Pelo tom confessional e emocional, é muito fácil se aproximar do que há de mais íntimo nele, e é aqui que reside, sobretudo, a força da história. Além da sensibilidade da escrita de Stefano Volp, o autor foi muito corajoso em construir um protagonista tão real e sincero, com defeitos e imperfeições abertamente demonstrados. É bonito, sim, acompanhar o processo de amadurecimento e transformação de Lucas, mas me conectei principalmente com a verdade de suas emoções.

Nunca vi a chuva se desenvolve em uma narrativa rápida, típica de uma novela. Além das questões emocionais de Lucas, o autor trabalha muito bem o desenvolvimento em si do enredo, guardando segredos e reviravoltas a respeito do passado dos gêmeos, que são habilmente inseridas em momentos chave. Vemos as pistas pouco a pouco sendo dadas, e ficamos com a curiosidade ativa pelas revelações. Assim, além dos pontos reflexivos, a história funciona muito bem como narrativa, em uma estrutura que nos cativa.

Também me agradou muito o desenvolvimento das personagens como um todo, especialmente no que se refere aos núcleos familiares. Nunca vi a chuva, apesar de conter algumas passagens dolorosas, conta com um contexto familiar acolhedor, pelo qual foi muito fácil me encantar. Há, ainda, uma nítida contraposição entre Rafael e Lucas, e é muito bonito como cada um agrega na vida do outro, sendo ferramentas de transformação. Lucas enxerga em Rafael uma figura inspiradora, uma leitura que pode ser questionada em se tratando de pessoas com deficiência. Porém, como mencionado, a construção do protagonista não é a de um personagem perfeito ou idealizado.

Li Nunca vi a chuva em poucas horas e, a cada página, me encantei pelo trabalho de Stefano Volp, sobretudo por essa ser sua obra de estreia. O texto transborda sensibilidade, e a crueza das emoções de Lucas passa verdade no que está sendo dito. Acima de tudo, esse é um livro sobre a possibilidade de transformação que há na arte de viver, e o quão intensa ela pode ser quando estamos abertos às mudanças. Felicidade e tristeza coexistem na leitura, exatamente como na vida, nos lembrando de que absolutamente tudo é cíclico e passageiro.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/07/12/resenha-nunca-vi-a-chuva-stefano-volp/
Gisele 27/07/2023minha estante
Gente!!! Que livro!!! Ameiiii!!! Sensível e muitos tapas na cara. Super recomendo.

Moringan 17/09/2023minha estante
Seu eu tinha dúvidas sobre ler esse livro, você sanou todas com essa resenha. Muito boa! Com certeza vou ler Nunca Vi a Chuva.

saulo macedo 16/10/2023

Muito, muito bom
Querido diário, nessa semana eu terminei um livro muito, mais muito bom. Ele é lindo, sensível, honesto, bem escrito... São muitas qualidades que eu encontrei nele.
Desde o início eu me apeguei muito com aquela história.
Ela conta sobre dois garotos, duas vidas. Totalmente vivida através de (suspense) (risos) um diário (assim como você).
Conta a história na perspectiva de um jovem quebrado, emocionalmente fragilizado e por causa da sua terapeuta ele começa a escrever num diário sobre o seu dia a dia.
Mas em um belo dia ele encontra um vídeo de uma pessoa... ahh não posso mais contar, senão é spoiler para quem for ler você.
Mas eu digo uma coisa, compensa muito ler ele.
Olha, eu confesso que esperava um final mais feliz, não que o final foi ruim, mas foi realista demais.
Eu sei, eu sei, nem sempre tudo é colorido, tem finais que são verdadeiros, pois a vida é uma grande verdade.
Mas mesmo assim, porque o final não foi um pouco diferente??
Tudo bem. Tudo bem.

ps: ahh esqueci de te contar, eu chorei com o final.

ps do ps: ahh, mais uma coisa, eu só não dei 5 estrelas e favoritado (porque ele foi 5 estrelas), porque infelizmente bem no meio eu tive uma ressaca literária do caramba (afff) e infelizmente comprometeu a minha leitura, mas se não fosse esse pequeno problema, esse livro provavelmente estaria na aba dos favoritos no meu skoob agora mesmo.
Mas 5 estrelas é demais, não é mesmo?

Cass 20/12/2023

Começou tão bem
Eu li essa história bem rápido e o começo estava tão interessante, pulei de cabeça!
Gostei do formato do livro e da mensagem que ele quer passar, mas acontecem tantas coisas na história e que no final não precisava, já uma coisa que desencadeia TUDO que acontece no livro, ele literalmente decide virar e dizer que não vai explicar?
Aí forçou bastante a barra...
JoaoSodi 20/12/2023minha estante
esse tá no meu Top 5 de 2023??

Rosangela Max 24/12/2023

Leitura rápida e envolvente.
Fiquei surpresa do quão rápido a história me envolveu. A escrita é leve, mesmo se tratando de temas pesados.
Não possui uma construção ?madura?, chega a ficar claro um toque de amadorismo em alguns momentos, mas isso não significa que seja ruim. Pelo contrário. Me deixou interessada em conhecer mais o trabalho do autor e de acompanhar sua evolução como escritor. Além de ser de autoria de um brasileiro, que me enche de animação e orgulho!
Possui alguns gatilhos que não irei citar aqui porque evito ao máximo dar spoilers. Então, sugiro que pesquise mais sobre o livro antes de ler.
Recomendo a leitura.

Karen 12/10/2023

Que coisa mais deliciosa foi ler este livro, comecei e terminei em menos de 24horas. a história me pegou logo nas primeiras linhas e não consegui parar mais. me senti completamente conectada com todos os personagens, a cada página me sentia mais dentro da narrativa, conseguindo sentir cada uma das descobertas e acontecimentos como se de fato eu fosse parte daquilo tudo. foi lindo, sensível, precioso demais ????
_.marianaabreu 12/10/2023minha estante
Li esse livro nesses dias, simplesmente prft

Lizia.Yohanna 14/09/2023

Uma boa leitura
Amei tudo. A história é boa, os personagens são apaixonantes e o desenvolvimento foi muito bom. Achei Rafael e Lucas encantadores apesar de ter esperado um final melhor é um livro que indico muito e apesar de tocar em muitos pontos delicados é de um jeito muito sensível e com responsabilidade. Leiam pois vale muito a leitura.
Canoff 14/09/2023minha estante
É um livro LGBT, Lizia?

Lizia.Yohanna 15/09/2023minha estante
Até pensei que fosse também mas não é.

-Koraline 17/05/2024

Esse livro seria muito melhor se não fossem os clichês de sessão da tarde e as conveniências. Primeiro de tudo, o livro já começa com o protagonista descobrindo sobre a namorada e o melhor amigo (se fosse um cara aleatório ok, mas com o melhor amigo já está muito batido), e bem quando o garoto mais precisa ele recebe um link misterioso que é a solução para todo os seus problemas. Ao chegar no Brasil, tudo acontece de forma fácil e conveniente possível, além de terem tido vários aspectos sem a menor razão, como a tia ranzinza, que simplesmente existe, não acrescentando uma vírgula relevante na história. A ideia da história é boa, os protagonistas são construídos muito bem para um livro tão curto, mas o timing dos acontecimentos me incomodou muito, pois no capítulo em que acontece algo, no seguinte é rapidamente resolvido. Enfim, é uma história com um grande potencial, mas que foi parcialmente arruinada com os clichês.

Gessyka.Loyola 27/09/2023

Uma bela jornada de vida.
Esse é meu primeiro livro do Volp, confesso que gostei muito.
Uma escrita bonita, direta e ao mesmo tempo enigmática.
Vamos desvendando ao longo desse diário os sentimentos do Lucas, seu núcleo familiar e como de repente isso tudo muda.
Eu fiquei feliz com o desenvolvimento dos personagens, suas histórias e como tudo acabou.
Uma história que mostra que nem tudo que reluz é ouro!

Luiz 18/11/2021

Com certeza uma das leituras mais gostosas que fiz esse ano. Comecei o livro sem saber de que se tratava a história e me surpreendi com a delicadeza e com a empatia com que o Volp consegue tratar questões tão complicadas. E que história boa essa do Lucas com o Rafael. Muito grato por essa experiência.
luizdamilton 19/11/2021minha estante
???

Luiz 21/11/2021minha estante
Eu amei tanto, amigo ?

Altieris 23/11/2021minha estante
Opa, parece interessante, colocarei na minha listinha. Obrigado pela recomendação.

Altieris 23/11/2021minha estante
Este título me lembra uma canção da Tones and I, você conhece?

Altieris 23/11/2021minha estante
E tem uma outra ainda mais antiga:

Que fala sobre chuva.

Aelita Lear 19/12/2023

Esse livro foi uma grande surpresa para mim...
Eu amei demais. Muito doce a história, muito incrível e bem pensada. Adorei tudo nele, desde os personagens, os acontecimentos... Amei e recomendo a leitura!

manooks 09/01/2024

Sensível
Este livro me tocou em várias partes de mim, me via sem vontade de sentir raiva de Lucas por entender o modo como reagia a tudo e todos. O modo como ele achou um propósito na vida quando descobriu o Rafael me deixou comovida. Pois são poucas as coisas que fazem as pessoas como o Lucas a se levantar todo dia e batalhar para chegar ao final do dia.
Porém senti muita falta de uma escrita com vocabulário mais elaborado e no final tive a sensação das coisas não terem sido encerradas, faltou algo.

annacsfraccaro 02/02/2024

Como alguém pode gostar de chuva?
Uau!
Não esperava nada desse livro, mas ele me entregou muitas coisas.
Eu comecei o livro achando que não fosse gostar, não sei porque tive esse pressentimento, mas foi essa sensação que tive, mas conforme a história foi passando eu comecei a amar o livro.
Lucas não é uma pessoa fácil, mas no fundo ninguém é, normalmente os protagonistas são todos certinhos e sem defeitos, mas o Lucas não, o Lucas é viceral - por mais que ele ache que não-, ele sente tudo, mas não demonstra. Muitas vezes visto como egoísta, mas eu não enxergo ele assim.
Achei a mãe do Lucas, Marília um pouco narcisista.
O Rafael é o personagem conforto, porque ele é um fofo, todo certinho e sem muita experiência sobre o mundo.
Esse livro aborda muitas coisas, depressão, suicídio, automutilação, deficiência visual, adoção, abandono.
Só não dei 5 estrelas porque acho que faltou um algo a mais, porém, se tornou um dos meus favoritos.

Nilton.Savoine 10/02/2024

Um via o mundo de todos os ângulos mas não queria mas viver.
O outro não enxergava o mundo mas era entusiasta a ponto de nunca querer morrer.
O encontro dos irmãos separados ainda bebê muda completamente a vida de ambos. Cheio de emoção e reflexão. Um livro pra vida.