Nunca vi a chuva

Nunca vi a chuva Stefano Volp

Resenhas - Nunca Vi A Chuva

Silvia Cristina 14/11/2023

Fácil de ler
Achei a escrita bem fluida. A narrativa desenvolvida através de páginas de um diário foi até interessante e nem um pouco cansativas.
A história não surpreendente, mas eu fiquei interessada em saber como Lucas ia lidar com a sua recente descoberta.
Foi sensível e teve cuidado ao abordar um tema que pode ser gatilho.
Também fala sobre perdão, gratidão, família e resiliência.
Poderia ter se aprofundado mais, e desenvolvido melhor alguns episódios narrados.
Um livro jovem adulto, com uma história sensível. Não é meu tipo de leitura preferida, mas precisei dar uma aliviada, pois estava numa sequência de leituras um tanto ?pesadas? .
Que lógico são as minhas preferidas.
Beca 22/11/2023minha estante
Já ouviu o podcast dele junto com a Milena Enevoada?!

Silvia Cristina 22/11/2023minha estante
Não , mais vou procurar para ouvir . Obrigada.

Re Oliver 18/10/2023

Aquece o coração
Esse livro me despertou certos gatilhos , pq eu sou adotada e não conheço minha família biológica . Então, teve momentos em que li pensando que muito provavelmente aquilo poderia ser comigo , a minha história . Mas enfim , eu amei ter lido , é de um ensinamento gigantesco , de você parar e refletir que a vida é boa para quem sabe viver , e principalmente para aqueles que sabem dar valor a ela . É isso ... recomendo milhões de vezes !

Noemi55 06/08/2023

Daquelas histórias malucas da vida que vez ou outra vemos no jornal e aquecem o coração como se conhecêssemos a pessoa

Lucas Leite 18/12/2023

Bom livro
Trata-se de literatura brasileira que aborda de forma talvez um pouco estereotipada os desafios do pertencimento e da família. Leitura simples e fácil.

Jezinha 27/12/2023

Uma história sobre mudanças e descobertas
Lucas é um garoto rico que foi adotado ainda bebê por pais brancos mas que sempre teve uma vida de privilégios. Apesar de tudo isso, ao tentar o suicídio numa noite, ele recebe numa mensagem um link para um vídeo no YouTube que acaba mudando sua vida e suas escolhas para sempre.
Rafael é um garoto cego de família de baixa renda que mora no interior do estado do RJ. É Rafael quem Lucas vê no vídeo do YouTube cantando na noite mais difícil de sua vida e, é após conseguir contato com Rafael que a vida de ambos muda definitivamente.
Lucas e Rafael são idênticos e é a partir dessa similaridade que Lucas foge de Portugal onde mora para conhecer esse cara alto astral que por sinal é identico a ele.
Em formato de diário narrado por Lucas esse é um livro muito rápido de ler e a gente mergulha fundo nas angústias, aflições e alegrias de Lucas conforme ele vai conhecendo Rafael, a si mesmo e ao passado de ambos.
Stefano Volp tem uma escrita que me prendeu do começo ao fim e agora escrevendo essa resenha penso que o Rafael é um personagem tão legal que seria legal saber um pouco da história sobre o ponto de vista dele. No mais eu amei o livro.

carolbpetry 28/02/2024

Completamente ludibriada pela capa linda e título poético
Absolutamente nada nem ninguém nesse livro me agradou. Desenvolvimento fraco, superficial e sem um pingo de aprofundamento. Um monte de coisa acontecendo sem contexto nenhum e sem uma backstory pra saber o por que do personagem ser/agir de tal forma. Por conta disso não teve como se conectar com qualquer coisa que acontecesse na história, ou de sentir a dor do personagem, ou de entender o porque dele estar passando pelo o que está passando.
Se tu se propõe a escrever um livro sobre pautas importantes e relevantes, então faz uma coisa bem feita, bem aprofundada e com conteúdo. Não joga um monte de questão e trata com leviandade, como se não fosse nada ou como se fosse simples e básico.
Inclusive, o formato da narrativa em diário foi a pior escolha possível. Boa parte do meu descontentamento com essa leitura se deve à isso, achei que ficou muito impessoal e sem emoção, o que é contraditório, já que um diário foi feito para ser extremamente pessoal e repleto de carga emocional. Algo que faltou aos montes nesse livro. Não apenas o formato escolhido, mas a escrita do autor não me agradou nem um pouco também. Não me deu um pingo de vontade de ler qualquer coisa dele novamente. Na verdade, essa leitura só foi concluída porque eu li muito rápido e o livro é curto, senão eu teria abandonado com certeza.

Saldo total da leitura:
Ponto positivo: a capa e o título são belíssimos
Ponto negativo: todo o resto
maria 28/02/2024minha estante
meu deus você descreveu perfeitamente como me senti lendo esse livro ? a capa e o título criaram expectativas grandíssimas pra mim e ele conseguiu falhar até nas que eu não tinha

carolbpetry 28/02/2024minha estante
simmmmm, me deixei muito enganar pela capa, que ódio ??

Marina.Rocha 01/03/2024minha estante
Parece que tirou as palavras da minha mente.

Camilla 17/03/2024

Medo da vida
O livro conta a história de Lucas, um jovem que está descobrindo as dores da vida e que trata seus pais de um jeito terrível. Até que ele descobre que tem um irmão e faz de tudo para este encontro acontecer.

Me irritou muito a forma como o Lucas trata os pais, como se eles não fossem nada. Custava ser um pouco mais gentil? Po, ele trata pessoas estranhas melhor do que aos pais. Eu odiei isso.

No mais, é bem emocionante ver a evolução do personagem e como ele vai lidando com os acontecimentos da vida e com a ideia de ter um irmão gêmeo. Eu gostei bastante do livro e acho que vale a leitura

Eva Kelly 08/10/2023

?Superficialmente, eu diria que não estou nem aí para o que o mundo pensa sobre mim. Quero que a opinião alheia se exploda. Mas se paro para pensar melhor em cada passo meu, a verdade só me afronta. Pareço viver em função do que as pessoas conhecerão a meu respeito. Minha imagem, meu estilo, status, roupas, meu carro, minha personalidade. E, sendo bem franco, no final das contas, o quanto disso importa? O quanto disso eu vou levar depois que a morte finalmente me acolher??
Vitoria293 08/10/2023minha estante
Nossa que profundo. ?

Kleilson.Torquatto 25/11/2023

Encantador! ??
?Nunca vi a chuva? me surpreendeu num grau? Não esperava que iria gostar tanto.

Apesar de conter alguns temas pesados e tristes, a história também me levou para um lugar de paz e ternura, através do contexto familiar e acolhedor intenso na história.

É uma leitura bem gráfica e palpável. Me senti assistindo a uma novela, filme ou algo do tipo.
A forma como o Lucas foi crescendo na história foi muito legal, e o Rafael é tão gente boa, queria ser amigo dele. Hahaha..

Por outro lado achei que algumas partes, principalmente nos finais de capítulos houveram alguns cortes abruptos, acredito que deveria haver uma continuação melhor para então encerrar os capítulos com mais detalhes. Por conta disso não dei 5 estrelas.

Enfim? é uma leitura de conforto, muito bem desenvolvida e gostosinha de ler.
Super indico!
FAbio.Schuina 28/12/2023minha estante
Eu adoro Stefano. Já é o meu segundo livro dele!

Lari 09/07/2023

Nunca vi a chuva
Adorei acompanhar a vida desses garotos a partir do momento que se encontram. Rafael é muito sensível, passa muitas lições ao longo da história. Que fala sobre recomeço, perdão, reencontro, familia. Um bom livro!

nay.gba 23/02/2024minha estante
Ainda não li, mas acho que a questão desses livros contemporâneos serem curtos interfere bastante... Às vezes finalizo alguma leitura curta com a sensação de que podia ser maior e mais devagar.

carolbpetry 23/02/2024minha estante
Não li a sua resenha pra não pegar spoiler mas vi o título e já me identifiquei. To lendo esse livro no momento e achando muitooo raso, sem profundidade nenhuma. Não me conectei com nenhum personagem até agora, to indiferente pra tudo e achando o Lucas muito irritante.
Pelo menos a leitura tá fluindo num ritmo bem rápido, então logo termino.

ArturDamas 23/02/2024minha estante
Depois me diga o que achou, e se concorda com o que pontuei ??

carolbpetry 28/02/2024minha estante
Terminei o livro agora e meu deus? que livro ruim. A minha maior questão com esse livro é: se tu se propõe a escrever um livro sobre pautas importantes e relevantes, então faz uma coisa bem feita, bem aprofundada e com conteúdo. Não joga um monte de questão e trata com leviandade, como se não fosse nada ou como se fosse simples e básico.
Me irritou a forma como a história foi desenvolvida, muito superficial e sem um pingo de aprofundamento. Absolutamente nada me agradou nesse livro, exceto a capa e o título lindíssimos.