Nunca vi a chuva

Nunca vi a chuva Stefano Volp

Resenhas - Nunca Vi A Chuva

Thayna Cursino 12/04/2024

Vendo algumas resenhas do livro, achei que talvez não fosse me agradar tanto, mas apesar de não ser um livro perfeito, me surpreendeu. Sinto que foram abordados muitos assuntos, e nem todos foram bem desenvolvidos, como a questão do relacionamento do Rafael e Charllotte e até mesmo da Lilian com o Rafael, tirando esse ponto, eu gostei da experiência de leitura. O desenvolvimento do Lucas com o passar do tempo me surpreendeu, passei a ter uma afeição pelo personagem, que no começo achava insuportável. A leitura foi muito visual para mim, a escrita do autor é fluída, o que facilitou a minha aproximação com a história. Não achei o final ruim, o livro poderia ter mais algumas páginas para desenvolver melhor alguns pontos da história, mas a escolha do Volp para o final do livro, não me desagradou. Vale a pena a experiência.

hugomedina 22/12/2023

QUE LINDOOO ?

Achei esse livro por acaso, vendo os livros do kindle e acabei me interessando pela história. Acabei praticamente engolindo a história. Uma página após a outra, capítulo após capítulo e eu não consegui parar de ler! Pode ser meu espírito fofoqueiro querendo saber o que iria acontecer com Lucas e Rafael em seguida ou só o apego aos personagens. Enfim. Uma ótima descoberta. Uma ótima leitura!

Helena201 30/09/2023

O livro não é ruim, só não foi pra mim..
Li opiniões que diziam ser "o melhor livro do ano", "chorei muito" e pra mim, simplesmente não foi tudo isso.

Foi meu primeiro contato com a escrita de Volp e gostei; fluído e envolvente, terminei o livro em 2 dias, e o formato de diário facilita muito a rapidez.

O livro aborda temas importantes e de um jeito excelente pra jovens entraram em contato com assuntos mais "delicados"

Me emocionei com o final e sempre gostei mais do Rafael; apesar de entender muito do sofrimento do Lucas, achava tedioso e "mimado". Meus olhinhos encheram d'água, pois gostei muito do personagem do Rafa. A ambientação é muito bem descrita e consegui imaginar todos personagens e ambientes.

De qualquer forma, o livro trás mensagens lindas e frases que eu queria grifar à todo instante, mesmo assim não foi o suficiente pra 5 estrelas.

Fiquei curiosa o livro todo pra saber quem tinha enviado o tal vídeo e no fim não sanei minha curiosidade ??

Ainda quero ler "o beijo do rio" do mesmo autor e espero gostar muito mais do que esse.
Jose151 30/09/2023minha estante
Fiquei louco quando não revelaram quem tinha enviado o vídeo ?

Helena201 30/09/2023minha estante
Eu também kkkk

Thais 12/09/2023

Acho que por o formato do livro ser um diário e só o ponto de vista do personagem principal, os assuntos e personagens não se tornam tão profundos quanto eu gostaria. Adorei os personagens secundários, mas foi impossível conhecê-los bem.
Um ponto que me incomodou bastante foram as questões médicas, principalmente como foi resolvido o transplante, só marcou a data de um dia pro outro e foi, algo irrealista.
Chegou num ponto que tudo ocorreu ao mesmo tempo e finalizou de uma forma bem rápida e resumida, principalmente sobre a depressão de Lucas.
Não gostei também do desfecho sobre quem enviou a mensagem pra ele, é como se não houvesse uma explicação plausível de como e pq, daí deixou a resposta no ar.
Mas o livro aborda temas interessantes e tem muitas passagens emocionantes. Os personagens são carismáticos, dá contado de conhecer mais cada um deles

Alexia.Esperoni 28/09/2023

Definitivamente um livro
Fui ler pra sair da ressaca e entrei em outra, história mal contada e previsível, terminei de ler pq é curto kkkk
gcroms 28/09/2023minha estante
comecei esse hoje ?

Alexia.Esperoni 03/10/2023minha estante
Não seria um livro que eu super recomendaria kkkkkkk

Lelê 18/10/2023

Eu amei ser um diário ?
É uma história linda, sensível, que fala de suicídio e da volta por cima, através do amor. Nesse caso, através do amor de irmãos separados no nascimento.
Apagaria esse livro da memória pra poder ler ele de novo pela primeira vez. Enfim, ele é perfeito! Leiam!

Alana N. 12/10/2023

"Perdoar é se lembrar muito bem daquilo que provocou suas cicatrizes, mas é também ter o coração livre ao saber que nada daquilo tem efeito algum sobre você."
“Nunca vi a chuva” só funcionou do meio para o fim.
Acho que o que mais me desagradou, quanto ao começo, foi o autor despejar muitas informações em um pequeno espaço de tempo, sendo que isso é a coisa menos lógica, levando em consideração o que o personagem diz sobre si mesmo.
Okay, ficou confuso. Vamos lá: O personagem conta que começou o diário a pedido da psicóloga para que ele APRENDA a se abrir. Visto isso, não faz sentido que ele se despeje todo nas dez primeiras páginas, entende?
Além disso, depois dessa introdução que queima a largada, o autor entra em um ritmo muito mais condizente, expondo as coisas conforme elas acontecem e explicando o passado de acordo com o gatilhos que trazem tais lembranças.
Do meio para o fim, a narrativa é muito mais orgânica que o começo, o que a faz ser melhor de acompanhar.
Sem falar que, por conta de toda a exposição repentina das primeiras páginas, nos é dado um certo ponto de vista a respeito de alguns personagens que não é endossado pelo restante da narrativa, o que ajuda na construção de algum tipo de desafeto com relação ao protagonista.
Enfim, com isso não estou tentando desencorajar ninguém a ler. Autores nacionais batalham demais por um espaço no mercado e esse livro possui tantas qualidades quanto qualquer outro semelhante a ele.
Se você comprou essa belezinha no lançamento, que estava em um preço EXCELENTE, vale dar uma chance. É isso.

Thais645 21/09/2023

__Matheus__ 21/09/2023minha estante
"Perdoar não significa esquecer, significa soltar a garganta da outra pessoa." - A Cabana

Mi Rubin 20/11/2023

Gostei bastante da leitura.
Uma escrita boa e envolvente.

Adorei os personagens e como suas histórias se conectam.

E sim, gostaria que o final fosse diferente.
Que a história não tivesse se repetido.
E assim, o Rafael tivesse uma nova oportunidade.

No mais, é uma leitura válida, mas que possui muitos gatilhos.

Elen.fer 15/10/2023

O melhor nacional que eu já li!
Primeiramente eu queria começar essa resenha agradecendo ao Volp por essa obra prima! Gente, que livro lindo e inspirador!
Foi maravilhoso, eu me senti sendo o próprio diário do Lucas e acho que essa é realmente a intenção do autor. Eu achei isso simplesmente espetacular. Me senti próxima dos meninos o tempo inteiro, o Rafael me trouxe tantas reflexões a respeito de como sou ingrata muitas vezes, porque mesmo com sua dificuldade ele via a beleza da vida. O Lucas cresceu e amadureceu tanto, foi tão bom acompanhar isso e ver que ele só precisava ser sentir amado e acolhido para conseguir ver a beleza nas coisas também.

Achei tão lindo a forma como Deus é mencionado, acredito que seja o primeiro livro não cristão que leio e vejo tanta gratidão e amor a Deus de uma forma que nos faz repensar se estamos sendo agradecidos, se não estamos reclamando de mais, etc.

O perdão, a paciência, o amor entre as famílias, a cumplicidade, a expressão de sentimentos, as dificuldades e tudo o que é abordado no livro é algo também que me pegou muito. Independente da personalidade diferente dos dois eu consegui me identificar com ambos em diferentes momentos.

Eu li em e-book mas quero muito poder ter esse livro em mãos, porque vale muito a pena, de verdade. Portanto, leiam. Apenas leiam e tirem suas próprias conclusões. É um livro rápido de ler, é fluido, tem um conteúdo maravilhoso onde você rir, chora e se apaixona. Sinceramente, não vejo motivos para você não ler esse livro.

Ferdinando 13/06/2023

Gostei do livro, apesar de achar que a história é contada de uma forma um pouco previsível e sem aprofundar muito nos personagens secundários. Mas a história é boa e o livro também é curtinho, o que faz você conseguir ler rápido.

Thams3 26/11/2023

Francamente, viu..
Eu amo a proposta!
Demais mesmo, li em dois dias, a escrita é bem boa, fluída.
O principal é insuportável, como quase sempre todo principal :D
Mas o ponto mais importante a ser respondido o autor não entregou, e eu amo finais abertos, mas a forma como foi feita foi absurdamente esdrúxula, parece que ele se preocupou em colocar um plot twist pra cada personagem e ficou sem tempo ou ideia pra finalizar de forma que amarrasse a história. Até o tom com que se fala sobre não entregar sai totalmente do tom que a história vinha seguindo.
Se tivesse menos reviravoltas absurdas e desnecessárias e a resposta principal fosse entregue, tinha todo potencial pra ser um 5 estrelas favoritado :(

Mas saio querendo conhecer mais do autor.

Mari.cf 07/02/2024

Gostei bastante da história, achei a narrativa bem fluida. Me emocionei diversos momentos. Não arredondei pra 4 estrelas por causa de algumas coisas na escrita que fiquei incomodada, mas é um livro bem impactante
Lobita_______ 12/02/2024minha estante
Comecei esse hoje

Mari.cf 14/02/2024minha estante
é muito bomm

Pollyanna Reis 26/08/2022

NUNCA VI A CHUVA
Com um formato de escrita em diário, ?Nunca Vi a Chuva? é uma obra tocante, sensível, necessária e muito marcante.

Tive uma experiência única com esse livro, me sentir muito conectada com os personagens, com suas questões emocionais e sem dúvidas com o processo de amadurecimento do Lucas.

O Lucas é um personagem que apesar de suas atitudes serem bem intragáveis em vários momentos, achei ele bem gente como a gente, cheio de dúvidas e questionamentos, aquele personagem que erra, faz besteira mais que também tenta acertar.

Já Rafael é seu oposto mais ao mesmo tempo seu complemento e eu amei isso. A forma como eles se completam, como cada um agrega na vida do outro. Rafael é pura luz! Um garoto de ouro, um personagem que inspira.

Nunca Vi a Chuva tem uma escrita fluida e muito convidativa. Fiquei completamente apaixonada por essa história. Um livro para refletir e se emocionar!

Um livro que todos deveriam ler!

A obra fala sobre: amadurecimento, dias sombrios, dramas familiares, amor, perdão, adoção, segredos, amarguras, suicídio, desmotivação, amizade, depressão e gratidão.

?Eu descobrir que a vida é preciosa demais para ser descartada. Tudo depende da forma como a gente encara nossos desafios, dificuldades e perdas.?

?Perdoar é se lembrar muito bem daquilo que provocou suas cicatrizes, mas é também ter o coração livre ao saber que nada daquilo tem efeito algum sobre você.?