Nunca vi a chuva Stefano Volp

Resenhas - Nunca Vi A Chuva

Ana Carolina Andrade 19/06/2023

Escrita super gostosa, mas história podia ter fechado melhor
Lucas foi adotado por uma família rica ainda bebê. Lidando com uma depressão profunda, ele está prestes a cometer suicídio quando descobre que tem um irmão gêmeo, Rafael, de quem foi separado ao nascer. Lucas então viaja de Portugal para o Brasil para conhecer o irmão, o que dá início a uma grande jornada de autoconhecimento.

Um romance epistolar, contado através do diário de Lucas, o livro aprofunda bastante nas vivências do protagonista, que se sente muito à vontade para expor seus sentimentos de forma sincera. A escrita do autor é super fluida e gostosa. Li super rápido e nem percebi o tempo passando, ficando super imersa na narrativa. Gostei de como o autor não tornou os personagens maniqueístas, dando características boas e ruins a quase todos.

Porém, achei que o livro sofreu por ter apenas a perspectiva do Lucas da história. Acho que teria ficado mais rico e mais interessante mostrar uma narração em terceira pessoa, ou alternar entre os PoVs do Lucas e do Rafael (que acabou sendo um mero coadjuvante).

Apesar de ser impossível não gostar do Rafael (como é o caso inclusive com todos que o conhecem na história), achei que ele foi apresentado como perfeito demais - ele é educado, bem humorado, gentil, bom caráter, compreensivo, e não é mostrado nenhum defeito para torná-lo uma pessoa mais real.

Além disso, enquanto apreciei a história contida e direta, achei que o fim do livro foi um pouco apressado, e um desfecho específico me pareceu inverossímil, enquanto o autor pareceu não saber resolver outra questão e resolveu deixar em aberto (o que foi inconsistente com a sinceridade extrema do Lucas até então).

melissalfr 12/07/2023

:,)
História muito linda e triste. Traz várias reflexões sobre a vida, perdão, gratidão, etc... me fez rir e chorar, amei.

DAbora311 11/10/2023

A escrita do autor é bem fluída, eu amei como o Rafael e sua família despertam o melhor do Lucas, é uma história bem simples e cativante. Gostei do livro ser em formato de diário, de ser uma forma terapêutica do personagem lidar com os seus sentimentos.

Danielle.Almeida 18/12/2023

Quando você aprender a perdoar, vai ser um cara livre.
Um livro que é muito mais triste e muito mais profundo do que possa parecer.
É incrível acompanhar a jornada do Lucas através dos relatos em seu diário. E ver como ele vai crescendo como pessoa a cada página. Se no começo ele é muito chato, ingrato e insuportável, no final ele tem sua redenção garantida.
Rafael é luz desde o primeiro momento, impossível não se encantar por ele. Eu amei os personagens secundários, os pais do Lucas, a mãe do Rafael, o tio , Frank até a Charlotte.
Odiei e amei o fato de que nem tudo termina bem, tudo certinho, mas isso foi algo que torna o livro mais realista, sobre como lidar com as adversidades.
Uma história tão profunda e linda que dá vontade de sorrir e chorar ao mesmo tempo.

Greyce.Meyer 27/07/2023

Decepcionante
Gostaria muito de ter amado essa história, mas, infelizmente, a escrita não me agradou. O protagonista Lucas é intragável, a forma como foi abordada a sua depressão deixou bastante a desejar e eu não consegui de jeito nenhum me conectar com ele, sentir suas dores e entender porquê ele agia como agia. Na maior parte do tempo ele só me soou como um marmanjo riquinho mimado. Há outros personagens extremamente caricatos, como por exemplo a Charlotte e suas frases em inglês completamente out of context (percebem como é bizarro?). Achei as reviravoltas da trama fracas e com um quê de novela mexicana, e a única coisa que me despertou curiosidade no livro inteiro, o autor optou por deixar sem resposta, o que eu achei um tanto quanto preguiçoso da parte dele, porque de fato, seria difícil explicar como aquele acontecimento tão conveniente se desenrolou.
Senti em vários momentos que a deficiência do Rafael só existia nessa história para que o Lucas pudesse refletir em como até mesmo um cara cego era capaz de sorrir e ser feliz, enquanto ele não. Nem preciso dizer que isso é problemático, né?
Enfim, sei que muita gente pode argumentar que foi intencional a personalidade detestável do protagonista, afinal o próprio autor menciona ao fim do livro em sua nota de agradecimento que essa é uma história sobre mudança. Mas a questão é: Lucas não melhorou tanto assim ao fim do livro, então a redenção do personagem, pra mim, não aconteceu.

Jessica Moraes 23/03/2024

Achei ruim.
Muito chato; Lucas é insuportável.
não comprei essa história.
tudo se resolve buscando nomes no facebook e as resoluções são facilitadas por um dos lados ter dinheiro; e só.

Isabela 18/10/2023

Adorei o começo do livro, o autor conseguiu me prender com a carga dramática dos acontecimentos dos primeiros 30%, mas depois disso não consegui me conectar e me importar muito com a história.
Lucas, o protagonista, tem uma voz muito cativante e o jeito como o livro é narrado por entradas dele em um diário me conquistou. Porém, logo o foco muda das questões de saúde mental e da família dele, para cenas entediantes sobre o crush do irmão, passeios e a ceia de natal. Senti falta do drama e do ar mais sério ao longo dos capítulos. Também acho que com exceção do Lucas e do Rafael, todos os outros personagens são esquecíveis.
Quando o final se aproximou, eu não poderia me importar menos com o que iria acontecer e, mesmo as cenas que deveriam ser mais importantes, não me despertaram tanta emoção.

Aya 21/11/2023

Nunca vi a chuva
É um livro bonito, com bastante significado, colocando muitos temas importantes em representação. Alguns personagens me soaram um pouco estereotipados, o que não curti tanto. A história é narrada objetivamente, de forma concisa. Acho que há um furo no enredo pois a pergunta de quem enviou a mensagem para o rapaz, no início do livro, não é respondida.

paula bettoni 07/04/2024

Crescer e mudar
Leitura rápida e tranquila. Apesar de abordar alguns temas sensíveis, aborda com certa cautela.
Achei que ficaram algumas pontas soltas e falta um pouco de desenvolvimento em alguns momentos.
Mas tirando isso é uma boa leitura. Primeiro livro que li do autor e me deixou curiosa para desbravar outras obras dele.
Fabiana 07/04/2024minha estante
Lerei ele esse mês. Meu primeiro do autor foi O beijo do rio e gostei muito.

paula bettoni 08/04/2024minha estante
Vou ler esse então!! Gostei muito da escrita dele ??

beca 04/11/2023

Nossa gostei muito, muito mesmo. Achei muito lindo e emocionante, gostei da escrita e detalhes nossa amei demais, depois quero ler outros livros desse autor ?

Jucilene 25/10/2023

Essa foi uma daquelas leituras que fiz sem muita pretensão, mas que me fisgou de forma surpreendente. É uma história muito fluída e leve, apesar do tema complexo e das reflexões profundas.
Li o livro num dia e foi muito bom. Estava sentindo falta de algo que me prendesse e não conseguisse largar até terminar.
O Lucas é um ótimo personagem, cheio de defeitos e questionamentos, por vezes, chato e mimado, mas ainda assim interessante.
Gostei do estilo diário da obra e de como o personagem se derramava na escrita; parecia que eu era uma amiga íntima.
Só senti falta do ponto de vista do Rafael, um capítulozinho já estava bom.
Enfim, um livro muito bom ?

rschuwenk 12/06/2023

Nunca vi a chuva
Caminha na mais pura tranquilidade de quem sabe que vai dar certo. Que tudo vai passar. Vai chegar e vai passar.

Marcelo Costa 13/06/2023

A narrativa presente convida os leitores a interagirem com o personagem principal, que desabafa suas insatisfações com a vida que tem, sem deixar de mostrar os momentos positivos que vivencia através da descoberta de um irmão gêmeo separado pelo acaso da vida. Este é o terceiro livro do autor que leio e continuo admirando a maneira sutil e, ao mesmo tempo, memorável como aborda temas sociais de forma envolvente. Recomendo para pessoas de qualquer idade.